quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Costumes americanos!

 


Cada vez mais a sociedade de consumo vai-se impondo no nosso país e, se calhar, em todo o mundo civilizado. A festa do Halloween é grande do lado de lá do Atlântico, aqui só chegou, quando a febre consumista nos atacou também. Hoje, são os comerciantes que lideram as festas e as organizam de modo a lucrar alguma coisa com elas.

Antigamente, falava-se numa bruxa, com ou sem vassoura, numa abóbora com uma vela lá dentro ou um gato preto com o pelo todo eriçado. O costume de as crianças andarem de porta em porta a pedinchar rebuçados, ou umas moedinhas para os ir comprar, também é recente. Não me lembro, nos tempos de antigamente, de ter visto ou ouvido falar nisso.

São modas e as modas vieram para ficar, pois é disso que vive o comércio, uma das vertentes em que se apoia a economia. Primário, secundário e terciário são a indústria que já quase não existe por cá, o comércio que vai de vento em popa e com o turismo continua a singrar na crista da onda e os serviços que ninguém sabe muito bem o que é, mas estão aí em todo o negócio onde pomos a mão, seja nos bancos, nos seguros, nas comunicações e mais umas quantas coisas que nos ajudam a viver.

Já vi, esta manhã, naquela aldeia remota de Trás-os-Montes, mães a vestirem os seus filhos com a roupa dos caretos para se juntarem à brincadeira que é a tradição de Podence. A televisão mete-nos tudo pela porta adentro, quer a gente goste ou não e lá andava o repórter de um qualquer canal de televisão a filmar aquilo que de outro modo nunca veríamos.

Roupas, máscaras e outros acessórios estão por aí no comércio para quem quiser alinhar na brincadeira e os comerciantes, sejam eles chineses ou não, agradecerão a vossa visita com um sorriso de orelha a orelha. E não há festa que não meta comes e bebes, portanto vão preparando a carteira para gastar uns cobres (bons tempos em que os cobres davam para comprar qualquer coisa) para fazer a criançada feliz e aproveitar a oportunidade para ficar com alguma dessa felicidade também.

Calha bem este ano que a festa coincide com o arranque do fim de semana!

1 comentário: