quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O que eles querem é dinheiro, pá!


 
Li, algures, que vem aí uma nova lei das freguesias. E há partidos que estão com pressa, pois gostariam de contar com mais votos e mais tachos, quantos mais melhor, nas próximas eleições autárquicas. Está em questão a desunião de muitas freguesias que foram unidas pela controversa lei do Relvas, há quase dez anos. E também a transferência de poderes do município para as freguesias. Não é bem o poder que lhes interessa, mas sim o dinheiro, as verbas que as Câmaras Municipais transferem (ou deveriam transferir) para as Juntas de Freguesia, a fim de custear as obras de requalificação e melhoramentos que cada uma das freguesias acha que precisa e/ou merece.

Quem tem o dinheiro tem o poder, não é assim que se costuma dizer? Pois é verdade, como acontece no governo para ganhar votos é preciso mostrar obra feita e sem dinheiro não há obra para mostrar. Ou melhor, haver há, mas vai a crédito do presidente da câmara que faz aquilo que dá mais jeito aos seus amigos. Não vale a pena bater mais no ceguinho, a política é e será sempre a mesma badalhoquice e o melhor é desviarmo-nos dela para não ter que suportar o cheiro.

Mas isso das freguesias daria pano para mangas. E antes de pensar nelas, sou da opinião que o governo deveria pensar nos municípios. Os distritos já sabemos que não contam para nada, mas os concelhos sim e seria muito bom que se começasse a pensar neles de modo a servirem melhor as populações. Há concelhos grandes demais e há outros que não se justifica que existam. Deveria ser criada uma regra que obrigasse a que um concelho não possa exceder 10 Kms em qualquer direcção, a partir do edifício da Câmara Municipal. E, se necessário fosse, promover alguma freguesia a vila e sede de concelho, no interior meio desértico do Portugal profundo.

E só depois disso tudo, convenientemente, arrumado pensar nas freguesias, mantendo unidas ou desunindo aquelas que, hoje, não preenchem as devidas condições. Há freguesias com menos de 500 habitantes que não passam de lugarejos e, na minha opinião, deveriam ficar sempre agregadas a uma outra que lhe fique mais próxima, ou com quem tenha mais afinidade. E dentro desses parâmetros, devidamente, estabelecidos pelo governo, auscultar e respeitar a vontade dos moradores seria de muito bom tom e um dever de cidadania.

Mas não estou nada a ver os nossos políticos perderem tempo com essas ninharias. A questão que tem mais peso é quantos milhões o governo deve (ou tem de) transferir para as Câmaras e quanto desse dinheiro passa para as freguesias. O resto são apenas enfeites, como as flores de papel penduradas nas ruas de qualquer cidade que se desfazem com a primeira chuva que lhe cai em cima.  

terça-feira, 29 de setembro de 2020

O «Loiro Burro»!

Boris Johnson definiu o Conselho Europeu de 15 e 16 de outubro como o prazo para chegar a um entendimento para que seja possível o acordo ser ratificado entrar em vigor em 2021.
“Se não conseguirmos chegar a um acordo até lá, penso que não haverá um acordo de comércio livre entre nós, e devemos aceitá-lo e seguir em frente”, disse no início de setembro.
A ronda desta semana é a última agendada, embora analistas admitam o prolongamento das negociações até novembro devido ao interesse de ambas as partes num acordo.


O «Loiro Burro» que governa o Reino Unido continua mais teimoso que nunca. Ele jurou pôr a cabeça em água aos europeus do continente e lá continua na dele de seguir em frente mesmo "sem qualquer acordo". Se isso acontecer vai ser um inferno de burocracia - bem me lembro como as coisas eram, há uns 40 anos atrás - para gerir as importações e exportações entre os dois blocos. Veremos aonde nos levam as negociações desta semana, mas as minhas expectativas não são grandes.
A nível interno também as coisas não lhe estão a correr de feição, pela primeira vez, desde que foi eleito, as sondagens deixam-no atrás dos trabalhistas. A maneira como lidou com a pandemia é uma das razões, mas não deve ser a única. E acredito que o modo como tem lidado com o processo de saída da UE e o perigo de ver a questão da Irlanda do Norte agravar-se, deve ter um peso significativo na opinião dos eleitores. Se a sua teimosia fizer com que a fronteira aduaneira entre as duas Irlandas volte a ser uma realidade, vai ganhar muitos inimigos e o sonho de uma "Little Britain" unida volte à discussão. E se a Escócia ajudar, atirando mais lenha para a fogueira do separatismo, então o problema será mesmo sério e pode custar-lhe o lugar.
Eu não ficaria com grande pena, nunca me agradou a sua cara nem o seu modo de fazer política. Diz o ditado que «com tolos nem para o céu»!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Trivialidades!

 


Coisas pouco importantes que se dizem só para não ficar calado podem chamar-se "trivialidades". Então, eu começo assim:

- Setembro está quase a chegar ao fim e depois vem Outubro, o mês em que muda a hora, o que faz parecer que já estamos no inverno. Com a noite a entrar pela casa dentro às seis da tarde não é para menos!

- Durante o passado fim de semana, as mortes causadas pelo vírus asiático ultrapassaram o milhão. Para quem morreu não foi nada trivial, digo eu.

- Ainda menos trivial foi a venda do Rúben Dias que doeu imenso aos benfiquistas que viam nele o exemplo vivo de um verdadeiro benfiquista, um aspirante a capitão cheio de honra e fama, como outros que houve no passado. Mas muito menos trivial é a necessidade que o Benfica tem dos milhões que a sua venda vai render. Os benfiquistas que choram a saída do seu ídolo não percebem que sem os milhões que rendem as vendas das suas estrelas - como o João Félix, o Renato Sanches, o Nelson Semedo ou o Bernardo Silva - não haveria Benfica. Se ficassem na Luz todas as estrelas que despontam no Seixal, nunca o Benfica seria grande como é hoje nem pagaria os salários que paga aos seus jogadores. Então é que todos fugiriam daqui à procura de melhor vida e mais dinheiro, pois sem ele não se faz nada

- Esse, o vil metal é que não é mesmo nada trivial, sem ele nada se faz na vida. É bem certo aquele ditado que diz que o dinheiro não faz a felicidade de ninguém, mas ... ajuda muito!

sábado, 26 de setembro de 2020

Um resultado magrinho!

 


Com o que jogou na primeira parte, o Benfica podia ter ganho por meia dúzia. Na segunda parte o jogou piorou muito e com as substituições mais ainda. Não sei se o Pizzi e o Rafa contam para o treinador e o mesmo se passa com o Seferovic, mas o facto é que alinharam todos como titulares. Começa a notar-se um velho problema, nunca mais aparece a tal equipa base em que se pode confiar. É um entra e sai que nunca mais acaba e o fecho do mercado tardio também ajuda a esta indefinição.

O FCP que não anda a dormir na forma, ganhou o seu jogo e já nos passou a perna ocupando o primeiro lugar na classificação. Entrando no mês de Outubro, veremos se as coisas começam a definir-se melhor de modo a podermos acelerar e apanhar outra vez o primeiro lugar.

É este o nosso fado, carrega Benfica!

Vão-se os anéis, ficam os dedos!

 


Rúben Dias por Otamendi

Ao fim e ao cabo, o que interessa são os milhões, sentimentos não enchem a barriga a ninguém!

Os adeptos do Benfica gostavam muito do Rúben, parecia que tinham ali o futuro capitão da equipa, o homem da mística que nasceu e morreria no Benfica. Por outro lado, o Otamendi deixou o coração no Porto, ou seja, perdemos um benfiquista ferrenho e ganhamos um traidor azul e branco que (esperamos todos nós), pelo menos, prove ser um bom profissional e defenda o clube que lhe paga ao fim do mês.

Com tantos milhões já gastos para contentar o JJ alguma coisa tinha que ser feita para endireitar as contas do Benfica. Como única recompensa, até agora, só tivemos a eliminação do Liga dos Campeões. Veremos o que vem a seguir. Eu sempre fui um detrator do JJ, por mim nunca mais pisaria o Estádio da Luz, mas já que veio só espero que ganhe.

O Florentino também partiu a caminho do Mónaco, por empréstimo, esperamos que volte melhor e convença o técnico a ficar com ele na equipa. Pagamos milhões por outros piores que ele, mas quem sabe (manda) é o treinador e não há volta a dar-lhe. Foi assim com Bernardo Silva, João Cancelo e outros. Não vou à bola contigo, põe-te a milhas! Parece que a saída do Rúben (dizem as más línguas) também teve um pouco a ver com isso, mas os 50 milhões falaram mais alto e o resto nem vale a pena falar.

Logo à tarde, vamos defrontar o Moreirense que só nos tem dado desgostos nas últimas épocas. Só espero que, hoje, não seja mais uma, senão é que ganho um pó ao JJ que nem vos digo nada. Força Benfica, rumo à vitória !!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Bom fim de semana!

 


A terra é cá em baixo e as nuvens lá em cima. É assim, não é?

Pois, nesta foto parece que as coisas são um tanto ou quanto diferentes. Vejo as nuvens mais baixas que a terra, ou será impressão minha? Talvez efeito da altitude já que a foto foi tirada no alto da Serra de Montemuro, de onde, olhando para o sul, se avista o Caramulo. Nos fins da Primavera é muito bonito, no inverno nem por isso, a menos que gostem de frio e neve.

Fiquem a pensar nisso, enquanto dura o fim de semana que é o último de Setembro e o primeiro do Outono. E gozem-no o melhor que puderem e souberem!

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Ter ou não ter (dinheiro) ...!

 ... eis a questão!


Faiq Jefri Bolkiah, sobrinho do sultão do Brunei, chega à Madeira para representar o CS Marítimo. O jogador é conhecido por ser o mais rico do mundo, não por causa dos seus patrocínios ou pelo salário, mas por fazer parte da família real do país que é o terceiro maior produtor de petróleo do sudeste asiático.

Com apenas 22 anos, fez a sua formação como futebolista em Inglaterra (Newbury, Southampton, Arsenal e Leicester). Depois de chegar ao Leicester City FC a sua carreira estagnou. Viu passarem-lhe à frente jogadores mais novos e a sua estreia pela equipa principal esteve sempre comprometida, não chegando mesmo a acontecer.

Tenho visto de tudo no futebol, mas um jovem bilionário a correr atrás da bola por um salário que o deve fazê-lo escangalhar-se a rir é a primeira vez. Eu sei que o dinheiro é da família e não dele, mas se quisesse criar ou comprar um clube de futebol, o pai não lhe diria que não. E poderia assim jogar na posição que quisesse, despedir o treinador quando ele o contrariasse e, mais importante que tudo o resto, estipular quanto ganharia ao fim do mês.
A ligação a gente rica dá sempre jeito, pode ser que a ilha da Madeira - e Portugal a reboque da sua região autónoma - venha a ganhar alguma coisa com a chegada do jovem futebolista. Gostaria de saber como vai resolver a questão da sua residência, talvez compre um prédio de cinco andares para lá meter a família toda, quando vierem visitá-lo ou assistir aos jogos em casa.
E se o nosso ministro da energia andar atento a isto, talvez consiga um contrato favorável para fornecimento de petróleo para a refinaria de Sines. Em tempo de fome todas as migalhas são importantes!

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Moçambique, um país adiado!

 


Os moçambicanos fartam-se de reclamar a sua independência, amaldiçoam os países colonizadores que sempre mantiveram o joelho no seu pescoço, mas é um facto provado e comprovado que não encontram maneira de viver sem a ajuda deles. Seja Portugal, a China, os Estados Unidos, a União Europeia, ou outro qualquer, tem que haver sempre alguém pronto a prestar-lhes ajuda para os livrar da "alhada"

Com a onda de terrorismo no norte e os ataques (supostamente da Renamo) ao centro mostra-se a polícia e as forças de segurança incapaz de controlar a situação. As zonas afectadas, assim como as populações deslocadas pelos ciclones do ano passado, continuam também por resolver, situação agravada pela chegada do Covi-19 que veio transformar o problema numa desgraça a todos os níveis.

A pandemia vai obrigar a muitas restrições, nos meses que aí vêm, e todos sabemos como é difícil obrigar pessoas a respeitar regras, quando lhes falta tudo o que é necessário à sua subsistência, desde os bens mais essenciais ao apoio na educação e saúde. E pensando que os protegidos do regime têm direito a tudo e mais alguma coisa, deixando os pobres mais pobres ainda, é-me muito difícil acreditar que que as coisas se endireitem. Não com a Frelimo no poder.

Na semana passada, alguém encontrou uma mina (perdida desde os tempos da guerra) no mato e trouxe-a para casa. Ao tentar abri-la, com um monte de gente à sua volta, fez com que explodisse matando 7 pessoas e ferindo mais algumas. É apenas mais um incidente na história conturbada de um povo que esperava ser feliz depois da partida dos portugueses, mas não encontra o caminho dessa felicidade.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

As folhas caem no Outono!

 

Caem as folhas
Cai a temperatura
Esconde-se o sol
E a chuva também vem no rol !


Só no próximo dia 1 de Outubro verei de novo o sol sem máscara a tapar-lhe a face. Até lá há que aguentar, mas para falar a sério já começava a ficar farto do calor e andar sempre com os sovacos transpirados. Toca ir à procura do guarda-chuva e de umas roupinhas de meia estação !

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

CHEGA-lhe a roupa ao pelo!

 


Durante o fim de semana, ouvi umas tiradas do André Ventura que me fizeram sorrir.

- Quero o 2º lugar nas eleições presidenciais.

- Quero o 3º lugar nas Legislativas.

- Quero empurrar o Bloco de Esquerda para o lugar que ele merece.

Engraçado, do PCP já nem fala, é caso perdido e arrumado. Num dos blogs que venho a seguir, li (escrito por um conhecido PSD) que o André Ventura está para Portugal como o Donald Trump para os Estados Unidos. Não acham um bocado exagerado? O Trump tem poder e apoio que podem abalar a América e deixar o mundo inteiro em cacos. Pelo contrário, o André Ventura só como comentador do Benfica teve algum sucesso, de resto não faz mal a uma mosca.

Há pessoas que abrem a boca e começam a "cagar" lérias como se os outros fossem todos uns asnos que nasceram burros e assim vão continuar até morrer. Vêm aí as presidenciais e depois as autárquicas e os candidatos aos tachos já começaram a movimentar-se. Começa cedo a campanha!

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

A crónica!

 


Atrasei-me e já não tenho tempo para a devida crónica. Mas não deixo de fazer a pergunta que anda na boca de muitos benfiquistas, porque não jogou esta equipa na Grécia?

Salvo alguns casos específicos que, espero eu, hão-de ser corrigidos em devido tempo, a equipa jogou bem e o resultado final mostra-o. Finalmente, vimos um ponta de lança em acção, o Lucas Waldschmit, que merece ser tratado como tal e os dois golos que marcou são a prova do seu valor. Na Grécia ficou, durante 90 minutos, a coçar o cu no banco e o resultado viu-se. Gostava de saber o que levou a JJ a decidir desse modo.

Outra coisa que vi neste jogo foi o Rafa a esfarrapar-se todo do princípio ao fim do jogo. Fiquei a pensar cá para comigo que ele está com medo de perder o lugar, ou então está a mostrar-se para ver se alguém se interessa por ele. Com tantas opções ao seu dispor, o treinador bem pode deixá-lo de lado, especialmente se ele fizer jogos tão "cinzentos" como vinha fazendo.

A corrida começou e, para já, o Benfica vai à frente de todos. Claro que ainda mais ninguém jogou, mas quem quiser passar para a frente tem que marcar mais de 5 golos e isso é o que vamos ver!

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Dizem os portistas!

 Que este homem vai ser a figura do jogo, amanhã, em Famalicão. Fiquem atentos para ver se eles têm ou não razão.


Depois do PAOK ter contratado o Zivkovic para ganhar o jogo ao Benfica, agora, a novidade é o FCP ter o Tony Martinez reservado e mandá-lo jogar contra o Benfica (na primeira jornada da Liga) e no dia seguinte (depois de ter ganho esse jogo) contratá-lo. Só para desmoralizar «Jesus e sus muchachos» e começar o campeonato à frente do Benfica!


Custa vergar a mola!

 


Para esquecer as mágoas e não pensar em coisas tristes, meti-me a fazer uma obra de trolha no quintal, ladrilhar o pátio onde tenho um galinheiro com uma dúzia de poedeiras que fornecem os ovos cá para casa. Os bolos que a patroa faz e as omeletes com que encho o bandulho sabem muito melhor com os ovos que elas põem, portanto tenho que tratá-las bem e dar-lhes o luxo que merecem.

Só que o físico já não está habituado e as dobradiças estão todas gripadas, de modo que ao fim de uma manhã de trabalho estou nas lonas, doem-me as pernas como se tivesse ido a Fátima a pé. Pode ser que amanhã acorde com disposição para continuar, mas se não for o caso ... o patrão não ralha comigo!

terça-feira, 15 de setembro de 2020

O regresso do repórter da meia.noite!

 


Duma coisa eu tenho a mais absoluta certeza, este foi o primeiro, mas não o último desgosto que o JJ me deu. Eu não sabia, mas já desconfiava que o Benfica acabaria por perder este jogo. E por uma razão muito simples já provada e comprovada mais que uma vez, nos momentos decisivos, naqueles em que não se pode falhar, por não haver uma segunda chance, ele falha sempre.

Nem quero perder tempo a discutir o que se passou no jogo, contratar jogadores acima de 20 milhões (por cabeça) e deixá-los todos no banco, jogando com os Pizzis, Rafas, Tarababts, Andrés Almeidas e Seferovics do costume, parece.me uma estupidez sem nome. Mas isso sou eu a falar que não percebo nada de futebol nem da ciência do treino que o JJ domina como professor catedrático que é. Por isso é que ele ganha num ano mais do que eu ganhei a vida inteira e gasta um milhão com o mesmo à-vontade com que eu me desfaço de uma moeda de euro. Somos de um nível muito diferente e é forçoso que também pensemos de modo diferente.

Em desespero de causa, quando já tinha o jogo perdido, meteu os craques todos em campo, estou a exagerar, pois todos não cabiam lá, mas sempre chamou o "velho" Vinicius com medo que o Darwin não lhe resolvesse o problema. Oh, vida de cão, acabou por ser o Rafa a marcar o único golo e, se calhar, nem vai ter direito a um lugar no plantel. Talvez apareça algum clube interessado que devolva ao Benfica os 16 milhões que ele custou e o livre da vergonha de passar a época toda o coçar o cu no banco de suplentes.

Prefiro esperar até sexta-feira para continuar com as críticas, depois do jogo com o Famalicão. Todos merecem uma segunda oportunidade e eu não quero privar o JJ da sua, para provar que não é só no Brasil que ele sabe ser um grande treinador e conduzir as suas equipas à vitória. Eu preciso que ele o faça aqui, enquanto está à frente do Benfica, ou então terei a minha vida adiada até ao verão do próximo ano. O campeonato sempre é, ao fim e ao cabo, a prova mais importante e que mais queremos ganhar, o resto são acidentes de percurso.

Uma curiosidade do jogo desta noite foi que os 3 golos foram marcados por jogadores do Benfica, o primeiro por um defesa nosso na baliza errada, o segundo por um jogador nosso que se bandeou para o lado do inimigo na semana passada e o terceiro, e único que contou para nós, pelo Rafa, o tal jogador que à luz de tantas novas e sonantes contratações nem terá lugar na equipa.

The winner takes all !

 


Hoje, o Benfica entra de novo em campo para mostrar o que vale. Com Jesus no comando, ou regressa coroado de glória ou enterrado em completa desgraça. Depois do que se gastou com o regresso do treinador e o investimento nos novos jogadores (que ainda não tiveram tempo de provar o que valem), será o fim da picada se não for apurado para a CHAMPIONS e continuar candidato aos cerca de 50 milhões que a UEFA distribui aos participantes na grande prova, ou seja, aos melhores da Europa.

E mal chegue a Portugal, venha de crista caída ou com ela levantada ao alto, tem que começar a preparar o jogo da primeira jornada do campeonato nacional que é já na sexta-feira. São dois jogos para ganhar ou para apontar, desde já, a porta de saída ao treinador mais gastador que já tivemos. E o presidente do Benfica que já é contestado por metade da falange encarnada (e perseguido pela Justiça) terá a sua reeleição de Outubro em grande risco.

É o tudo ou nada e tal como no casino ... "the winner takes all" !!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A América em grande!

 

Se o gráfico acima fosse referente a uma sondagem sobre as próximas eleições nos Estados Unidos o presidente Trump ficaria todo contente, pois aparece em primeiro lugar e muito destacado do segundo e terceiro classificados. Mas, infelizmente, trata-se da triste realidade da pandemia que nos vem afligindo nos últimos meses e tira o sono a toda a gente.
Os Estados Unidos continuam a liderar a corrida, a caminho dos 7 milhões de infectados, seguido pela Índia e depois pelo Brasil. Considerando que entre os três há uma enorme diferença no número da população, a coisa fica ainda mais feia. Há uma coisa, no entanto, que joga a favor dos infectados, o país que mais doentes apresenta é também aquele que tem mais recursos para os tratar. Imaginem só o desastre que seria se a Índia tivesse a mesma percentagem de doentes por habitante que tem os Estados Unidos. Com a pobreza de Job que lá se vive seria um terror enfrentar esta pandemia.
Isto é o que se pode ver hoje, no futuro só saberemos quando lá chegarmos. Espero que o vírus vá perdendo a força ... para bem de todos nós !!!

domingo, 13 de setembro de 2020

Os aleijados!

 Há quem nasça cego, surdo, sem pila, sem um braço ou uma perna. Em português correcto, sem máscaras nem subterfúgios, a estas pessoas chama-se "aleijados". Esses são os aleijados fisicamente, mas há também aqueles que nascem aleijados na sua psique. Esses não vêem as coisas, não as fazem, nem as sentem como as pessoas normais, são aleijões da natureza. Desses temos que sentir pena, pois não têm culpa da imperfeição com que a natureza os dotou.


Mas, a reboque desses, há outros que por vício ou mal-formação moral e se dizem isto e aquilo, só para se distinguirem do comum da sociedade. A esses chamo-lhes anormais, os que não sabem que a maior riqueza do indivíduo é ser normal, andar com os pés pelo chão, a cabeça em cima dos ombros e outras coisas nos sítios que lhe foram destinados.

A cor do arco-íris foi escolhida como bandeira dos sexualmente aleijados. Eles juntam-se, eles marcham, eles gritam ao mundo que são diferentes. Ok, que continuem assim e não me incomodem que deixando-me quieto no meu canto eu não faço mal a ninguém. Mas se me tocam, nem que seja só nas minhas convicções, têm que me ouvir.

Em Famalicão vai o fim do mundo por causa de dois alunos que foram reprovados por faltas às aulas de «Educação para a Cidadania», em que supostamente se ensinam as nossas crianças a viver com diferenças de orientação sexual de cada um.

No Barreiro, uma escola do Ensino Básico organizou uma espécie de conferência para discutir essa mesma disciplina e convidou alguns membros da Associação LGBT para intervir e usar da palavra. Para piorar as coisas pediram a todos os alunos presentes 50 cêntimos que reverteriam para essas associação. Isso é meramente simbólico, pois com 30 alunos reuniram 15 Euros e isso não dá nem para mandar cantar um ceguinho.

Os alunos de Famalicão não foram às aulas porque os pais discordam do tipo de «conversa de chacha» que os professores são obrigados a usar nas aulas, muitas vezes ao arrepio daquilo que eles próprios pensam ou sentem. Os do Barreiro pagaram 50 Cents para ouvir uns aleijados falar do seu aleijão e tentar incentivar algum dos presentes a dizer que se sente como eles, nem que seja só para marcar a diferença. Há quem por um minuto de fama arrisque tudo na vida.

Se eu soubesse que nas aulas de Educação para a Cidadania se ensinavam as crianças a ir pelo caminho errado, também proibiria os meus filhos de as frequentar. Assim mesmo, curto e grosso!

sábado, 12 de setembro de 2020

A Fé é que nos salva!

 


Hoje é dia 12, véspera de celebração da aparição de Setembro na Cova da Iria. Durante toda a semana, Fátima andou nas bocas do mundo por causa das contas, dos despedimentos e da falta de dinheiro que afecta a todos. Diz-se na Igreja que a Fé move montanhas e acredito que irá muita gente a Fátima, neste fim de semana, para ajudar a melhorar as contas do Santuário e que estará plenamente convencida que com a sua Fé não há vírus que se aproxime.

Até a adepta do Benfica lá vai protegida pela sua Fé e também pela máscara do Glorioso que tem um poder extra e não deixará que a doença lhe chegue perto. Queimar velas serve apenas para dar uma esmola ao Santuário e mais valia meter as moedas numa das muitas caixas de esmolas que por ali existem, pois dariam o mesmo resultado. As pessoas não param para pensar, se Deus existe mesmo e é omnipresente, omnipotente e omnisciente como os padres apregoam, Ele entenderá a nossa mensagem de qualquer modo que lha enviemos. Com vela ou sem vela o que conta é a intenção e a Fé que nos move e Deus nos julgará por isso.

Entretanto, o bispo de Fátima e o reitor do Santuário contam as moedas das esmolas, as velas compradas e todos os outros donativos que lhe chegam às mãos para ver se as contam se equilibram. Cada um sabe de si e Deus de todos, acho que é agora que esse dizer do povo se aplica e bem!

O remédio é continuar!

 Parece-me que os utilizadores de blogs estão a dar as últimas, se não fosse o Brasil com milhares deles, a nossa raça estaria praticamente extinta. Há tantas redes sociais por onde escolher e com plataformas mais acessíveis, a partir de um smartphone que o blog passou a ser uma espécie de automóvel com rodas quadradas. Anda pouco e é desconfortável para quem o usa. Eu ando nisto, desde 2008, já escrevi milhares de publicações e custa-me dizer-lhes adeus, assim sem mais nem menos, por isso e por agora, o remédio é continuar. 

O governo é quem nos governa, ou desgoverna, e carrega nos impostos, quando precisa de mais dinheiro para atender a todos os pedinchões que acham que o que recebem nunca lhes chega. A gente lê as notícias e questiona-se sempre se é mesmo necessário fazer aquela despesa, ou se estará por trás da cortina alguém a receber uma comissãozita no negócio. Quem desconfia não é sério, diz um ditado, mas, há outro que diz: gato escaldado de água fria tem medo e eu já estou mais que escaldado com estes governantes que nos calharam na rifa. Ora leiam!

A - O Ministério da Educação anunciou esta sexta-feira, 11 de setembro, que os primeiros cem mil computadores chegarão às escolas no primeiro período do ano letivo 2020/21. Os computadores terão tipologia diferenciada por ciclo de ensino e acesso à internet por banda larga móvel.
Os computadores são, por assim dizer, a espinha dorsal da escola digital, que o Governo quer construir e para a qual destinou um investimento de 400 milhões de euros, anunciados no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social. Além de equipamentos, o projeto, que será implementado de forma faseada, “tendo como objetivo alcançar todos os alunos e docentes das escolas públicas”, compreende também conectividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais.

B - A ministra da Coesão Territorial anunciou, esta sexta-feira, que o Governo vai investir cinco milhões de euros para aumentar a capacidade de rastreio e testagem à covid-19 nos centros ‘Heróis de Testes”.
"Estes cinco milhões que o Ministério da Coesão Territorial coloca à disposição desta rede de centros é para que, no período crítico que estamos a viver, a nossa capacidade de testagem aumente e as metodologias e resultados sejam cada vez mais seguros”, explicou Ana Abrunhosa, em Faro, acrescentando que este investimento vem dos fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020 - Programa Operacional do Algarve.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Direitos e deveres!

Há quem prefira cães a crianças

No seguimento da minha publicação anterior, vou falar do meu projecto-lei para regular o cálculo do valor da pensão de reforma que cada cidadão deve auferir após uma vida inteira de trabalho dedicado e honesto. A ideia base é premiar quem merece e castigar aqueles que não fazem o mínimo esforço para o bem da comunidade. E como o maior problema da actualidade é a quebra da natalidade e o risco de falência do sistema de segurança social, é aí que incide o foco desta nova lei.
Segundo estudos levados a cabo, cada cidadão tem que garantir o nascimento de 1,5 filhos para que a renovação da população aconteça, ou seja, 3 filhos por casal. E só quem o conseguir terá direito a uma reforma completa, quando chegar a hora. Para os outros será criada uma tabela de acréscimos e decréscimos, conforme tenham mais ou menos que 3 filhos. Por cada filho além dos 3, mais 10% de aumento na reforma e os mesmos 10% de redução por cada filho abaixo dos 3.
Esta medida entrará em vigor no dia 1 de Janeiro do próximo ano !!!
N.B. - Aceitam-se os filhos adoptados para acerto de contas (para proteger os inférteis e homossexuais).

As medalhas!

O Marcelo gosta muito de dar medalhas e qualquer desculpa serve para o fazer. E agora que o seu mandato está a chegar ao fim, vou lembrar-lhe que há em Portugal uma personalidade que merece uma medalha e das grandes. Apresento-vos a CAROLINA, a mulher e mãe que é merecedora dessa honra.


Estamos a viver um tempo em que as mulheres não aceitam fazer o sacrifício de engravidar e manter o nível de natalidade no nosso país num valor razoável. Pois a Carolina contrariou essa tendência dando largas à sua veia de procriadora e já pariu 4 filhos, uns atrás dos outros. Indiquem-me, se puderem, outra mulher que com a sua idade tenha feito outro tanto.
Elas dizem que até aos 30 anos não se pode pensar em filhos, é preciso estudar, finalizar o curso escolhido, arranjar um emprego e consolidar a carreira. Depois são precisos uns anos para gozar a vida que até ali foi apenas trabalho e sacrifícios. Num ápice estão na casa dos 35 e começa a ser um pouco tarde para planear uma grande família. Pois, a Carolina tem apenas 33 anos e já conta com 4 filhos, mais que suficiente, na minha opinião, para merecer a medalha que peço ao presidente dos afectos (e das selfies) para lhe pregar no peito ou pendurar ao pescoço.


Ainda por cima, ela tem mais filhas (3) que filhos (1) e se as filhas saírem à mãe, em breve teremos um país cheio de pequenos lusitos.
A rapidez e facilidade com que ela engravida e bota os filhos no mundo deixa-me de boca aberta. E poucos dias depois do parto parece que não se passou nada, ali está ela com o corpo escorreito a posar para as câmaras e a fazer inveja a muitas meninas que não querem engravidar, em primeiríssimo lugar, para não estragar a figura.


Pensando melhor, talvez ela mereça duas medalhas, uma pelos filhos que deu a Portugal e outra pela sua forma física que é um hino à saúde pública que tantos milhões custa ao erário público (e ela paga do seu próprio bolso).






E para terminar, deixo-vos uma série de fotos que têm por fim convencer-vos a ajudar-me nesta tarefa de convencer o presidente da república a dar o passo que se impõe.  Vamos a isso? Quero a Carolina promovida a Comendadora (comentadora já ela é) que o merece mais que o Joe Berardo e outros que tais. E antes que termine o ano, pois no próximo poderemos ter uma mulher como presidente e elas são tão invejosas que nunca concordariam com esta minha ideia !!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Oh, tempo, volta para trás!


Hoje, voltou à baila a conversa sobre um hipotético almoço-convívio que pensei poder realizar este verão (se a pandemia deixasse). Mais duas semanas e teremos aí o Outono, portanto neste verão já não vai acontecer nada. Não é que seja muito difícil, ou demore muito tempo a fazer uma dúzia de telefonemas para descobrir quem seriam os interessados com coragem de se pôr a caminho, mas organizar as coisas com um restaurante que tenha condições para isso já é mais complicado.
Alguns camaradas da CF2 e também da Recruta de Março/62 nunca mais os vi e seria uma última tentativa, antes de irmos todos fazer companhia ao S. Pedro e aprender a marchar ao som de uma banda formada por anjos, arcanjos e querubins.
O Zé Bonina (na foto acima, ao centro) foi um dos camaradas que me acompanhou na comissão em Moçambique e, depois do regresso apenas o encontrei uma vez, em 2010, num encontro que organizei no Alentejo para tornar a viagem mais curta para os algarvios. E mesmo assim alguns não apareceram.
Quanto à logística da operação, pensei que podia ser uma boa ideia viajar de comboio - somos todos reformados e só pagamos meio bilhete - e evitar grandes viagens de carro, poupar o dinheiro das portagens e combustível, aliviando ainda o planeta de mais uns quilitos de dióxido de carbono e enxofre advindos da queima do gasóleo dos nossos carros. Ficaria obrigado a escolher um sítio onde o comboio pare e serviria de ponto de reunião para quem vem do norte e do sul. Talvez o Pinhal Novo fosse a melhor ideia, é paragem obrigatória do Alfa e fica, mais ou menos a meio do país e próximo da Escola de Fuzileiros. Arranjar um restaurante nesse local para almoçar também não deve ser coisa impossível.
Já lancei o barro à parede, agora só falta quem visite este blog (que tem estado às moscas) e diga da sua justiça. Podia copiar e colar no Facebook, mas também não anda por lá ninguém que tenha interesse nisto, talvez uns 3 ou 4, mais não.
Mais cómodo seria levar o almoço a casa e fazer uma video-conferência, mas faltariam os abraços e o calor humano que nos alimenta a alma.
A ver vamos, como diz o cego!!!
  

sábado, 5 de setembro de 2020

A alegria de ganhar!


Cá está o craque contratado para dar alegria aos adeptos benfiquistas. Não era este que o JJ queria, mas foi o que se arranjou pelo dinheiro que havia disponível, 26 milhões. Se houvesse petrodólares na Luz, talvez se tivesse arranjado melhor, mas assim teremos que nos safar com este.
Darwin, o nome partido ao meio dá duas palavras de bom augúrio. A primeira, "dar", leva-nos a pensar em golos, vitórias, alegria e tudo o mais que estamos ansiosos por receber. A segunda, "win", significa vencer (em inglês) e isso é o que esperamos cada vez que ele fizer parte da equipa em campo.
Já temos uruguaios, brasileiros, alemães e belgas, além de uma trintena de portugueses. Será que chega para fazer melhor figura do que fizemos na época passada? Eu espero que sim, senão foram muitos milhões deitados ao lixo.
Para já é preciso vencer o PAOK e o Krasnodar (que no ano passado envergonhou o FCP) e entrar na Liga dos Campeões e ser candidato aos milhões da UEFA. O resto logo se verá em seguida! 

Malhar no ferro enquanto está ao rubro!

A notícia que serviu de base à minha publicação de ontem não foi muito difundida nos meios de comunicação social. Os reporteres que temos costumam correr por montes e vales para aproveitar cada minuto de transmissão que lhe possa garantir audiências, mas desta vez não vi nada. Fiquei um tanto admirado e fui à procura da notícia para saber mais pormenores e encontrei este aborto que é típico do mau jornalismo que temos.

Aqui matou a mulher a tiro e aconteceu em Viseu


Aqui foi à facada


Aqui voltou a ser a tiro e à pancada e aconteceu em Oliveira de Frades,
mas no video volta a afirmar que foi em Viseu e à facada.

Se calhar, para o jornalista que redigiu o texto pouco importa a exactidão dos factos. Ser em Viseu ou Oliveira de Frades vai dar ao mesmo e se foi a tiro ou à facada pouco importa, basta que tenha morrido e ponto final. Se conhecesse um pouco mais das estradas portuguesas, na região montanhosa da Beira Alta e a distância que medeia entre Viseu, sede do distrito, e Oliveira de Frades nunca teria escrito aquilo que acabámos de ler acima.


Não deve ter andado na mesma escola que eu. Merecia que lhe enxertassem umas orelhas de burro naquela cabeça e o pusessem a dar voltas no largo do Rossio.
Patrocínio do «Correio da Manhã», só podia ser !!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Jesus e os vendilhões do Templo de Salomão!


Ao ler a notícia daquele homem que matou a mulher, às 22H00, e às 22H20 bateu à porta do céu para se encontrar com ela, fez-me lembrar a célebre passagem do Novo Testamento que descreve Jesus irado, de chicote em punho, a distribuir bordoada a torto e a direito, no lombo dos vendedores que até dentro do templo de seu pai faziam negócio.
Também neste caso, em que um homem da zona de S. Pedro do Sul matou a mulher, pegou no filho de cerca de 10 anos de idade, se meteu no carro e pôs em fuga, Deus, lá de cima, assistiu ao drama e achou que aquilo não era justo, por isso meteu-se à frente do carro e este espetou-se matando o condutor. Ainda a sua mulher mal tinha feito o check in, quando ele apareceu na fila que, à porta do céu esperava para fazer o mesmo.
Deus é pai e é justo. E tem o dom de fazer a Justiça pelas suas mãos, à sua maneira e ninguém reclama. Se a Justiça Portuguesa funcionasse assim melhor estaríamos nós os injustiçados.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A pesca continua!

O Benfica corre o mundo à procura de um goleador que lhe garanta o campeonato (e a Champions, se possível) e afinal já o tem em casa! Tão verdade é que até já lhe ofereceram 60 milhões para o levarem. Ele, hoje, garantiu a vitória sobre o Braga marcando os dois golos do Benfica. Ou não fosse ele o melhor marcador da época passada, Carlos Vinícius.


Do ponto de vista comercial e financeiro é uma boa aposta, vender o que tem por 60 e comprar o substituto por 25 milhões que foi quanto custou o uruguaio que chegou hoje a Lisboa. Se ele vai marcar tantos golos como o Vinícius é coisa que só saberemos lá para o ano que vem, o remédio é esperar. É assim uma espécie de jogada no escuro, paga,se a mercadoria como boa e depois logo se vê. Na época passada foram barretes uns atrás dos outros, comprados a 20 milhões por cabeça, o pior foi o RDT que vai demorar muito tempo a esquecer.
Hoje veio um, mas há mais na bicha para chegar em breve.
Carrega Benfica!!!

Burros teimosos!

Ontem, comecei a falar de burros e a minha intenção era ir até à Quinta da Atalaia e falar do Jerónimo e seus camaradas. Sim, porque de burros e teimosos eles ganham o 1º prémio. Mas perdi-me e acabei por não desenvolver o tema, preferi terminar de forma abrupta, desligar a geringonça que me ajuda a matar o tempo e ir para a cama.

Presidente da Câmara do Seixal (CDU)

Hoje, já ouvi tanta conversa, tanta crítica que falar no assunto me parece desnecessário. Até ouvi dizer que a Câmara do Seixal vai passar, hoje, a vistoria ao local para ver se está tudo nos conformes. Mas acredito que o presidente não deixará que algo corra mal e ponha em perigo a festa do seu partido, afinal é uma festa de família.


Vou virar-me para outras notícias que não falem de vírus, nem de camaradas, nem de burrice ou teimosia. E por falar em notícias, posso confessar-vos que acordo todos os dias com esta "Cleópatra" a falar-me ao ouvido!

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Há muito burro por aí!


Há muitos, talvez já tenha havido mais, mas ainda temos suficientes para o que interessa. Antigamente fartavam-se de trabalhar, carregavam pesadas cargas, puxavam a nora e davam uma ajuda para facilitar a vida dura do Homem nas esquecidas aldeias do interior português.
Hoje, já não trabalham, são criados como aves raras e mostrados ao mundo como se fossem dinossauros. Ganharam um tal estatuto que, um dia destes, nos ultrapassam na lista hierárquica das espécies. Comem, bebem e dormem por conta de outrem, vivem em lugares onde a poluição é mínima e os ares são puros, começo a invejar a vida que levam.
E há outra espécie de burros que vivem na cidade e têm estatuto de doutor, mas desses não me apetece falar!

Primeira de Setembro!

Cá estou eu de volta!
Já estamos em Setembro e vamos ter bom tempo nos próximos dias. Calor, praia e tudo o mais que puderem gozar se não tiverem que ir trabalhar. Enquanto o relógio passava por cima da meia noite e mudava a data no computador, fui verificar a meteorologia para a minha zona e esperava ver uns pingos de chuva que costuma aparecer nos primeiros dias de Setembro, mas nada, só sol e moscas. 


Vou ter que pegar na mangueira e regar a horta que está tudo seco como a palha. Quanto mais rego, mais ervas daninhas nascem para depois ter que as arrancar, é o meu fado.
E agora que já vos chateei com duas publicações que não valem por uma, vou dormir que está na hora!
Vamos ver que novidades nos trará este novo mês que agora começou!