segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022
118º Aniversário!
Mostra o que vales, Guterres!
...../....
Manter a paz e a segurança internacionais
e, para esse fim: tomar, colectivamente, medidas efectivas para evitar ameaças
à paz e reprimir os atos de agressão ou outra qualquer ruptura da paz e chegar,
por meios pacíficos e de conformidade com os princípios da justiça e do direito
internacional, a um ajuste ou solução das controvérsias ou situações que possam
levar a uma perturbação da paz;
Todos os Membros deverão resolver suas
controvérsias internacionais por meios pacíficos, de modo que não sejam
ameaçadas a paz, a segurança e a justiça internacionais.
Todos os Membros deverão evitar em suas
relações internacionais a ameaça ou o uso da força contra a integridade
territorial ou a dependência política de qualquer Estado, ou qualquer outra
ação incompatível com os Propósitos das Nações Unidas
O Membro das Nações Unidas que houver
violado persistentemente os Princípios contidos na presente Carta, poderá ser
expulso da Organização pela Assembleia Geral mediante recomendação do Conselho
de Segurança.
.../...
A Rússia pôs-se a jeito e deveria ser expulsa, sem apelo nem agravo, da ONU, hoje mesmo, durante a assembleia. E outra coisa importante que merece ser revista, para que se não repita a situação verificada na passada semana, é o "direito de veto". É muito bonito terem reservado o direito de veto a todos os membros fundadores, mas escapou-lhes um ponto importante, não lhes ser permitido fazê-lo em "causa própria". Quem não cumpre os seus deveres perde os seus direitos, digo eu e assim deveria rezar a »Carta». Vou ficar à espera do resultado desta assembleia com muita curiosidade e ver quem os tem no sítio!
domingo, 27 de fevereiro de 2022
Só ganhou o Benfica!
Primeiro, deixem-me tecer um louvor bem merecido ao meu GIL que, a jogar com 10 jogadores mais de metade do tempo, fez suar o Porto para conseguir um empate a 1 bola. Foi sofrer a bom sofrer, até aos 98 minutos que durou o jogo, mas valeu a pena.
Com isso garantiu um confortável 5º lugar na classificação geral, logo a seguir ao Braga que continua a sua eterna luta para ser o 4º grande da nossa "pequena" Liga. Grande Gil que continue a ter sorte e a jogar bem é o meu desejo, de modo a engrandecer a sede do meu concelho.
Comigo na Casa Branca ...!
... isto nunca teria acontecido!
O Putin é muito esperto! E os restantes lideres mundiais muito burros! A começar pelo Biden que ganhou as eleições com trafulhices e não sabe o que fazer na actual situação.
Isto é o que afirma o inesquecível Trump sobre a invasão russa da Ucrânia. Talvez nós devêssemos imitá-lo e fazer o mesmo na nossa fronteira sul!
Não há pai para o Trump, não perde uma oportunidade para pisar os calos do Biden. Eles invadem e nós respondemos com sanções. Com a guerra o petróleo e o gás sobem de preço e o Putin fica cada vez mais rico. Digam lá se ele não é esperto!
sábado, 26 de fevereiro de 2022
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
A paz que o mundo precisa, mas não tem!
Os "sócios" do G7 disseram, ontem, que vão entalar a Rússia até o Putin (e os seus amigos bilionários) ganhar juízo na cachola, mas o que eles querem, na verdade, é ter quem lhe compre as armas que produzem e que só encontram cliente se houver guerras, quantas mais melhor.
Assim torna-se difícil governar o mundo, este mundo-cão em que os governantes prometem uma coisa e fazem outra muito diferente. A ONU é uma organização, supostamente, das nações que se encontram unidas num propósito comum. Visto que a Rússia não consta dessa lista, porque não correr com ela da organização. Ainda por cima tem direito de veto. Ninguém pode fazer nada sem que ela esteja de acordo, coisa que numa situação destas não tem qualquer sentido.
Eu já estou a pagar a guerra do meu bolso. A minha carteira de activos financeiros já encolheu mais de 15% e ainda agora começou a bronca. O petróleo já ultrapassou os 100 dólares, o gás vai faltar em toda a Europa e só pode subir também, por isso este ano de 2022 vai ser bonito. A Ucrânia fica muito longe daqui e o português não tem nada a ver com o conflito, mas vai pagar e, pior que isso, com dinheiro que não tem.
Oh, Costa, estás a ouvir? O que tens a dizer a isto? A bazuca europeia vai chegar para tudo? Para pagar a água que não temos, a electricidade que não conseguimos produzir e os salários de tanto funcionário público, além dos muitos milhares de reformados, cujo número não para de aumentar? Eu tenho as minhas dúvidas, mas tu é que vais ao leme e tens que saber o que deves fazer!
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
A «Testa de Ponte»!
Durante a recruta nos fuzileiros, nas aulas teóricas, começámos a estudar o que era um golpe de mão e uma testa de ponte. No princípio, a metade de voluntários do meu pelotão - alguns ainda só fariam 17 anos no Outono - desataram a rir com estes termos. Para eles, golpe de mão era aquilo que os carteiristas faziam para levar a vida. E testa de ponte prefiro nem dizer aquilo em que pensavam.
Esta madrugada, as tropas russas iniciaram um movimento tendente a estabelecer uma testa de ponte, no sul da Ucrânia, de modo a isolá-la do Mar Negro e também do Mar de Azov. As tropas russas já ocupam a Crimeia e o Donbass (Zonas marcadas a rosa forte) e, segundo os comentadores internacionais presentes no terreno, tentarão ocupar e controlar toda a zona sul da Ucrânia (zona marcada a rosa claro), isolando o país do mar e da sua frota naval. E mais que isso da frota naval da Nato que está presente no Mar Negro.
Os dois portos principais existentes nesta faixa da costa são ODESSA, a ocidente e MARIUPOL, a oriente. Ambos foram atacados, durante esta madrugada do dia 24 de Fevereiro, de modo a dar início à tal «Testa de Ponte» que protegerá as forças russas desembarcadas e cortará o acesso a quaisquer forças de salvamento vindas do mar. Não está nada mal desenhado o plano do Sr. Vladimir, foi assim que eu aprendi também, no curso de fuzileiros.
Se os países ocidentais (anti-Rússia) não tomarem medidas para evitar que este plano se concretize, a guerra pode tomar um rumo que será muito difícil reverter sem uma guerra global. Estou curioso para ver como vão tratar do assunto, pois até agora tem sido apenas conversa e sanções que ninguém adivinha como afectam os russos.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
Podíamos ter ganho!
Com tantas oportunidades desperdiçadas não admira que tenhamos ficado pelo empate. Mas já não foi mau, quando todos vaticinavam que íamos levar meia dúzia!
O primeiro golo foi culpa do Grimaldo que, como já é costume, nunca está no sítio que deve. Ele é bom para apoiar o ataque, mas um tremendo falhanço na defesa. Num caso destes não sei o que seria melhor, talvez deixá-lo no banco para ver como correm as coisas.
O Rafa, movido a gasolina super, foi o único que pôs o Ajax em sentido, com um pouco mais de sorte e ajuda dos seus colegas podia ter resolvido a eliminatória. E o Darwin teimou em chegar atrasado a todos os cruzamentos. E, por pouco, safou-se de levar um vermelho!
De forma geral gostei do jogo, nada a ver com aquela vergonha que foi frente ao Boavista. Não me parece que a diferença esteja na utilização do Taarabt, a meio campo, mas se for força nisso. Parece-me mais que é a motivação dos jogadores que se superam quando jogam numa prova de nível superior. Eles sabem que estão numa montra internacional e gostam de ver o seu valor reconhecido.
Não é que esteja com uma grande fezada que o Benfica vá a casa do Ajax arrumar com eles, mas é bom saber que vão preparados para olhá-los olhos nos olhos e sem ficar com as pernas a tremer. E, tal como afirmaram os nossos comentadores desportivos, o Ajax consegue melhores resultados fora que em casa, por isso espera-se que percam o próximo. E o Benfica agradece, pois os milhõezitos que isso vale fariam bom jeito ao meu clube, cujas receitas andam pelas ruas da amargura.
E, falando do Video-Árbitro, parece que também não é grande coisa. Queixamo-nos do nosso que funciona na Cidade do Futebol, mas o deles também não vê aquilo que devia. Ou não quer ver, o que vem a dar no mesmo!
Como dizia, hoje, um adepto, no estádio - a ganhar ou a perder, Benfica até morrer !!!
Broncas à portuguesa!
Enquanto os russos avançam para a zona de Donbass (zona do rio Don, perto da foz, no mar de Azov), quer seja para atacar a Ucrânia ou apenas para pôr o mundo inteiro em alvoroço, nós, em Portugal, um minúsculo país que não se atrapalha com nada nem mete medo ou respeito a ninguém, vemo-nos à rasca com meia dúzia de ciganos que entram por um hospital adentro e desancam um enfermeiro por os mandar sair dali. Os ciganos são os nossos "pró-russos", os traidores a quem demos a nacionalidade e nos pagam desta maneira.
Mais uma lei de merda que o nosso governo, não sei qual nem quando, aprovou, dando a nacionalidade portuguesa aos ciganos só porque nasceram dentro das nossas fronteiras. Eles são nómadas e apátridas e os filhos deles assim deveriam continuar. Eles são originários da Índia e quando se chatearem de andar por aqui, podem voltar para lá que ninguém os proíbe. Agora, chamar-lhe portugueses, oferecer-lhe todo o tipo de apoios sociais e ainda por cima ser maltratado por eles, não me cabe na cabeça. Lei de merda, num país de merda, não posso pensar diferente.
