quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Eiffel in Weiss!

 

O Natal de 1970 passei-o eu na Alemanha, na parte mais alta dos montes conhecidos pelo nome de Eiffel, situados entre o rio Reno e a fronteira do Luxemburgo, em casa de uma amiga que me convidou para provar a sua «Kartoffel Salat» que é a iguaria própria do Natal, como o bacalhau com batatas e hortaliça é para nós. Pensem numa boa salada russa e ficarão perto daquilo que eu como, nesse dia 24 de Dezembro, lá no alto do monte.

Tinha nevado alguma coisa, durante a tarde, mas a sério, mesmo sério nevou durante a noite. Quando acordei, vesti-me à pressa para sair para a rua, pois nunca tinha ainda visto neve a sério. Um dia, na Bélgica, tinha presenciado uma ligeira queda de neve que todos aplaudiram, pois era a primeira vez que caía nesse inverno. No entanto, meia hora depois nem sinal dela havia no chão. O Natal anterior tinha-o passado em Antuérpia e lá havia muita neve que caía durante a noite, fartei-me de a pisar, mas nunca a vi cair.

Mas ali, no Eiffel, era diferente. O sol brilhava e cegava com o reflexo da neve que cobria tudo. Nos campos, havia pelo menos meio metro de altura de neve. Os caminhos já tinham sido limpos para permitir que as pessoas pudessem movimentar-se. Dei um curto passeio que me levou até um bosque de abetos - daqueles que vemos nos postais de Natal - mas comecei a ter neve até aos joelhos e a sentir os pés molhados, o que me fez regressar a casa para me aquecer e secar.

A namorada que tinha arranjado na festa de Outono, tinha-me comunicado que estava grávida e eu fiquei meio pateta, nem sabia se havia de ficar contente ou triste por ter gerado um filho fora do meu casamento. Há 53 anos que penso nisso e ainda não fiz as pazes comigo mesmo. Uma data que nunca poderei esquecer.

Com neve ou sem ela, desejo um Feliz Natal a todos os meus leitores!

5 comentários:

  1. A primeira vez que vi neve foi na Alsácia e a última em Neko Harbour mas sem romantismo/suspense nenhum... Acredito que há aqui pano para mangas. Excelente relato.

    ResponderEliminar
  2. Escrevi no meu blog FALANDO SÉRIO um texto para o qual solicito sua atenção.
    " Saímos de casa e não sabemos se iremos voltar, pois, o sagrado direito de um trajeto para o trabalho pode significar uma sentença de morte. Nossas ruas e nossos bairros estão assim. E no mundo como estamos?"
    Vamos refletir juntos?
    Um abração carioca.

    ResponderEliminar
  3. Lembranças ainda tão frescas e vivas e, no entanto, já lá vão cinquenta e três longos anos. Boa memória!
    Não me admiro nada que as tradições gastronómicas da noite de Natal sejam outras, noutros países, porque eu própria já quebrei a tradição do fiel amigo cozido com couve tronchuda, regado com azeite do bom.
    Mudei no ano passado para bacalhau no forno com broa, recheado com grelos e/ou penca bem cozidinha e este ano vou repetir.
    Teve um sucesso estrondoso, todos gostaram e repetiram e a comida esteve sempre quentinha.
    E já que se lembrou dos seus leitores, lembrou-se de mim. Se bem que já me tenha emocionado com o seu desejo de que o Menino me dê o que eu merecer...Ora, como eu mereço...é desta, é desta que eu vou alncançar o meu sonho... :)
    Bem-haja!
    Feliz Natal, para si e família, Tintinaine!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia , bom aniversario a todo o mundo !
    Sabeis vos que hoje toda a populaçao do mundo festejam o mesmo aniversario , 2023 .
    Ex. : vosso ano de nascimento mais vossa idade soma 2023 . Este dia especial apenas acontece que uma vez todos os mil anos !
    Divirtam-se e Feliz Natal ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é sabedoria facebookiana, não devia aceitar o comentário, mas como todo o mundo tem direito a mostrar o que vale, aqui fica!

      Eliminar