sábado, 31 de dezembro de 2016

Aí vem ele!

Dentro de uma hora, mais coisa menos coisa, chegará o Ano Novo às ilhas de Kiribati, a terra mais baixinha do nosso planeta. Basta ser maré cheia para a superfície do país ficar reduzida a metade, ou menos do que isso. Com a subida do nível do mar há quem aposte que vão ser construídas plataformas, semelhantes às de prospecção de petróleo, onde passarão a viver os habitantes daquele arquipélago.


Pouco mais de cem mil habitantes, espalhados por centenas de ilhas, vivem com o coração ao pé da boca por causa das marés. Sempre que há uma mais viva, correm o risco de ser varridos borda fora.
Aqui é o verdadeiro país do Sol Nascente, ninguém vê o sol antes deles. De tal modo que até o incluíram no seu símbolo nacional, Kiribati, terra do sl nascente.


Deve acontecer um pouco como no nosso nordeste transmontano, cada vez que alguém tem hipóteses de se mandar para outro lado, onde possa viver sem ter os pés dentro de água, é um adeus para sempre.


Outra curiosidade a respeito deste país é que tem gente a viver a norte e a sul do equador, assim como à esquerda e á direita da Linha da Mudança de Data. Oficialmente, assumem todos a mesma hora, senão haveria ilhotas a celebrar o Ano Novo, enquanto outras, a uma centena de metros, estariam ainda a começar o dia 31 de Dezembro.
Curiosidades deste nosso «Mundo Cão»!

4 comentários:

  1. Que Deus o mande suave e leve, que andamos todos muito cansados
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Pensei que andasses lá por terras de Trás-os-Montes à procura dele e afinal andas mais longe para festejar primeiro que nós! FELIZ ANO NOVO.

    ResponderEliminar
  3. No meu entender, o mundo não é cão,
    os cães é que no mundo habitam
    protegem os senhores da corrupção
    os quais impunes de condenação ficam!

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, o fim do corrente ano, aproxima-se . Apesar de algumas queixas, é bom continuar por cá . Espero que o próximo seja um pouco melhor . Assim, faço sinceros votos para que tenham excelente disposição para festejar a saída - 2016 - e uma óptima entrada - 2017 . Um grande abraço .

    ResponderEliminar