aquilo que o Trump fez
Taxar tudo ou taxar nada
vai tudo ficar na mesma
e o mundo como a lesma
que não pula nem avança
aqui como na França
se pagas tu e pago eu
saciado fica quem comeu
cansado fica quem dança!
Ia a dizer que as tarifas fixadas pelo Trump para o Canadá e o México não me parece que venham a surtir qualquer efeito. Um taxa daqui o outro taxa dali e tudo o que vai acontecer é o cidadão pagar mais caro por tudo o que consome e ficar com raiva dos políticos que não sabem encontrar outro caminho sem os atropelar.
E o Trump falou nos 25% de IVA que os europeus cobram pelos seus produtos, mas isso é um negócio interno que não lhe diz respeito. Quando os produtos da UE são exportados pagam 0% de IVA, ou seja, ele recebe-os ao preço de produção.
Estou convencido que a breve trecho ele vai começar a fazer marcha-atrás, quando perceber que o que ele decidiu fazer lhe traz mais trabalho que lucro. Os canadianos, pelo que tenho ouvido falar, importam mais que exportam de e para os EUA e se taxarem os produtos que exportam a 25% ainda ficam a ganhar no negócio. Isso qualquer gerente de meia-tigela sabe e bastava ele perguntar a quem sabe para receber a resposta que se adivinha, taxa para cá, taxa para lá e vai ficar tudo na mesma.
Mas lá que vai dar muita confusão isso é garantido. As Bolsas já começaram a sentir os efeitos da mudança e a nível dos funcionários que vão lidar com o assunto vai ser um caos. Ainda me lembro do tempo em que corria para a Alfândega do Porto a pedir BRI's e BRE's sem os quais nada podia entrar ou sair do país. É coisa que não se arranja de um minuto para o outro e põe em marcha a cadeia de burocracia e corrupção.
Arranja-me esse papel, enquanto eu vou ali almoçar, e levas "mil mocas" quando o vier buscar! Era assim, em Portugal, antes da União Europeia e acredito que, hoje, nos States se vai passar o mesmo. Fronteiras ao norte e ao sul encerradas e sem o Bendito Boletim (de importação ou Exportação) não passa mercadoria nenhuma. Já pagou a taxa? Mostre-me o recibo! Ai não? Então volte para trás e não me apareça aqui sem o recibo, devidamente carimbado e datado com a data correcta, nada de trafulhices.
E, no fim da cadeia, um funcionaário do Fisco para contabilizar quanto se recebeu ou pagou em taxas de import/export para chegar à conclusão que o resultado final é zero. Mas no meio da cadeia de distribuição alguém vai sentir a mudança de preços e sentir no bolso aquilo que o Trump decidiu fazer para tornar a América great again!