sábado, 23 de janeiro de 2016

O Bicho, a Mauser e eu!

Eu sou o azarado que entrou mal neste ano de 2016. Ontem já tinha feito uma lista das coisas que deram para o torto, neste ano que mal começou, e já estou em condições de acrescentar mais uma. Depois do almoço fui buscar o meu carro para levar a mulher ao cemitério (levei-a, mas não a deixei lá) e encontrei-o com um guarda-lamas metido dentro. Algum azelha falhou a manobra e foi contra ele de marcha-atrás. Resta-me mandá-lo para o bate-chapas, pagar a conta e cara alegre.
Mas não foi disso que eu vim falar, vamos ao que interessa.
Como daqui a pouco vou ver o Benfica, pensei em criar esta mensagem em dois tempos. Primeiro, antes do jogo, assim como quem faz a antevisão daquilo que espera venha a acontecer e segundo, mais logo, quando já tiver vivido a experiência e souber o resultado. Não posso esquecer que foi o Arouca que nos deu o primeiro desgosto desta época e nos roubou os pontos que nos fazem falta agora para estar em primeiro lugar. Espero que o Rui Vitória monte a equipa de tal maneira que a desforra seja dura e farta. Assim espero.


Então, e que é que o Bicho e a Mauser tem a ver com isso? Calma, não se apressem que eu explico. O Sargento Bicho era o chefe do meu pelotão na recruta e a Mauser a espingarda que primeiro usei e com a qual jurei bandeira. Saber montá-la e desmontá-la, saber o seu peso, alcance de tiro e manejá-la correctamente era a nossa obrigação.
E uma das coisas mais chatas que o Bicho nos obrigou a repetir vezes sem conta foi o manejo da espingarda. Ao ombro, ... arma, gritava ele em frente da formatura. E depois, quando a coisa não saía a seu contento, comandava ele, por tempos, ... ao ombro, ... arma. E lá aguentávamos nós aquele martírio, uma vez e mais outra, debaixo de chuva ou sol inclemente. Sete tempos para mudar a arma do ombro esquerdo para o ombro direito e outros tantos para a fazer regressar à primeira posição.
Alguém se lembra ainda disto ou está todo o mundo noutra? A G3 veio muito depois disso, entregaram-me a primeira no Corpo de Marinheiros, em Outubro de 1962, e aprendemos a manejá-la em meia dúzia de sessões de infantaria. A sério, só em Moçambique, depois de lá chegarmos.
Ora bem, este foi o primeiro tempo, o segundo só depois do jogo e espero trazer boas notícias para terminar esta mensagem em beleza.
----------------------
Ora cá estou eu de volta!
Podia ter corrido melhor, o Benfica meteu 3 golos e perdeu outros tantos que bem podia ter metido também se os avançados não estivessem tão desastrados. Durante cerca de 2 horas o Benfica esteve em primeiro lugar na classificação, depois o Sporting fez aquilo que os seus adeptos queriam e ganhou também o jogo na Capital do Móvel pelo mesmo resultado. Assim continua tudo na mesma e só o Porto pode mudar isso amanhã. E da maneira que os "andrades" se tem dado com os madeirenses até pode ser que mude. Para pior!

4 comentários:

  1. Depois de manobrares a Mauser em sete tempos do ombro direito para o ombro esquerdo e outros tantos para regressar à posição inicial. Espero que venhas com uma mão cheia de boas notícias. Começando pela vitória do Benfica, que é para esqueceres, todos os outros azares que aconteceram hoje! É costume dizer-se de que um azar nunca vem só. Portanto, espero que esse ditado tenha pedido licença por tempo indeterminado! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Porque também eu fiz a recruta no pelotão do Sargento Bicho, lembro-me bem da sua exigências em relação ao conhecimento da mauser. Fruto das aulas de armamento dadas pelo Sargento Bicho, pessoa por quem aliás sempre nutri muita consideração, ainda hoje, passados que foram 53 anos, sei que a mauser tinha um alcance útil de 2.000 metros e um alcance máximo de 4.000 metros.
    Nota : Se me perguntarem o que almocei ontem não me lembro !

    ResponderEliminar
  3. Pela 1ª vez vou comentar sem ler, porque o título diz tudo: A mauser, o Bicho e tu, deixa-me adivinhar...
    Tu como voluntário, nunca tinhas visto uma coisa daquelas nas mãos, o Bicho que todos nós conhecemos muito bem, queria que tu a manuseasses como ele! Vou ver se acertei! Estive quase lá e o teu Benfica combinou com o Sporting e deram três no mesmo dia!

    ResponderEliminar
  4. Continua tudo na mesma. Mas, para que tudo na mesma não continue, é preciso que o Sporting, escorregue e dê um trambolhão! E que o Benfica não se deixe mais vencer. E se o Dragão continuar a patinar, que o Benfica saiba aproveitar-se disso se por acaso acontecer. Para que em vez do segundo lugar, passar para primeiro lugar!

    ResponderEliminar