Além deste tema que não chega para encher a página da minha crónica e como talvez, logo à noite, volte aqui para falar do Benfica, escolhi 3 bagatelas para vos oferecer e fazer-vos pensar como a vida é efémera e, de um dia para o outro, tudo se pode virar do avesso.
1) A Mariana é comunista, como o seu pai que lhe transmitiu os genes de esquerda. Como uma pessoa de bom senso deveria condenar a atitude de Vladimir Putin, ao pôr o mundo inteiro em polvorosa com medo de uma guerra global. Guerra que mesmo sem tiros nem mortos pode ser um verdadeiro desastre para as economias de meio mundo, a começar com a nossa que é a que mais nos interessa.
Em vez disso ela limita-se a encolher os ombros dizendo que os americanos é que deviam estar quietinhos, lá do outro lado do Atlântico, pois nada têm a ver com isto. Se há ucranianos que querem ser russos, ou russos que têm inveja do modo de viver dos ucranianos é coisa que não devia preocupar os filhos do Tio Sam. Quanto ao Putin e aos seus desmandos ... é comunista e porta-se como tal.
2) A rainha Elisabeth de Inglaterra (e do reino Desunido) está velha e doente. Ela preferia morrer do que transmitir a coroa ao seu filho Carlos, mas a doença veio transtornar-lhe os planos, talvez tenha mesmo que entregar-lhe a coroa e ver a Camila no lugar da mãe dos seus netos que devem olhar para o seu pai com olhos estranhos, por os deixar nesta posição.
Os britânicos, cansados de esperar que ela morra ou decida entregar o trono ao seu filho mais velho, já desenharam mil e um cenários para lidar com o momento, quando isso acontecer. Agora, com a Covid-19 a atacar forte, acreditam ser chegado o momento de pôr em prática um desses planos que já foi ensaiado umas quantas vezes, até tem um nome esquisito que, agora, não me vem à ideia. Isso é lá com eles, podem gritar bem alto "God save the queen" que a doença da moda faz-se de surda e pode levá-la desta para melhor.
3) Por último e não menos impactante, a Cristina Ferreira que tem sofrido alguns dissabores, desde que se transformou em acionista da Média Capital (para passar de empregada a patroa da TVI), decidiu convidar o José (Pinóquio) Sócrates para o próximo BB Famosos a estrear no próximo domingo. Seria uma espécie de ás de trunfo para esfregar na cara dos que lhe fazem frente e tentar sair por cima.Ele ainda não disse sim ou não, pelo menos não é público que o tenha feito, teremos que esperar até domingo à noite para descobrir, mas sei quem gostaria de vê-lo aceitar a proposta. Eu, por exemplo, para podermos continuar o julgamento na praça pública, já que nos tribunais nunca vai acontecer. Até o juiz Ivo Rosa foi, ou vai ser, operado ao coração para piorar a situação da Justiça que já não era nada famosa.
Espero gostem da matéria e até logo. E que ganhe o Benfica!!!
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022
JB - Marca de whisky?
Não, JB são as iniciais de James Bond, o espião inglês ao serviço de Sua Majestade!
Ontem, estava eu a ouvir o Putin deitar aquelas barbaridades pela boca fora e a pensar que já não se fazem espiões como dantes. Nos bons velhos tempos, ele já teria sido chamado e munido de todas aquelas armas secretas que ele usava, sempre que se via aflito, estaria a caminho de Moscovo para meter algum juízo na cabeça dura daquele ditadorzinhjo que pensa estar a viver nos idos de 1917.
Lá diz o ditado que "para grandes males grandes remédios" e em última análise uma bala no meio dos cornos seria o remédio ideal para curar a doença de que ele padece.
Até o Jimping, na reunião da ONU, convocada à pressa, pediu a todos para terem calma, pois não é boa altura para meter a pata na poça. Com as economias debilitadas pela pandemia, a inflação a galopar e o petróleo a correr atrás dela, todos os países têm as suas contas pela rua da amargura. E alinhar numa guerra que só serve os interesses do Sr. Vladimir parece ser uma estupidez de todo o tamanho. É assim a modos que, usando outro ditado popular, saltar da panela para a fogueira. Acautele-se quem não quer ficar chamuscado.
Mas, voltando ao James Bond, o presidente dos Estados Unidos podia juntar-se ao loiro Boris - se fosse o Trump já o teria feito - e arranjar alguém que pudesse viajar para a Rússia e tratar deste assunto que tira o sono a tanta gente. Haverá, com toda a certeza, uma boa meia dúzia de russos que não vão à bola com o seu chefe e poderiam dar uma mãozinha. É para isso que serve a espionagem que tantos recursos consome ao erário público. Vamos lá, toca a mostrar serviço!
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022
Um sonho desfeito!
domingo, 20 de fevereiro de 2022
Desiludido com o futebol!
Há ainda um jogo a decorrer, mas acredito que o Braga sairá a ganhar, portanto todos ganham menos o Benfica que foi o único empata (até agora). Os clubes de que eu gosto, a começar pelo Gil e passando pelo Famalicão e acabando no Braga, tudo a ganhar e só o Benfica a perder.
Com estes pensamentos a ocupar a minha mente, pus-me a pensar sobre o que escrever e veio-me à ideia aquela mania das professoras primeiras porem a gente a fazer redacções sobre assuntos do mais prosaico, como por exemplo, a vaca.
A vaca dá-nos o leite - na prática não dá, a gente é que lho tira, mesmo sem ele querer - com o qual fazemos o queijo e a manteiga. E, hoje em dia, uma porção de coisas mais.
E, como eu tenho a mania que falo muitas Línguas, começo a pensar como se diz isso em Francês, em Inglês, em Alemão, ou Italiano. E como as palavras são tão parecidas, às vezes, ou tão diferentes, noutras.
Vaca, cow, vache ou Kuhe. Leite, late, lait, milk ou Milch. Queijo, cheese, fromage, fromagio ou Käse. Manteiga, butter, beurre, burro ou Butter (que se escreve igual ao inglês, mas com maiúscula e se lê PUTA).
Digam lá que isto não tem muita mais piada do que choramingar por causa do Benfica não ganhar. Dentro de uns dias vai jogar com o Ajax e que podemos esperar? Uma nova derrota, claro!
O Vieira e o Jesus foram-se e deixaram o meu clube num caos. O Rui Costa é um presidente fraco e não acredito que dê a volta ao problema. Os 20 anos de Vieira encheram o clube de gente que se habituou a viver à custa e só sairão à vassourada. Para isso seria preciso um presidente com outro estatuto para ser capaz de desatar à bastonada, à esquerda e à direita, e correr com os situacionistas.
A mim resta-me esperar pela próxima época e ver se alguma coisa muda. Ou morrer primeiro !!!
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Ontem, alemão, hoje, catalão!
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022
Vamos a uma lição de alemão?
Em alemão, meio diz-se MITTE e semana diz-se WOCHE. Ora se a semana tem 7 dias, como se chamará o do meio, aquele que fica com 3 dias dias antes e outros 3 depois? MITWOCH, está claro! Se tudo fosse tão claro assim em todas as línguas não custaria nada ser poliglota.
E os homens alemães, depois dos 40 anos, consideram que uma relação sexual por semana é suficiente. Que dia acham que eles escolheram para isso? Am Mitwoch, klar! Depois têm 3 dias para descansar, seguidos de mais 3 para ganhar embalagem para a próxima!
Depois desta lição já podem dizer - Ich kann deutsch sprechen!
terça-feira, 15 de fevereiro de 2022
Vida difícil para o SCP!
Hoje, levou 5 em casa!
E ainda vai ter que ir a Manchester para levar mais!
É assim a vida, na guerra é que se aprende como as coisas se passam. O Rúben Amorim ainda está a dar os primeiros passos nestas lides, há outros que nunca lá chegaram. Terá tempo de aprender e tentar de novo, entretanto o Guardiola reforma-se e já não atrapalha.
O Real Madrid é grande e também levou no pelo. Veremos como se sai o Porto, na próxima quinta-feira, estou curioso!
Putin, uma espécie de Hitler!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
Notícias, que notícias?
Abro os jornais e que vejo?
Notícias que pouco ou nada têm de novo. Notícia em inglês diz-se "new", em português não é assim tão óbvio, mas tem que ser alguma coisa que o povo não saiba, não espere, mas entenda.
A primeira deixa-me logo desanimado! Lá fora brilha o sol, tanto como brilhou durante a semana passada. Dizer que a semana começa "com chuva um pouco por todo o país" é a mentira mais rebuscada que já ouvi, especialmente, quando a gente tanto anseia pela chuva que regue a terra e faça crescer umas ervinhas para os animais (aqueles que nos oferecem a sua carne para não morrermos de fome, poderem trincar e saciar a sua fome. Não chove nada - pelo menos aqui na minha ensolarada Póvoa de Varzim - é mentira!
E depois, porque é Dia de Namorados, oferecem bonés a preços bonificados! Mas quem é que dá 50€ por um boné que se pode comprar em qualquer feira, desde a do Relógio, de Carcavelos, da Malveira, ou da minha florida cidade de Barcelos por uns míseros 5€? Guardem a conversa dos namorados para outra altura que, hoje, não pega!
E, já que falamos em namorados, esta é a melhor de todas. Lembram-se de que o Bruno de Carvalho, aquele da voz de bagaço, levou a claque do Sporting a assaltar a Academia de Alcochete e armou uma barraca de todo o tamanho? Pois, ontem à noite, quase acontecia o mesmo nos estúdios da TVI, onde decorria a gala do programa Big Brother Famosos, com o povo a querer linchá-lo por exercer violência psicológica sobre a namorada arranjada "lá dentro". Ele é um tarado autêntico, apaixona-se por toda a mulher que vê e depois de meia dúzia de quecas, descarta-as com a mesma rapidez.
Aquele sportinguista marado é assim mesmo! Nunca mudará !!!
domingo, 13 de fevereiro de 2022
Os ases de trunfo!
Eu sou um fraco jogador de sueca e já perdi jogos com o ás e manilha de trunfo nas minhas mãos. Neste caso, olhando para os trunfos do António Costa, não posso deixar de pensar que ele tem um jogo muito pobrezinho. O primeiro, em cima, à esquerda, um comunista disfarçado, ao seu lado uma afilhada muito especial que veio parar ao governo para permitir a reforma do seu pai. E para completar o trio da fila de trás, o delfim de Costa que fez o tirocínio na Câmara de Lisboa e agora quer replicar o seu sistema de governação num país completo. Não lhe auguro grande sucesso!
Dos três de baixo sei pouco. À esquerda a líder parlamentar da legislatura que terminou e à direita um gajo que tem mais pinta de CDS que de socialista. O do meio não me diz absolutamente nada, nunca o vi aparecer em qualquer cena que me tenha ficado na memória.
Não vejo nenhum com cara de ás de trunfo e acho-os mais perto do duque de paus que outra coisa!
sábado, 12 de fevereiro de 2022
Não quero dar mais para este peditório!
Depois daquilo a que assistimos, ontem, no Estádio do Dragão perdi todo o interesse em discutir futebol, pelo menos este futebol a que vimos assistindo nos últimos tempos. Perder e ganhar tudo é desporto, foi isto que aprendi nos estabelecimentos de ensino por onde passei. No fim do jogo, um abraço ou um aperto de mão e a alegria de ter participado em algo importante. Claro que, hoje, existe outra coisa no futebol de que se não falava nessa altura, os milhões de euros. E isso pode fazer toda a diferença, pois perder o jogo, desportivamente falando, é uma coisa, mas perder os milhões que mudam de bolso conforme o resultado já é outra muito diferente. E é aí que convém estabelecer regras muitos claras e combinar penalizações muito severas para quem as não cumprir. Todos sabemos que a situação financeira dos clubes portugueses, chamados grandes, é um desastre total, o que leva os responsáveis a enveredar por caminhos que roçam o ilegal. Usar os adeptos e lançá-los uns contra os outros é uma arma que tem vindo a ser usada cada vez mais. Os benefícios concedidos às claques do Porto e Sporting (que têm vindo a público) são o meio usado para os fazer alinhar nesse jogo de interesses. E o Benfica não é melhor, bem entendido, embora a direcção sempre tenha afirmado que não há claque nenhuma. Todos sabemos como isso funciona. Neste caso particular do jogo no Dragão, o mínimo que se espera para pôr ordem nas coisas, é uma interdição do estádio por um período prolongado e uma derrota na jornada. Menos que isso é deixar a vergonha ser ainda maior.
Quanto ao Benfica, que com a saída de LFVieira espero ver cada vez mais afastado destes processos de conquista de pontos, fez um joguinho razoável e amealhou os 3 pontos que estavam em jogo. Sem ser brilhante, dominou durante os 95 minutos que durou o jogo e a melhor prova disso é que o jogo foi sempre jogado na metade do campo atribuída ao Santa Clara, com o Odysseas a assistir como um mero espectador. Mas tem muito que fazer, entre treinar e ajustar o plantel, até eu poder dizer que jogam bom futebol.
A política ao sábado!
Zita Seabra foi, em tempos, uma das figuras mais proeminentes do comunismo em Portugal. Hoje em dia, anuncia a morte do PCP, mas também do PSD, do CDS e do BE. Só sobram o PS, o Iniciativa Liberal - da qual foi mandatária em 2019 - e o Chega. Com um pé em Portugal e um no mundo, olha com atenção para a política internacional, acusa o declínio na Europa e lamenta a forma como o país lidou - e lida - com os seus idosos, nomeadamente na altura de discutir a eutanásia, proposta à qual se mostra completamente contra, tal como a regionalização.
Tinha decidido escrever algo sobre o PCP e o seu líder actual e esta notícia sobre a Zita Seabra veio dar gás ao meu plano. Tal como ele, também eu acredito na morte do PCP se este não inverter rapidamente a sua linha de rumo. O Jerónimo de Sousa está a fazer ao PCP o que o Pinto da Costa está a fazer ao Porto, ou seja, fazer o mundo esquecer o que fizeram de bom, no passado, ao acumular erros, no presente.
Assim como o Chicão deu cabo do CDS, pela sua juventude, o Jerónimo dará cabo do PCP, pela sua velhice e incapacidade de ver o mundo com os olhos do Século XXI. A regra que obriga os líderes comunistas a retirarem-se após os 70 foi quebrada e isso não tem desculpa. Estas eleições deram ao Jerónimo a oportunidade de retirar-se e dar o seu lugar aos mais novos, mas preferiu deixar-se reconduzir até 2024. Porquê e para quê?
A existência do Bloco de Esquerda já é uma dissidência entre velhos e novos comunistas e para bem de Portugal deveriam unir-se formando um novo partido que poderia chamar-se PJC - Partido dos jovens comunistas e agregar a juventude de esquerda que há na nossa sociedade. Faz falta um partido forte, à esquerda, para combater os excessos da direita e esse nunca poderá ser o partido do Jerónimo que vive preso à memória do forte de Peniche, da fuga de Alvaro Cunhal e do seu grande inimigo, Salazar. Mais de 5 milhões de portugueses já nasceram depois de Salazar morrer e as histórias que se contam a seu respeito dizem-lhes tanto como a de D. Afonso Henriques ou do Prior do Crato, são apenas frases gravadas nos livros de História que continuam a ser impingidas aos alunos nas nossas escolas, quer sejam uma grande verdade ou uma maior mentira.
O resultado das últimas eleições reflete bem aquilo que vos tento transmitir nesta mensagem, conforme vão morrendo os velhos que eram anti-salazaristas (e não comunistas) os novos encostam à direita e votam no CHEGA. Ora nem uma coisa era boa, nem esta nova realidade é, o movimento dos jovens trabalhadores, sejam da indústria, do comércio ou agricultura precisam de quem os represente e defenda das manobras das entidades patronais que pensam apenas em aumentar os seus lucros e, de modo nenhum, querem reparti-los por quem trabalha. Eu continuo a defender uma política de repartição dos lucros muito simples, um terço para remunerar o capital investido no negócio, um terço para melhorias e renovação das tecnologias de produção e um terço para distribuir pelos trabalhadores.
Força P.J.C. !!!
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
A barracada do costume!
O que fica de bom do jogo Porto vs Sporting é que o Benfica pode ganhar 2 pontos a cada um dos adversários, caso saiba jogar para isso, amanhã, na recepção ao Santa Clara dos Açores, tudo o resto foi uma vergonha pegada. Não faltam imagens do que aconteceu, pois as câmaras da Sport TV nunca foram desligadas, até muito tempo depois de o jogo ter terminado.
Eu preferia que o Sporting tivesse ganho para reduzir a vantagem que o separa do Porto, mas, teoricamente, assim é mais vantajoso para o Benfica que se aproxima dos dois. Se ganhar, claro, o que é ainda um grande ponto de interrogação do modo como a equipa vem jogando. Desde que o Lucas Veríssimo se lesionou, o Benfica nunca mais deu uma para a caixa. Claro que os problemas relacionados com a saída de Jesus e a ida de alguns jogadores às selecções também deram uma ajuda, mas não vale a pena tratar o assunto com paninhos quentes, a equipa está a jogar mal e ponto final.
Quanto à barracada que os tripeiros organizaram, jogadores, dirigentes, adeptos e sei lá quem mais, as autoridades desportivas deviam tomar uma atitude séria, averiguando culpas e estabelecendo multas e castigos que sirvam de exemplo para o futuro. Multas de 200 ou 500 euros não resolvem nada, tem que ser a doer e bem.
O árbitro viu-se à nora várias vezes, durante o jogo, e perdeu-se por completo, no fim do jogo. Só faltou aquecerem-lhe o pelo e não faltava quem tivesse muita vontade de o fazer. O Pepe e o Octávio foram os piorzinhos, como já é costume, um teatro pegado, do princípio ao fim, para enganar o árbitro. Assim não é futebol nem nada!!!
Terrorismo? Em Portugal?
Com latas de gasolina? Botijas de gás? Facas de cozinha e catanas? E um isqueiro, também tinha ou esqueceu-se do mais importante?
Quem inventou este filme?
Eu pensei que os terroristas usavam metralhadoras, granadas ou um colete de explosivos que ameaçavam fazer explodir se alguém chegasse perto!
Chamem-me o que quiserem, mas não acredito nesta história, parece invenção das televisões portuguesas que já não tinham assunto para entreter as massas. E até meteram o FBI pelo meio para causar maior impacto! E depois convidam o Rogério Alves para comentar AQUILO QUE NÃO ACONTECEU e ele lê a cartilha toda, julga e condena o réu, mesmo antes de ele ser presente ao juiz.
É o que dá ter uma televisão que se associou à CNN que tem jornalistas espalhados por todo o mundo e fabricam notícias mesmo onde as não há. São os tais que não largam a fronteira da Ucrânia, mortinhos por ouvir uma rajada de tiros e filmar a guerra em directo.
Mas não vai haver guerra nenhuma, garanto eu, que a humanidade é louca, mas nem tanto. O que dá jeito e faz render o peixe é manter o volume alto e continuar a mandar bitaites. O Scholtz diz para terem cuidado com a Europa, o Macron aconselha calma e o Boris, loiro e burro, é mais do género de "vamos ao ataque". E as televisões de todo o mundo fazem publicidade a tudo e todos e, nos intervalos, oferecem umas imagens dos carros combate do Putin a fazer uns piões na neve da Bielorússia.
E para terminar, aviso que fui OUTRA VEZ suspenso pelo Facebook, já é a terceira vez! Há um ditado português que afirma que A GALINHA DA VIZINHA É MELHOR QUE A MINHA. Eu limitei-me a fazer uma ligeira alteração num comentário feito num site de humor, dizendo: - a mulher é como a galinha, a do vizinho é melhor que a minha! E toma lá uma semana de castigo!
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
Preocupante!
Um estudo recente comprova que em Portugal os partos com recurso a instrumentos, como forceps, ventosas e outros, são 3 vezes superiores à média europeia. E na maioria dos casos sem dar conhecimento, ou pedir o consentimento das interessadas.
Ao ler isto nas notícias desta manhã, recuei até ao dia 19 de Junho de 1969, em que fui deixar a minha mulher no hospital para um parto, em princípio, sem o menos risco. Só depois da hora de jantar consegui subir à enfermaria, onde fui encontrar a minha mulher toda ensanguentada com uma hemorragia que não parara desde que saiu da sala de partos. Se eu lá não tivesse ido e chamado por socorro, talvez tivesse ficado viúvo nesse dia e com uma filha toda estropiada nos braços.
Sim, porque não tendo a criança nascido, quando convinha àquela gente que queria sair do serviço às 18.00 horas, agarraram-se à ventosa para a puxar e não o conseguindo usaram os forceps para a puxarem através do canal uterino. Por pouco não lhe sugaram o cérebro através da "moleirinha" e veio com a cabeça toda arranhada. Só ao fim de 15 dias começou a parecer um bebé normal. Foi um susto!
Estou a ver que a coisa continua e está cada vez pior. As ginecologistas que acompanham as parturientes marcam a data e hora do parto e ele tem que acontecer, quer esteja na hora ou não. Falo por experiência própria, aqui no hospital em que nasceram os meus filhos e netos. A médica faz a sua visita de rotina à enfermaria, entre as 16.00 e 18.00 horas e logo a seguir vai para a sala de partos tratar das clientes do dia. Antes da 20.00 horas tem que estar tudo cá fora que é a hora de ela ir para casa preocupar-se com o marido e os seus próprios filhos. Ela sabe como fazer as coisas acontecer e, em última análise, há sempre a última opção, a cesariana.
Porca miséria! E a natureza, onde fica?
terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
O Imediato do DFE5!
Desde o ano passado que assino a Revista da Marinha que é mais virada para a Marinha Mercante, enquanto a Revista da Armada é mais para a Marinha de Guerra. A publicação é trimestral e sai sempre no primeiro mês do trimestre seguinte. Ao abrir a última que recebi dei com a história do Comandante Villas Boas, cujo nome me soou familiar. Infelizmente, apanhado pela Covid-19, ele foi internado no Hospital de Santo António, no Porto, e faleceu ao fim de três semanas, a 15 de Fevereiro (fará um ano na próxima semana). O nome dele era-me familiar por causa do blog «DFE5 - 69-71» de que era administrador e que podem ver na coluna dos meus favoritos, aqui ao lado esquerdo. Ele era o imediato desse Destacamento e contou, neste blog, todas as peripécias da sua comissão e publicou fotos de quase todos os camaradas de uma forma muito organizada. Isso fez-me pensar que talvez tenha ficado com os ficheiros da sua Unidade, por desinteresse de outros. Sei que ele deixou viúva filhos e netos, mas ninguém faz a manutenção do blog, talvez nem saibam a passaword para entrar!
A montanha pariu um rato!
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022
Finalmente!
Uma vitória para podermos respirar um pouco. Ainda com a equipa incompleta, mas já se viu algum jogo, hoje. Claro que podem dizer que o Tondela é uma pobre equipa a quem qualquer um pode ganhar, mas as coisas não são bem assim. A espaços, vi o Tondela comer as papas na cabeça ao Benfica a quem valeram as individualidades que fazem a diferença.
O Grimaldo, Everton e Darwin jogaram muito bem. O Valentino, de quem muitos não gostam, esteve muito bem no seu papel de ala direito. O Rafa, talvez por estar a jogar fora da sua posição, ou por lhe terem pedido para fazer algo com que não concorda, andou a apanhar bonés até ser substituído. Todos os outros, cada um à sua maneira, fizeram os papeis que lhes foram distribuídos no jogo.
Foi uma pena não ter sido aproveitada a oportunidade do Mercado de Inverno para reajustar o plantel livrando-se de alguns pesos mortos que só custam dinheiro e não acrescentam nada. Há jogadores, como o André Almeida, o Taarabt, o Seferoviv, só para citar alguns, que já deviam ter seguido o seu destino. O Benfica tem de investir em gente mais nova, mais barata e, de preferência, portuguesa. O Porto, o Sporting, assim como outros clubes, têm feito isso com sucesso, porque não o Benfica? Pelo menos um caso, o do Pizzi, parece ter sido resolvido. Um plantel com tantas nacionalidades torna-se difícil de gerir e esse é outro problema que convém resolver.
