sábado, 30 de abril de 2022

Muito fraquinho!

 Será que já foram instruções do novo treinador para pôr jogadores a rodar e ver o que se aproveita e o que é para despachar? Se não foi ... parece!


O Sandro Cruz no lugar do Grimaldo eu até compreendo, pois andamos há dois ou três anos a dizer que ele vai sair, que ele é fraquinho a defender e coisa e tal, mas nunca se arranja uma solução para resolver o problema. Não jogou mal o rapaz, mas falta-lhe ainda o entrosamento necessário com o resto da rapaziada. O regresso da João Mário, a escolha do Gil Dias, o deixar de fora o Gonçalo Ramos, tudo isso são coisas banais. O outro estreante, nem o nome fixei, não acrescentou nada ao jogo. O Paulo Bernardo, hoje, não deu uma para a caixa.

Em suma, foi um jogo fraquito, assim tipo fim de época. Nem o super Darwin, nem o grande Cebolinha, ou os outros craques que auferem bons salários me encherem o olho. Vou ter que faze uma pausa prolongada e esperar pela época 2022/2023 para ver se as coisas se apresentam com outra cara. A maldição do Vieira-Jesus vai demorar tempo a passar. E espero bem que passe, que não seja preciso esperar que o «Papa das Antas» bata as botas para isso acontecer.

Vendas as compras, as vendas, as dispensas e o novo treinador para dar um novo ânimo à coisa.

Carrega Benfica !!!

O Gil do Teatro e o da bola!

Gil Vicente (c. 1465c. 1536) é considerado o primeiro grande dramaturgo português, além de poeta de renome. Primo de Valentim Gonçalves, e enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, ator e encenador. É considerado o pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico, já que também escreveu em castelhano - partilhando a paternidade da dramaturgia espanhola com Juan del Encina.
Há quem o identifique com o ourives, autor da Custódia de Belém, mestre da balança, e com o mestre de Retórica do rei Dom Manuel.



Não era deste Gil Vicente que pretendia falar, mas sim daquele que corre atrás da bola e marca golos. No entanto posso dispensar duas ou três palavras para este grande homem que figura na História do meu concelho. Na minha curta vida de estudante fui chamado a representar alguns papéis no teatro amador, papéis curtos, pois havia sempre outros "tubarões" que disputavam os mais importantes. Foi o caso do «Auto da Barca do Inferno» em que desempenhava o papel do «Amor Perfeito». Isso foi há tantos anos que é quase um milagre eu ainda recordar isso. Vai-te embora Alzheimer!



De volta ao tal Gil que não sabe de teatros, mas marca golos bonitos (quando calha) e tem que ganhar ao Sporting, amanhã. Até porque a classificação não está muito famosa e eu nem quero pensar na hipótese de uma descida de divisão. Seria andar para trás uma porrada de anos, assim como regressar ao pequeno estádio, junto do cemitério, onde não cabia ninguém e a bola estava tantas vezes no meio da assistência, devido à reduzida dimensão do terreno.
A deslocação a Alvalade não vai ser fácil, mas as vitórias sabem melhor, quando são mais difíceis. E o Rúben Amorim merecia uma lição para baixar um pouco a crista. A humildade é uma virtude que se vê pouco no futebol. Bons exemplos disso, pela negativa, claro, são o Jorge Jesus e o Sérgio Conceição, ganharam umas coisitas e ninguém os cala. O Rúben que é benfiquista desde pequenino e devia acalentar o sonho de vir a treinar o Glorioso, tem vindo a fazer afirmações que me desagradaram. E porque foi campeão, no ano passado, com o Sporting - o grande rival lisboeta do Benfica - a fama subiu-lhe à cabeça e começou a comportar-se como os outros cromos que eu me farto de criticar.
O Gil precisa de ganhar este jogo para reforçar a sua posição de candidato às provas europeias. E o Sporting tem muito tempo para garantir o 2º lugar que é o máximo a que pode aspirar este ano. E assim deixaria o Porto comemorar, hoje à noite, o título de campeão para não ir para a Luz fazer figuras tristes no próximo fim de semana.


Do Benfica falaremos logo e só no caso de não fazer fraca figura no Funchal.
Carrega Benfica !!!

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Vampiros!!!

 

Clica na imagem que vês melhor

Quando o povinho não tem dinheiro, para atestar o depósito, pagar a renda ou ir ao talho comprar um kilo de carne de segunda, vêm estes vampiros despertar o vício do jogo. É sabido que todo o mundo arrisca o último euro para tentar a sorte, mas neste caso acho isto, no mínimo, vampiresco. A Santa Casa (que de santa não tem nada) quer sugar-nos até à última gota!

Não há uma lei que proíba isto? Se não há devia haver!

quarta-feira, 27 de abril de 2022

O Vasquinho!

 


O meu sobrinho Zé Miguel foi, hoje, pai. Ele já não é novo, acho que nasceu em 1982, tem, portanto, 40 anos e eu achava que ele já tinha desistido de garantir descendência e dar continuidade ao apelido, SILVA, do seu pai. Ainda bem que não, o meu pai ficaria contente se ainda cá estivesse. Ele que tem tantos netos e poucos para preservar o seu nome, 6 salvo erro. E os bisnetos, do ramo masculino,  também nem a meia dúzia chegam!

Deram ao bebé o nome de Vasco. Fiquei a magicar quantos Vascos conheço, ou conheci ao longo da minha vida. E não são muitos. O Vasco Santana fazia-me rir. O Vasco Gonçalves tirava-me do sério, pois não vou à bola com comunistas. O Vasco Lourenço é capitão de Abril e vai vivendo dessa fama. Tive um colega de trabalho com esse nome que foi despedido por meter a mão em algo que lhe não pertencia. Quando me casei e vim morar para a Póvoa, havia um miúdo sardento e de cabelo ruivo que tinha esse nome, mas há muitos anos que não o vejo, talvez tenha morrido. Há também um filho da minha escola, nos fuzileiros, que usa esse nome como apelido, por isso não conta. E acho que é tudo.

A partir de hoje, a coisa fia mais fino, pois tenho um sobrinho-neto com esse nome, Vasco Silva. Ainda nem um dia tem de vida, apenas 12 horas, mas fiquei aqui a imaginar que será que o futuro lhe reserva. Que seja feliz e tenha muita sorte, é o que lhe desejo!!! E que seja benfiquista,  como o pai, o avô e o tio!!!

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Foi o Otelo!

 

Cromos de Abril!

Foi o Otelo que abriu a porta da Liberdade.

Ou não?

Está na hora de começar a escrever a História do 25 de Abril a sério!

Dizem que só depois de passarem 50 anos da morte dos autores se saberá a verdade (verdadeira), ou seja, ainda teremos que esperar muito!

Paris, c'est fini!!!

 


Há cerca de 2 anos troquei a bolsa de Amsterdam pela de Paris
e dei-me mal!
Depois veio a pandemia e
tudo piorou!
Este ano, em que eu esperava sair do buraco,
veio a guerra na Ucrânia e
piorou ainda mais!
A eleição do Monsieur Macron era a minha
última esperança,
mas
parece-me que entrei pelo cano
mais uma vez !!!

AVEC MACRON TOUT SERA BON !!!

O feriado de Abril!

 


A G3 foi minha companheira durante seis anos!
Conheço-a bem!
O cravo é vermelho tal como é o
Gloriosos SLB
Assim, sinto-me em casa!
Viva a Liberdade !!!

domingo, 24 de abril de 2022

Bem fica ou Mal fica?

 Depois de mais um desaire, a somar a tantos outros, preferi ficar calado e deixar as crónicas e comentários por conta de quem ainda vibra com a actuação do meu clube. Quanto mais me bates mais gosto de ti é um ditado que não vai à bola comigo.


Também acompanhei o Gil e até esse empatou, também em casa. Fico a pensar que talvez seja eu que dou azar aos clubes de quem gosto. Como poderei mudar isso? Mudando para o Porto, a ver se ele começa a perder? Talvez seja uma ideia a explorar!

Bom domingo e agradeçam a S. Pedro pela chuvinha que nos tem mandado. Ninguém fala nisso, mas já nos salvou da sede e da seca até ao próximo inverno!

sábado, 23 de abril de 2022

Em honra de ...!

 ... um visitante que se mantém fiel ao meu blog. Imagino que seja um emigrante português perdido na imensidão daquele país que é a Alemanha.

O endereço que o Google me dá é da cidade de Hameln e aqui deixo uma imagem dessa cidade, em sua honra!

Moldova ou Moldávia?

Chisinau - Capital da Moldávia 

A Macedónia já foi um problema, por causa da duplicação de nomes. O país independente teve que adoptar o nome "do norte" para a separar da Macedónia grega que vem da História Antiga. Agora, dá-se o mesmo caso com a Moldávia a que começaram a chamar Moldova, tal como a Holanda passou a Países Baixos, porque Holanda é outra coisa diferente. Eu que sou um pouco teimoso, velho do Restelo, vou ficar-me por Moldávia e quem não gostar ... ponha na borda do prato!

Não conheço bem a história deste país, nem quis perder tempo a investigar, pois o problema é bem recente e tem a ver com a Rússia de Putin que quer anexar tudo, ou manter debaixo das suas patas, todo o canto da Europa onde houver um russófono ou russófilo. É assim em Kalinegrado, é também no Baixo Don e agora também na Moldávia, país que na prática devia ser integrado na Roménia, ou na Ucrânis, ou ainda dividido entre os dois, conforme a herança genética ou convicções políticas do seu povo.

Mas o problema é que o Sr. Putin, aquele filho da Putina, não está pelos ajustes e quer mandar para lá a tropa para controlar a cena. Pior que isso, ele gostaria de ligar o as terras do Baixo Don à Moldávia e para isso terá que conquistar Mariupol, Odessa e toda a costa sul da Ucrânia com o Mar Negro. Claro que o Zelensky não está de acordo, nem eu estaria se estivesse no lugar dele. Como é possível discutir um acordo de cessar-fogo nestas condições, quando nenhum dos contendores está disposto a ceder caminho?

Casal moldavo com roupas tradicionais

Acredito que não passa por aí o fim da guerra e só mesmo ajudando a Ucrânia a correr com os russos teremos paz naquela zona. Claro que a ajuda portuguesa de pouco serve, mas, como diz o ditado, a união faz a força e se formos todos contra a Rússia conseguiremos segurar aquele filho da mãe Putina. Eu penso assim e espero que muitos pensem como eu!

quinta-feira, 21 de abril de 2022

A cidade de Ulisses!

 

Basílica da Estrela - Lisboa

Nunca vivi em Lisboa, pois a minha escola ficava do outro lado do Tejo, mas cada minuto livre que tínhamos, eu e os meus camaradas fuzos, corríamos até à capital e ficávamos por lá o máximo de tempo que nos era permitido. Por vezes, até mais que isso e depois tínhamos que inventar mil desculpas, ou pedir mil favores, para fugir ao castigo. Assim poderei dizer que passei em Lisboa 6 meses, no ano de 1962, outros 6 no ano de 1965 e mais 2 meses, no ano de 1968, antes de dizer adeus à Marinha e rumar à casa dos papás.

E, como não havia dinheiro para grandes farras, passava-se a maior parte do tempo a romper as solas dos sapatos passeando por Lisboa. Assim conheci grande parte da nossa capital, subindo a Almirante Reis até ao Arieiro, a Avenida da Liberdade até ao Parque Eduardo VII, ou indo mais longe até ao Jardim do Campo Grande. Da Rua do Arsenal até Santos, passando pelo Cais do Sodré, ou subindo a Rua do Alecrim até ao Bairro Alto. Do Marquês até ao Palácio de S. Bento e daí descer atá ao Jardim da Estrela e daí até ao Camões era passeio para uma tarde inteira que fiz mais que uma vez.

O Bairro Alto, o Martin Moniz, o Castelo ou a Feira da Ladra e os miradouros que existem em cada uma dessas colinas, assim como a Feira Popular que funcionava em pleno nessa altura foram outros pontos de interesse que não descurei. Quando havia uns tostões no bolso, os cinemas da Baixa ou do Parque Mayer eram também uma escolha a considerar. Belém e os Jerónimos ficava um pouco mais afastado, mas o bilhete do eléctrico não era caro (1$50) e também fez parte dos roteiros escolhidos.

De vez em quando lembro-me disto e sinto saudades, em especial da juventude que nos dava "força nas canetas" para dar essas voltas sem sentir o cansaço. E os elevadores, de Santa Justa, da Glória, da Bica ou da Graça davam uma ajuda para subir mais alto sem cansar tanto as pernas. Quantas vezes desci as Escadinhas do Duque, do Bairro Alto ao Rossio!

Oh, tempo, volta para trás!!!

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Ele sabe do que fala!

Oleg Tinkov também ridicularizou o estado do Exército russo durante a atual “operação militar especial”, assegurando que “os generais, ao acordar de ressaca, perceberam que têm um Exército de merda”.
O oligarca questionou-se como o Exército poderia ser bom “se tudo no país é uma porcaria”, um país onde prevalece o “nepotismo”, a “bajulação” e o “servilismo”.



Creio que devem existir mais pessoas que pensam o mesmo, mas não têm condições para o verbalizar sem ir parar ao xilindró. Mas serão declarações como esta que ajudarão os seus concidadãos a tomar uma posição e recusar uma vida à sombra de Putin e dos seus amigos e protectores. Quanto mais o povo russo se aperceber da miséria - material e moral - em que vive, mais depressa será corrigido o rumo que o país segue. A Rússia e os russos poderiam ter uma via bem melhor se pudessem viver em paz com os países da Europa Ocidental. Imaginem a brutalidade de recursos que seriam desviados da indústria de defesa para aquilo que, de facto, interessa ao povo. Pão na mesa, escola para os filhos e um sistema de saúde que os proteja é tudo o que querem, de política e bombas atómicas querem distância ... como todos nós!

domingo, 17 de abril de 2022

Até que enfim!

 


Ganhar é sempre bom. Ganhar ao Sporting, o eterno rival de Lisboa, é uma dupla vitória. Pena é que já não tenha grande impacto na classificação final deste campeonato. Como disse, há dias, acho que a classificação já está no ponto em que vai acabar, no mês que vem. Com esta vitória o Benfica fica mais rico - na sua História -  mas continuará a ser o 3º classificado. Mas abaixar a crista ao Rúben Amorim que já tem tiques de craque, foi uma maravilha, a humildade fica bem a todos.

E é muito bom ter na equipa um jogador como o Darwin que numa corrida desenfreada resolve um jogo. Pena é ter que o trocar por euros para salvar as contas do Benfica. Mas que se há-de fazer? A vida no futebol é assim mesmo, os artistas ganham milhões e é preciso esgaravatar muito para os arranjar e pagar-lhes o ordenado. Só se torna um problema quando eles levam os milhões e não nos dão nada em troca. Vem-me sempre à memória o RDT e o Facundo Ferreira!

Já ouvi, de alguns comentadores da nossa praça, que o jogo foi muito fraquinho e não estou nada de acordo. O Benfica jogou bem, o Sporting jogou menos que noutras vezes e a equipa de arbitragem jogou muito mal. Muitos pitons nas canetas dos jogadores do Benfica e os cartões a ficar no bolso ou saírem com a cor desmaiada. Se calhar é o Fábio Veríssimo que não gosta do encarnado!

O único jogador de quem não consigo dizer bem é o Taarabt, parece-me que ele errou a profissão, de resto jogaram todos bem e esfarraparam-se para dar uma alegria ao clube que lhes paga o salário. Se jogarem assim contra os morcões do Pinto da Costa e ganharem o jogo perdoo-lhes pelas asneiras de toda a época.

Carrega Benfica !!!

Kona quê?

O militar russo destacou também que as forças ucranianas foram expulsas de todo o território urbano de Mariupol, uma cidade portuária estratégica às margens do Mar de Azov, no sul da região de Donetsk (leste ucraniano).
“Os restos dos agrupamentos ucranianos estão completamente cercados no território da metalúrgica Azovstal. A única hipótese de salvarem as suas vidas é deporem as armas e renderem-se”, sublinhou.
Além disso, o porta-voz informou que durante o dia de hoje as Forças Armadas russas atacaram 15 instalações militares ucranianas, com mísseis de alta precisão disparados de aviões.
“Como resultado dos ataques, mais de 320 militares ucranianos foram mortos e feridos, 23 carros blindados e sete carros foram destruídos”, acrescentou.

Igor Konashenkov


Este cromo russo vai ficar, tristemente, na História desta guerra. Se não for pelo nome - que não soa a grande coisa - será por lhe caber a tarefa de ser o porta-voz do criminoso, carniceiro, genocida PUTIN. Cada vez que ele aparece na televisão, somos obrigados a pensar que talvez não esteja a dizer a verdade, mas apenas aquilo que lhe é ordenado por ser o mais conveniente.
No que se refere ao número de mortos, quer de um lado quer do outro, vai passar muito tempo até sabermos a verdade. O que dizem uns e outros tem mais a ver com a necessidade de manter a moral das tropas em alta, do que servir como informação séria. Todos percebemos isso e, na verdade, o que conta são os mortos no seu total, sejam militares ou civis que os há e muitos que pegaram em armar para defender o seu país. E até mulheres que decidiram juntar-se ao esforço de guerra para correr com o inimigo da sua pátria.
Mais que as mortes - que nunca se podem evitar durante uma guerra em que são as armas a tomar a palavra - a mim impressiona-me a destruição que os russos estão a espalhar por todo o país. Prédios residenciais, nas cidades, ou simples casas de habitação, nas aldeias, são destruídas como se fossem um grande obstáculo ao avanço das tropas, o que não é o caso. Dá a impressão que as ordens transmitidas à tropa russa são para arrasar tudo à sua passagem de modo a obrigar os ucranianos a abandonar aquelas terras. Deitar-lhes a casa abaixo, queimar-lhes os carros, impedir o acesso à água e luz será suficiente para os derrotar e poder gritar vitória.
Segundo rezam as más-línguas fizeram o mesmo na Síria, para ajudar o Assad, e ninguém lhes pediu responsabilidades, agora repetem-no na Ucrânia a quem não reconhecem o direito de ser um país independente. Temos que esperar que apareça outro Gorbachev que seja capaz de iniciar outro processo de renovação na Rússia que a junte ao mundo democrático.

sexta-feira, 15 de abril de 2022

A Ucrânia na margem sul!

 

Bairro da Jamaica

As imagens que nos chegam da Ucrânia e mostram a destruição provocada pelos russos não têm comparação com esta que nos chega do Seixal, também ela verdadeiramente impressionante. Não pela destruição, mas sim pela incapacidade dos nossos poderes autárquicos para resolver um problema tão simples como este.

Temos que pedir ao André Ventura que volte lá e arme mais um bom bocado de barulho que os faça acordar para a realidade. Uma Câmara Municipal que permite isto merecia um míssil russo em cima para desaparecer do mapa.

Uma vergonha nacional!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Ainda rendeu uns trocos!

 


Depois do sonho ... a triste realidade!

Não doeu muito, porque já estava á espera disso. Mesmo assim, eu tinha enviado um saco grande para eles meterem as bolas que o Liverpool enfiasse na nossa baliza, mas veio quase vazio. E descontando as 3 que metemos na baliza deles ... o resultado é zero. E trouxeram 900 mil euros pelo empate, como prémio de consolação, podia ser pior!

Não é que fosse merecido, mas por um triz quase ganhávamos o jogo. Se aquele último remate do Darwin tinha entrado era tiro e queda, pois eles já não teriam tempo de recuperar o perdido. E os nossos defesa, como já é hábito, fartaram-se de meter água e deixaram o Firmino meter dois golos que eram bem evitáveis.


Mas é assim o futebol e por isso é que tem tanta piada, nunca há vitória ou derrota garantida. Agora é preciso pensar no jogo com o Sporting, do próximo domingo, pois é o mais importante agora, muito embora eu ache que os primeiros 4 lugares da nossa Liga já estão definidos e não se vão alterar. O Sporting não consegue apanhar o Porto, o Benfica também não consegue apanhar o Sporting, do mesmo modo que o Braga nunca conseguirá chegar ao 3º lugar. Penso eu de que...!

