sábado, 26 de novembro de 2022

Comemorar o que interessa!

O chamado 25Nov75 foi o último evento político militar relevante, do processo revolucionário iniciado em 25Abril74, e veio repor e consolidar a liberdade e a democracia em Portugal, depois de 19 meses de contínua e grave instabilidade política, gerada por forças políticas à esquerda do PS.

O PS, na pessoa do Snr Dr. Mário Soares, no célebre comício da Fonte Luminosa em Lisboa, 19Jul75, e no seu histórico e inolvidável discurso, identificou e exorcizou todos os desvios, males e excessos antidemocráticos da revolução em curso à data, e identificou ainda, aberta e corajosamente, o seu culpado maior de então, o PCP. A partir desse comício, o PS foi, indiscutivelmente, a grande força política que motivou e deu autoridade moral ao desenvolvimento dum processo, que veio a neutralizar e corrigir essas forças anti democráticas, através dos acontecimentos do 25Nov75.


Ontem, andei todo o dia fora de casa (na boa vai ela) e não passei cartão à política nem ao futebol. Outros interesses se levantam, de vez em quando, e temos que dar-lhes a atenção devida. Nas notícias da noite ouvi o André Ventura a arengar sobre a importância do 25 de Novembro e aí dei-me conta que eu nem sabia o dia do mês em que estávamos!
Também eu concordo que o 25 de Abril foi o tiro de partida para uma revolução que o país precisava, mas foi o 25 de Novembro que nos pôs no rumo certo. A ameaça do Marxismo que pendia sobre nós foi afastada nesse dia e não voltou mais. Hoje é apenas uma má recordação e com o Sr. Putin a ajudar para que isso passe, definitivamente à História.
Lembro-me do Ramalho Eanes ter dito - se aquilo corresse mal tinham-me fuzilado - e acredito que ele tinha razão. Com malucos como Otelo, nunca saberemos até onde as coisas poderiam ter ido. Lembram-se de ele ameaçar meter todos os "fascistas" no Campo Pequeno? Passados que são 47 anos sobre essa data parece tudo tão irreal que mal dá para acreditar que tenha acontecido.
Viva a Liberdade !!!

4 comentários:

  1. Belo post! Partilho de tudo que disse, excepto essa admiração desvelada pelo Dr. Mário Soares - de quem nunca gostei - (reconhecendo a importância que teve a sua intervênção na consolidação da Democracia) no entanto e apesar disso, grito consigo: VIVA A LIBERDADE!

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As palavras em itálico não são da minha autoria, também eu não sou grande fã do Mário Bochechas Soares.

      Eliminar
  2. Gostei de ler, embora na atualidade o 25 de Novembro seja sempre lembrado pela luta para acabar com a violência sobre as mulheres. leu o meu post no FB?
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar