sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Embirro com o Saramago!

O Saramago era um comunistão dos antigos. Lembro-me dele no governo do Vasco Gonçalves.
Já ganhei alguns inimigos por dizer isto em público, mas que hei-de fazer se é isso que eu penso?
Políticas à parte, o que mais me chateia é a maneira como ele escreve, sem respeitar as regras da pontuação, sem fazer parágrafos e formando frases que nunca mais têm fim.
Dessa maneira torna-se muito difícil ler os seus livros e eu fujo deles a sete pés. Quando pretendo comprar um livro, pego nele, abro-o ao meio e se a disposição do texto me cheira a Saramago pouso-o logo, por melhor que me pareça.
Uma página, segundo a minha maneira de ver, tem que ter muitos parágrafos, no mínimo um a cada meia dúzia de linhas. Assim como eu estou a fazer com este texto que serve apenas para ajuizar da facilidade ou dificuldade com que pode ser lido. O teste anterior, com o poema «Nau Catrineta» tinha o mesmo propósito.
Eu não escrevo como o Saramago e a prova disso é que nunca fui nomeado para o Nobel da Literatura!

6 comentários:

  1. Acho que já aqui exprimi a minha opinião sobre o Saramago... Naquela altura o Valdemar não gostou muito da minha opinião, mas continuo na minha... Comprei dois livros do Saramago na Feira do Livro em Lisboa BY MISTAKE!

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao Saramago, da Azinhaga, ali para as bandas da Golegã, como não sou grande leitor, não sei se já alguma vez li algum livro dele. Por isso não sei se gosto ou não do que ele escrevo. Só se pode dizer que se gosta duma coisa, depois de a ter provado!

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto e não gosto de Saramago. Gosto dos Poemas Possíveis, não gostei do Memorial do Convento. Gosto de "A maior flor do mundo" e de "A jangada de pedra"
    Não gostei de " A história do cerco de Lisboa" E quero ver se não morro sem ler "Levantado do chão"
    E não li mais nada dele.
    Quanto à pontuação, também escrevo um pouco sem ela. Ele o faria por uma questão de estilo, eu o faço porque nunca aprendi a fazê-la.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto e não gosto de Saramago. Gosto dos Poemas Possíveis, não gostei do Memorial do Convento. Gosto de "A maior flor do mundo" e de "A jangada de pedra"
    Não gostei de " A história do cerco de Lisboa" E quero ver se não morro sem ler "Levantado do chão"
    E não li mais nada dele.
    Quanto à pontuação, também escrevo um pouco sem ela. Ele o faria por uma questão de estilo, eu o faço porque nunca aprendi a fazê-la.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Não é por mero acaso que SARAMAGO sempre foi polémico . A sua obra é de elevado valor, embora a forma como sempre escreveu possa ser discutível ; provavelmente, tem a ver com princípios que não adquiriu em sede própria ou, eventualmente, devido a uma certa rebeldia que lhe era muito peculiar . Também eu, não sou apreciador da sua escrita, muito menos de algum do seu radicalismo, mas não tenho dúvidas de que foi um grande pensador/escritor e, quer se queira ou não, ficará para sempre ... .

    ResponderEliminar