quarta-feira, 22 de março de 2023

Partir a loiça toda!

 


Já estamos habituados às broncas entre Presidente da República e o governo. Quem não se lembra da guerra aberta entre o Mário Soares e Cavaco Silva?

Mas do presidente Marcelo ninguém estaria à espera que, de um momento para o outro, tirasse o tapete ao Costa e o deixasse como um tolo em cima do muro. Durante toda a legislatura anterior e no primeiro ano da presente, foi tudo sorrisos e abraços, mas o ano de 2023 e fim do mandato que se aproxima fizeram o Professor Marcelo ouvir a voz do Povo que reclama alterações urgentes e significativas na forma de governar. Nós, comentadores de pacotilha que não retiramos nem acrescentamos nada a esta discussão, achamos que o PR tem razão e chegou a hora de apontar o caminho ao nosso PM. Ou ele arrepia caminho ou terá que ir procurar outro emprego, em breve.

E, se calhar, é isso que ele mais quer, arranjar uma desculpa para dar o salto para Bruxelas, não esqueçamos que 2024 é o ano da troca de tachos e tachistas, por esses lados. Todos os políticos europeus, venham eles dos países mais pobres ou mesmo dos mais ricos, ambicionam um cargo, em Bruxelas, antes da reforma cujo valor andará a rondar os 20 mil euros para lhes garantir uma velhice sossegada e um pecúlio que seja suficiente para dar boas prendas aos filhos e netos. Não que hoje sem a ajuda dos pais os filhos não vão a lado nenhum.

Nem sei (nem quero saber) se o Costa tem descendência que precise do seu apoio, ou já estão entachados em qualquer lado com a ajuda do PS, mas sempre dá mais jeito ter uma reforma de 20 que ficar com uma de 10 se se mantiver por aqui, no país dos pelintras.

Agora, o que eu sei é que o Marcelo, antigo líder do PSD, e o Costa, actual manda-chuva da tropa do Largo do Rato, não perfilham o mesmo pensamento político. E esta lei do arrendamento coercivo - medida que cheira a Marxismo-Leninisno a léguas de distância, foi a gota de água para o que manda mais dizer BASTA, ou entras nos eixos ou vais para a rua.

Mas há muitas mais queixas, além desta, os impostos não param de aumentar e o Povo cada vez mais entalado com os serviços públicos a rebentarem pelas costuras e não responderem às necessidades da população. A Economia nunca mais arranca, criando riqueza para melhorar a vida das pessoas e permitir abrandar os impostos. A Saúde é o desastre que todos conhecemos, o Ensino é só para ricos que os pobres nem os livros conseguem pagar. A Habitação regressou tempo das barracas, em volta de Lisboa. Com os alugueres a ultrapassar o ordenado médio mensal dos trabalhadores e os bancos a chularem os clientes aumentando as taxas de juro a seu bel-prazer, não poderíamos pior que isto. E se o PR o não visse seria por estar feito com o governo e deixar o Povo abandonado à sua sorte.

Se houvesse uma Direita que desse confiança e mostrasse capacidade para ir a eleições e ganhá-las, o Costa estaria condenado a fazer a mala, muito em breve. Assim, o Marcelo está como aquele condenado que estava a ser cozinhado para os canibais comerem, ou deixava-se cozer vivo ou saltava para a fogueira e morria assado. Mas eu confio que ele saberá escolher o caminho, pois deixar a situação deteriorar-se ainda mais aprofundará o buraco em que estamos metidos.

1 comentário:

  1. O Selfies discursa como o Saramago escreve - em código! Marcelo Caetano foi o padrinho de casamento dos pais e foi quem conduziu o carro que levou a mãe do Selfies à maternidade sendo por isso que o baptizaram de Marcelo. Como politico é incapaz de fazer/dizer algo sem a camera por perto. Um hipocrata/hypochondriac/fala-barato sem coragem para dissolver um Parlamento infestado de corruptos. Adora viajar e foi visitar o Fidel Castro e o Lula às custas dos otários de sempre - os contribuintes. Marcelo Rebelo de Sousa não nos serve para porra nenhuma e só nos dá despeza.

    ResponderEliminar