quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Aquilo com que se compram os melões!

Na Marinha era o Pré e pago ao mês.
Depois disso era o ordenado, o salário, ou o que quer que lhe quisessem chamar e sempre pago ao mês, até hoje. O comentário deixado pelo Leiria fez-me escrever esta curta mensagem, só para vos contar como o meu ordenado inchou como uma carcassa atirada para dentro de água.
Em meados de Julho de 1971 fui entrevistado para ver se servia para o cargo que era preciso preencher, Chefe de Planeamento. Fui logo avisando que não aceitaria um ordenado inferior a 3.000$00 (15.00€).
Não te dê isso preocupação, disse o director. Começas com 4.000$00 (20.00€) e daqui a 6 meses logo se vê.
Meto aqui um parentesis para dizer que o salário de uma costureira rondava os 650$00 e o de um 1º Escriturário cerca de 1.500$00, mensal, é claro.
Passados os 6 meses estabelecidos como período de experiência, o director comunicou-me que o novo ordenado seria de 7.000$00 (35.00€), uma pequena fortuna para a época.
Três meses depois dessa data saiu o novo contrato de trabalho para os empregados de escritório, onde se estabelecia um salário de 4.500$00 para os 1º Escriturários. Voltei a ser chamado pelo director que me disse que, uma vez que alguns dos meus subordinados passariam a ganhar mais do que o dobro daquilo que ganhavam até ali, o meu novo ordenado seria de 12.000$00 (60.00€), a contar de Abril de 1972.
No ano seguinte tive um pequeno aumento e em 1974 aconteceu o 25 de Abril. Com a atribuição do salário mínimo de 3.300$00, as costureiras da minha empresa passaram a ganhar quatro vezes o que ganhavam até ali. Os salários dos administrativos tiveram também uma subida considerável e de um momento para o outro eu já ganhava 24.000$00 (120.00€).
A partir daí perdi o controle desse assunto, mas sempre que pensava em mudar de emprego, perguntava a mim mesmo:
- Onde raio vais encontrar um patrão que te pague um salário destes?

2 comentários:

  1. Penso que podiam-se contar pelos dedos os portugueses em Portugal, quantos é que ganhavam 24.000$00 mensais. A Maconde, não seria uma fábrica têxtil! Seria mas é uma fábrica de fazer dinheiro? A caldeira do cobre, terá sem ventilação
    atingido o ponto máximo de temperatura, deu o pum e desapareceu?

    ResponderEliminar
  2. A desevolução no mundo.

    Para ponderar.

    Quem tem o poder para esta destabilização excessiva em tão pouco tempo?
    Qual a razão para que se impinjam mudanças tão drásticas?
    Se for a ganância do poder global de alguns; porquê a razāo para tanto sofrimento dos outros?
    Sabiam que tudo o que é destabilizante no munde hoje é feito depropositadamente por essa elite?
    Sabiam que poucos sabem como o dinheiro é criado, incluindo políticos de renome?
    Sabiam que o dinheiro é criado através do débito contraído pelos que recorrem ao crédito?
    Sabiam que além do dinheiro em circulação o restante foi/é virtualmente criado, sobre o débito, com o múltimo de 10?
    Sabiam que sociedades secretas foram criadas depois do desmantlemento dos templários em França (1309)?
    Que foram estas sociedades que desenharam o mundo como ele é, bom e mau, até aos dias de hoje?
    Que se a obesseçāo dos portugueses pela Índia nāo tivesse existido o mundo seria muito diferente hoje?

    Assunto: Alimento para o cérebro.
    ACS




    ResponderEliminar