quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Vem aí o S. Martinho!


Esta fruta oleaginosa é rica em nutrientes importantes para a nossa saúde. São ricas em gorduras saudáveis, como ácidos gordos saturados, ácidos gordos, ácidos gordos polinsaturados e ácido linoleico.
Dez castanhas assadas (84g) fornecem apenas 2g de gordura mas 17% da quantidade de fibra necessária diariamente e estão isentas de glutén, podendo substituir os cereais com glúten, fornecendo energia de qualidade para os doentes celíacos, por exemplo, pode ler-se no site da Direção-Geral da Saúde.
Apresentam ainda benefícios como a capacidade de diminuir o LDL (colesterol mau) e aumentar o HDL (colesterol bom). Ajudam a aumentar a imunidade e a prevenir doenças cardiovasculares, além de colaborar nos processos anti-inflamatórios e de cicatrização. São ainda ricas em ómega 6, que contribui para a beleza da pele e deixa o cabelo com um aspeto muito mais saudável. Atuam também como antioxidantes, contêm proteínas essenciais para a formação e recuperação muscular, são ricas em vitamina E em selénio.



No S. Martinho vá á adega e prove o vinho!
Quando eu morava na aldeia, era comum ser convidado por amigos que tinham adega e muitas pipas de vinho, para ir até lá "provar a pinga". Nesse tempo, ainda muito jovem, não era grande apreciador de vinho, mas "fazia o sacrifício" para não desgostar os amigos. Aproveitava para comer uns pedacinhos de broa de milho e duas ou três rodelas de chouriço para preparar o estômago. Se fosse hoje, outro galo cantaria!
Castanhas não havia, ainda não estavam na moda e o Minho não é terra de castanheiros!
Vou ter que comprar algumas para festejar o dia do santo, na próxima semana. Antigamente, era uma festa, cá em casa, nesse dia, com todos os filhos e netos presentes. Agora, cada um trata da sua vida e dos seus interesses e se eu quiser fazer a festa só posso contar com a minha cara-metade (que sem outras companhias não anima).
Viva o S. Martinho, as castanhas e o vinho!!!

4 comentários:

  1. Bom dia
    No dia de S. martinho
    E dia de festejar
    Lume castanhas e vinho
    Para o povo alegrar

    JR

    ResponderEliminar
  2. Valdemar Alves... Castanhas: o alimento dos portugueses antes da descoberta da batata.

    ResponderEliminar
  3. Adoro castanhas assadas. Já comi no dia de Todos os Santos. A Propósito do antibiótico, existe um outro antibiótico para o mesmo fim e esse é comparticipado. Há cinco anos quando eu tive o mesmo problema, a médica receitou-me o outro e eu só tomei uma vez e tive uma alergia tal que até tive alucinações. Então tive que fazer a análise para ver ver se podia tomar este e como não deu alergia foi o que fiz. Por isso agora me receitou este e mesmo assim, a médica telefonou-me a dizer que já não era comparticipado e que era "carote". Mas não ia arriscar o outro e segundo parece só existem dois que tem combinação de várias substâncias antibióticas o PYLERA são três combinados.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar