Os dias da semana começam a contar-se a parir de Domingo, visto que segunda-feira significa 2º dia de trabalho de Deus a criar o mundo. Ao 7º dia descansou, sábado que os judeus ainda assim consideram. mas nós, escravos do trabalho, gostamos mais de começar a semana à segunda-feira e terminá-la no domingo.
Pois, no próximo domingo será a noite da consoada, ocasião para comer, beber, festejar, oferecer e receber prendas e, não menos importante, desejar que no próximo ano todos cá estejamos para repetir a festa.
Se ainda não compraram todas as vossa prendas, aquelas com que pensam presentear familiares e amigos mais chegados, dirijam-se a um Shopping, como aquele que vêem nesta foto, e tratem de abrir os cordões à bolsa.
Eu já não tenho paciência para isso e os meus parentes mais chegados ficam contentes com uma nota de cem euros que lhes possibilite ir uma noite para a farra. Os filhos terão um bocadinho mais para me perdoarem a loucura de os ter trazido a este mundo. A minha mulher costuma dizer que nunca quis nascer, para não ter que morrer, coisa que lhe dá mais dores de cabeça do que viver. Seja por esta ou qualquer outra razão, não conheço ninguém que anseie pela morte.
Tanatofobia é o nome dessa doença, a tal de que sofre a minha cara-metade. «Tanatos» significa "morte" em grego e foi dessa gente que colonizou a Península Ibérica, nos velhos tempos, que nós herdamos esse e outros vocábulos. Os romanos que vieram depois dos gregos deixaram-nos muitas mais palavras, por isso somos um povo latino. Dos árabes, que o nosso rei Afonso, o seu filho Sancho e o neto que herdou o seu nome (Afonso II) correram para lá do estreito de Gibraltar também nos deixaram algumas. Sempre que se deparem com uma palavra começada por "al", como Algarve ou alcagoitas, pensem nos nossos antepassados mouros.
A conversa é como as cerejas, atrás do primeiro surge logo um segundo e um terceiro assunto e a conversa flui como água de uma fonte cristalina. E digo isto, não por estar a pensar em água, mas sim na cor da nossa pele que, de certo modo, está ligada à nossa origem. Ao entrar para a Marinha convivi com rapazes vidos dos 4 cantos de Portugal, entre eles os algarvios, alguns bem escurinhos de pele, indiciando a quantidade de sangue mouro que (ainda) lhe corre nas veias.
Despistei-me, vinha falar do Natal e acabei a falar de mouros e mouras também que as havia bem bonitas. Sem problema, poderão vocês dizer, o Natal é para se viver e não para falar dele. De hoje a uma semana, tudo terá já passado. Quem comeu e bebeu demais estará de ressaca e morto que venha o dia seguinte, a ver se acordam mais bem dispostos, embora tenham que ir trabalhar (que é o remédio).
Esta semana marca a inversão da contagem de horas solares. No dia mais curto do ano, dia em que o sol brilhará durante menos tempo, dá-se a inversão e no dia seguinte já se contarão mais alguns segundos de sol. E daí até ao 21 de Junho de 2024 é sempre a subir, uma espécie de escadinha com 183 degraus - porque 2024 será um ano bissexto - que nos levam ao período mais quente do ano. Tanto porque há mais horas de sol, assim como estamos mais próximos dele, nesse dia a distância da Terra ao Sol é a mais pequena do ano.
Mas não dá para estender o braço e tocar-lhe com um dedo. Tenham um «Bom Natal» !!!
Essa foto já não é recente!!
ResponderEliminarEste ano não há 🎄 🎄 🎄 🎄 🎄 🎄 🎄 🎄 é tudo bolas douradas, prateadas e coroas de flores!
🌺 - 🌼 - 🌺
🌺 -------- 🌺
🌺 -🌼- 🌺
Acha que isto tem jeito de ser uma coroa de flores?
Isso da sua mulher não ter querido nascer só pelo medo de morrer, é uma boa balela. Não acredito!
A sua mulher nunca vem ler o que o marido escreve? Mas devia... 🤨
Se já não nos virmos: Feliz Natal!
Ainda bem que ela não lê, senão teria que esconder as minhas memórias!!!
EliminarFeliz Natal e que o Menino lhe dê a prenda que merecer!