quarta-feira, 30 de novembro de 2022
Coisas de África!
segunda-feira, 28 de novembro de 2022
Estamos nos oitavos!
E o resto é conversa!
As opiniões dividem-se, há quem diga que foi um grande jogo, há quem diga que correu bem e há também aqueles críticos para quem nada e nunca está bem. A esses nem vale a pena dar conversa, por mais que a gente se esfarrape, sempre encontrarão uma falha para apontar. São os habituais "bota-abaixo".
As lesões do Octávio e Danilo fizeram com que a equipa fosse alterada segundo a minha vontade. Não gosto de os ver jogar na nossa selecção por mais que digam que eles são imprescindíveis. Temos tantos e tão bons jogadores - para todas as posições - que a dificuldade está em escolher qual pôr a jogar ou deixar no banco.
O Ronaldo lá vai fazendo o seu papel, só foi pena não ter tocado com dois ou três cabelos naquela bola rematada pelo Bruno Fernandes que deu o primeiro golo. Assim a FIFA dava-lhe o golo e ele bem o merecia. Na prática foi a intervenção dele que fez o guarda-redes ficar preso ao chão e não ir à bola que teria defendido sem grande dificuldade, isto é, o mérito do golo é mesmo do CR7 (sem dúvida).
O Bernardo continua a ser o meu jogador preferido. Tal como todos os esquerdinos que já vi jogar, é um regalo vê-lo conduzir a bola na biqueira da bota sem que lha consigam tirar. Acho que sem ele a nossa equipa perderia toda a graça. Mas isto é apenas a minha opinião, outros gostarão mais do Cancelo, do João Félix ou do Bruno Fernandes. Cada um com os seu ídolos!
Só falta jogar com a Coreia que, para mim, é o mais fraquinho do nosso grupo. A não ser que o nosso seleccionador comece a inventar, podemos ambicionar uma vitória folgada e ficar em primeiro com 9 pontos. Os outros que repartam o resto entre eles!
Força Portugal !!!
domingo, 27 de novembro de 2022
Arquivo!
Ah, grande Enzo!
sábado, 26 de novembro de 2022
Comemorar o que interessa!
quinta-feira, 24 de novembro de 2022
E se os prendem?
quarta-feira, 23 de novembro de 2022
Futebóis!
Anteontem foi a Argentina a dar barraca!
Hoje foi a Alemanha que caiu debaixo do Japão! Nem o terem sido aliados na Segunda Grande Guerra os salvou da vergonha!
A Bélgica viu-se aflita com o Canadá, só a Espanha consegui uma goleada que já não se usa, 7 a 0!
Amanhã, vamos nós fazer exame e mostrar o que aprendemos nas aulas. Os alunos mais cábulas ficam em casa, na próxima vez!
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
O meu escritor!
Este é que foi o meu Saramago!
Colecção dos corsários da Malásia
- Os Mistérios da Selva Negra (1887) - no original I misteri della jungla nera
- O Tigre da Malásia (1883-1884) - no original Le tigri di Mompracem
- Os Piratas da Malásia (1896) - no original I pirati della Malesia
- Os Dois Tigres (1904) - no original Le due tigri
- O Rei do Mar (1906) - no original Il Re del Mare
- A conquista de um império (1907) - no original Alla conquista di un impero
- A revanche de Sandokan (1907) - no original Sandokan alla riscossa
- A reconquista de Mompracem (1908) - no original La riconquista di Mompracem
- O falso Brâmane (1911) - no original Il bramino dell'Assam
- A queda de um império (1911) - no original La caduta di un impero
- A revanche de Yáñez (1913) - no original La rivincita di Yanez
domingo, 20 de novembro de 2022
O amor infinito!
sábado, 19 de novembro de 2022
Mudar de hábitos!
O SAPO sempre foi o meu motor de busca para as notícias da actualidade. Mas como agora não se pode ler nada, por terem sido minimizadas todas as notícias, virei-me para o JN.pt e não me estou a dar mal.
