Não há um único bicho-careta (daqueles que vivem por conta de quem ganha algo com a publicidade destes acontecimentos) que não tenha aproveitado a morte do Papa Francisco para ir até Roma turistar, ou pelo menos comer um almoço melhorado, depois de enterrado o Papa Francisco. Há caras e caretas que estou habituado a ver no pequeno ecran e hoje andam de micro na mão, nas ruas de Roma, a falar com todos e de todos sobre assuntos que não lhes dizem respeito e a mim pouco interessam.
Até a Fátima Campos Ferreira parece uma enviada especial da Casa Real Portuguesa e fala dessas coisas da igreja como se tivesse sido ungida para esse fim. Jornalistas e comentadores a importunarem qualquer um, seja o Trump, o Macron ou o Zelensky, com perguntas que poderiam deixar para altura mais propícia, mas talvez nunca mais lhes ponham a vista em cima. É aproveitar agora que a sorte não passa duas vezes à tua porta.
Já comemos uma semana inteirinha de directos e indirectos sobre a morte e a vida do Papa Francisco, mas adivinho que o assunto ainda dará para mais uma semanita. Foram à Argentina, ao bairro onde ele nasceu, falaram com gente que o conheceu bem, do seu amor ao clube de futebol do seu bairro e até me mostraram a camisola do Benfica que o Rui Costa foi a Itália oferecer-lhe. E muitas coisas mais que eu adivinho, mas não vi, pois a maioria das vezes mudei a TV para um canal internacional em que eles não têm entrada.
Se eles pudessem dar um saltinho à outra dimensão, aquela em vive agora o Ex-Papa Francisco, e filmar o que por lá se passa, isso é que seria de arromba! Toda a gente gostaria de ver o sítio para onde será obrigado a ir, mais tarde ou mais cedo, e preparar-se para essa viagem. Aliás, não deve haver lugar no mundo que desperte tanta curiosidade como esse e bem que gostaríamos de ver essa reportagem.
Mas ninguém sabe o caminho para lá. Com a concentração de padralhada que há em Roma e até a razão por que levou Cristo a enviar para ali o seu apóstolo Pedro, a entrada deve ser ali por perto, mas seja onde for tem de certeza um sinal de trânsito na entrada que nós bem conhecemos. Sentido proibido, área reservada ao pessoal da casa. Para lá entrar só dando um tiro nos miolos, mas depois não poderia regressar ao mundo dos vivos para nos contar como é aquilo por lá.
A esta hora, já devem estar a enfiar o caixão no buraco que foi para isso, previamente, preparado, mas não posso garantir, pois nem liguei a televisão para não ter mais uma razão de crítica. De qualquer modo, é como um jogo de paciência, eu sei que mal ligue a televisão eles me mostrarão tudo timtim por timtim e até muito mais do que eu gostaria de ver. Como vejo muitas vezes a CNN e vi por lá, na Praça de S. Pedro, a Rita Rodrigues, vai ser ela a contar-me tudo.
O presidente da Ucrânia já fez saber aos seus amigos europeus (e que amigos que eles são) que não tem munições para reconquistar a Crimeia aos russos que a ocupam desde 2014, mas nenhum deles deu um passo em frente e prometeu ajudar. Devem estar a pensar naquilo que disse o falecido Papa: não gastem o vosso dinheiro em armas, dai antes de comer aos desgraçados que há por esse mundo fora.
O Putin deve ter ouvido o recado como eu ouvi e, por dentro, deve estar feliz da vida, pois ele também sofre da penúria de homens e munições para se meter naquela guerra. O nosso conhecido amigo Trump diz que vai falar com Putin, mas limita-se a falar com Zelensky para lhe dizer que tem que fazer concessões se quer ver o fim da guerra. Eu gostava era de ver os franceses, ingleses e alemães darem uma de forte e obrigaram o urso da Sibéria a voltar ao seu covil.
Mas isto é como o Big Brother da TVI (só um pouco mais a sério, pois envolve mortos e estropiados), todos fazem o seu jogo, todos os dias há risos e lágrimas, mas no fim só um pode ganhar!
Bom dia
ResponderEliminarA verdade nua e crua com a humor habitual.
JR
Concordo contigo mas de tudo o que narras não vi quase nada.Ontem vi apenas a reportagem na SIC sobre as deslocações feitas pelo papa e as respectivas mensagens que deveriam ser gravadas na testa de muitos governantes!
ResponderEliminarNão vejo o programa da TVI!
Beijos e um bom sábado