... não passa sem lá voltar!
Assim me aconteceu a mim que já lá voltei várias vezes, ao longo da minha vida. Por falar nisso, há mais de meia dúzia de anos que lá não vou e a última vez foi para participar num almoço de fuzileiros organizado pelo Rafael e Leiria, velhos camaradas da CF2, comissão em Moçambique.
Por falar nisso, desde que a pandemia tomou conta do nosso país, o Rafael mudou-se para lá, de armas e bagagens, para fugir do bulício de Almada e do risco de apanhar a Covid-19. Talvez fosse a altura ideal para lhe fazer uma visita e rever o Mosteiro de Alcobaça, obra imponente mandada construir por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.
Inaugurado a meio do Século XII já leva muito que contar, muitos monges por ali passaram e alguns por lá se mantêm ainda hoje. A Ordem de Cister e a dos Cavaleiros Templários estão na história deste convento e ajudaram a consolidar o território português conquistado aos mouros. Não era só correr com os mouros até Marrocos, era preciso mantê-los lá e tirar-lhe da cabeça a ideia de voltar.
Estudem um pouco da nossa História que tem alguns episódios engraçados!
Bom dia
ResponderEliminarSe é verdade ou não, eis a questão,eu já por lá passei mais que uma vez
JR
Só pela cozinha e 'pela máquina de lavar louça' o Mosteiro merece ser visitado. Por falar em Templários a Festa dos Tabuleiros - que me faz lembrar Bali - irá ter lugar na primeira semana de Julho de 2023... Temos um país de sonho e eleitores que nem sabem onde vivem.
ResponderEliminar