Para me desviar do futebol - que já deito pelos olhos - vou falar-vos de comboios. Comboios que deixaram de apitar pelo interior de Portugal, mas que, segundo parece, estão a regressar para bem do povo que vive desterrado nessas zonas.
Fui muitas vezes a Portalegre e passeei pelas pequenas cidades que existem ali à volta e nunca me apercebi que por lá apitassem comboios. Erro meu, pois a Linha do Leste sai do Entroncamento, passa por Abrantes, atravessa o Alto Alentejo até Portalegre e segue depois para sul até Elvas.
Estão a olhar para a imagem aqui ao lado? Em Abrantes atravessa o Tejo e lança-se para sul, em direcção a Ponte de Sor, Mora e Crato. Poucos quilómetros mais a leste chega a Portalegre, cidade que conheço razoavelmente bem, onde nunca vi uma estação de Caminhos de Ferro.
A falta de dinheiro para suportar infraestruturas que dão prejuízo levou o governo a encerrar esta linha desde o dia 1 de Janeiro de 2012. Desde 2015 que tem vindo a tentar reactivar, parcialmente, o serviço até Portalegre.
Com o lançamento das obras do «Corredor Internacional Sul», com um investimento previsto entre 600 e 700 milhões de euros as coisas vão acelerar um pouco mais. O pequeno troço entre Elvas e a fronteira espanhola vai ser construído de imediato, para possibilitar a ligação de Sines à Europa. Pode ser que isso empurre o governo para reactivar também o grande troço entre Portalegre e Elvas.
Se fizerem isso, prometo ir de carro até Portalegre e viajar de comboio até Badajoz só para ver a paisagem. Depois regresso a Portalegre, pego no volante e volto a casa pela Serra da Estrela e pela região do Dão para comprar umas garrafosas do tinto que começa a faltar na minha garrafeira.
Que tal esta variação em Ré Maior?
Estão a olhar para a imagem aqui ao lado? Em Abrantes atravessa o Tejo e lança-se para sul, em direcção a Ponte de Sor, Mora e Crato. Poucos quilómetros mais a leste chega a Portalegre, cidade que conheço razoavelmente bem, onde nunca vi uma estação de Caminhos de Ferro.
A falta de dinheiro para suportar infraestruturas que dão prejuízo levou o governo a encerrar esta linha desde o dia 1 de Janeiro de 2012. Desde 2015 que tem vindo a tentar reactivar, parcialmente, o serviço até Portalegre.
Com o lançamento das obras do «Corredor Internacional Sul», com um investimento previsto entre 600 e 700 milhões de euros as coisas vão acelerar um pouco mais. O pequeno troço entre Elvas e a fronteira espanhola vai ser construído de imediato, para possibilitar a ligação de Sines à Europa. Pode ser que isso empurre o governo para reactivar também o grande troço entre Portalegre e Elvas.
Se fizerem isso, prometo ir de carro até Portalegre e viajar de comboio até Badajoz só para ver a paisagem. Depois regresso a Portalegre, pego no volante e volto a casa pela Serra da Estrela e pela região do Dão para comprar umas garrafosas do tinto que começa a faltar na minha garrafeira.
Que tal esta variação em Ré Maior?
Gosto de viajar de comboio, vou algumas vezes a Coimbra de comboio, para mim o mais chato são os horários e os atrasos, também tenho algum receio que o manobrador esteja com os copos e se engane ao fazer o desvio de linhas.
ResponderEliminarSão muitas as promessas,
ResponderEliminaralgumas serão cumpridas
se por perversas ideias
não forem interrompidas?
Os comboios já não apitam,
em muitas localidades de Portugal
pelos carris onde já não transitam
ideias de político pior do que temporal!
Haja alegria douradora,
porque, onde for suficiente
basta passar uma automotora
para levar toda a gente!
Se houver político inteligente,
capaz de cumprir o seu dever
deve, portanto, àquele gente
o que lhe foi retirado dever!
Gosto de andar de comboio. Vou muitas vezes ao Algarve, também já fui ao Porto e a Aveiro.
ResponderEliminarUm abraço