quarta-feira, 18 de maio de 2022

Calma aí, oh Rui Costa!



Anda meio mundo a arranjar jogadores para o Benfica. São os comentadores de futebol, cada um com as suas tenebrosas ligações a um dos rivais, são os agentes, são os rivais e mais não sei quem a inventar nomes para jogar no ataque, na defesa ou no meio campo. Entendo que tudo serve para criar confusão, num assunto que já é confuso por natureza. E o presidente, será do género de emprenhar pelos ouvidos?

Antes de pensarem em compras, têm que pensar muito a sério o que fazer aos Pizzis, Rafas, Seferovichs, A. Almeidas, Taarabts e outros que tais que só pesam nas despesas do clube e servem de pouco. Anda o Rui Pedro Braz numa fona, da Europa para a América e vice-versa, todo contente com a nova tarefa e preparado para mostrar serviço, mas ... a medalha maior será para quem vender o que temos em casa - e é muito - e para quem compre bom e barato, pois o tempo dos 20 milhões por qualquer perneta fa parte do passado. Espero eu!

E o Darwin? Se ele é tão bom como apregoam e pode ajudar o Benfica a regressar aos triunfos, porque não ficar com ele? Os lambões do costume já estavam (ou estão) a afiar o dente para meter a mão numa parte dos 100 milhões que dizem que ele vale. Também já houve quem abrisse a boca e falasse em 150 milhões, é a cobiça a falar por eles. Outros, com medo que não lhes toque nada, já aceitam fazer o negócio por 80 milhões, querem é alguma coisa, porque a vida está cada vez mais difícil. E o Benfica tem alguma culpa disso?

Se a equipa nova não tiver, pelos menos, metade de portugueses e de preferência formados no Benfica não iremos a lado nenhum. Ir para a guerra com mercenários não é garantia de vitória, é preciso sentir o peso da farda que envergamos. Já é um mau sinal a primeira contratação da época ser um croata. Já temos brasileiros, argentinos, uruguaios, espanhóis, marroquinos, suíços, franceses, belgas e alemães, mas faltava um croata na nossa «Liga das Nações»! Será que vai ser instituído um prémio para quem tiver mais estrangeiros no plantel?

Para mim a grande vitória foi ver-me livre do Jesus - nunca fui com a cara dele - e tenho pena de o Vieira ter dado no que deu. Acho que entre o bom e o mau que ele trouxe ao Benfica, ainda ficámos a ganhar. Comparado aos seus antecessores ele ganha de longe. O novo presidente tem muito que aprender e a primeira e mais importante lição é escolher quem o acompanha, senão temos o caldo entornado. Lá para o fim de Julho, teremos que deitar as contas à vida e ver o que foi conseguido nestas seis semanas. Há muito para vender ou emprestar e comprar com critério (sem olhar aos conselhos de quem está à espera de se aproveitar da situação).

Carrega Benfica !!!

2 comentários: