A instituição remonta à fundação, em 1498, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pela rainha D. Leonor. A Rainha D. Leonor, viúva de Dom João II, passou a dedicar-se intensamente aos doentes, pobres, órfãos, prisioneiros e artistas e patrocinou a fundação da Santa Casa, instituindo a primeira legítima ONG do mundo, em um tempo em que seria impensável a existência de uma instituição social que se declarasse leiga e não governamental.
A instituição surgiu a partir da remodelação da Confraria de Caridade Nossa Senhora da Piedade, que era destinada a enterrar os mortos, visitar os presos e acompanhar os condenados à morte até o local de sua execução. Destinada inicialmente a atender a população mais necessitada, com funções como alimentar os famintos, assistir aos enfermos, consolar os tristes, educar os enjeitados entre outras, mais tarde passou ainda a prestar assistência aos "expostos" — recém-nascidos abandonados numa roda para que não se conhecessem os pais. Essa obrigatoriedade foi confirmada pelos Alvarás-Régios de 22 de agosto de 1654 e de 22 de dezembro de 1656.
Ao ver, ler e ouvir as notícias sobre a mulher cheia de formigas, morta na Santa Casa (???) de Boliqueime, eu sou obrigado a corar de vergonha!
Os sucessores da rainha D. Leonor - Cavaco foi um deles e o Marcelo é-o na actualidade - deviam enterrar a sua cara em merda, ao saber o que se passa no seu reino (nação). Já nem falo da exploração dos reformados a que se dedicam sem qualquer pudor (como se de um Banco se tratasse), mas deixar morrer uma pessoa por incúria ... é o máximo!
As misericórdias, como consta da Wikipédia de onde transcrevi o texto acima, foram criadas para assistir aos pobres e desvalidos e não para se servirem deles para justificar bons empregos, bem pagos, vivendo às custas da desgraça alheia. Cada vez há menos Justiça, em Portugal, e os nossos governantes fazem de conta que não sabem. E nem lhes pesa a consciência, quando tomam conhecimento dos casos mais gritantes (porque dos outros nem querem saber. Nomeiam um ministro, como o Vieirinha, para se encarregar disso e aí acaba a sua responsabilidade.
Ai, se a D. Leonor ressuscitasse e lhes viesse pedir contas!
Este é o retrato de 7 anos de governação socialista, mentirosa, corrupta e incompetente de antonio costa. Qualquer lugar de chefia hoje é conseguido através de kunhas do regime com os resultados à vista. Não há dinheiro para porra nenhuma excepto para as clientelas do Largo do Rato. Neste momento parece não haver UMA INSTITUIÇÃO HONESTA EM PORTUGAL nem mesmo a Santa Casa que chamou a isto de negligência. Isto não é negligência - isto é crime! Um crime que já várias vezes cometido.
ResponderEliminarNao vale a pena falar e com as trocas nao ficamos melhor : mais valia olhar a carinha da Timida do que a tromba de seu substituto !
ResponderEliminarcosta ou montenegro e farinha do mesmo saco e o Selfie e uma girouette !
Como e possivel tentar um acordo apenas com o ps2 e cuspir na cara dos 400 e tal mil que votaram Chega . Putin e costa merecem ser pendurados !
Há uns anos em Lagos só tinham lugar na Santa casa da misericórdia os idosos que tivessem casas ou terras para doarem à instituição.
ResponderEliminarAbraço, saúde, bom domingo e feliz Outono