O Fernão de Magalhães foi e por um lado e veio pelo outro, segundo dizem os entendidos, e por essa razão dizem que a terra é redonda. Se ele tivesse ido até à costa brasileira, virasse para norte, até à Flórida, e depois guinasse para oriente, passando pelo mar onde nadam os bacalhaus e, lentamente, fosse virando para sul acabava por chegar a Lisboa, tendo dado uma volta completa. Mas nem por isso podia afirmar que a Terra é redonda.
Nesse tempo não havia GPS, nem mapas de grande detalhe, mas ele nunca se perdeu. Ao chegar à costa brasileira. como não queria voltar para trás, foi à procura de um buraco que o deixasse passar para o outro lado do continente americano. E assim descobriu o famoso Estreito de Magalhães que o despejou no Pacífico Sul. Depois manteve o rumo a ocidente e foi parar ao Mar da China. Lá chegado fez o mesmo que tinha feito no Brasil, procurar uma passagem que o levasse para lá do Continente asiático. Infelizmente, morreu antes de a conseguir encontrar e por lá ficou o seu esqueleto a apodrecer.
O espanhol Sebastian Elcano assumiu o comando e lá conseguiu passar por entre as ilhas da Indonésia e sempre seguindo o mesmo azimute atingiu o continente africano. E rodeando-o foi seguindo para norte até encontrar a entrada do Mar mediterrâneo. Só não percebi como não seguiu sempre em frente, até ao Brasil. Talvez tenha reconhecido o Cabo da Boa Esperança e a partir daí já sabia o caminho para casa.
Hoje é fácil falar, temos o Google que nos conta tudo o que queremos saber, mas naquele tempo, até esperar que o vento enfunasse as velas, já era problema de sobra !
O Magalhães e o Lapu-Lapu são duas figuras que continuam a ser veneradas nas Filipinas. Um por trazer o Cristianismo e o outro por matar o português… Por curiosidade a Ilha onde se deu o combate é hoje onde se situa o aeroporto da cidade de Cebu e onde há uma pequena indústria caseira de guitarras e ukuleles/braguinhas.
ResponderEliminarUma lição sobre a terra redonda ou não,
ResponderEliminarnaquele tempo em que ainda GPS, não havia
Fernão de Magalhães numa pequena embarcação
navegou por mares que, dantes, desconhecia!
Pelo calor o gelo sendo derretido,
se alhos com bugalhos não confundo
que a terra seja redonda acredito
não duvido que o mar seja profundo!
Obrigado por essa explicação,
sobre o então Fernão de Magalhães
navegador ao serviço da Nação
no tempo de pequenas embarcações!
Bom fim de semana.
Gostei de ler. Era bem difícil ser marinheiro naquela época.
ResponderEliminarAbraço e bom domingo