segunda-feira, 10 de julho de 2023

Que nervos!!!


Morro de ansiedade à espera que o dinheiro caia na minha conta! Já lá fui espreitar 3 vezes e ainda nada! O aumento deve ser inferior a 50€, mas nem imagino o que posso fazer com eles, se os desse a um pobre podia proporcionar-lhe um dia mais feliz na sua miserável existência. O problema é que não conheço nenhum pobre, à minha volta só vejo gente bem abonada, todos dão a impressão de viverem melhor que eu!

O aumento podia ser de 3 ou 4%, mas o Kosta gosta de complicar as contas e, em conjunto com o seu amigo e ministro das finanças, Medina, decidiu que 3,57% era a conta certa - como eles dizem cada vez que aparecem na TV e falam das finanças de Portugal. Para eles, contas certas, para nós são contas por pagar, porque aquilo que ganhámos não é suficiente para nos tirar da penúria.

Na continuação destes pensamentos "pecuniários" lembro-me de um sobrinho-neto que acabou o Curso de Enfermagem, há cerca de 2 anos, e anda a frequentar um curso acelerado da Língua Inglesa para se mudar de armas e bagagens - até a namorada vai com ele - para a cidade dos marinheiros, Southhampton. Aqui trabalha muito e ganha pouco, lá ganhará 3 vezes o que aqui ganha e o trabalho até pode ser melhor.

Desde o 25 de Abril que nos prometem uma vida melhor que aquela que o Salazar e o Marcelo Caetano nos deram, mas eu ainda estou à espera que isso se concretize. O interior do país esvaziou-se, porque era impossível viver dos rendimentos que a terra dava. Passados 50 anos vivem essas pessoas, fechadas em casas de má qualidade, à volta de Lisboa e Porto, e mal conseguem pagar o aluguer ou a prestação da casa que os bancos os convenceram a comprar. Compre que é muito melhor que dar o dinheiro ao senhorio, todos os meses, e a casa nunca será sua. Aqui paga o mesmo e ao fim de 25 anos a casa é sua. O problema é que alguns sonharam alto de mais e agora o que ganham não chega para a prestação.

O normal é as pessoas votarem no outro partido, quando aquele em que votaram não nos dá perspectivas de uma vida melhor, mas estou em crer que a maioria vai votar de novo no PS nas próximas eleições. Eu não lhe dei o meu voto e prometo que da próxima vez também não o farei. Que venha outro que faça melhor. Mesmo que nunca aconteça, eu morrerei a tentar!!!

1 comentário: