segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Edgarzinho era o maior!

Só o conheci quando ele andou envolvido com a construção da Ponte de S. João, no Porto. Engenheiro de pontes só ele e mais ninguém. Preciso nos cálculos, exigente com quem trabalhava com ele, não havia quem não reconhecesse os seus méritos.


A Ponte da Arrábida foi talvez a sua primeira grande obra e que o guindou para a fama. Construir uma ponte com um arco daquela envergadura em betão armado, só mesmo da cabeça dele. Muito boa gente duvidava que ele conseguisse levar a cabo aquele projecto, mas a ponte aí está para provar que o Sr. Engenheiro tinha razão.
Nos últimos dias do inverno de 1961/1962, parti da "santa terrinha" para ingressar na Marinha. Sendo do Minho, teria que atravessar o Douro para viajar até Lisboa. A única ponte existente à data era a de D. Luís I com dois tabuleiros para permitir o trânsito de veículos entre as duas cidades, Porto e Gaia. A Estrada Nacional Nº 1 que ligava Lisboa ao Porto, passava pelo tabuleiro superior dessa ponte e terminava junto à Estação de S. Bento, na baixa do Porto.
No fim do ano de 1962, acabada a recruta e o curso de especialização, parti para Moçambique. Quando regressei, dois anos e meio depois, já a ponte do Engenheiro Edgar era a rainha e senhora do trânsito sobre o rio Douro. Embora os carros ainda não fossem muitos, atravessar a ponte de D. Luís I que unia o centro de Gaia e do Porto era qualquer coisa que bulia com os nervos do maior santo.
Hoje em dia, já há mais duas, a do Freixo e a do Infante e quando a coisa se complica não chegam para as encomendas.

3 comentários:

  1. Cabecinha pensadora, tinha o senhor engenheiro,
    hoje há por aí muitas cabecinhas loucas e perigosas
    sem arte e sem jeito no aprumar, só pensam em dinheiro
    engenheiros de escritório, não sujam as mãos nas obras!

    ResponderEliminar
  2. Essa ponte não é em arco, mas em pórtico múltiplo contínuo de pilares verticais com três vãos, dois laterais de 125 metros e um central com 250 metros de comprimento, apoiados em dois pilares no leito do rio, construída em betão armado e pré-esforçado e tem 1140 metros de comprimento, vê lá as coisas que eu sei! Também sei que esse grande Engenheiro projectou a ponte com o seu nome, onde eu passo todos os dias, que liga a margem sul da Foz do Mondego à margem norte Figueira da Foz, ( Ponte Engenheiro Edgar Cardoso)! Que eu espero os engenhocas modernos não se lembrem de lhe mudar o nome.

    ResponderEliminar