quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Olé, olá!

O meu dia de hoje foi mais de ler que escrever, por conseguinte não se admirem de só agora aqui chegar e, ainda por cima, ter pouco que dizer.
Ao meu pedido de localização dos visitantes, com excepção do Moisés, parece-me estar tudo correcto. E no caso do Moisés recebo os comentários e sei que ele lê o que escrevo. Além disso o repetidor de sinal de Corroios e do Seixal é activado muitas vezes e algum deles o apanha, com certeza. Da próxima vez que fizer um comentário eu confirmo e dou-lhe o nome do local que aparece no Feedjit.
Acontece ainda uma outra coisa que vos vou pedir que confirmem. É o seguinte:
Quando abro o blog, sem estar identificado com o meu nome de utilizador da Google, o calendário que aparece na coluna da esquerda, assim como o controlador de visitas «Feedjit» que aparece na coluna da direita, não abre, não se vê nada. E logo que entro na minha conta Google abrem de imediato.
Gostava de saber como reage quando são vocês a aceder. Abre, não abre, abre às vezes. É que se aquilo não cumpre a tarefa para que foi inventado, mando-o às urtigas e acabou-se.
Nas minhas leituras de hoje, entre outras coisas, andei à procura de documentos sobre o chamado «Massacre de Mueda», ocorrido no dia 16 de Junho de 1960, em Moçambique. Não conhecia a história e também não encontrei nada muito concludente a esse respeito. Nunca tinha ouvido falar de qualquer acção militar, antes de 1964, e parece não haver consenso sobre as alegadas 600 vítimas entre a população indígena. Para além do mais, nenhum dos nomes que aparece nos documentos que li me é familiar, o que acho estranho.
Como neste blog se abordam temas ligados a Moçambique, gostava de desenvolver o assunto. Se algum de vocês, meus atentos leitores, souber onde posso encontrar informação sobre isto, p.f. deixe um comentário a respeito.

6 comentários:

  1. Pela minha parte, nada de anormal, tudo bem . Acerca do massacre que indicas, nunca me constou que tal tivesse ocorrido com essa dimensão e, como sabes, antes de 1964, não havia problemas de maior, pelo menos que se soubesse/divulgasse . Um abraço .

    ResponderEliminar
  2. Hoje eu já apareço no mapa como estando no Barreiro. O calendário? Comigo está lá sempre, mas eu só navego com a conta google pelo que a minha resposta não serve.
    Vou ver se tenho alguma coisa nos meus apontamentos históricos sobre massacre em Mueda, mas penso que não. E como não sou marinheiro, fuzileiro, benfiquista, e prefiro os homens, vou-me embora que a casa não é minha. Ahahah!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O Feedjit, na coluna do lado direito, já o vi aqui em Vila Franca de Xira, Alhandra e Pontinha, mas aqui na Póvoa de Santa Iria, ainda o não vi. O calendário na coluna do lado esquerdo está sempre a piscar. O REVOLVERMAPS, colocado na coluna do lado direito, para funcionar é preciso clicar na seta. Tinha um desse em cada um dos meus blogues, já os mandei todos irem à fava.
    Quanto ao massacre, para mim a noticia não é nova, já alguns documentos sobre o acontecimento!

    ResponderEliminar
  4. Corrijo:- Já alguns documento li sobre o acontecimento!

    ResponderEliminar
  5. A net tem vários documentos/artigos, sobre o assunto. Tenho aliás um livro "Documentos Secretos - Massacres na Guerra Colonial" mas nada menciona sobre esse incidente de Mueda. O mais conhecido internacionalmente foi de Wiriyamu... Jaime Neves disse uma vez "Nunca houve Guerra sem mortandade".

    ResponderEliminar
  6. Fui ver aos meus apontamentos. E tinha o registo do Massacre. Donde o tirei? Não sei, já que fiz tantas pesquisas, quando andei buscando a história.
    Talvez tenha sido aqui
    http://www.publico.pt/mundo/noticia/o-massacre-de-mueda-ainda-anima-o-planalto-dos-macondes-1659674
    ou aqui
    http://www.mozambiquehistory.net/history/massacres/19931000_mueda_entrevistas.pdf

    Deixo-lhe aqui um excerto que está registado na cronologia histórica do país

    16 de junho de 1960
    Massacre de Mueda
    A 16 de junho de 1960, a vila moçambicana de Mueda, na província de Cabo Delgado, foi palco de uma manifestação de milhares de camponeses que exigiam melhores salários e que terminou com a morte de um número indeterminado de manifestantes. O Massacre de Mueda é considerado um dos últimos episódios de resistência contra o colonialismo português antes do início da guerra em Moçambique, em 1964. Segundo o historiador João Paulo Borges Coelho, constitui “um marco no discurso das forças nacionalistas, uma espécie de ponto de não-retorno a partir do qual se compreendeu que não havia via negociada para a independência.” É também a partir de 1960, com as independências que começam a ocorrer em África, que aumenta a contestação à política colonial portuguesa.

    Não sei se ajuda
    Abraço

    ResponderEliminar