domingo, 30 de outubro de 2022

Pobre Gil!

 Que teve que pagar o patau para o seu vizinho de Braga ultrapassar o FCP na classificação geral.

Clicar na imagem

Mas para ver os andrades na mó de baixo tudo vale a pena! Ainda há muito campeonato, daqui até Maio, e o que rir por último é o que ri melhor. Tomara que seja a clube da águia, ou seja, o meu, mas se não for ... amigos como dantes!


No Facebook é isto que circula, há sempre quem se dê ao trabalho de mostrar os seus dotes artísticos e eu vou aproveitando. Não há dúvida que este fim de semana só os benfiquistas se ficaram a rir. O Sporting se estava mal ficou ainda pior, o Rúben Amorim já não sabe onde meter a cara!

Migrações!

 Portugal já foi um país de emigrantes, aqueles que saiam de Portugal à procura de melhor vida do que a que se vivia no nosso país. Foi assim nos anos 60 do século passado, tanto pela miséria em que se vivia como pelo início da guerra em África que levou muitos jovens a fugir à obrigação de lutar numa guerra que não consideravam sua. Uns por medo de ficar estropiados ou, pior ainda, de ficar por lá enterrado em qualquer canto, outros por convicções políticas que não aceitavam nada vindo do Salazar. De 1960 até 1975 saíram de Portugal muitos milhares de pessoas espalhando-se pela Europa, pela América e até pela Ásia. Eu próprio fiz parte dessa imensa mole humana que foi procurar lá fora o que aqui não encontrava.

Hoje, são mais os imigrantes, aqueles que procuram em Portugal aquilo que lhes falta nos seus países. A começar pelos brasileiros que vêm para cá por causa da língua, continuando com os negros dos nossos antigos territórios ultramarinos, todos eles acham que aqui se vive mais facilmente que nos seus países. Muitos procuram trabalho, mas também há quem venha à procura de boa vida e ver se consegue viver sem trabalhar.

O caso dos emigrantes timorenses que, esta semana encheu os écrans dos nossos televisores é apenas mais um caso no meio de muitos que não chegam às notícias. Enganados por traficantes sem escrúpulos eles embarcam na aventura, pensando que talvez a relação histórica de Portugal com Timor lhe dê alguma primazia, tal como acontece com os brasileiros). Mas alguns nem português falam, não sentem qualquer inclinação a abandonar a sua Língua local e mudar para uma que não lhes diz nada. Lá sabem eles quem era Camões!

Especialmente, no Alentejo, onde se começou a fazer agricultura intensiva, mas também no Algarve, por causa do turismo, precisamos de muitos imigrantes para fazer o trabalho já que os portugueses são cada vez menos e com menos vontade de trabalhar. O problema começa no governo que não quer saber de impor regras, continua com os pais que querem ver os seus filhos doutores e acaba nos filhos que ficando na escola até aos 20 anos nunca aprenderam a "vergar a mola". Depois dos 20 é difícil aprender a trabalhar. Os que conseguem um canudo e um emprego estão safos, os outros terão um futuro pouco risonho.

Há ainda o problema dos casais que não querem ter filhos, seja pela dificuldade em os criar e educar ou por que não vêem qualquer prespectiva de vida e futuro para eles. Assim, Portugal acabou sendo um país de velhos reformados que vê os poucos jovens que nasceram abandonar também o nosso país procurando fugir da miséria em que aqui se vive. Portugal só é um paraíso mesmo para imigrantes do terceiro mundo que, além de tudo o mais que lhes faz falta, nem água têm para beber. Aqui, isso eles ainda encontram, mas não sei por quanto tempo !!!

Nós fizemos a nossa parte!


Os ditos 3 grandes da nossa Liga entraram todos em campo, neste sábado. E todos tiveram uma sorte diferente, um empatou, o outro ganhou e o último a jogar, para completar o quadro, deixou-se perder. O SCP tinha vindo a ocupar o 3º lugar, deixando os dois primeiros para o Porto e o Benfica. No ano passado, foi campeão e inverteu esta lógica (para mal dos meus pecados). Mas este ano, parece ter regressado ao passado e nem perto chega dos lugares cimeiros. Ninguém esperaria, e o Rúben Amorim muito menos, que o Arouca fosse capaz de ganhar aos leões. Mas ganhou, essa é que é essa!

E o Benfica ficou a rir, lá em cima, cada vez mais sozinho na liderança do campeonato. Para que o remédio que o Rui Costa mandou vir da Alemanha deu resultado e curou a doença que afligia o Benfica, desde aquele golo do Kelvin que fez ajoelhar o Jesus. Que Deus e os anjinhos todos do céu segurem o meu clube nesta senda gloriosa com muitos golos marcados a cada jornada, de modo a convencer os demais que não é uma questão de sorte, mas sim uma amostra da qualidade do nosso plantel.

Desta vez foram cinco e marcados por 5 jogadores diferentes. Com 4 eu já me dava por satisfeito, mas faltava um golo ao Rafa para lhe alimentar o ego e fazê-lo esquecer o triste episódio do abandono da nossa selecção que em breve se reunirá para disputar o campeonato do Mundo. E foi uma grande cabeçada em recarga de uma bola rematada à barra.

Se o Braga ganhar, amanhã, em Barcelos, e bem pode acontecer, saltará para segundo lugar, ultrapassando os morcões dos andrades. Preferia que o meu clube - o do galo - não perdesse, mas para ver o Braga em 2º lugar vale o sacrifício.

Entretanto, o Lucas Veríssimo, depois de um longuíssimo período de recuperação jogou os 90 minutos pela equipa B, vai até ao Quatar com a selecção do Brasil e depois disso deve regressar ao su lugar na defesa do Benfica e dar um pouco de descanso ao velho Otamendi.

Só não percebi ainda, como vai jogar o Benfica nos dois jogos da Taça da Liga, depois de os jogadores saírem para as selecções !!!

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Chuva até dizer chega!

 

Clicar na imagem
No Alentejo e no Algarve é que ela faz mais falta, mas teima em cair em cima dos minhotos e transmontanos. Já temos as barragens cheias e os campos todos alagados, mas isto não é como a gente quer, é como S. Pedro pensa ser melhor.

Lembro-me de, nos velhos tempos, ser Outubro o mês mais chuvoso de todos. A seguir vinha um Dezembro e Janeiro com muito frio e depois voltava a chuva, em Fevereiro, Março e Abril (o tal das águas mil). Pergunto-me se estaremos de volta a esses tempos?

Daqui a poucos minutos vou sair de casa, tenho um almoço de família combinado para hoje, mas da maneira que chove ... vou ficar como um pinto. E pensar em quatro ocupantes a entrar na viatura com os guarda-chuvas a escorrer também me não anima por aí além!

A Iberdrola (eléctrica espanhola) que explora umas quantas barragens e também parques eólicos, aqui no norte, deve estar a esfregar as mãos de contente. Já têm água para turbinar 24 H por dia e vento até dizer chega. É só facturar e ver os lucros aumentar! Ouviram, ontem, o aviso dos resultados dos primeiros 9 meses? Milhares de milhões de lucro e o TUGA  a pagar a ectricidade mais cara!

A Repsol, também espanhola, e a Shell dos nossos grandes amigos britânicos também encheram o saco com milhões e milhões de lucro. Mas a nossa Galp não lhe ficou atrás, fornece o gás à EDP que nos vende a nós ao preço que quer e assim vê os lucros subirem até aos céus. Aqui só cai a chuvinha que o S. Pedro se digna enviar-nos, mas na conta bancária desses lacraus chovem euros (a potes)!

E falam de lucros inesperados! Nunca vi um adjectivo tão mal aplicado! O lucro foi planeado ao pormenor, aproveitando a fraqueza de todos os europeus, acagaçados com o guerra na Ucrânia e dos governos que encontram desculpa para tudo, o que fazem (mal feito) e aquilo que deixam de fazer, por incúria ou incompetência.

Até logo, vou procurar o chuço e enfrentar a chuva!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

O Mar eterno sem fim!

 


Ontem, fui almoçar à beira-mar. Restaurante já conhecido de longa data, serve um cozido à portuguesa (muito razoável) por 9€ com vinho sobremesa e café incluidos. De vez em quando vou até lá e vejo o mar bater na rocha e enrolar na areia, enquanto espero que a garina de serviço traga o prato.

Lembram-se do bólide que comprei em 2012 (salvo erro)? Pois aí está ele pronto para muitas curvas ainda. Disseram-me que aquele motor pode chegar a um milhão de Kilómetros e como ainda não chegou aos 300 mil ... tenho muito que andar!

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Que me aconselham?

Sob o mote “Crescimento e mobilidade social”, promete um programa e uma mensagem “muito centrada no crescimento e na mobilidade social”.
“A oposição ao imobilismo que nos governa e o combate à desesperança no país fazem-se com soluções concretas. Contamos para isso com um programa concreto com boas respostas aos desafios do país, com política e visão alternativas.
É para isso que me candidato”, justificou depois nas redes sociais.

Questionada sobre quais as diferenças que a distinguem de Rui Rocha, que avançou no domingo para esta corrida eleitoral, Carla Castro afirmou que haverá “certamente diferenças quer do ponto de vista da gestão interna do partido quer de prioridades externas”, mas deixou claro que ambos têm “uma matriz de liberalismo político, económico e social”, que não vão abandonar e que tem permitido o “crescimento de sucesso da IL”.


Que acham da ideia de eu me candidatar também? O que tem o Rui ou a Carla que eu não tenho? Eles afirmam que querem o melhor para Portugal e eu também. A grande diferença está em que eles têm a vida pela frente e a ambição de uma vida melhor, com mais sucesso e mais riqueza. Eu vivo com uma pensão razoável da Segurança Social e não ambiciono muito mais. Aliás, confesso ter a ambição de ver os socialistas arredados do poder e não me cabe na cabeça que o Luis Montenegro (irra, só o nome já me assusta!) possa vir a ser o próximo Primeiro Ministro.
Daí eu pensar que seria melhor candidato que os outros dois. Na posição em que me encontro, pouco mais posso ambicionar o que ter um funeral digno. Viver até aos 100 e essas tretas todas não me seduzem. Enquanto mexer as pernas quero viver e depois disso morrer em paz. Isto também é LIBERALISMO ou não?

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Fiquei sem palavras!

 


O Rafa meteu dois golos, mas foi por muito pouco que falhou outros dois. Se ele tem feito o poker ficaria na história do Glorioso, assim como na das competições europeias, pois não é qualquer um que marca um poker na Liga dos Campeões! Estivemos a um passo dos seis golos marcados, mas ao falhar dois abrimos a porta ao italianos e foram eles que aumentaram de 1 para 3 golos marcados.

Mesmo assim, um resultado de 4 a 3 contra a Juventus e numa prova deste nível é para deixar qualquer benfiquista eufórico, tal como eu me sinto. O Jesus prometeu pôr o Benfica a jogar e dobro e nada aconteceu, o Schmidt não prometeu nada e pôs a equipa a render o dobro (pelo menos). Em todos os jogos que disputou até agora não sofreu nenhuma derrota e esperamos todos que assim continue. Fé, muita fé é o que temos que ter neste momento.

Para a semana ficamos à espera dos judeus do Macabi e, com alguma sorte, talvez possamos averbar uma nova vitória. E depois vem o campeonato que para mim a prova mais importante. Isto da Liga dos Campeões é tentar ir o mais longe possível, amealhar uns quantos milhões, porque no fim da corrida o troféu será para um dos tubarões do costume. O Barcelona e o Liverpool andam pelas ruas da amargura, este ano, mas ainda sobram muitos para disputarem o dito.

Pensando no que sofremos em Guimarães e contra o Caldas, tenho mais medo destes jogos do que do PSG ou Juventus. E em breve teremos que defrontar o Braga e o Sporting, se aí nos sairmos bem, poderemos olhar para o futuro com confiança.

Carrega BENFICA!!!

Chuva lá fora!

 


Estou no meu posto de trabalho. Lá fora, cai uma chuva de pingas grossas, daquelas que mal atingem o solo criam uma enxurrada. Felizmente, tenho um telhado por cima da cabeça e a chuva não me causa mossa. Penso nos desgraçados ucranianos a quem o Putin (esse filho duma grande ...) deitou a casa abaixo e têm que viver em buracos como os ratos.

Ao ver tanta água correr para o mar e perder-se para sempre, peço ao S. Pedro que faça chover lá para o Alto Minho ou Trás-os-Montes e encher as nossas albufeiras todas, do Minho, do Lima e do Douro, de modo a que a nossa subsistência e dependência da água fique garantida.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Mais uma jornada jogada e ficou assim!

 

Cliquem para uma melhor leitura

Até me ia esquecendo de publicar a classificação geral da nossa liga distraído com o foguetório dos comentadores televisivos. Que Deus a minha santinha protectora me continue a ajudar a manter o Benfica na frente que é uma alegria ver como os andrades se ferram todos  Recorrem a todas as trafulhices para levar a sua avante de tal maneira que nós não podemos deixar de aproveitar todas as oportunidades e puxar pelos nossos galões.
Veremos se amanhã conseguimos segurar na Juventus que ou ganha ou está fora da competição e isso dar-lhe forças a dobrar. Para nós é a garantia de passagem à próxima fase, a do mata-mata, como dizia o Scolari. O sonho continua!

Porquê 55?


 Podem ver, abaixo, a lista dos 55 pré-convocados de Fernando Santos. E porquê 55 se nem 30 podem apanhar o avião para o Quatar?

Para mim é apenas uma desculpa para não ficar calado. Nota-se, à légua, que ele não sabe o que escolher. Inclui novos e velhos no mesmo pacote, como se isso lhe desse alguma garantia de sucesso. Não tem coragem de pôr os velhos (Pepe, Willliam, Moutinho, Mário Silva, Fonte, etc.) de parte e apostar, a sério, na juventude. Propositadamente, não incluí o Ronaldo na lista dos velhos, pois é um caso à parte. Ele merece (e deve) continuar como capitão da Selecção, mas isso é garantia de ir sempre a jogo. Deve jogar quando for necessário, sem prejudicar o normal funcionamento do plantel que deve ser renovado (na verdadeira acepção da palavra, durante esta operação no Quatar. A nova convocação para o Euro 2024 terá que ser completamente diferente. Se o Ronaldo desempenhar a contento a sua tarefa como capitão ganharemos mais do que tê-lo como jogador (a arrastar os pés pelo relvado):

Esta escolha de 55 para nos próximos dias cortar 25 parece-me um jogo perigoso, dando esperanças a alguns para depois os fazer acordar do sonho. Tudo isto, de certeza absoluta, se vai virar contra ele aumentando a contestação à sua permanência como seleccionador que já é forte. Como ouvi dizer a alguém, está a cavar a sua própria sepultura.

Guarda-redes

Diogo Costa (FC Porto)
Rui Patricio (Roma)
Anthony Lopes (Lyon)
José Sá (Wolverhampton)
Rui Silva (Betis)

Defesas
Diogo Dalot (Man. United)
Nélson Semedo (Wolverhampton)
João Cancelo (Man. City)
Cedric Soares (Arsenal)
Thierry Correia (Valencia)
António Silva (Benfica)
Danilo (Paris SG)
David Carmo (FC Porto)
Diogo Leite (U. Berlim)
Domingos Duarte (Getafe)
Fábio Cardoso (FC Porto)
Gonçalo Inácio (Sporting)
José Fonte (Lille)
Pepe (FC Porto)
Rúben Dias (Man. City)
Tiago Djaló (Lille)
Mário Rui (Nápoles)
Nuno Mendes (Paris SG)
Nuno Tavares (Marselha)
Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)

Médios
Florentino (Benfica)
William (Betis)
Ruben Neves (Wolverhampton)
Palhinha (Fulham)
Moutinho (Wolverhampton)
João Mário (Benfica)
Renato Sanches (Paris SG)
Sérgio Oliveira (Galatasaray)
Matheus Nunes (Wolverhampton)
Otávio (FC Porto)
Vitinha (Paris SG)
Bruno Fernandes (Man. United)
Bernardo Silva (Man. City)
Fábio Carvalho (Liverpool)
Fábio Vieira (Arsenal)
Gonçalo Guedes (Wolverhampton)
Nuno Santos (Sporting)
Ricardo Horta (Sp. Braga)
Trincão (Sporting)

Avançados
Cristiano Ronaldo (Man. United)
João Félix (At. Madrid)
Jota (Celtic)
Pote (Sporting)
Podence (Wolverhampton)
Rafael Leão (AC Milan)
André Silva (Leipzig)
Beto (Udinese)
Gonçalo Ramos (Benfica)
Paulinho (Sporting)
Vitinha (Sp. Braga)

sábado, 22 de outubro de 2022

O mundo contra a China!



Por outro lado, Ursula von der Leyen fez soar os alarmes. “Estamos a testemunhar uma aceleração do rumo e das tensões com a China. O sistema chinês é fundamentalmente diferente do nosso e estamos ambos ao corrente da natureza da nossa rivalidade”, declarou a presidente da Comissão Europeia.Von der Leyen, foi mais longe, e avisou que é necessário manter vigilância ao que acontece em território chinês, recordando o que a UE aprendeu com a invasão russa da Ucrânia e como pode ser difícil depender de um país para importações importantes como petróleo ou gás.


O mundo está cheio de chinesinhos - aquela gente pequena de olhos em bico - e se o Xi Jimping se armar em parvo obrigaremos essa gente toda a regressar a casa. Eles não fazem mal a ninguém nem têm culpa das políticas seguidas no seu país, mas terão que ser eles a mudar o rumo do que se passa no seu país. Se o não fizeram não são nossos amigos e seremos forçados a recambiá-los para aquela parte do mundo. Gostaria de ver como descalçaria esta bota o presidente todo-poderoso da China se toda a Europa, estados Unidos e Canadá dessem ordem de expulsão a todas essas formiguinhas.
Estou de olho em ti, oh Xi !!!

Até que enfim!


Como disse o nosso treinador, não foi um jogo bonito. Eu diria mais, pois já conheço este Porto há muito, com esta equipa nunca será possível fazer um jogo bonito. Ganhar-lhe já é bom, o resto é para esquecer.

O Benfica, actualmente, tem equipa para jogar bonito, para dar um espectáculo que justifique o valor do bilhete que as pessoas pagam para entrar no estádio. O Porto tem aquilo que, nos velhos tempos, se chamava uma equipa de rebenta-canelas. Além disso, com os brasileiros "trafulhas" e "fiteiros" que em cada lance tentam enganar o árbitro e cavar faltas que os beneficiem, o espectáculo que oferecem ao público é uma verdadeira lástima. Vou repetir isto "até que a voz me doa" e os árbitros compreendam o que ali se passa e deixem de alinhar em palhaçadas. Só me falta saber se é o treinador que os ensina e incentiva a fazer isso, ou se o fazem de motu próprio, mas vou dar-lhe o benefício da dúvida.

No fim do jogo ainda disse, entre outras alarvidades, que o FCP é melhor e vai acabar por ganhar o campeonato. Só pela afirmação injustificada, merecia não o conseguir e engolir a sua prosápia, lá para Maio do ano que aí vem.

Visto que jogo não foi mesmo bonito, não vale a pena perder muito tempo em comentários que nem serão lidos por grande audiência, uma vez que os blogs passaram de moda e só o Facebook é que está a dar. Os jogadores, uns mais que os outros, cumpriram o seu papel, fartaram-se de levar empurrões e caneladas e, graças a Nosso Senhor Jesus Cristo, saíram do dragão vivos e sem lesões de maior. Excepção feita ao Draxler que jogou apenas 15 minutos, não fez jogada ou remate que se visse, e saiu lesionado. Ainda bem que ó PSG a pagar-lhe a maioria do salário, senão seria uma dor de alma.

Três vivas ao Glorioso e seus atletas e vamos lá preparar a recepção à Juventus que vem aí na próxima terça-feira. Uma vitória seria o apuramento garantido e mais 3 milhões no bolso. Isso é que é o mais nos interessa para garantir o futuro!

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Logo à noite haverá festa!

 


Só para quem gosta, claro!
Na «Era Schmidt» espero que as coisas mudem
para melhor!
Já chega de sofrimento !!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Cómicos!

 A «Lenda da Sopa de Pedra» que acabei de ler num blog amigo fez-me recordar os tempos em que só tínhamos a RTP ( 1 e 2) para nos ajudar a passar o tempo. E não poderia passar sem mencionar os cómicos - comédias o meu género preferido, pois de tragédias está o mundo cheio e cansado - que faziam a equipa do Duarte e C.ia, a começar pelo António Assunção que protagonizou a série que contava a história da referida sopa.

Já morreu, há bastantes anos, o pobre coitado, mas eu ainda o não esqueci. Tanto em Duarte e C.ia como a fazer de frade, andando por terras de Portugal, a confeccionar a tal sopa, assim como noutros papéis fez-me dar boas gargalhadas. Espero que isso lhe garanta algum crédito, lá no sítio onde agora está.

O António Rocha, também já falecido, era outro que sempre me tirava do sério. Ele era o mau da fita e virava uma fera, sempre alguém invocava o nome da sua mãe.

O Duarte, da famosa série televisiva fez algum trabalho nas telenovelas, mas há muito que anda desaparecido dos nossos ecrans. Aí os têm juntos com a prima que fazia parte da equipa de detectives.


E ainda mais duas imagens para recordar esse programa! Hoje em dia, na televisão, só vemos "panilas" a toda a hora e isso não me dá vontade de rir! Imaginam um programa familiar, às 9 da manhã, abrir com o tema - Claudio Ramos abandonado pelo namorado? Dá-me vómitos!!!

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Toca a trabalhar!

Apenas “se a ideia for aumentar de dois para três os dias de descanso, sem que isso se traduza em perda de remuneração”, a medida é “bem vista”, refere o secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap), José Abraão.

Além de bem-vista, considera mesmo que a semana de trabalho reduzida poderá trazer aumentos de produtividade para o país. “Sempre defendemos que não é por trabalhar mais tempo que a produtividade aumenta. Hoje, com os avanços tecnológicos, é possível gerir o tempo de uma forma diferente.”


Os judeus toda a vida foram ricos, porque não têm horário de trabalho estipulado. O volume de trabalho é que determina o tempo que é dedicado ao tralho. Se for necessário trabalhar 16 horas por dia, eles não viram a cara, pois o seu único objectivo é o lucro.
Outro bom exemplo de economia é dado pelos chineses - pequeninos, amarelos e olhos em bico - a quem ninguém dá valor, mas na hora do aperto só eles têm dinheiro. Eles trabalham quando e quanto é preciso, dia e noite se for o caso. Eu conheci uma família chinesa que morava em Florença numa casa de rés-do-chão e primeiro andar, não muito grande, que foi transformada em fábrica de camisaria. O pai, a mãe, 3 ou 4 filhos e outros tantos sobrinhos revezavam-se durante as 24 horas do dia, ocupando as 6 máquinas de costura que as economias da família lhes permitiram comprar. Enquanto uns dormiam os outros trabalhavam sem nunca darem descanso às máquinas. Em três tempos tinham uma encomenda de mil camisas prontas a entregar.
Dizem que a maior economia do mundo é a americana. Mas também são os Estados Unidos que têm a maior dívida do mundo - já há quem afirme que nem eles sabem quanto devem, deixaram de se preocupar com isso. E quem lhes empresta o pilim? Os chineses, claro, eles não param de trabalhar e põem o dinheiro que ganham a render juros. Chamem-lhes parvos!
Parvos são os portugueses - e quem os governa - ao perder tempo discutindo uma semana de 4 dias, enquanto a economia está feita num oito e as famílias todas - pelo menos uma grande percentagem - completamente falidas. Só haverá mais riqueza trabalhando mais e com mais vontade. copiem o exemplo dos chineses e deixem-se de fitas. Muitas horas de descanso muito sol e muita praia podem fazer o homem feliz, mas não lhe pagam as despesas nem matam a fome.
Eu só reclamo que o trabalho seja pago honestamente em função do que se produz. Se os patrões ficam ricos e esbanjam dinheiro em casas e carros de luxo, deixando os seus empregados a passar fome, isso é um caso de polícia. E se os governantes sabem disso e não actuam é caso para os meter na prisão, junto com os exploradores. Lá trabalhar 35 ou 40 horas isso não me assusta. Quando entrei na vida activa, depois dos estudos, o horário era de 48 horas e foi assim até pouco depois do 25 de Abril. Só as ideias socialistas trazidas pela revolução começaram a reduzir os horários e a pedir aumentos de salário. Esse foi o caminho que nos trouxe até aqui, pobres mas alegres!
Trabalhem como os chineses e terão dinheiro para emprestar aos desgovernados !!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Bem vinda, chuva!

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada e rajadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Coimbra, Viseu, Guarda, Leiria e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje, e Portalegre, Évora e Beja até às 12h00 de hoje.



Será é desta vez que vamos ver as barragens a encher? Se e quando isso acontecer vou dar uma volta pelo Alto Minho para desfrutar o panorama!
Ontem, à noite, em Viana do Castelo foi o caos por causa de uma chuveirada que encontrou as sargetas entupidas e não encontrou o caminho para o rio. A bacia hidrográfica do rio Lima nunca esteve tão vazia como este ano. Era um regalo ver as barragens cheias até cima, mas este ano as hidroeléctricas turbinaram até não haver mais água do lado de cima dos paredões. Transformaram água em electricidade que venderam a bom preço. E o governo socialista a assobiar para o lado. Já que as empresas nos vendem a electricidade ao preço que querem devíamos (nós) fazer o mesmo com a água.
Pois é, mas a água, como tudo o resto, em Portugal, está concessionada (pré-vendida) a gente que não tem o mínimo respeito por nós. Tudo começa nas pontes sobre o Tejo, em Lisboa, passa por muitos sectores de actividade e termina na água das barragens que enche os cofres da EDP (chinesa) e da Iberdrola e Endesa (ambas espanholas). E nós a chuchar no dedo e pagar o preço que eles querem!

domingo, 16 de outubro de 2022

Bye-Bye SCP!

 


Se a dor de cabeça do Rúben já era grande, hoje duplicou!

Foi para casa do Gil jogar com o Varzim, mas esqueceu-se de falar comigo e a vida começou a andar para trás. O estádio do GIL é o meu estádio e o Varzim é o clube da cidade que escolhi para viver e criar os meus filhos. Ah, e eu não sou lagarto, apoio os do outro lado da Segunda Circular. Quer dizer, tinha tudo para correr mal! Se ele tivesse conversado comigo primeiro, como somos ambos benfiquistas até dizer chega, talvez eu tivesse concordado em dar uma palavrinha, aos interessados, em seu favor. Talvez aprenda para não cair nessa outra vez!

E tudo por causa do Estádio do Varzim estar em obras. Aliás, toda a zona está em obras e não só o estádio. A Praça de Touros já foi demolida. O Estádio e Campo de Treinos do Varzim (que se podem ver atrás da Tourada) iam ser mudados para os arredores da cidade, mas ...! Há sempre um mas a complicar tudo. O acordo que havia com a Câmara e um empreiteiro falhou e tudo se complicou. Já havia dinheiro se sinais entregue - há muito já gasto - a presidência da Câmara mudou e tudo ficou muito embrulhado. O Varzim está meio falido, joga na 3ª Liga e não tem um euro para aplicar no estádio. Mesmo assim foi obrigado a remodelar as bancadas que ameaçavam ruína e tem que aparecer dinheiro de qualquer lado. Talvez a Câmara fique com o Campo de Treinos para fazer um parque de estacionamento e ajude o Varzim a sair do atoleiro.

Entretanto eliminaram o SCP da Taça e fizeram uma grande festa. Para os sócios e adeptos foi quase como se tivessem ganho o Campeonato! Pelo menos vão fazer alguns euritos nos bilhetes para o próximo jogo e talvez, depois, haja mais!

Entretanto o Gil tinha ido jogar ao Baixo Alentejo e safou-se. Ao mesmo tempo, os meus vizinhos do Rio Ave também foram chutados para canto! Aconteceu-lhe o mesmo que ao Marítimo, Portimonense, Paços de Ferreira e Boavista que também viram o azar bater-lhes à porta.

A bola é redonda e rola e rebola (para onde quer) e dá-nos cabo da tola!!!

sábado, 15 de outubro de 2022

Aguenta coração!

 


Eu já desconfiava que esta viagem às Caldas não iria ser uma pera doce. Não trouxemos uma prendas das Caldas, mas faltou pouco! E seria uma risota geral no país inteiro!

Temos que dar os parabéns aos jogadores do Caldas - que nem profissionais são - porque aguentaram 120 minutos contra uma das melhores equipas do nosso campeonato e não tiveram que pôr o autocarro à frente da baliza. É sempre assim, quando se joga com o coração vai-se buscar forças onde elas não existem. Para o Benfica era um joguinho para cumprir calendário, para o Caldas era o jogo da sua vida, ficaria na história do futeluso se conseguissem eliminar o Benfica.

Do lado deles o herói foi, sem dúvida, o guarda-redes, pois defendeu tudo e mais alguma coisa, as suas mãos pareciam ter um íman que atraía a bola. Do nosso lado a fava calhou ao Toino Silva que tem sido o melhor de todos, até agora, e deu um tremendo falhando que permitiu o empate do jogo. Mas a vida é mesmo assim, tem altos e baixos como a montanha russa. Espero que ele não se deixe afectar por isso e continue a crreira bonita nas primeiras linhas do Glorioso nesta época que ainda nem chegou à 10ª jornada.

E para terminar, aconselho o Rui Costa a propor uma troca ao Caldas, nós ficamos com o guarda-redes deles e eles ficam com o Helton Leite! Três ou quatro vezes que se fez à bola, uma deu golo (uma cuequinha) e as outras não foram nada bonitas. Até no penalti que defendeu, acabou por mandar a bola para dentro da baliza!

Vamos indo e vamos vendo que futuro nos reserva esta Taça de Portugal 2023!

Maria Madalena e Benfica nas Caldas!

 


O Benfica vai, hoje, às Caldas buscar uma prenda, espero bem que não se engane ao escolhê.la!

A Lapidação de Maria Madalena

Os noticiários transmitidos nos últimos dias fizeram-me lembrar duas coisas. A primeira tem a ver com um dito do povo que refere «Ir à procura de sarna para se coçar». Encontram um político com culpas no cartório e partem logo à procura de mais outro e outro e outro. A segunda coisa que isso me fez lembrar é a história de Maria Madalena que ia ser apedrejada até à morte - pena que ainda hoje se pratica nos países muçulmanos radicais, como o Irão ou Afeganistão - e foi salva por Jesus. Estavam os homens todos de pedra na mão, prontos para iniciar o castigo, quando Jesus se interpôs e disse: - quem estiver livre de pecado que atire a primeira pedra!

Segundo reza o pasquim bíblico, todos baixaram o braço e deixaram a pedra cair no chão, sendo assim poupada a vida de Maria Madalena. Entre os políticos portugueses, a cada dia que passa, aponta-se o dedo a um novo culpado. E, se calhar, os que mais alto falam são os que têm mais culpas no cartório! No Parlamento devia levantar-se alguém e repetir as palavras de Jesus! Será que há, lá dentro, algum livre de pecado?

Lembro que só o facto de aceitar (todos os dias) um almoço principesco por 3,50€ que é pago com os nossos impostos já é um grande pecado!

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Não à guerra!

 Duma guerra ninguém sai a ganhar!

Duma guerra nuclear saem todos a perder, em especial aqueles que nada têm a ver com os motivos da guerra. Os senhores dos galões e os seus mandantes fechar-se-ão num abrigo à prova de radiação, antes de darem a ordem para o disparo do botão atómico.

O que eles mereciam era que os fechassem a todos numa cave, os besuntassem de mel e soltassem lá umas quantas formigas e vespas para saberem o que é bom!




 E mais não digo (mas penso) !!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Tudo o que é de mais ...!

 ... é erro!

Este dito popular está 100% certo. Nem de mais nem de menos, no meio é que está a virtude. Vem isto a propósito da última crise, levada ao exagero pela nossa comunicação social, dos abusos sexuais referidos pelo Professor Marcelo. O nosso presidente, por oposição ao Cavaco que falava de menos, fala de mais. Basta aparecer uma câmara de televisão e porem-lhe um microfone à frente do nariz e lá parte ele à desfilada. 

Não sei se é ânsia de protagonismo ou outro mal maior, mas corre o risco de o nosso povinho começar a pensar que "cada vez que abre a boca entra mosca ou sai asneira".

Por outro lado a nossa comunicação social sofre do mesmo mal. Se um bate no ceguinho vêm logo todos os outros seguir-lhe o exemplo. É assim com o Marcelo, como foi com a guerra da Ucrânia, com a Covid-19, a morte da Isabel II ou, agora, as eleições no Brasil. O nosso jornalismo não encontra o que fazer e gosta de chafurdar na merda espalhada por terceiros.

O rapaz esquizofrénico da Coreia do Norte continua a disparar mísseis e o Putin não desiste dos seus sonhos imperialistas, ao mesmo tempo que este casal (da imagem acima) usa a crítica negativa a que tem sido sujeito nas redes sociais para lutar contra esse mal da sociedade. Se um acha mal, todos acham mal, mas se um acha bem todos tecem louvores mesmo sem haver razões para isso. Todos querem descobrir a razão por que esta "boazona" se casou com tão grande "feioso". Pode ser tudo menos amor, dizem os más-línguas!

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Glorioso SLB!

 

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, pois cá está ela que eu não estou com muita vontade de escrever seja o que for.

O BENFICA, hoje, não ganhou, mas também não perdeu. Ou melhor, ensacou mais 900 mil com o empate conseguido, em Paris, o que também é importante.

Quem ficou feliz da vida foram os nossos emigrantes que compareceram ao jogo para apoiar as nossas cores. Melhor seria ganhar, mas contra uma equipa daquelas empatar cheira a vitória. Com o Messi, em Lisboa, empataram e sem o Messi, em Paris, empataram outra vez, ou seja, são ricos, têm muita massa, mas são uns empatas!

OE-2023!

Já o ministro das Finanças acredita mesmo que Portugal deverá “fechar o ano com crescimento acima da zona euro”, garantindo que “não se trata simplesmente de uma recuperação que alguns tendem a menorizar, mas um processo de recuperação muito forte”, daí acenar com um Orçamento de Estado de “estabilidade, confiança e compromisso”, defendo que são as palavras-chave do documento, sem esquecer a famosa expressão das “contas certas”.

Para uma melhor leitura clique na imagem

Ontem, aturei o Medina em todos os canais de notícias, enquanto tentava dormir a sesta. Ele, o Costa e as contas certas que ambos apregoam tiraram-me o sono. Com um olho aberto e o outro fechado lá fui seguindo a conversa (para boi dormir) tentando adivinhar os pontos mais e menos credíveis da sua conversa. Como, mais tarde, disse o presidente Marcelo, fazer previsões é fácil, o difícil é acertar nelas.
Quase todos os ministérios levam mais dinheiro (olhem para as barras azuis), depois veremos se isso significa alguma coisa para nós, os contribuintes. O ministério do Pedro Nuno Santos recebe pouco dinheiro é assim nunca mais verei os comboios chegar a todo o lado, incluindo Barca de Alva, onde, por causa da barragem do Pocinho, há um rio que corre da foz para a nascente, levando alguma água do rio Douro para os espanhóis que, em boa verdade, bem precisam dela. O Ministério do Trabalho e Solidariedade é o que mais recursos consome (para pagar a ciganos, malandros e afins) sem que isso nos traga grandes benefícios, acredito eu.
A «Dívida Pública» que come uma grande fatia dos nossos impostos tende a diminuir, segundo o Medina, e o PIB vais crescer acima da média da UE (por causa da Alemanha que está engatada em marcha à ré). Nessas previsões é que eu gostava que o governo - António Costa e os dois ministros que têm a ver com isso, o da Economia e o das Fiananças, acertasse, pois nos facilitaria a vida, a médio e longo prazo. Enquanto a dívida não passar para baixo dos 100% do nosso PIB estamos fritos, pois vivemos a crédito. E com a inflação o crédito sobe de preço (basta olhar para o que está a passar-se no crédito à habitação) e mexe no nosso bolso.
Espero bem que o governo não caia na conversa dos esquerdistas e vá ajudar aqueles que compraram casa sem ter posses para isso. Isso só resolve o problema do "mal parado" dos bancos e agrava as nossas contas. Os bancos têm que aguentar com as consequências das suas operações de crédito, como qualquer outro operador do mercado. Se calcularam mal o risco, o remédio é pagar pelo erro cometido. E não sermos nós, todos os contribuintes, a arcar com as consequências do seu erro. Só assim se mantém o equilíbrio do mercado e ensina as pessoas a terem maior sentido das responsabilidades.
A aprovação no Parlamento está garantida pela maioria socialista, portanto ... siga o baile !!!

sábado, 8 de outubro de 2022

Os vizinhos de Vila do Conde!


Foram á Luz tentar assustar o Benfica e ainda enfiaram duas batatas no saco do Odysseas, mas nada mais que isso. E o Samaris chorou por voltar a jogar no nosso estádio!

O treinador fez uma série de alterações na equipa e tudo funcionou bem na mesma, o que é sinal de grande classe e todo o plantel absorve com facilidade aquilo que o treinador lhe transmite. Eu já nem me lembrava que o Ristic fazia parte do plantel, mas ele apareceu e ajudou o Musa a meter um golo (salvo erro, o seu primeiro). Assim fez descansar o Grimaldo para o jogo de Paris que vai ser a doer. Também o Gilberto entrou, assim como o Diogo Gonçalves, para ter o Bah e o Neres descansadinhos e tentar dar uma lição aos craques do Saint Germain.

O Rio Ave foi o primeiro a marcar e na segunda parte, quando surgiu o segundo golo, teve minutos de muito bom jogo, valeu a grande qualidade do nosso conjunto para os travar. E foi um jogo limpinho sem grandes faltas, sem casos complicados de analisar ou críticas ao árbitro, assim até dá gosto.

Os 3 grandes ganharam os seus jogos, hoje, pelo que não haverá mudanças na classificação geral, fica tudo na mesma (como a lesma). E o Sporting bem gostava que um dos dois perdesse para se aproximar, mas vai ter que esperar mais um pouquinho. E na próxima jornada, com o Benfica a ir jogar no Dragão vai ter oportunidade de ver um deles ou ambos perder pontos e dar-lhe a hipóteses de se aproximar, desde que faça a sua parte, claro está, pois se não ganhar o seu jogo ... nada feito.

Espero bem que seja este ano que consigamos ganhar ao Porto e acabar com a bazófia dos portistas (e com a vergonha que eu sinto por eles levarem sempre a melhor). Antes disso nem me lembro, mas desde que o Jesus foi para o Benfica que sofremos desgostos incontáveis com o Porto. E não só perdendo em casa deles, como até permitindo-lhes ganhar na nossa casa. Se não conseguirmos dar-lhe uma lição este ano, com a equipa a jogar bem, não sei quando isso poderá acontecer, talvez morra sem ter essa alegria.

E por aqui me fico, não quero pôr mais na carta para não ser acusado daquilo que não sou. Comparado com o do Porto ou Sporting o jogo do Benfica foi como uma obra de arte, na arte da representação!

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

O Pasquim!

 O«Pasquim» está de volta, hoje, para falar de duas notícias que me feriram o bichinho do ouvido!

A primeira tem a ver com as movimentações da esquerda para obrigar o Kosta a dar algum dinheiro aos endividados que não vão conseguir pagar a prestação da casa ao Banco. Isso não é mais que uma transferência encapotada do "nosso rico dinheirinho" para os bancos. Todos nós contribuimos com os nossos impostos para encher o saco azul do Estado e depois são beneficiados aqueles que não têm controlo dos seus gastos e os bancos a quem estamos a pagar comissões milionárias todos os dias. Os defensores do Povo não notam que isso cheira a esturro?


A segunda saiu esta manhã e fez-me dar uma gargalhada. O Eddy Kabro é o candidato mais bem colocado para assumir o cargo de chefe na FRONTEX, o organismo da UE que vai controlar todo o perímetro do Espaço Schengen. Já estou a vê-lo a percorrer as auto-estradas em alta velocidade para chegar a tempo a todo o lado onde houver encrenca com penetras ilegais da Ásia e África.

A talhe de foice, ainda vos quero lembrar que o Kosta vai arranjar um rico tachinho para o Vieirinha, o pai daquela ministra manca que é a sombra do nosso PM. E eu que pensava que ele se tinha aposentado para deixar a filha no seu lugar e não termos no governo dois mamões da mesma família!

Oh, Kosta, a tua fama vai seguir-te para todo o lado, como a tua sombra em dias de sol!

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Ena!

 


Cum caneco!

Por pouco não ganhámos aos milionários de Saint Germain des Prés!

O guarda-redes é um gigante do caraças, com as pernas e os braços abertos ocupa a baliza toda!

Estamos quase apurados, mas só quase, ainda vai serr preciso pedalar mais um pouco para conseguir passar à próxima fase!

Eu sou o rei!

A sua futura carreira naval foi inesperadamente interrompida em 1 de fevereiro de 1908, com o Regicídio de 1908. O infante havia regressado a Lisboa (depois de ter estado alguns dias em Vila Viçosa, com toda a família) para se preparar para os exames da escola naval, tendo ido esperar os pais e o irmão ao Terreiro do Paço. Minutos depois deu-se o atentado que vitimou o rei e o príncipe real, sendo Manuel atingido no braço.



