O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio desde 1998, em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama (c.1469-1524). Trata-se do dia em que a sua pioneira armada, que pela primeira vez na história ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, chegou a Calecute, na Índia, em 1498.
Até 1998 o Dia da Marinha era celebrado a 8 de julho, data da partida da armada de Vasco da Gama de Lisboa, em 1497. Com esta alteração, pretendeu-se dar enfâse ao cumprimento do objetivo perseguido durante décadas, o descobrimento do caminho marítimo para a Índia.
O Dia da Marinha celebra-se em cada ano numa localidade costeira portuguesa, tendo como objetivo estreitar os laços entre a população portuguesa e a sua Marinha, através de uma agenda que integra diversos eventos.
Eu não sou muito de comemorar este dia, pois a Marinha não foi muito pródiga comigo. Aproveitou-se da minha juventude para fazer a Guerra Colonial, depois mastigou-me e cuspiu-me fora, quando a minha maneira de ser incomodou alguns senhores que se julgavam os donos da Briosa. O maior culpado já morreu e espero que o S. Pedro o tenha posto no «Livro de Ocorrências» pelo mal que me causou. Como bom marinheiro e profissional que sempre fui, vou tentar pôr isso para trás das costas e, nos poucos anos que me restam, prestar homenagens aos homens corajosos que enfrentaram o desconhecido e levaram as nossas naus até Calecute.
Viva a Marinha!!!
Não conheço Calicute que agora se chama Kozhikode mas conheci Cochim onde Vasco da Gama morreu e esteve enterrado na Igreja São Francisco... Daqui a uns anos nem Marinha iremos ter quanto mais dinheiro para celebrações. Este regime socialista está dando cabo de tudo e nem 'a Briosa' escapa.
ResponderEliminarNesse tempo tinha mais credibilidade uma mentira do comandante do que trinta verdades dos seus subordinados hierárquicos. Quem por algum motivo, disciplinarmente, fosse castigado, só podia reclamar, se quisesse, depois do castigo cumprido.
ResponderEliminarAplausos para aqueles que por bem merecem ser recordados!