Ainda não percebi se sou eu que sou azelha, ou se eles pretendem que o acesso às notícias seja pago. De qualquer modo, não vou perder tempo e já me pus ao fresco. Se alguém perceber o que se passa, digam alguma coisa!
sexta-feira, 18 de novembro de 2022
Lula e os outros Silvas do Brasil!
Começo por dizer que foi a notícia da rouquidão persistente do recém-eleito presidente do Brasil que me fez decidir escrever sobre o assunto em questão, o apelido Silva. Ele já sofreu de um cancro na laringe e fez quimioterapia para se livrar da doença. E, claro, isso deixa rastos e, no pior dos casos, a doença pode aparecer de novo.
Depois, para quem não tem acompanhado os meus escritos com a devida atenção, informo que fui educado por Jesuítas e tenho descoberto coisas sobre eles que não me deixam muito feliz. De qualquer modo, há muitos anos que os deixei para trás, esquecidos no tempo.
E, continuando com os Jesuítas, eles foram os primeiros missionários enviados para o Brasil para salvar a alma daqueles infelizes que não faziam ideia do que era ser "filho de Deus". O Baptismo é uma espécie de passaporte que os padres católicos passam aos seus fiéis para que saibam quem é a sua família e a quem devem agradecer a sua existência.
Pois é, os Jesuítas chegaram ao Brasil e embrenharam-se naquelas matas povoadas por índios - de índios eles não têm nada, a culpa é do Pedro Álvares Cabral que veio dizer ao rei de Portugal que tinha descoberto a Índia - e de cruxifixo na mão esquerda e a caldeirinha da água benta na direita, começaram a baptizar todo o bicho-careta que lhe aparecia pela frente.
A primeira dificuldade consistia em escolher um nome cristão para cada um, coisa que se mostrou fácil recorrendo à lista de santos da igreja católica romana, à falta de melhor. Os apelidos é que foram uma carga de trabalhos, a maioria dos índios não sabiam o que isso era nem se tinham preocupado com isso. Alguns lá foram mencionando o nome do pai ou da mãe, da tribo ou da região em que nasceram e isso deu aos Jesuítas a hipótese de ir ultrapassando as dificuldades da sua missão.
Quando esbarravam num caso mais difícil, em que nada havia que ligasse o neófito a qualquer nome ou região resolveram a questão aplicando o apelido SILVA. O significado desse apelido é selvagem, nascido no meio do mato, da natureza, o que não deixa de ser verdade. E os Jesuítas, grandes especialistas na Língua Latina, escolheram bem a palavra, curta, fácil de escrever e de pronunciar. Essa sua decisão encheu o Brasil de SILVAS, nos primeiros tempos da evangelização. Hoje, já não é bem assim, mas sempre ficaram alguns resistentes, o presidente do Brasil é um deles!
quinta-feira, 17 de novembro de 2022
Zangam-se as comadres ...!
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Vergonha ou miséria?
terça-feira, 15 de novembro de 2022
Mais homens que mulheres!
Como se pode ver, na minha publicação anterior, há mais homens que mulheres, no mundo. Entendo que é o Criador a pensar nas muitas guerras que há por aí e não deixar as coisas em desequilíbrio.
Eles não param!
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
STOP!
domingo, 13 de novembro de 2022
O 4º César de Peniche!
sábado, 12 de novembro de 2022
O Pasquim!
Com pouca paciência para escritos, aqui vai!
quarta-feira, 9 de novembro de 2022
Ganhámos, mas ...!
Não gostei do modo como correu o jogo. O Benfica ganhou e bem, mas faltaram os golos que são o supra-sumo da coisa. Muitos rodriguinhos e poucos remates, digo eu. Sem rematar à baliza não se metem golos. Ganhar com um golo ocasional arrancado a ferros por um jogador virtuoso não me satisfaz. O Benfica teve duas ou três perdidas injustificáveis, mas para além disso poucas oportunidades criou. No outro jogo com o Estoril sofremos um golo mesmo ao cair do pano. Hoje corremos o risco de nos acontecer o mesmo, os rapazes da Linha bem se esforçaram. E estavam a jogar com 10 contra 11, não sei como seria se estivesse em campo a equipa completa.