A entrada na Marinha, um tiro no braço ... tem tudo a ver com a minha história!
Aquilo que hoje se comemora, em Portugal, significa o fim da Monarquia, no nosso país, assim como o meu exílio, em Inglaterra. Fugi do meu país para não ter a sorte do meu pai e do meu irmão, vítimas mortais do republicanismo.
Quando se ouve a frase - aqui ninguém se entende, isto parece uma república! - está tudo dito sobre o que é o republicanismo, uma cacofonia em que todos berram e ninguém se entende. Não sei porquê, mas faz-me lembrar o nosso Parlamento, o André Ventura e o governo do António Costa!
O Partido Popular Monárquico ou a Causa Real, aliados à fraca figura do pretendente ao trono, D. Duarte Nuno de Bragança, fazem com que ninguém pense a sério em restaurar a Monarquia, em Portugal. Falta saber se com a Monarquia os portugueses teriam melhor vida que com a República, o que não seria difícil, pois estamos no fundo do buraco, aliás, como sempre estivemos desde 1910 (quando me obrigaram a fugir de barco, rumo a Inglaterra).
Pela Europa fora, há ainda muitas monarquias e não me consta que vivam mais infelizes, ou pobres, que os que aderiram ao republicanismo imitando os franceses que o fizeram por estar fartos do Napoleão e das suas idiotices. A Carbonária e a Maçonaria fizeram o seu papel e semearam o ideal anti-monárquico por toda a Europa. Alguns países remaram contra, como a Inglaterra, outros alinharam, como aconteceu em Portugal, na Itália ou Espanha (que voltou atrás uns anos depois).
No 25 de Abril, podiam ter optado por chamar o nosso príncipe herdeiro, em vez do Spínola, e pô-lo a governar o país, mas não havia quem acreditasse nele. E depois, ele nem sequer foi à tropa nem lutou na Guerra Colonial, por conseguinte não tinha as aptidões requeridas para chefiar a malta ( !). Ainda por cima, para piorar as coisas, há quem defenda que ele nem sequer é o herdeiro legítimo da coroa.
E mais não digo!
Viva Portugal !!!

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Os fracos e os fortes!

 


Hoje, terça-feira, é o dia dos fraquinhos e não será de admirar que, logo à noite, os papagaios se fartem de tecer loas às habilidades dos clubes por quem torcem. Talvez ganhem os seus jogos, pois têm equipas capazes disso e muito mais. E isso é bom para o ranking do nosso país para as UEFA's e FIFA's deste mundo.

Amanhã, jogarão os fortes, como o BENFICA e o PSG e não será de admirar que um saia do campo de tacha arreganhada e o outro com a lágrima ao canto do olho. E isso será mau para o tal ranking do pais a que pertence o perdedor.

Este tema daria pano para mangas e conheço gente que apostaria a própria cabeça na vitória do Benfica. Também conheço mais gente ainda que garante que não há quem ganhe a uma equipa com um tridente atacante composto por Neymar, Messi e Mbapé. Uns e outros terão que rever as suas opções, logo que termine o jogo.

Eu sou mais do género, «Perder ou ganhar tudo é desporto», mas vou encomendar-me ao meu santinho protector para ver se o Glorioso não perde. Por todas as razões do mundo e mais uma que é ver os morcões e lagartixas roerem-se de inveja de não serem tão grandes como o clube de Lisboa que veste de vermelho e branco. (N.B. - Em Guimarães jogaram de camisola e calção vermelhos, se calhar foi por isso que não ganharam!).

Carrega BENFICA !!!

domingo, 2 de outubro de 2022

São Miguel!


Na passada quinta-feira foi o dia de S. Miguel. Pobre do santo, anda meio esquecido e muita gente nem sabe o que lhe deve. Ele é o patrono das colheitas e se quisermos colher alguma coisa que preste há que lhe rezar na altura das sementeiras e agradecer, quando chegar a das colheitas. Sem a sua protecção não colheremos nada e corremos o risco de morrer à fome.

Ainda me lembro da minha avozinha quando íamos semear as batatas na nossa horta, ela abria os regos e eu (ainda pequeno para pegar na enxada) colocava as batatas no rego. Nós semeávamos uma arroba e meia de batatas e a avó rezava a S. Miguel para que as multiplicasse por 20. Uma por vinte era considerada uma boa colheita.

Eu devo ter-me esquecido das rezas, pois semeei mais de 100 feijões e nasceram-me apenas cinco. Mesmo assim ainda colhi umas centenas de vagens desses poucos pés. Não sei se a culpa foi da semente ou do semeador, nunca tal me tinha acontecido!

Ao pensar no S. Miguel (O Anjo) lembrei-me também das minhas residências nos primeiros anos de vida. Até aos 11 anos morei na aldeia onde nasci (concelho de Barcelos), depois mudei-me para os arredores de Coimbra, para estudar, onde permaneci durante 4 anos. Aos 15 anos mudei para a Póvoa, para a mesma rua, onde hoje moro, para continuar os estudos. No fim do ano lectivo, verão de 1960, regressei a Penates, à aldeia onde nascera e moravam os meus pais.

No Outono desse ano, veio a família toda morar para uma freguesia da Póvoa, de seu nome Argivai, mas mais conhecida por "Anjo" por ter como padroeiro S: Miguel, O Anjo. No ano seguinte mudou-se a família para a freguesia vizinha que já pertencia ao concelho de Vila do Conde. E um ano depois mudei-me para Vale de Zebro, na freguesia de Palhais. Nessa altura era ainda um novato, pois a maioridade só chegava aos 21 anos, mas mesmo assim fui mandado para a guerra em África e conhecer outros mundos e outros homens de cor diferente da minha.

Quando me cansei da Marinha, desiludido com aquilo que lá encontrei, regressei a casa dos meus pais e uns poucos meses depois casei-me e vim assentar arraiais na mesma rua que conhecera, em 1960. Daqui não devo passar, mas nunca se sabe! Estão abertas as inscrições para ir a Marte e ... quem sabe!