sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Ontem, alemão, hoje, catalão!

Clica na imagem para poderes ler
Ontem, foi uma boa lição de alemão, muito embora ninguém tivesse comentado. Fico sem saber se é por não gostarem do assunto, ou andarem a viajar por outras latitudes. O Facebook rouba muitos amigos aos blogs, mas não vale a pena chorar, é fruto dos tempos e da escrita rápida e sem regras. Vejo tanta asneira dita e escrita no FB que desconfio que muita gente nova não passou da quarta classe, embora tenham diploma do 12º Ano de Escolaridade.
O Barça jogou, ontem, na Liga Europa - é no que dá perder o Messi - e empatou. O adversário era difícil, mas nos bons velhos tempos isso não seria problema para o grande Barcelona, uma das 4 melhores equipas do mundo. Com o novo treinador, um rapaz da casa, como acontece com o Sérgio Conceição que treina o Porto, espera-se que o clube volte à ribalta, mas levará o seu tempo.
Ma não foi por isso que escolhi a imagem acima, futebol sem ser do Benfica não me faz perder muito tempo. O que me motivou foi a mensagem em catalão, linguagem esquisita que nem é castelhano, nem francês, nem português, mas tem um pouco de tudo e mais alguma coisa ainda para a qual não encontro explicação. A Catalunha foi, ao longo da História, em especial nos primeiros dez séculos da nossa era, um corredor de ligação entre o leste europeu e a Península Ibérica. Por ali entraram os romanos que mudaram a nossa forma de ser e de viver, mas também muitos outros povos que deixaram as suas marcas. Mas não há dúvida que foi o Latim a origem desta Língua que os residentes na Cattalunha tentam impor por todos os meios. NO POT SER é quase Latim que se escrevia NON POTE ESSERE e assim ficou mais curto e fácil de escrever, embora soe do mesmo modo!

1 comentário:

  1. De alemão'Verstehe nicht' e de futebol a corrupção e resultados fictícios levaram muitos emigrantes a ignorar os futebóis nacionais. O importante agora é mesmo irradicar o maldito socialismo da nossa Pátria... Sempre que tento comentar pelo celular noutras latitudes pedem-me uma data de dados e acabo por desistir.

    ResponderEliminar