Eu sou um bicho da terra, gostava de ter muita, mas, infelizmente, tenho que me contentar com uns míseros 200 metros quadrados Ainda por cima tenho que subdividi-la em três partes distintas, uma reservada como "cagatório" para o meu bicho de estimação que atesta a verdade daquele ditado - quem muito come muito ca** e as outras duas para algumas culturas que tento levar a cabo e estão devidamente vedadas para que o dito animal lá não entre.
Num dos lados semeei favas que estão com fraca cara, o tempo chuvoso e com muito vento não ajudou nada e a falta de insectos para as polinizarem fez o resto, vejo por lá meia dúzia de vagens e é um pau.
O terceiro bocado está reservado para uns pés de couve galega e para algumas experiências que decido fazer de vez em quando. Espalhei por lá uma quantidade de sementes e não nasceu nada. Então, os feijões verdes para dar vagens não nasceu um único para amostra, deve ser da semente. Tenho um canteiro com salsa que está a ficar bonita com o calorzinho dos últimos dias E acrescentei, ontem, uma dúzia de pés de pimentos verdes. Por falar nisso, perguntei à mulher que mos vendeu se não tinha dos vermelhos e ela respondeu-me que os deixasse lá ficar até ficarem vermelhos, que a planta é a mesma.
Os pés de tomate coração, comprei doze, ao plantá-los eram 13, veio um de borla, Deus queira que o número não me traga azar. Plantei-os junto das favas que dentro de um mês já terão ido à vida. O terreno depois fica vazio e só cria ervas, no ano passado atirei para lá uns grãos de milho e colhi uma cesta cheia de espigas que servem para alimentar as galinhas. Como já não tenho idade para grandes empreitadas, enchi o terreno com árvores de fruto, mas só os limoeiros e laranjeiras dão fruto, o resto é uma desgraça. Só tenho uma pereira que está a abrir flor, estou com uma fezada que vou provar as peras este ano..
Lá ao fundo do quintal, na parte das experiências, tinha duas figueiras grandes, uma dava figos pretos a outra brancos. Cá em casa, excepto eu, ninguém gosta de figos e acabavam quase todos no papo da passarada pelo que há dois anos, peguei nas ferramentas e arranquei a dos pretos pela raiz e cortei os ramos todos à outra. Mas aquilo é árvore amaldiçoada, já nasceram ramos novos e é cada um com dois metros de comprimento. Já vou comer figos outra vez este ano.
No ano passado plantei dois abrunheiros, um de abrunhos pretos e outro de brancos. Talvez já abram flor este ano, mas ainda são muito pequenos, o primeiro ano foi para se adaptarem à terra e não cresceram nada, veremos este ano como correm as coisas. Pereiras, já plantei uma dúzia delas, mas como nunca dão a qualidade que escolhi, sou obrigado a arrancá-las. Há 22 anos que ando a plantar macieiras e todas secam ao fim de pouco tempo. Maças que são a minha fruta preferida tenho que ir comprá-las à frutaria. Para me correr tão mal a vida com as fruteiras costumo dizer que ALGUMA BRUXA ME VIU!
Em vez de tanta explicação sobre o que tem e não tem, fazia como fez ali em baixo com os pés de tomate. Comprou nove pés já plantadoiros, passou 8 para vasos e ainda lá ficou um na embalagem por falta de vaso ou tempo. Nem precisou de muita conversa, porque uma imagem vale mais que mil palavras. Quando os tomateiros começarem a crescer, precisa transplantá-los para a terra e retirar-lhes o excesso de folhas para ficarem fortes, A essa 'operação' chama-se capar, sabia?
ResponderEliminarPara que as sementeiras sejam de boa colheita a semente deve ser de qualidade, refiro-me ao feijão verde. Eu tinha rasteiros. Não precisava de estacas e não ficava cheia de brotoeja nos braços quando os ia colher.
Agora deixei-me disso. O meu tempo de me entreter pelo quintal semeando e colhendo...já foi chão que deu uvas.
Essa foto do cesto com figos deve ser de anos anteriores, pois agora, se os houver, são muito, muito pequenitos. A minha figueira levou uma carecada que só para o ano deve voltar a dar fruto.
E dióspireiros, não tem? Eu tenho dois, para agora só têm folhas, é um fruto de Outono e ainda agora saímos do Inverno.
Estou toda contente por a hora adiantar mais logo, detesto quando atrasa. E pronto! Se alguma bruxa o viu não fui eu. Tenho mais queda para santa...Bye bye.
Bom dia
ResponderEliminarSe agricultura não é a minha praia, já para comer fruta e legumes estou cá três vezes.
Se fosse mais perto até o ajudava a comer os figos que não sendo propriamente uma fruta mas que eu gosto em particular.
Abraço
JR
Olá, boa noite
ResponderEliminarO que é um abrunheiro?
Cachorro Bonito!
ResponderEliminarEu tenho dois. Um casal.
Gosto muito de cães.