quarta-feira, 23 de agosto de 2023

O calor!

 


O calor afecta toda a gente. Cada um sente os seus efeitos de modo diferente, há uns que morrem com o calor e há outros que mal o sentem. A mim tirou-me a vontade de escrever. Não posso garantir que seja do calor, directamente, mas talvez porque o calor levou as pessoas para outro lado deixando a blogosfera abandonada. E eu sou pequeno demais para mexer com ela.

Cada um tem um motivo para andar por aqui e eu sei os meus motivos, mas desconheço os que levam os outros a andarem ou desandarem dos blogs. Há uns que queriam ser escritores e desabafam aqui o seu desânimo por não terem ainda lá chegado. Há outros, como eu, que gostam de se sentir acompanhados e tentam provocar os outros para que lhe respondam, ou correspondam àquilo que deles se espera.

A minha maior razão desta viagem que iniciei em 2008 foi criar uma rede que me ligasse aos camaradas combatentes da Guerra Colonial, aos fuzileiros, à Marinha e a Moçambique para onde fui com 18 anos e regressei de lá homem feito, 5 anos depois.

O avançar da idade e a perda de muitos deles foi diluindo essa vontade de escrever e receber os seus sinais de vida. Para meu azar, muitos deles nasceram fora do tempo da internet e nunca aprenderam a mexer num computados. O advento dos telemóveis veio abrir as portas de muita gente que vivia uma vida fechada sem ligar ao que se passava no resto do mundo. Agora, já se vêem mãos  de dedos grossos e calejadas pelos duros trabalhos feitos ao longo de uma vida a mexer numas teclas pequeninas, por vezes primem duas ao mesmo tempo, que os ligam ao mundo exterior.

O Facebook é o meio mais utilizado para comunicar com quem está longe, usam-se as fotos como ferramenta e as palavras muitas vezes pouca falta fazem. Os grupos temáticos criados no FB unem as famílias, os combatentes, os camaradas, os colegas e as gentes que sentem a mesma afinidade por certos assuntos, sejam eles de índole comercial ou outros. Eu também criei os meus grupos e participo em vários, principalmente, os dedicados à Marinha, ao humor e ao Benfica.

Pois é, o Benfica é ainda um dos motores que dá movimento à minha vida. Vê-se o futebol, no estádio ou na televisão, discute-se com os amigos, recebem-se insultos dos inimigos, como lhe chama o Pinto da Costa, e delira-se com as habilidades dos craques do nosso clube, com os golos que marcam as e vitórias que nos alegram a alma.

Além de torcer pelo Benfica, sou sócio do Gil Vicente, o clube da minha terra natal. E, no próximo fim de semana, haverá um jogo entre eles, no Estádio de Barcelos. Sinto pena pelo Gil, mas quero que o Benfica ganhe nesta jornada e em todas as outras até Maio do próximo ano. Até ao fim deste mês está o mercado de transferências aberto e podem entrar ou sair ainda uns quantos jogadores, só depois de 1 de Setembro saberemos quem será a equipa que vai lutar para nos fazer campeões.

Mas é preciso não esquecer que há outros interessados no mesmo objectivo e devemos ficar felizes por isso, pois sem eles não haveria competição e lá se ia o interesse da coisa. O Porto, o Sporting e o Braga são os mais directos adversários que teremos que vencer para subir a escada em direcção ao pódio, mas todo e qualquer um representa um obstáculo, senão veja-se o que aconteceu no estádio do Boavista, uma derrota que poucos esperariam.

E por aqui me fico, ponham-se à sombra que o sol queima!

1 comentário:

  1. Não poderia estar mais de acordo 'O Facebook é o meio mais utilizado para comunicar com quem está longe'... Não fosse o FB e pouco saberia do que se passa na Metrópole. Hoje morreu mais um compatriota nosso à porta do Hospital...

    ResponderEliminar