Se eu fosse rei por um dia teria tempo suficiente para elaborar uma lei que pusesse cobro a este problema do preço exorbitante das casas e, por consequência, dos arrendamentos. Qualquer coisa assim do género:
1) Banco que empreste dinheiro para comprar casa que obrigue o cliente a pagar mais de 20% do seu rendimento colectável (conferido pela declaração de rendimentos do ano anterior) ficará obrigado a entregar ao Estado uma quantia igual ao excedente.
2) Casa comprada como primeira habitação de pessoa ou casal que viva de um salário abaixo do médio nacional ficará isento de todo e qualquer imposto que decorra da compra e registo desse "bem de primeira necessidade".
3) Qualquer cidadão ou empresa estrangeira que compre casa em Portugal pagará à Tesouraria da Fazenda pública um valor correspondente à diferença de preço entre o valor matricial do prédio e o preço final da compra, incluindo todo e qualquer encargo relacionado com a aquisição.
4) A particulares ou empresas que adquiram prédios para arrendamento aplicar-se-á o estipulado no ponto 3.
5) Para que tudo isto funcione segundo o espírito da lei devem as Finanças estabelecer e fiscalizar com o maior rigor o valor matricial atribuído a cada prédio urbano e que nunca poderá ultrapassar os referidos 20% do rendimento, referido no ponto 1, como se o prédio tivesse sido comprado com recurso ao crédito bancário.
6) As correctoras imobiliárias devem ser sujeitas a uma vigilância apertada pelo lado das Finanças e sempre que seja provado terem agido de forma a inflacionar os preços dos bens transacionados, devem ficar sujeitas a um imposto correspondente ao lucro excessivo de cada negócio.
7) O Orçamento de Estado de cada ano civil aprovado no Parlamento deve, obrigatoriamente, qualquer medida correctiva que se ache necessária para travar o regresso à especulação.
A Bem da Nação Portuguesa
Data - 2025-04-16
Subscrevo tudo o que dizes e sobre o arrendamento e ou compra de casa pensando nos estrangeiros. Sobre isso culpo a Assunção Cristas (2014) que fez um novelo manhoso com aumento das rendas e com isso milhares de residentes tiveram de sair das casas. Como é que os jovens podem sair da casa dos pais?
ResponderEliminarCom tantas casas vazias e a degradarem-se sendo do Estado e cujas câmaras vendem a a grandes empresários estrangeiros para hóteis de luxo. Lisboa um dia vai abaixo com tanta obra.
Já não falo da corrupção porque me agonia e dos governos que não se entendem nos casos e casinhos! O mundo está muito perigoso!
Retribuo os teus votos par ti e todos os teus!
Beijocas
´Be ijos e uma Boa Páscoa
O problema de falta de habitação em Portugal resume-se apenas no número diabólico de entradas de imigrantes. Falta de habitação é a ideologia socialista no seu melhor! Os portugueses querem mais habitação, mais segurança e mais dinheiro mas quando chega a hora da verdade - votam ps/psd - os responsáveis directos. A ignorancia politica em Portugal é tanta que continuam a acreditar que a social-democracia é Direita!
ResponderEliminar