Nota-se que a equipa não dá tudo em campo e falta descobrir a razão desse comportamento. Há falta de entendimento ou interesses divergentes entre os membros do plantel e só um treinador que tenha, realmente, os jogadores na mão será capaz de resolver isso. E o Veríssimo, sabendo que não é a escolha para a próxima época, também não deve estar muito motivado para lutar por isso. No fim do mês mete o ordenado no bolso e deixa rolar. Parece-me que não temos outro remédio senão esperar que a próxima época traga a solução. Mas começar a procurar já um treinados que nos sirva, de modo a esquecer esta salgalhada em que nos metemos com a saída do Jesus e posterior regresso para escaqueirar o pouco que ainda estava de pé.
E depois a Justiça também não ajuda nada, com todos os casos enrolados nos tribunais que nunca mais vêem o seu fim e deixam as pessoas todas penduradas.
A água do Alqueva!
domingo, 6 de fevereiro de 2022
O futebol dos outros!
sábado, 5 de fevereiro de 2022
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
Ideologias á parte!
A candidatura do André Ventura e do respectivo partido é coisa para nos fazer pensar a sério naquilo em que transformou a política no nosso país. Se não fosse tão trágico seria do mais cómico a que eu, na minha já longa existência, tive o privilégio de assistir. A sua participação no anterior Parlamento, como único deputado do seu pequeno e novo partido, foi um grito de protesto contra um governo inoperante e entregue aos interesses mais diversos.
O sucesso desta segunda candidatura só prova que a situação piorou muito e levou o Povo a unir-se ao seu grito de revolta contra os situacionistas que vão governar em maioria absoluta, durante os próximos quatro anos. A voz de 12 deputados chegará muito mais longe do que a do seu predecessor, na sua primeira experiência parlamentar, que teve como ponto alto a guerra com a Joacine "Gaga" Moreira e os ciganos que vivem no melhor dos mundos, a viver de subsídios do Estado, enquanto enchem os bolsos com a venda de droga.
A primeira guerra, desta nova legislatura, já começou ontem com a suspeita de que há um movimento nos corredores para boicotar a eleição de um vice-presidente do Parlamento, pelo seu partido, direito que a lei confere aos 4 partidos mais votados. O André Ventura reuniu a comunicação social e e fez soar o sinal de alarme. O Chega e a Iniciativa Liberal têm o direito de eleger, cada um, o seu vice-presidente e ai de quem for contra isso. Os socialistas têm a maioria e podem eleger quem quiserem para a presidência - parece que vão propor a Edite Estrela - mas terão que gramar com os 3 vices dos outros partidos. Fez muito bem, o André, em berrar "oh da guarda", antes que o comam por lorpa.
Mas comecei por dizer que este acto eleitoral foi uma tragédia e quero explicar porquê. Não acredito que seja quem for se reveja nas atitudes e declarações do líder o CHEGA, mas acredito que há muitos milhares de portugueses que precisam de um líder para chefiar a revolta contra os socialistas que tomaram o país de assalto, depois do verão quente de 1975. O André Ventura pode ser um mau político, mas não é burro e pode fazer bem o papel de que nós, todos aqueles que se sentem enganados e roubados pelos políticos, precisamos para mudar este estado de coisas.
Mais ainda se transformou numa tragédia, porque acabou por levar a uma maioria absoluta do PS na Assembleia da República, exactamente o oposto daquilo que se pretendia. Fazer subir os pequenos partidos e descer os dois maiores era aquilo que seria desejável para podermos ter uma legislatura equilibrada e que respeitasse a vontade da maioria dos eleitores. Desta maneira a situação piorou muito, com os eleitores levados ao engano por sondagens e outras habilidades dos políticos em campanha. A enorme quantidade de reformados e funcionários públicos, com receio de ver a sua situação mudar para pior, preferiram votar naquilo que consideram seguro, tudo em troca de 10€ de aumento na pensão.
Se não fosse tão trágico daria vontade de rir a qualquer um que pensasse a sério no assunto!
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022
Um futuro negro!
O Benfica foi amaldiçoado pela dupla Vieira- Jesus e não sei como vai livrar-se dessa maldição. O futuro é negro, mais negro não poderia ser e com um presidente sem experiência, como o Rui Costa, corre o risco de se perder no meio da tempestade. Dá gosto ver o Sporting jogar, do mesmo modo que dá pena ver aquilo que o Benfica faz dentro das quatro linhas.
Só me resta uma alegria, o Gil ganhou e vai haver festa rija em Barcelos. Amanhã há lá feira e não faltam comes e bebes e com a vitória do clube da terra está tudo em alta. A melhor ideia é virar-me para os galitos de Barcelos e fazer a festa com eles!
Viva o Gil Vicente!!!
terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
Ai, chuva que falta fazes!
Enorme diferença entre aquilo que sentem os citadinos, a quem a chuva só chateia e complica a vida, por oposição aos campesinos que não conseguem viver sem ela.
O relógio não para!