E foi isso que não me agradou, o Benfica tem equipa capaz de meter meia dúzia de golos em cada jogo, mas tem que chegar às proximidades da área e fazer tiro ao alvo. Há bolas que ressaltam nas pernas de quem está dentro da área, há defesas incompletas do guarda-redes e outros acidentes que fazem a bola atravessar a linha de golo. Mas isso só acontece se houver remates à baliza, passar a bola de jogador em jogador, à volta da área adversária, só serve para aumentar o tempo de posse de bola, mas não dá golos.
E eu quero golos, muitos e bonitos! E se eles não aparecerem vou começar a desbundar na figura do treinador. Ele que se ponha a pau comigo!!!
Get ready!
Preparem-se, vem aí o Super-Trump outra vez!
Pensei que a era dos monstros estava condenada, com a queda do Boris Karloff (perdão, Johnson) e o mais que provável triste fim do V. Putin, mas com os americanos nunca se sabe, eles estão sempre a surpreender-nos.
A contagem dos votos ainda continua, mas a coisa inclina-se para os lados do Trump e assim Biden terá a segunda metade do seu mandato muito complicada tendo o Senado contra. Em Portugal todos se dizem republicanos e muito democratas, enquanto que nos Estados Unidos têm que escolher um dos lados, ou republicanos ou democratas, os bi são aceites no sexo, mas não na política.
A guerra dos russos não deve durar tanto, mas se o Trump for eleito, antes de ela acabar, aposto que o Trump vai a Moscovo desafiar o Putin para ver quem é o mais maluco dos dois!
Viva a democracia !!!
domingo, 6 de novembro de 2022
A cara do Veríssimo!
Cada vez que a câmara da Sport TV focava o Veríssimo dava-me vontade de rir. A expressão dele era como quem estava a pensar - eu estive ao volante deste Ferrari, mas nunca o consegui levar a esta velocidade! O Ferrari que o JJ deixou de herança ao Rui Vitória, este ao Lage e o Lage ao Veríssimo foi ficando cada vez mais desafinado, só dava rateres quando se carregava no acelerador e acabou encostado às boxes. Mas parece que o Rui Costa encontrou o mecânico certo, aquele que sabe afinar a máquina e a faz roncar e aumentar de velocidade, quando é preciso.
Há por aí muita gente a rezar para que o Benfica aterre de cabeça e parta os "cornos", mas até hoje o santo dos morcões não os tem ouvido e mantém o Herr Schmidt e o seu Ferrari a funcionar que é uma beleza. E os benfiquistas deliram com isso.
O Gonçalo, hoje, não pôde jogar (problemas musculares) mas houve um defesa que resolver ser também avançado e substituí-lo na marcação dos golos para a equipa não lhe notar a falta, o Tó Silva. Tinha decidido não falar dos jogadores, individualmente, pois eles formam uma equipa e é como tal que funcionam e bem. Mas não podia deixar passar a oportunidade de louvar o jovem defesa que tem dado que falar e que hoje marcou dois golos. Ele está sempre no lugar certo à hora certa.
O outro jogador que me merece uma referência é o Ristic que só jogou 10 minutos, mas que foram suficientes para marcar um golão de se lhe tirar o chapéu. A mais de 30 metros da baliza enviou um balázio ao guarda-redes que ele mal teve tempo de se desviar e ver a bola bater nas redes do fundo da baliza. O quinto golo que tinha sido anulado ao Henrique por um mais que duvidoso fora de jogo do Tino, foi assim reconfirmado de forma perentória.
Daqui a uns dias voltaremos a jogar com o Estoril, desta vez para a Taça e só espero que corra tão bem como hoje. Nos jogos hoje realizados vê-se bem quem joga mais e colhe os frutos do seu esforço.