Com respeito à preparação da próxima época, o presidente e o novo treinador que ponham os olhos na equipa dos Sub19 que, hoje, derrotou o Sporting por 4 a 0. Tem que haver ali algum jogador que se encaixe na primeira equipa, é uma questão de puxar por eles e dar-lhe confiança. Além dos Bernardos, Henriques, Gonçalos, Diogos e outros que têm andado fora e dentro, nos últimos tempos. Não sei como vão fazer isso, mas vai ser preciso correr com as velharias que infestam o clube, custam muito dinheiro e não acrescentam nada.

Carrega Benfica!!!


O mês de Abril!

 Sem muito com que ocupar a mente, os meus pensamentos voam ao sabor da chuva e do vento que sinto estarem na hora de parar e darem lugar à Primavera que é tão linda, sorridente e cheia de flores. Este mês de Abril de 2022 - que nos trouxe a chuva que não veio no inverno e nos salvou da seca - encontra-me na Póvoa do Mar com 78 anos cansados, mas ainda pronto para aguentar mais umas curvas. O que poderia tornar este Abril diferente seria uma vitória do Benfica, logo à noite, no estádio do Liverpool, coisa muito difícil, mas não impossível.

São 78 Abriles (?) que já vivi e dei comigo a pensar se seria capaz de contar a história de cada um deles. Do primeiro, em 1944, não tenho qualquer memória, mas sei qual era a minha prioridade, agarrar-me à mama da minha mãe, sempre que sentia fome. O primeiro Abril que me ficou na memória foi o de 1950, sentado na minha carteira da escola da Professora D. Josefina e ao lado do Licínio (da Aldeia) meu colega de carteira.

O Abril de 1959 também foi um marco importante na minha vida, pois chegava ao fim uma luta infernal que travava com os meus superiores educativos e me levaria à saída do internato, onde passara os últimos 4 anos. Visto agora, ao fim de tantos anos, foi uma asneira que paguei cara, mas quem não faz asneiras com 15 anos de idade?

Três anos depois, em 1962, rompia as solas das «Botas de Atanado» a bater os tacões, aprender a marchar e a marcar passo. Dois sargentos, desse tempo, foram a minha referência, o gigante Trindade que entrava pela caserna adentro a gritar «enrola a manta», ainda o clarim não tinha acabado de tocar a Alvorada e o Bicho que eu achei bom, mas parece que perdeu qualidade, depois de receber os galões de oficial. Morreu há poucos meses, Deus o tenha em bom lugar.

Em 1965 e 1968, voltei a passar o mês de Abril na Escola de Fuzileiros, após o egresso das duas comissões que fiz, em Moçambique. Em 1969 já estava casado e à espera de ser pai. Em 1970 estava à espera dos papeis para seguir para a Alemanha, numa curta experiência como emigrante. Uns dias antes de partir, no último dia desse mês, faleceu a minha avó Maria que foi quem, verdadeiramente, me criou, uma vez que a minha mãe tinha muito mais com que se preocupar. Rezo a Deus para que a guarde.

Depois disso, a vida entrou numa espiral que me fez esquecer de contar os meses e preocupar com outras coisas. A carreira profissional foi uma luta sem quartel, com muita gente a querer subir pisando na cara dos outros. Para minha felicidade também encontrei alguns amigos que me ajudaram a lutar e vencer as adversidades. Recordo apenas o Abril de 2003 que foi o meu último de trabalho na Maconde. Eu já me tinha reformado, no anterior mês de Setembro, e tinha um acordo com o patrão para trabalhar, enquanto ele achasse que lhe fazia falta. No feriado do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, deve ter pensado que eu já não merecia trabalhar, pois ao entrar, na manhã seguinte, veio ter comigo e mandou-me para casa.

E tu, meu caro leitor, que fizeste em todos os Abriles que já viveste? 

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Múmia algarvia e sorridente!

A redução da carga burocrática e dos impostos sobre as empresas, a eficiência da justiça económica e fiscal e a flexibilidade da legislação laboral têm uma influência significativa sobre o dinamismo do investimento produtivo e inovador nos setores abertos à concorrência externa e sobre as exportações de elevado valor acrescentado.



A múmia ainda respira! E até já esboça um sorriso!
Eu só me lembro de ele ter feito asneiras, quando foi Primeiro Ministro. No tempo em que mais dinheiro veio da Europa para reformar o país e reclassificar os trabalhadores da Indústria Têxtil, além de acabar com a pesca, não me lembro de nada significativo. Agora quer ensinar os socialistas a fazer aquilo que ele não soube fazer. Além de distribuir o dinheiro de Bruxelas pelos amigos, claro. Nessa matéria eles são todos uns craques.
Ainda me lembro de engenheiros recém-formados (e habilidosos) andarem pelas empresas falidas a fazer projectos de candidatura aos fundos do Pedip. Uma dúzia de folhas de papel A4 que serviam para todos, era só mudar o nome da empresa e os números do fecho de contas do ano anterior, valiam 25 contos. E não faltou quem os tivesse pago de bom grado. Alguns ainda se aguentaram uns tempos, mas acabou tudo no desemprego.
Na empresa em que eu trabalhava montou-se um autêntico gabinete de crise, com doutores e engenheiros, para estudar a maneira de chular uns milhõezitos. E alguns vieram! Havia formação para toda a gente (que não aprendeu nada, a começar por mim), eram só números para enviar para Lisboa e tapar os olhos àqueles cretinos que nunca perceberam nada do que se passava. Ou então perceberam muito bem e aproveitaram para lucrar com isso.
Tudo começou com este cromo e piorou com a entrada de Guterres no governo. A História se encarregará de lhes fazer justiça (espero eu)!

domingo, 10 de abril de 2022

Porque não o Melenchon?

