quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Fevereiro 24!


 Amanhã, fará um ano que começou a guerra na Ucrânia. As nossas televisões não tiveram paciência para esperar e já começaram hoje a comemorar. Todos os canais, horas seguidas, a mostrar as imagens que já vimos, pelo menos, 100 vezes. Eu que até durmo com a TV ligada, devo ter visto muito mais que isso.

Estou a pensar a sério em fugir para qualquer lado, onde não haja televisão. Amanhã é sexta-feira e posso passar a manhã na feira de Vila do Conde, ver a ciganada a vender roupa e calçado contrafeito, ver as lavradeiras que aparecem para vender qualquer coisinha para fazer uns tostões, sejam produtos da horta ou apenas um coelho ou um par de frangos ou, simplesmente, ver a cara de outros como eu que não quiseram ficar em casa a aturar a SIC Notícias, a CNN ou a CMTV.

E cada canal conseguiu encontrar um oficial do Exército reformado que sabe tudo da guerra e nos explica aquilo como se fosse um jogo de xadrez. Desde 1945 que não há guerra nenhuma, por isso eu pergunto-me onde teriam eles aprendido aquilo tudo que vomitam pela boca fora. E há uns que são um nadinha mais pró-Putin que outros. E fazem elogios ao Zelensky, mas se fossem eles fariam alguma coisa diferente.

Os pobres dos ucranianos , aqueles que não tiveram o azar de morrer, é que sabem o que a guerra lhes custa. A viver nas catacumbas, como os antigos romanos, sem água, nem luz, nem aquecimento, o que comer e o que beber. E cada vez que metem a cabeça fora do buraco arriscam-se a levar com uma bojarda em cima da cabeça e acaba-se-lhes ali o sofrimento. E estes palhaços, aqui, em ambiente climatizado e com um copo de água na sua frente, enchem o peito de ar para debitar teorias de que ninguém quer saber.

Não gosto disso, nem de ver os enviados para o teatro de guerra a passear por entre ruínas e fazer de conta que andam a passear por entre balas e morteiradas disparadas de um e outro lado, tentando vender-nos aquilo como um espectáculo digno de passar no Teatro D. Mari II, no Rossio. Não gosto de nada e ponto final, amanhã farei greve à televisão!

2 comentários:

  1. É mais que evidente que a Comunicação Social deste nosso desgraçado país está totalmente controlada pelo regime socialista do antonio costa. Que porra interessa a Guerra na Ucrania a uma família que mal ganha para pagar a renda da casa? Nada!

    ResponderEliminar
  2. Inteiramente d´acordo : pais desgraçado , tem navios desrmados e quer dar carros de combate " que jamais serao operacionais !
    kosta e maduro mesmo combate : cabeças de porco e orelhas de chebato !

    ResponderEliminar