E, no topo da tabela, como não poderia deixar de ser, aparece o maior clube do mundo, o Glorioso SLB.O velho marxista!
sábado, 5 de novembro de 2022
Grande poder inventivo!
Liguei a televisão e dei com uma dupla a tentar explicar a razão dos nomes estranhas que têm algumas localidades do nosso Portugal. Na minha opinião há nomes que não têm qualquer explicação ou não existe ninguém vivo que se lembre como a coisa começou. Na minha terra natal há um «Lugar da Mulher Morta» e eu próprio me encarreguei de escrever uma historieta que explicava a origem do nome. E o município copiou-a para o jornal do concelho tornando-a oficial.
São milhentos os nomes que tenho lido nas placas topográficas espalhadas por essas estradas fora, uns mais engraçados que outros e eu escolhi mais um para vos mostrar, pensando no momento futebolístico do FCP (que já viu melhores dias).
Esta estrada deve conduzir-vos ao lugar onde mora o actual treinador do clube de futebol da Cidade Invicta (e Mui Nobre), o Sérgio Conceição! Hoje não haverá problema, pois defronta o desgraçado Paços de Ferreira que não consegue ganhar a ninguém. E quando assim é, o Sérgio Porta-se como um anjinho!
quinta-feira, 3 de novembro de 2022
Vem aí o S. Martinho!
quarta-feira, 2 de novembro de 2022
Não há palavras!
Com uma actuação destas e um resultado que nem os mais optimistas esperariam, não há palavras que possam descrever a alegria que sinto eu e todos os outros benfiquistas por esse mundo fora. Um empatezinho já era bom, uma vitória melhor ainda, mas conseguir matar a diferença de 4 golos que os franceses de Paris nos levavam é coisa que ninguém sonhava sequer. Foi uma noite em grande, a fazer lembrar as exibições do Benfica dos anos 60 do século passado, com o Eusébio, o Coluna, o Torres e o Águas a brilhar ao mais alto nível.
Ganhar estatuto de grande jogador e ficar na História do Glorioso não é fácil, são precisos anos seguidos de sucessos para gravar o nome na memória dos adeptos. Se não me engano é o Grimaldo que tem mais anos de Benfica e tem marcado uns golos importantes, em momentos chave, como hoje voltou a fazer. Mesmo assim, ele tem uma maneira de jogar que não agrada a todos e talvez seja esquecido, rapidamente, logo que saia do clube. A seguir vem o Rafa que começa a estabelecer a sua marca e se ficar no Benfica mais uns anitos será lembrado por aqueles que gostam de futebol rápido e objectivo. Os restantes atletas que têm brilhado nesta época (que ainda agora começou), como o João Mário, o Gonçalo Ramos, o Neres, o Bah ou o Enzo, estão a dar os primeiros passos, depois veremos se continuam a escrever a sua história na Luz ou se são trocados por alguns milhões de euros e, tal como o dinheiro, desaparecem sem deixar rasto.
E o treinador? Já por cá passaram suecos, italianos, espanhóis, holandeses e muitos portugueses, mas alemão é o primeiro de que me lembro. E parece que está a dar certo. Vê-se nos jogadores que ele aproveitou e os anteriores treinadores dispensaram. Assim como no rendimento que subiu para o dobro noutros jogadores - veja-se o exemplo do Rafa ou do João Mário. Parece que o Rui Costa acertou na mouche ao ir buscá-lo à Holanda.
Agora, está aí a chegar a paragem para o Campeonato do Mundo e só voltaremos a ter jogos a sério no Ano Novo. E só Deus sabe o que acontecerá daqui até lá. Pode haver lesões, talvez saiam jogadores e entrem outros novos no Mercado de Janeiro. Haverá jogadores que brilharão no Quatar e outros que talvez de apaguem. Muitos vão para lá coçar o cu no banco, pois o seleccionador joga sempre com os mesmos e se lhe falta o Pepe, o João Moutinho, o William ou o Zé Fonte, já não sabe como resolver o assunto. Vai ser um fartote de rir com o Ronaldo a arrastar-se em campo e os outros a desmoralizar com a pouca capacidade de decisão do Fernando Santos.