 


Na foto, ele está ao meio, logo à noite pode ser o último dos que vão a votos, ou ser o primeiro dos que não têm lugar na segunda volta. De qualquer modo e segundo as sondagens, não vai a lado nenhum, os franceses preferem o Emmanuel ou a Marine. Se eu vivesse em França, o mais provável seria fazer o mesmo.

Parece que não é nada connosco que vivemos meio esquecidos neste cantinho da Europa, mas tudo o que se passa nos grandes países deste continente acaba por nos afectar. As suas políticas, as suas decisões, aquilo que fazem acontecer por lá têm sempre reflexos por cá e, por isso, gosto de estar atento a estas decisões do eleitorado.

Os mais conservadores, em que me incluo, preferem que ganhe o Emmanuel para que não aconteça nenhum tremor de terra que lhes afecte a vida quotidiana. Os mais revanchistas estão fartos disto e querem uma mudança, mesmo que isso os afunde num grande desastre, e votarão na Marine. O partido dela já não é o que era nos tempos do seu pai, mas ainda assusta muito boa gente. Quanto a mim não tenho uma opinião formada a seu respeito, sinto-a como uma espécie de CDS, em Portugal, um dia destes desaparece do mapa.

Logo à noite, veremos o que espera os franceses e se o FREXIT poderá ter pernas para andar, ou se a UE sairá mais fortalecida depois destas eleições. Fiquem atentos, isto é uma guerra sem mísseis, mas mesmo assim uma guerra!

sábado, 9 de abril de 2022

Vamos leiloá-lo!

 


Não há dúvida que o rapaz tem faro de golo!

Nos dois anos anteriores foi o "Esferovite" a fazer as despesas da casa, este ano tem ficado sempre no banco. Melhor o tivessem vendido, em Agosto, teriam poupado uma fortuna em salários. Em cada época há um que se destaca e faz esquecer todos os outros, este é do melhorzinho que me lembro de ver. Ele parece tão franzino, tão magricela, mas arranca com cada remate que se pode ver!

Começar o jogo a perder, sofrer para chegar ao intervalo empatado é coisa que começa a chatear, mas que se há-de fazer? A bola é redonda e há sempre alguém a meter água na defesa! Qualquer dia vou fazer como o Virgílio, sair de casa e desaparecer do mapa até o jogo acabar, e depois perguntar como ficou o resultado. Dói menos!

Ver o Porto 12 pontos à frente e o Sporting a seis é o que mais dói, mas a culpa é do Vieira e do Jesus que nos levaram a este calvário e hão-de pagar por isso. Pelo menos, os benfiquistas como eu vão amaldiçoá-los durante muitos anos, quer eles sejam vivos ou mortos. Agora cabe ao Rui Costa escrever um novo capítulo da História que todos esperamos seja mais risonho. O Jesus que vá, de novo, para o Brasil, os flamenguistas choram por ele!

Já preparei um saco grande que vou mandar para Lisboa e que servirá para levarem para Liverpool e meterem lá as bolas que entrarem na baliza do Odysseas. Serão uma triste recordação de mais uma "queda nos quartos" na Liga dos Campeões, mas melhor assim que nem lá ter conseguido ir. É verdade ou não? Com a pontuação que temos, no próximo ano, nem à porta ficamos!

Um amor platónico!

 


Gosto de mulheres e tenho que confessá.lo alto e bom som para que não me confundam com alguns que andam por aí a fingir o que não são. E se forem bonitas gosto mais ainda.

 Todas as manhãs ligo a TV na SIC Notícias - não posso explicar porquê, talvez a ache menos má que as suas congéneres - e, por vezes, tenho a sorte de ver aparecer a minha pivot preferida. Não é todos os dias, mas quando acontece sei que o dia me vai correr bem.

Lembram-se de eu ter dito que me tinha apaixonado por um par de ... sobrancelhas? Pois aí as têm, em frente dos vossos olhos. E não é uma questão de estarem ou não bem arranjadas, é a quantidade de pelos que é, exactamente, a que devia ser, nem de mais nem de menos. Mulher sem pelos é como um relvado cheio de peladas, odeio mulheres que se depilam até não restar um pelo sequer, em lado algum. Deus deu-as com pelo, então porque alterar a obra divina?

Não acredito que a menina venha a ler estas palavras, mas se isso acontecer que as tome como um elogio, pois são isso e mais nada. Um amor platónico, como o meu, não aleija ninguém!


sexta-feira, 8 de abril de 2022

Já temos treinador para a próxima época!


Pode ser verdade ou não, mas o que interessa é manter a moral em alta!
O Jesus vai passar à História, de uma vez por todas!
Tudo aquilo que vivemos desde o momento em que Vieira "empurrou" o JJ para o rival de Alvalade é a memória mais negra que guardo do Benfica. Nem é bom lembrar isso, espero que o treinador alemão venha e nos ajude a esquecer essa fase triste.
Carrega Benfica!

quarta-feira, 6 de abril de 2022

terça-feira, 5 de abril de 2022

Adio amore mio!!!


 

Será teatro?

"Foi encenado. (...) é uma falsa narrativa apresentada por Kiev", disse o diplomata Vassily Nebenzia, numa conferência de imprensa que convocou hoje na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, para abordar as acusações de tortura e morte de civis em Bucha.
"Nem um único residente de Bucha sofreu qualquer violência às mãos dos russos", acrescentou o embaixador.



Bem enganado ou bom mentiroso?
Para fazer uma afirmação destas, eu só admito duas hipóteses:
1 - É o maior mentiroso que pisa o solo deste terráqueo planeta e está a cumprir ordens superiores a que não pode ou quer negar-se.
2 - Está completamente por fora daquilo que se tem passado, porque os serviços secretos que tudo dominam, na Rússia, não lhe permitem o acesso à informação.
Eu não quero precipitar-me e desatar já a culpar os russos por tudo e mais alguma coisa, pois os ucranianos foram de tal modo castigados que aproveitarão todas as oportunidades de entalar os seus inimigos se puderem. Eu faria exactamente a mesma coisa. Que tenham matado algum conterrâneo não acredito, mas que aproveitem as circunstâncias para fazer as coisas parecer um pouco piores isso sim. Amarrar os pés e mãos de alguns mortos e depois fazer umas fotos para incriminar os seus inimigos não me choca por aí além. Neste jogo em que eles são os maiores perdedores, com cidades totalmente destruidas, milhares de mortos e milhões de deslocados, tudo aquilo que fizerem para entalar os russos será bem vindo. E tudo ainda é pouco, digo eu. Quem mandou os russos sair da sua terra e vir incomodar quem está quietinho e sossegado nas suas casas?
Isto de guerras é sempre um caso sério, veja-se o que aconteceu na Alemanha de Hitler, acumulam-se mortos aos milhares, ou milhões, e depois ninguém quer a culpa. A invasão da Rússia e cerco a Leninegrado é um dos melhores exemplos da História. Na última fase da guerra, os russos foram atrás dos alemães, até Berlim, e fizeram pagar caro o abuso. Só o aparecimento do Gorbachev fez com que o castigo chegasse ao fim, quarenta e tal anos depois.
Neste mundo moderno e com bombas atómicas pelo meio, será difícil prever o futuro e se a Rússia vai pagar ou não pelas mortes e destruição que causou, mas bem fez por merecê-lo. E se houver um novo «Juramento de Nuremberga», este cromo que vêem na imagem acima merece sentar o cu no mocho também. Na posição que ocupa será muito difícil alegar que não sabia de nada!

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Pensando bem!

 O que eu devia fazer era livrar-me do carro e ficar-me a rir dos problemas que o «Costa da bomba» cria ao resto dos portugueses. É claro que ainda tenho os filhos e netos que ficam a penar, mas pelo menos eu saltava fora da equação. Actualmente, o carro dá-me mais dores de cabeça que vantagens. Ele fica, ali no parque, dias a fio, e para pouco mais serve que para ir às compras - duas vezes por mês -  e dar uma volta ao domingo, de vez em quando. E as despesas são sempre certinhas, a começar no seguro, no IUC, na inspecção periódica, nas mudanças de óleo, se não surgir mais alguma coisa extra. É que os pneus também se rompem e a bateria tem uma duração limitada.


Esta coisa do petróleo começar a subir, de repente, assim como noutras vezes desceu até preços que ninguém acreditaria possíveis, não tem outra explicação a não ser a ganância de quem o vende e revende. Não foi há muitos anos que ele desceu até perto dos 20 dólares por barril, com muitos produtores a queixarem-se que o custo de exploração rondava os 40 dólares e estavam a perder dinheiro. Agora, já ultrapassou os 120 e não ouvi ninguém reclamar que estava a ganhar demais.

É tal e qual como a história do leite, aqui em Portugal, quem o produz recebe sempre o mesmo, entre 20 e 25 cêntimos por litro. Depois vem a embalagem, a distribuição e os lucros que se querem gordos para quem domina o mercado. Na minha zona acabou a agricultura em geral, cortaram-se as vinhas e só se semeia milho para forragens. O negócio é ter uma vacaria com duas dúzias de cabeças, tirar-lhe o leite, de manhã e à noite, e esperar que cada vaca dê os 40 litros diários. Com o que ganham pagam as rações, feno e palha (se não produzirem em casa o suficiente) e quem fica com os lucros são as grandes superfícies comerciais que mantêm o leite em promoções o ano todo.

