domingo, 5 de fevereiro de 2023

O que há em Leça?

 

Há muitas coisas.

Umas boas, outras más e outras assim assim.

Há uma praia formidável, há o Farol do Cabo do Mundo, há a antiga refinaria da Galp que é preciso demolir e despoluir e ninguém sabe como nem quem pagará a factura. Há uma Etar fedorenta que bem podiam ter feito noutro lugar menos frequentado por pessoas de nariz sensível.

E há muitas mais coisas que não interessam para aquilo que aqui me trouxe, mas há uma, em particular, que me fez decidir escrever esta queixa, uma CHURRASQUEIRA, onde eu gostava de ir almoçar ao domingo. Durante a pandemia, ou ainda antes, o sítio entrou em obras e ficou fechado quase um ano.

Quando soube que tinha aberto, fui lá almoçar e não gostei. Tudo me pareceu diferente, as pessoas, a qualidade da comida e os preços, estes subiram, enquanto aquela desceu e bastante. Paguei a conta e à saída fui dizendo à minha mulher: - não sei se voltaremos aqui!

Mas voltamos e ficámos ainda mais desagradados com tudo e mais alguma coisa. Há coisas que se sentem e não se consegue explicar a razão. A carne de vitela transmontana era o grande chamariz daquela casa, mas nesta visita serviram-nos um pedaço de carne que nem vitela era. Talvez um pedaço de vitelão escolhido por alguém que não percebe nada da poda.

Acabamos por lá voltar, mas decididos a comer qualquer outra coisa que não a tal vitela, para evitar reclamações. Não correu nada bem e decidimos riscar aquele restaurante da nossa lista. A decisão estava tomada, mas ...!

Hoje, peguei no carro e rumei a sul. Fomos andando, o tempo estava óptimo, a convidar a um passeio pela beira-mar. Quando chegou a hora da paparoca, como por artes mágicas, íamos passando em frente à tal churrasqueira. perguntei à minha parceira: - Importas-te de lá voltar? Nem que a gente coma apenas um frango com batatas fritas, que tal?

Ela concorda com tudo, não gosta de entrar em confronto comigo, ter que justificar as suas decisões e por aí fora. E lá fomos nós outra vez ao engano. Se antes foi mau, hoje foi um desastre. Ela acabou por não comer nada e eu trouxe o almoço embrulhado num guardanapo para dar ao meu cão. Sendo carne ele não se queixa, marcha tudo, mal a mastiga!

Juramos, ambos, a pés juntos que agora é para valer, nunca mais lá pomos os pés !!! 

9 comentários:

  1. ...há junto do Farol, a Casa de Chá da Boa Nova que, após a remodelação, também serve óptimas refeições...há, quase em frente da Piscina das Marés, o Mauritânia que por acaso não recomendo pois se passou comigo o mesmo que aconteceu convosco...há, e isso sim, recomendo vivamente, frente ao dito restaurante, um outro onde vou várias vezes. É o restaurante "O Alves"...das janelas do 1º andar temos uma vista alargada sobre o Mar...quer melhor?
    Num próximo passeio leve lá a sua parceira. Ela vai adorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, na próxima vez que passar em Leça vou ao Alves!

      Eliminar
  2. Bom dia
    À primeira cai quem quer.
    À segunda quem quer cai.
    À terceira já é moléstia .

    Boa semana

    JR

    ResponderEliminar
  3. Este post faz-me lembrar os restaurantes de Buenos Aires. A capital de um país destruído pelo socialismo... Um Ojo de Bife ou um Bife de Chorizo regado com um Malbec de Mendoza é algo divino em qualquer taska em qualquer Barrio. Entretanto aqui no burgo: que os apreciadores da cozinha portuguesa me desculpem mas há uns tempos que a nossas receitas tem sido adulteradas para inglês ver. E sinceramente nem é preciso ser um 'connoisseur' para saber que cada vez se come pior em Portugal... e a culpa é do Passos!

    ResponderEliminar
  4. A culpa é de Passos? Isso é que era bom!

    Passos?
    Paços Concelho - Conselho de Guerra - Guerra Junqueiro-
    Junqueiro Ancântara - Alcântara Mar - Mar Peixe-
    Peixe Pescada - Pescada do Alto - Do Alto da Serra -
    da Serra da Estrela - Estrela Covihã - Covilhã Sócrates.
    Sócrates Engenheiro - Engenheiro Obras...

    O impulsionador desta obra toda, não é o Passos é o Sócrates, o Costa & Compª.

    ResponderEliminar
  5. Esqueci um pormenor importante!
    Antes da pandemia a posta custava 17€ e agora são 35€. Muito gostava de saber se o criador dos bichos também recebe a dobrar!

    ResponderEliminar
  6. Costuma-se dizer " À primeira quem quer cai, à segunda cai quem quer, e à terceira quem é tolo" E o amigo ainda lá foi uma quarta vez?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  7. Race kelp , todos queimados nao se perdia nada ! O coninhas tem tantas desculpas a pedir em Lisboa e vai a Olhao . Prende o Povo por uns batatas !

    ResponderEliminar