domingo, 5 de agosto de 2018

Fuga para a água!

Mbuna Bay, meia dúzia de kilómetros a sul de Metangula.

Lá ao longe Meponda, terra conhecida de muitos combatentes
da Guerra Colonial que por ali passaram a caminho do norte.

Em Moçambique também faz muito calor que bem me lembro disso, mas já não consigo recordar se era mais ou menos intenso do que aqui vivemos nestes últimos dias. Diria que 35º era a temperatura máxima sentida nas margens do Lago. E ao mínimo sinal de excesso de calor, um mergulho para as águas límpidas do Niassa resolvia o problema.
Muitos portugueses - e outros que por cá andam - têm feito o mesmo, desde quinta-feira passada. Rios, albufeiras, lagos e lagoas servem para o efeito no interior, enquanto que no litoral é o mar que serve de abrigo aos encalorados.
Eu ainda não mergulhei em lado nenhum, tenho-me aguentado. E dizem que amanhã já não será preciso, talvez até precise do casaco para sair à noite. Hoje, talvez mergulhe num mar de verde tinto, pois tenho um almoço de família e alguma coisa se terá que beber para matar a sede.
Depois vos contarei o resultado da experiência!

2 comentários:

  1. Bom apetite ao almoço sem razão para te queixares da temperatura. Aí na Póvoa de Varzim, a tua terra estás como o peixe na água, com uma temperatura de 24º - 17º, isso é um luxo. Enquanto que eu aqui na Póvoa de Santa Iria. Tenho de gramar 40º - 25º. Viva o velho e cara alegre!

    ResponderEliminar
  2. Mergulha lá no mar de verde tinto, mas mete o neto a conduzir, as multas são pesadas!

    Bom domingo.

    ResponderEliminar