sábado, 4 de junho de 2016

Boas notícias!

Nem só das coisas negativas se deve falar, quando tomamos conhecimentos delas. Há também outras coisas que merecem o nosso aplauso e não o devemos nem podemos regatear.
Está neste caso a empresa Salvador Caetano, de Vila Nova de Gaia que desenvolveu um autocarro eléctrico que promete ser um achado, em termos de combate à poluição e independência do petróleo. Ora vejam:


A CaetanoBus apresentou o novo autocarro para transporte urbano totalmente eléctrico, o e.CityGold, que foi desenvolvido totalmente em Portugal em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto. Guimarães será a primeira cidade a disponibilizar este moderno meio de transporte não poluente.
O autocarro possui uma carroçaria em alumínio e tem um comprimento de 12 metros, uma largura de 2,5 metros e uma altura de quatro metros. Com um peso bruto de 18 toneladas e uma tara de 12 toneladas, o veículo oferece uma lotação até 88 passageiros. Vem equipado com um motor eléctrico síncrono que desenvolve uma potência nominal de 160 kW às 1.500 rpm e um binário de 1.500 Nm.
Em função das necessidades operacionais, o autocarro pode receber uma bateria com uma capacidade entre 85 kWh e 250 kWh, permitindo uma autonomia até 200 quilómetros. As baterias podem ser carregadas através de um carregador a bordo trifásico ou por um carregador externo DC de 150 kWh. A velocidade máxima anunciada é de 70 km/h.

3 comentários:

  1. Parece um sonho excelente! Eu aplaudo de pé a Salvador Caetano, sou um condutor que defendo a natureza e a velocidade moderada, por isso também aplaudo a carta por pontos.
    Sou um dos que não queria morrer, sem ter um autom. Eléctrico, também estava resolvido o problema do ruído e os menos honestos mecânicos.

    ResponderEliminar
  2. Boa. Oxalá resulte tanto que outras empresas lhe sigam o exemplo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A iniciativa é de aplaudir,
    disso ninguém tenha dúvidas
    gostava desse veículo conduzir
    mas, não lotado de penduras!

    Para continuar a condução,
    se dela me conseguir libertar
    quando voltar na próxima encarnação
    é que nesse autocarro irei viajar?

    Silencioso sem poluir,
    viajar nele será um colosso
    para o trabalhar a cantar e a rir
    de férias no mês de Agosto!

    Bom fim de semana,
    no mês de Junho
    a verdade não engana
    com maningue e nhungo!

    ResponderEliminar