Hoje decidi falar de um português que eu admiro. Grande gestor que nunca ficou mal em qualquer dos cargos em que foi empossado, seja no governo ou fora dele.
E decidi falar dele, porque acho que ele está a exagerar no modo como defende os interesses da Caixa Geral de Depósitos, isto é do governo da nação, em detrimento dos interesses dos seus clientes que são, ao fim e ao cabo, quem lhe garante os lucros e paga o salário (bem alto, acredito eu) que recebe ao fim de cada mês.
Ele assumiu o comando numa altura difícil em que os juros tinham descido tanto, chegando mesmo a negativos, que os bancos estavam a ver a sua vida a andar para trás. Foi aí que nasceu a ideia de fazer os clientes pagar uma comissão para ter direito a uma conta e ao mesmo tempo não remunerar os depósitos que lá tinham.
Ao fim de dois ou três anos já o Paulo Macedo tinha as contas equilibradas e o governo satisfeito com os dividendos que foi recebendo ao fim de cada ano de exercício. Entretanto os anos foram passando e a situação evoluindo para aquilo que temos hoje, com o crédito hipotecário a representar a maior fatia do negócio.
No ano de 2024 os lucros ascenderam a 1.735 milhões de euros e no de 2025 não deve ficar abaixo disso. No fecho do 3º trimestre já atingiam os 1.400 milhões. Numa situação desses e admitindo que "A Caixa" é um serviço público que o governo põe ao serviço dos seus cidadãos, em que muitos deles já não ganham o suficiente para pagar a casa e 3 refeições decentes todos os dias do mês, e seria de crer que já não se justifica a cobrança da tal comissão inventada em tempo de crise.
Está quieto, oh mau, deve ele pensar! Esta comissãozita é lucro garantido e na falta de outras que podem acontecer ou não deixa-me guardá-la com todo o cuidado. Ora isso começa a causar-me desconforto, pois não vejo porque hei-de pagar uma comissão de conta, quando eles tomam conta de todas as minhas poupanças e ganham em todos os movimentos que faço. Por razões familiares, tenho a minha conta desdobrada em duas e levam-me os 5,55€ de comissão em cada uma.
Mas não pensando apenas em mim, mas também em todos os desgraçados que têm que recorrer ao crédito bancário, seria altura de rever em baixa todas as comissões e serviços cobrados pelo banco. Afinal ele foi criado para servir os portugueses e não para os explorar até ao tutano. Os milhares de milhões que entregam ao Ministro das Finanças, a cada ano que passa, servem apenas para os políticos esbanjarem mais recursos, raramente utilizados em benefício de quem pagou essas comissões.
Vocês, pensem o que quiserem ou o que a vossa cabeça vos aconselhar, eu vou começar a "desgostar" deste homem que me está ir ao bolso, sem vergonha nenhuma. Tenho-me queixado do mal que funcionam alguns serviços e aconselhado a fazer algumas mudanças, mas os meus conselhos caem sempre em saco roto. Há minutos, fui espreitar a Bolsa de Amsterdão, na APP da Caixa e as cotações que lá aparecem são de 2021!!!

As minhas visitas à Metropole tem-me ensinado a não confiar em bancos e governos socialistas. Os bancários nunca te dizem a verdade sobre custos/impostos e os socialistas... bom, é melhor nem dizer nada que fico nervoso.
ResponderEliminarNao acredito que o nosso Povo seja tao burro , para acreditar em todas as barbaridades que os gauchistas dizem . Isto a proposito de esta manha
ResponderEliminarouvir o cabeça de Porco " monhe " dizer e sugerir que os portugueses
votem seguro que e onde vai o voto dele . Filho de Puta , tua mae devia de ter feito uma I V G em vez de parir um parasita igual !
Com uma fauna igual , jamais sairemos do buraco onde o 25/04 ,
nos meteu .
É sim um bom gestor mas no geral e essa história as comissões tem muito a desejar. A minha mãe é que tinha conta comigo porque e era eu que movimentava! Havia uma lei que a partir dos 80 anos não cobravam comissões( não sei se ainda existe)cobraram eu contestei e devolveram!
ResponderEliminarCom o dinheiro da venda da casa todos os meses ia pagar o lar . Acabou e eu e os meus irmãos depositava-mos um complemento para continuar no lar! Quando faleceu ficou na conta nove euros e qualquer coisa! Para fechar a conta foi muito complicado porque entreguei toda a papelada e mais um par de botas mas arrajavam desculpas. Zanguei-me a sério e aí fecharam!
Abraços