O petróleo funciona da mesma maneira, quem o tira do poço pouco ganha, mas os intermediários vão inflacionando os preços, ao longo do caminho, entre o poço de onde sai e a bomba onde vamos atestar o depósito. E depois há os galifões, como o Costa e o seu Ministro das Finanças, que acrescentam uns "pozinhos" para tentar endireitar as contas públicas, para as quais não há dinheiro que chegue. Os impostos sobre os combustíveis, sobre o tabaco e as bebidas alcoólicas, para além da caça à multa nas estradas de todo o país, são um verdadeiro poço de petróleo que os nossos governantes descobriram.

Mas eu tenho a faca e o queijo na minha mão, basta-me vender o carrito e já me chulam mais. Ofereço uma gorjeta aos netos, de vez em quando, e peço-lhes para me levarem a passear. Fica muito mais barato!

domingo, 3 de abril de 2022

sábado, 2 de abril de 2022

Tempero alemão!

 


Diz-se, por aí, que pode ser este o próximo treinador do meu Benfica. Como foi, esta noite, transmitido pela Sport TV o jogo da equipa que ele treina, dediquei uns minutos a seguir o jogo. A coisa esteve preta para o lado dele, já perdia por 2 a 0 quando eu cheguei e parece que chegou aos 3. Mas na segunda parte os jogadores fizeram das tripas coração e conseguiram terminar o jogo com um empate a 3 bolas.

É assim que as coisas se têm que passar no Benfica, recuperar do buraco em que caírem e não o contrário, como tem acontecido. Jogos em que o Benfica leva uma vantagem de 2 ou 3 golos e se deixa empatar ou até perder. Se ele for contratado para tomar conta da nossa equipa, espero que consiga motivar os jogadores a reagir dessa maneira, ou seja, deixar a pele em campo se isso for necessário. Por isso são pagos a peso de ouro!

Não vale a pena gastar o meu latim com este assunto, pois pode não dar em nada. Só quis deixar aqui a sua foto para me familiarizar com a cara, no caso de ele ser contratado, no próximo mês de junho. Ser alemão é coisa que me agrada, disciplina de ferro!

Guerra de «contra-informação»!

 


"Quem vai à guerra dá e leva" é um ditado muito antigo e nada há de mais verdadeiro. O ataque aos depósitos de combustível de Belgorod, na Rússia, ainda não tem um culpado assumido. Os russos culpam os ucranianos - que teriam todo o direito de o fazer - que juram que não foram eles a disparar aquele míssil que provocou o incêndio. Aliás, eles afirmam que dois helis ucranianos, a voar a baixa altitude, invadiram o espeço aéreo russo e fizeram os disparos. Mas será que foi assim?

Ao mesmo tempo, há quem afirme que membros das forças armadas russas estão fartos desta guerra, do Putin e das suas manias de grandeza, pelo que começaram a sabotar a operação como podem. Claro que têm que o fazer com muito cuidado para não ir parar à Sibéria (a exemplo do passado). Eu que não tenho qualquer interesse no conflito, acredito mais nesta versão do que nos ucranianos a entrar pela Rússia adentro - Belgorod fica a 30 Kms da fronteira - para ir buscar lenha para se queimarem. A capacidade da força aérea russa é mil vezes mais forte que a dos pobres ucranianos e seria um perfeito suicídio voar 30 kms para o interior da Rússia, assim sem mais nem menos.


O "amigo" Peskov é o encarregado de plantar as notícias que mais convêm ao chefe Putin e esconder aquelas que lhe podem afectar a popularidade. E se ele diz que foram os ucranianos, é meio caminho para eu acreditar que foram os russos, mas ele não quer que se saiba!

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Deus me dê paciência!

 


Mais um jogo, mais um desastre, mais um desgosto para a minha já longa colecção! Espero, ansiosamente, que esta época termine para começar a próxima e ver se o bruxedo trazido pelo Jorge Jesus é exorcizado de vez. Esta época foi mesmo má, com jogadores caros e fracos, com o Jesus que devia ter saído antes de ela começar e com o Vieira a acumular barracas, uma pior que a outra, até ter que abandonar a direcção. Quero vê-la terminada e esquecida.

Só espero que a próxima seja preparada como deve ser, com um treinador capaz e com mais jogadores portugueses no plantel. Mais de metade do actual plantel não serve e terá que ser "empandeirado" de qualquer maneira, com risco de termos outro ano perdido se não houver coragem para fazer essa mudança. Já aqui disse que não tenho grandes expectativas quanto ao Rui Costa, acho que lhe falta a experiência necessária para tomar o leme de tamanha embarcação, mas tendo-o escolhido o remédio é seguir em frente e ele vai ter que aprender à força. Nem que para isso leve todo o mandato dos quatro anos.

Este ano o campeonato vai para o Porto e não há volta a dar-lhe. Parece-me que nem o Benfica nem o Sporting têm maneira de evitar isso, só um verdadeiro desastre, para os dragões, claro, poderia alterar esse estado de coisas. Não me agrada a ideia, mas contra factos não há argumentos, siga para bingo!

P.S. - Não quero tirar mérito ao Sporting de Braga que acho que jogou melhor e se esforçou mais merecendo, por conseguinte, a vitória e os 3 pontos que conquistou.