No meio tempo, vamos ver como correm os jogos para a Taça da Liga !!!
terça-feira, 1 de novembro de 2022
Eu sou assim!
Hoje, 1º dia de Novembro, podia falar no DIA DE TODOS OS SANTOS ou no TERRAMOTO DE 1755. Podia ainda escolher temas como BOLSONARO NÃO ENTREGA O PODER ou também PUTIN NÃO DEIXA CIRCULAR OS NAVIOS DE TRANSPORTE DE GRÃOS NO MAR NEGRO. Outros assuntos como a Websummit em Lisboa ou a dança das cadeiras na política portuguesa poderiam atrair a minha atenção, ... vou optar por algo completamente diferente.
Quando frequentei a 4ª Classe, os professores insistiam (e com muita razão) na importância da "redacção". Em qualquer exame a redacção era a parte que mais pontos garantia na nota final. Lembro-me bem desse tempo e das muitas redacções que fiz e que me ensinaram a escrever como deve ser. Basta perder alguns minutos no Facebook para perceber que muitas pessoas não deram a importância necessária a esse ponto da sua instrução (primária).
Um dos tópicos recorrentes nas escolas do mundo rural eram os animais domésticos, ora na sua totalidade, ora cada um deles, individualmente. Lembro-me bem de algumas redacções que escrevi ou ouvi ler na escola. O BOI era um bichos mais falados e que se tornava mais fácil de descrever, pois convivíamos com eles, de manhã à noite, todos os dias da nossa vida.
Aqueles que tinham menos imaginação escreviam: - o boi é um animal doméstico, o boi come palha e erva, o boi dá-nos a sua carne, o leite e a pele. E depois destas afirmações bloqueavam e não saía mais nada. Era preciso a professora espicaçar a nossa mente lembrando quem puxa o carro e a charrua. Depois, na hora da leitura e correcção, vinham os risos dos mais sabidos, quando se lia a frase afirmando que o boi nos dá o leite. Vaca ou boi é afinal o mesmo bicho, só que de género diferente, e a ideia seria falar do boi, da vaca, do vitelo e tudo o mais que tem a ver com esses bichos. Só que a redacção era mesmo para isso, para explicar tudo muito bem explicadinho para aqueles que não conhecem nem convivem, diariamente, com o animal. O boi, a vaca e as suas crias ou como o animal da raça bovina contribui para a nossa economia. Mas isso já requer outro nível de desenvolvimento que uma criança do mundo rural, com 10 anos de idade, não possuía.
A notícia que me despertou a atenção e fez escolher este tópico foi escrita por algum naturista que afirmou o seguinte: - se todos os católicos cumprissem a regra de não comer carne à sexta-feira, estariam a dar uma grande ajuda na preservação do Planeta. Do mesmo modo, se andássemos todos descalços não seria necessário esfolar tanto boi para fazer a sola dos sapatos. Mas como a exploração da borracha, na sela amazónica, também já não se faz, como iríamos arranjar uma sola alternativa? Do petróleo, está mais que visto, e isso piora o problema em vez de o resolver. Qualquer caminho que escolhemos nos põe perante a necessidade de escolher o "mal menor", porque não podemos prescindir de tudo e voltar ao princípio e andar nus e descalços.
E como a redacção já vai longa, fico-me por aqui, pois o que me ocorre a seguir são os carros eléctricos e a grande barraca que são as pilhas (baterias) usadas para os fazer andar. Tal como acontece com os resíduos deixados pela energia nuclear, ninguém sabe ainda como essa história vai acabar. Mas está na moda comprar carro eléctrico e ninguém liga ao resto. E quem os vende gosta da ideia!
Ah, o boi rumina e liberta gás metano aos molhos! Outro problema bicudo para resolvermos, pois este gás é pior que o CO2 na atmosfera!