segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Bem vinda, chuva!

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada e rajadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Coimbra, Viseu, Guarda, Leiria e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje, e Portalegre, Évora e Beja até às 12h00 de hoje.



Será é desta vez que vamos ver as barragens a encher? Se e quando isso acontecer vou dar uma volta pelo Alto Minho para desfrutar o panorama!
Ontem, à noite, em Viana do Castelo foi o caos por causa de uma chuveirada que encontrou as sargetas entupidas e não encontrou o caminho para o rio. A bacia hidrográfica do rio Lima nunca esteve tão vazia como este ano. Era um regalo ver as barragens cheias até cima, mas este ano as hidroeléctricas turbinaram até não haver mais água do lado de cima dos paredões. Transformaram água em electricidade que venderam a bom preço. E o governo socialista a assobiar para o lado. Já que as empresas nos vendem a electricidade ao preço que querem devíamos (nós) fazer o mesmo com a água.
Pois é, mas a água, como tudo o resto, em Portugal, está concessionada (pré-vendida) a gente que não tem o mínimo respeito por nós. Tudo começa nas pontes sobre o Tejo, em Lisboa, passa por muitos sectores de actividade e termina na água das barragens que enche os cofres da EDP (chinesa) e da Iberdrola e Endesa (ambas espanholas). E nós a chuchar no dedo e pagar o preço que eles querem!

2 comentários:

  1. Bom dia
    Aqui por Santa maria da Feira ainda não há sinais dela .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Por aqui nem sinais. Continua um sol radioso.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar