quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Era uma vez ...!

 ... uma Praça de Touros, ou uma «Tourada», como era uso chamar-lhe cá na terra!


Está na moda lutar contra as touradas. Provocar dor aos animais, seja cão, gato ou touro passou a ser crime e qualquer dia temos que comer o bife ainda vivo e de boa saúde. O PAN não foi quem começou isto, a coisa já vem de longe. Sempre houve quem gostasse de touradas e quem não gostasse, mas havia inteira liberdade para lá ir assistir ao "crime" ou ficar em casa sossegadinho.
A Praça de Touros que se transformou num monte de entulho nasceu 5 anos depois de mim e acabou ontem, antes de eu chegar aos 79, por conseguinte, durou 73 anos e uns pozinhos. Eu entrei lá muitas vezes e assisti a touradas, exibição de ranchos folclóricos, rusgas dos Santos Populares e até comícios políticos, aquilo servia para tudo e cabia lá muita gente.
Mas agora está na moda deitar abaixo o que é velho e construir de novo. Garante lucros aos empreiteiros, gordas gorjetas aos autarcas e trabalho a trolhas, pedreiros e serventes que também são filhos de Deus e têm direito à vida, muito embora tenham que pagar isso com o suor do seu corpo.
Já ouviram falar no "Multiusos" de Gondomar? Obra do major Valentim que serve para tudo e mais alguma coisa. Eu não quero ser má-língua, mas acho que até shows eróticos já se lá fizeram. Dizem os defensores da obra que vai nascer aqui na Póvoa, sobre as ruínas da Tourada, que vai ser ainda melhor que o de Gondomar. Como diz o brasileiro - vamo vê!!!


quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A Jorgina dos Melões!

 Com um grande melão ficou o Fernando Santos e o Cristiano Ronaldo que voltaram a falhar estrondosamente!

Mas esqueçamos isso, hoje vou falar de política, a nossa a italiana e outras mais. Esquerdas e direitas é uma conversa da treta, pois na verdade o que se trata é de dividir o mundo em dois grupos, os que são pobres e lutam para ficar ricos e aqueles que são ricos e defendem, com unhas e dentes, aquilo que lhes pertence, ou seja, tentam a todo o custo manter os pobres longe da sua porta. Vendo as coisas assim é muito mais fácil entender o que se passa pelo mundo fora.

Há dias, assistimos à vitória da Liz Truss na guerra pela liderança dos conservadores britânicos. Agora temos a Giorgia Meloni prestes a ser nomeada Primeira Ministra de Itália. Dois grandes países europeus com a direita no comando.


Na Hungria aconteceu o mesmo e teme-se que, na França, possa acontecer também, em breve. Com a direita no comando há poucas hipóteses de os pobres verem a sua vida melhorada. Haverá uma maior garantia de emprego - os patrões precisam dos trabalhadores, quais formiguinhas esforçadas que trabalham 365 dias por ano para não morrer à fome - e salários encostados ao fundo.

Em Portugal, dizer-se de esquerda foi coisa que rendeu bons dividendos, desde a revolução dos cravos (e ainda continua a render), uma vez que, depois de 48 anos de ditadura salazarista, ninguém queria ser conotado com a direita. O fantasma da direita ainda assusta muita gente e é por isso que o partido CHEGA e o André Ventura são olhados com tanta desconfiança pela maioria dos portugueses. O sucesso dele nas últimas eleições, creio que não voltará a repetir-se, ou pelo menos não prevejo que cresça por aí além.

A «Social Democracia», presentemente, a governar a Alemanha - o país mais populoso e a maior economia da União Europeia - foi inventada para fazer uma ponte entre os ricos (da direita) e os pobres (da esquerda), mas nem sempre os seus intérpretes seguem à risca os princípios dessa ideologia, encostando-se mais à direita do que deviam.. Tal e qual como acontece com o nosso PSD. Travar a gula da direita e tirar a esquerda da miséria, criar uma ponte que equilibrasse um pouco melhor a sociedade em que somos obrigados a viver. Isto porque, actualmente, não se pode ir viver numa gruta, como na Pré-História, desligado do mundo e das suas normas e exigências, era a ideia de quem inventou essa doutrina.

No nosso país, todo o bicho-careta que tem duas "croas" no bolso diz-se do PSD, assim como quem diz - eu pobre não sou! Se houvesse um partido mais à direita que não envergonhasse os seus militantes, talvez emigrassem todos para lá. Querem um bom exemplo do que é a separação entre ricos e pobres? Basta olhar para a Rússia actual, com o Putin e os seus amigos a manterem os pobres daquele imenso país em respeito (na miséria e na guerra).

Para manter a boa disposição
apreciem os melões da Jorgina!

 

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Liga das Nações!

 

Para um ganhar tem o outro que perder e nem sempre ganha o que é melhor em campo. Existe também o factor sorte e a força anímica que dá força ilimitada ao mais fraquinho. Nós estamos no primeiro lugar do nosso grupo e não apenas por mérito próprio, mas também por demérito do adversário. Ninguém esperaria que a Espanha - uma das mais fortes selecções da Europa - perdesse o último jogo que disputou contra os fraquinhos da Suíça.



E que dizer da França ou Inglaterra que sempre nos meteram medo e já foram mandados para casa por adversário, em teoria, mais fracos que eles? Nós já levámos coça dos checos - lembram-se do Pavel Poborsky? - mas desta vez demos-lhes 4 e estamos inchados de orgulho. Por vezes isso é um risco que nos pode guiar ao abismo. Eu prefiro pensar que a Espanha é muito melhor que nós e temos que fazer das tripas coração para não perder. E, hoje, por sorte, um empatezinho é suficiente para passar. No entanto, o melhor é esquecer isso e entrar em campo com a ideia de ganhar o jogo, como, muito bem, disse o nosso seleccionador.
Força Portugal !!!

sábado, 24 de setembro de 2022

Assim é que é!

 

Nova camisola de treino da selecção

Hoje, correu tudo pelo melhor, nós ganhámos e a Espanha perdeu, o que nos dá algum avanço para o jogo da próxima semana. Na primeira parte jogaram tudo quanto quiseram, os checos até ficaram com os olhos trocados. O Bernardo Silva com a bola na ponta do pé esquerdo faz maravilhas, não há quem lha tire. Aquilo até dá gosto ver. O único que esteve apagadito foi o Rafael Leão que na Itália é o maior e no jogo de hoje não fez grande coisa, vá lá a gente entender estas coisas!

Alguns dos jogadores que alinharam não seriam a minha escolha, mas - como diz o ditado - em equipa que ganha não se mexe. Eles são tantos e tão bons que o treinador não sabe o que há-de fazer. Se eu estivesse no lugar dele acontecer-me-ia o mesmo. O segredo deve estar na combinação de jogadores, uns casam bem com os outros e há outros que não casam com ninguém. Espero bem que o Fernando Santos descubra qual é o segredo, pois o Campeonato do Mundo está aí à porta e não queremos fazer fraca figura.

O Ronaldo teve um acidente, logo no início da partida, que quase o punha fora de combate com o nariz partido. Quanto a golos meteu apenas meio, cabeceou a bola, mas ela ia passar pelo lado de fora do poste, altura em que o Diogo J deu um passo em frente e corrigiu da direcção da bola, fazendo o 4º golo do jogo.

Agora, vamos apostar todas as fichas no jogo com a Espanha, esperando que joguem tão bem como jogaram hoje. E que os espanhóis joguem pior do que jogaram hoje, contra a Suíça. Enquanto esperamos pelo regresso do campeonato e pelas exibições do Glorioso é o que temos para ver.

Viva Portugal e a nossa Selecção !!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

O Cavaco devia corar de vergonha!

A instituição remonta à fundação, em 1498, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pela rainha D. Leonor. A Rainha D. Leonor, viúva de Dom João II, passou a dedicar-se intensamente aos doentes, pobres, órfãos, prisioneiros e artistas e patrocinou a fundação da Santa Casa, instituindo a primeira legítima ONG do mundo, em um tempo em que seria impensável a existência de uma instituição social que se declarasse leiga e não governamental.
A instituição surgiu a partir da remodelação da Confraria de Caridade Nossa Senhora da Piedade, que era destinada a enterrar os mortos, visitar os presos e acompanhar os condenados à morte até o local de sua execução. Destinada inicialmente a atender a população mais necessitada, com funções como alimentar os famintos, assistir aos enfermos, consolar os tristes, educar os enjeitados entre outras, mais tarde passou ainda a prestar assistência aos "expostos" — recém-nascidos abandonados numa roda para que não se conhecessem os pais. Essa obrigatoriedade foi confirmada pelos Alvarás-Régios de 22 de agosto de 1654 e de 22 de dezembro de 1656.

Santa Casa de Boliqueime

Ao ver, ler e ouvir as notícias sobre a mulher cheia de formigas, morta na Santa Casa (???) de Boliqueime, eu sou obrigado a corar de vergonha!
Os sucessores da rainha D. Leonor - Cavaco foi um deles e o Marcelo é-o na actualidade - deviam enterrar a sua cara em merda, ao saber o que se passa no seu reino (nação). Já nem falo da exploração dos reformados a que se dedicam sem qualquer pudor (como se de um Banco se tratasse), mas deixar morrer uma pessoa por incúria ... é o máximo!
As misericórdias, como consta da Wikipédia de onde transcrevi o texto acima, foram criadas para assistir aos pobres e desvalidos e não para se servirem deles para justificar bons empregos, bem pagos, vivendo às custas da desgraça alheia. Cada vez há menos Justiça, em Portugal, e os nossos governantes fazem de conta que não sabem. E nem lhes pesa a consciência, quando tomam conhecimento dos casos mais gritantes (porque dos outros nem querem saber. Nomeiam um ministro, como o Vieirinha, para se encarregar disso e aí acaba a sua responsabilidade.
Ai, se a D. Leonor ressuscitasse e lhes viesse pedir contas! 

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Help!

 cansado de esperar ... vou dormir!

Quando a Bolsa começar a subir ... acordem-me!

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Palavras leva-as o vento!



Os 28 quilómetros entre Pocinho e Barca d’Alva, encerrados desde 1988 na Linha do Douro, vão ser recuperados e reactivados. O anúncio foi feito pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no decorrer das comemorações dos 20 anos do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO, em Lamego.

"Vamos fazer a linha do Douro. É um desígnio deste território. Mal andariam os governos que não apoiassem o projecto", declarou Ana Abrunhosa, citada pela TSF. A recuperação e reabertura do troço da Linha do Douro desde o Pocinho até à fronteira com Espanha tem sido reivindicada há décadas por autarcas e outras entidades. Em Março, colheu a unanimidade dos partidos políticos na Assembleia da República, que aprovaram uma resolução a dar sequência a uma petição da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, defendendo que a linha deve ser completamente modernizada entre Ermesinde e Pocinho e totalmente recuperada até Barca d'Alva.



Essa notícia que acabaram de ler é de Novembro do ano passado. Quase um ano depois e das tantas broncas dadas pelo ministro responsável por esta área, não se conhece qualquer avanço nesta obra que o nosso interior norte veria com bons olhos. Ir até Barca D'Alba de carro é quase tão difícil como atravessar a américa do norte, do Atlântico ao Pacífico.



Até do ponto de vista dos espanhóis seria uma boa solução, pois eles sentem-se tão isolados como nós. Este edifício que vêem na imagem era a estação internacional de Barca D'Alba, abandonada e a degradar-se rapidamente, desde 1988. Seria muito bom vê-la a fervilhar de gente em movimento entre os dois países ibéricos.



Uma das cidades portuguesas mais inacessíveis, pela falta do comboio, é Freixo de Espada à Cinta ou, simplesmente, FREIXO, como se diz lá na região. É preciso andar muitos quilómetros e por maus caminhos para lá chegar. De comboio é um instantinho e uma viagem agradável pelas margens do rio Douro.




Só lá estive uma vez na vida, embora tenha passado na EN18 que passa por ali abaixo, desde Macedo de Cavaleiros até Celorico da Beira várias dezenas de vezes, mas falta uma estrada decente que a ligue a Barca D'Alba. Aquela cidade nasceu por causa do comboio e sem ele não tem razão de existir.
Será que vamos ver isso a mudar nos próximos anos? Na luta contra os automóveis e grandes camiões nas nossas estradas, isso esteve no programa do governo, mas parece ter sido já esquecido. E eu gostaria muito de voltar a ouvir falar no assunto.
Vamos (todos) andar de comboio?

domingo, 18 de setembro de 2022

Afinal, fui enganado!

 Disseram-me que o Benfica ia jogar à Madeira e eu acreditei e não fui conferir o calendário. Terei que esperar até 12 de Março do próximo ano para fazer o tal passeio à ilha mais verde e florida da Europa. Daqui até lá, só Deus sabe o que irá acontecer. Como é uso dizer-se, quem for vivo verá!

A jogar em casa o Benfica jogou tudo quanto quis. Marcou 5 golos e falhou outros tantos. O guarda-redes dos ilhéus - que eu conheço desde os tempos em que ele defendia as redes do Vitória de Guimarães - fez bem o seu papel e evitou uma série de golos quase garantidos. E aquele remate do António Silva que acertou no poste merecia melhor sorte.

Talvez a pensar no jogo com o PSG, o treinador fez entrar uma equipa ligeiramente alterada, mas não se notou qualquer diferença no que respeita ao desempenho da equipa. Todos desempenharam o seu papel com nota máxima, o Marítimo mal tocou na bola durante todo o jogo, limitou-se a defender como pôde.

O treinador deu cerca de meia hora de jogo ao seu compatriota, Draxler, e mostrou um sorriso de orelha a orelha, quando ele marcou aquele golão que fez levantar todo o estádio. Espero que em futuros jogos ele repita a proeza, pois é disso que a gente gosta. O futebol é golos e sempre que eles não aparecem é uma tristeza sem fim. Hoje foram cinco e espero, sinceramente, que eles continuem a acontecer, pois ganhar por 1 a 0 deixa-me triste.

Clicar para uma melhor leitura

Mas o mais importante é ganhar, quando não puder ser com muitos que seja com poucos. Ganhar, ganhar sempre, para continuar a manter-se no 1º lugar da classificação e olhar para baixo, com um grande sorriso, vendo os adversários a estrebuchar para nos apanharem. Nesta jornada só o Sporting de Braga nos acompanhou na nossa caminhada vitoriosa, os outros mais directos perseguidores ficaram para trás vergados à ineficácia das suas equipas. Quanto pior para eles ... melhor para nós!

Passeio à Madeira!

 

Com o Porto e o Sporting a estender a passadeira para o Benfica passar não se pensa noutra coisa a não ser ganhar e afastar-se ainda mais deles!

E o Braga também agradece o gesto, pois assim continua na frente deles e a rir-se à gargalhada!
Que toque a banda para o início da festa, no fim contaremos os foguetes que forem lançados. E quem quiser que apanhe as canas para recordação deste início de época!


sábado, 17 de setembro de 2022

Outras coisas!

 Fibras, fios, tecidos, finalidade, moda, desastre!

Está na hora de todos nós pensarmos em algum modo de defender o Planeta e tentar atrasar, ao máximo, o desastre que se adivinha vai acontecer. Antigamente, dizia-se que façamos o que fizermos a natureza encontrará sempre uma maneira de se regenerar. Não sei se poderemos continuar a pensar assim. A descoberta do plástico foi a pior coisa que nos podia ter acontecido e urge pô-lo de lado, o mais depressa possível. Eu consigo perceber isso, porque, cá em casa, entre embalagens de vários tipos e todos os outros tipos de plástico, juntámos perto de meio metro cúbico por semana.

Mas, hoje, vou concentrar-me noutra coisa que conheço muito melhor, o mundo dos têxteis. Tudo começa com as fibras que podem ser de vária origem, mas em vez de cansar o meu cérebro a contar-vos quais são, prefiro mostrar-vos um quadro elucidativo que vos será fácil de entender.

Clicar na imagem para uma mais fácil leitura

A necessidade de andar vestido - para nos protegermos do frio e não por quaisquer outras razões que vos podem atravessar a mente - levou o homem a desenvolver os tecidos, a partir do que a natureza lhe oferecia. Em primeiro lugar os pelos dos animais e depois as fibras que a natureza punha ao seu dispor, como o algodão, o linho e outros.

Demorou muito tempo até o homem aprender a fiar, portanto começou por usar as peles dos animais para se cobrir. Quando aprendeu a,  fiar, começou pelas lãs dos animais que existiam na sua região, fossem ovelhas, alpacas ou até camelos. Depois aprenderam a fiar o algodão e o linho e, mais tarde, outras fibras semelhantes. Depois de obtidos os fios foi necessário urdi-los e tecê-los para terem alguma utilidade, mas, como a necessidade aguça o engenho, conseguiram-no, há já muitos anos. Só muito mais tarde, com a revolução industrial, apareceram as máquinas para fazer esse trabalho e facilitar a vida ao Homem.

E aqui começa o desastre que vai fazer sucumbir o planeta. Foi preciso criar um meio para gastar tanto tecido que as unidades industriais cuspiam cá para fora todos os dias. E aí inventou-se a moda para convencer as pessoas a mudar de roupa a cada estação que começa. Mais leves na Primavera, e mais ainda no Verão, mais pesaditos no Outono e pesadões no inverno.

E começou a ser necessário tanto tecido e de tantos e diferentes tipos que a natureza já não tinha oferta suficiente. E apareceram então as fibras artificiais - de origem natural, mas transformadas pelo Homem - e as fibras sintéticas - primas do plástico - com origem na refinação do petróleo. Cada passo em frente, sempre um passo gigantesco em direcção ao abismo. A fiação da celulose, recorrendo a produtos químicos para conseguir transformar matéria lenhosa em fios, é altamente poluente. E transformar petróleo em fios, como o poliester, poliamido e acrílico, é muito pior ainda.

A vinda do polietileno, polipropileno, poliuretano ou PVC foram última machadada, pois vieram inundar o nosso mundo de matéria plástica usada para todos os fins, desde a construção civil às embalagens de todo o tipo e terminando no prosaico saquinho de compras que até os partidos políticos oferecem às pessoas, durante as suas campanhas.

E, agora, como podemos travar isto? Vai ser muito difícil, pois o mundo dos têxteis e plásticos envolve muitos milhões de pessoas que precisam do seu salário para sobreviver e sustentar as suas famílias. O segredo está em desacelerar o desastre, usando o menos roupa possível, não quero dizer andar nu, mas fazer com que a roupa dure o máximo possível. E nas embalagens escolher o mal menor, usar um saco de tecido ou de papel, mas nunca de plástico.

Voltem atrás e leiam as primeiras palavras que escrevi. Fibras, fios e tecidos sim, pois são indispensáveis. Moda é preciso eliminar esse conceito das nossas vidas, pois nos conduzirá ao DESASTRE final!

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

A coisa vai!

 


Eu rezei por um empate e deram-me uma vitória! Que mais posso eu desejar? Se estou a sonhar deixem-me dormir, não quero acordar!

Só tenho medo que os rapazes não aguentem este ritmo de 2 jogos por semana, alguns já dão sinais de cansaço. Mas pode ser do calor que se faz sentir neste final de verão. Logo que venha o frio do Outono, eles têm que correr para espantar o frio.

Só foi pena não terem marcado mais 2 ou 3 golos, pois oportunidades não faltaram. E ainda continuo à espera que o Musa marque um golo para eu perceber a razão da sua contratação. Outra coisa que me deixa de boca aberta é o Draxler ser o substituto do Rafa.

Parece que o Rui Costa acertou na escolha do treinador. Devagarinho, assim como quem não quer a coisa, ele lá vai levando a água ao seu moinho e somando vitórias. E nos jogos da Champions alguns euros também que bem falta fazem ao Rui Costa para tirar as contas do vermelho. Hoje, foram mais 2,8 milhões.

E agora? Vamos ganhar ao Marítimo? Claro, para continuar em primeiro lá terá que ser!

Estes são os artistas que conseguiram a proeza!

Que me desculpem ...!

 ... os benfiquistas e também todos aqueles que não suportam o futebol, mas hoje vou dedicar esta publicação ao SCP . Sporting Clube de Portugal (e arredores).

Temos que dar a mão à palmatória, não há dúvida que o Rúben Amorim tem jeito para escolher os jogadores que quer no seu clube. Muito tem sido criticado pela contratação do Paulinho e dos milhões pagos ao Braga por ele, mas ontem foi ele que aos 90 minutos fez o Estádio de Alvalade respirar de alívio com um golo de cabeça.


Ele não tem jogado, ultimamente, nem sei se por lesão ou por escolha do treinador. No jogo de ontem foi metido a poucos minutos do fim, para substituir o Pote, e antes que o árbitro apitasse para o fim do jogo, ele encheu-se de brios e fez aquilo que os outros não tinham conseguido. É certo que o ataque do Sporting com Edwards, Porro e Pote, joga muito bem e é um gosto vê-los a transportar a bola, mas os golos que são aquilo que marca a diferença é que nem vê-los. E aí, o ex-atleta do Santa Maria de Galegos, freguesia da minha mui nobre e antiga cidade capital do concelho de Barcelos, saiu do bamco e resolveu o problema, metendo no bolso do Varandas mais 2,8 milhões de euros.


Mas as habilidades do treinador do Sporting não se esgotaram na escolha do Paulinho. Há apenas uns dias, teimou e mandou contratar o Arthur Gomes do Estoril que, vá lá saber-se porquê, lhe caiu no goto. Quase em cima do apito final, manda-o entrar em campo e o rapaz agarra na bola, finta meio mundo e enfia-a dentro da baliza do Totenham deixando o estádio em delírio. Se o golo do Paulinho fez soltar um suspiro de alívio aos sportinguistas, o golo do Arthur levantou o estádio em peso. Golos, é disto que o meu povo gosta!

Tudo isto é muito bonito e dou os parabéns ao Rúben Amorim pelas suas habilidades, tanto a treinar como a escolher os artistas, mas isto não augura nada de bom, quando os nossos emblemas se cruzarem. Aí, espero que ele falhe redondamente !!!

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Promessa falhada!

 A tempestade Danielle está a ir-se embora e não nos trouxe água suficiente para subir um centímetro nas albufeiras que continuam vazias. As parcas pingas que caíram por aqui mal penetraram na terra seca. Ontem, fui dar umas cavadelas na horta, para plantar uma dúzia de pés de couve galega, e a 10 cms de profundidade a terra estava seca como pólvora. Eu já continuo com a minha crónica, mas agora, por falar em pólvora, permitam que me desvie do assunto para vos contar uma pequena história.


Corria o ano de 1962, segunda quinzena de Julho. O batalhão de fuzileiros fazia os últimos ensaios para o Juramento de Bandeira. Como devem saber, um dos pontos com maior interesse é o tiro de salva e a multidão de gente presente na festa espera-o com a maior ansiedade. Depois, na Hora H, tapam os ouvidos para não ouvir o estampido de 300 espingardas Mauser a disparar em uníssono. Só que, surpresa das surpresas, no meu Juramento só se ouviu o click do percutor a bater em seco. O comandante tinha proibido o uso da habitual munição de salva, porque nos ensaios havia sempre um engraçadinho que disparava 1 ou 2 segundos mais tarde (na minha opinião para gozar com a tropa). Foi a primeira vez que não houve tiro e a novidade correu mundo. E, por isso, a minha recruta ficou conhecida por «Recruta do tiro em seco».

Chover na cidade só dá problemas, no campo é que a água faz falta!

Voltando à história da chuva "que não caiu conforme prometido" e tanta falta nos faz, é sempre a mesma velha história, sempre que o IPMA começa com os avisos amarelos, pedindo ao país inteiro para se preparar para o pior ... não acontece nada. Se tivessem ficado caladinhos, talvez a Danielle tivesse despejado mais uns baldes cheios sobre as zonas queimadas para começar a regeneração da floresta.

Para me contrariar, começou, agora mesmo, a chover. Será que é desta que me vai regar as couves? Preciso delas para alimentar os meus galináceos, senão os ovos não prestam. Couves e milho é o segredo para ter bons ovos, diferentes daquele nojo que vendem nos supermercados.

Por falar nisso, eu tenho um pedaço de terra reservado para semear favas - tarefa reservada para a semana dos Fiéis -  e durante o verão costuma ficar a monte para dar erva. Este ano, decidi semear lá milho (miúdo, daquele que as galinhas gostam) e colhi um cesto cheio de espigas douradas. Muito trabalho e pouco lucro. Semear, sachar, arrendar, mondar e regar para, no fim, colher um cesto de espigas, uma arroba mal pesada, que tem um valor (de mercado) de 6 Euros. Não sei se volto a repetir o exercício.

Quando parar de chover vão até à horta e dêem uma cavadela funda. Se sair terra seca, insultem os gajos do IPMA por passarem a vida a fazer promessas sem as poder cumprir.

Aqui, a chuva continua a cair certinha, já lá vão uns 10 minutos. mais uns minutinhos assim e dou-me por satisfeito. Depois, só falta encher as albufeiras do interior para os rios trazerem a água até às cidades do litoral. Bendita DANIELLE que nos vieste salvar da seca extrema! Será?

domingo, 11 de setembro de 2022

O maior dilema do nosso país!

 Não pensem que vou falar do SNS ou do novo ministro da saúde (mais um cromo socialista), nem tão pouco do preço do gás ou electricidade que vão dar um salto acrobático, no próximo mês de Outubro e muito menos vou falar da inflação e dos "verdadeiros aristas", a começar pelo governo, que se aproveitam dessa situação para aumentarem as suas margens de lucro sem a mínima vergonha e sem que lhes doa a consciência. Não, nada disso, vou apenas falar do iraniano Mehdi Taremi, jogador do Porto, que nestes últimos dias tem sido discutido com paixão por todos os portugueses.

A questão muito pertinente é saber se ele mergulha de verdade ou de mentira. Como não há nenhuma piscina num relvado campo de futebol, porque mergulha ele em cada jogo em que participa? E os árbitros, ao vê-lo mergulhar assim, devem proceder como? Bater ás palmas pelo gesto artístico e oferecer-lhe um penalty, como prémio, ou mostrar-lhe um cartão amarelo por ele mergulhar em seco?

Saem os maiorais do FCP, administradores e treinador, em sua defesa e pedem ao país isenção para julgar o seu desportista, o maior marcador de golos que já tiveram ao seu serviço. Rasgam as vestes os comentadores desportivos afectos ao clube de contumil - nome usado pelos benfiquistas para se vingarem de serem chamados «Um clube de Bairro» pelos portistas - por se sentirem roubados cada vez que o árbitro não marca penalty após o mergulho. Admito, por exagero, que um dia destes levem o assunto à discussão no Parlamento, pois a questão em disputa é muito mais abrangente que as tricas do Chega e do seu líder, André Ventura (ex-comentador desportivo, afecto ao clube da Luz).

Estão os árbitros bem avisados sobre o assunto e diz a má-língua que têm instruções precisas para lidar com isso e não prejudicar o clube que lhe paga o salário. Cada mergulho deve ser analisado com o máximo cuidado e sempre que haja dúvidas avançar com o penaltizinho da ordem para não beneficiar o infractor. O problema são os árbitros internacionais que não têm conhecimento dessas instruções e agem de forma estranha, penalizando o artista, como se viu, esta semana, em Madrid.

Corre o risco de parar, o nosso país, enquanto se discute tão grave questão, esquecendo todos os outros (e graves) problemas que nos afligem. Paciência, nós somos mesmo assim, prendemo-nos a questões de minúcia esquecendo o essencial!

Outras notícias da actualidade:

1 - O Benfica ganhou, ontem à tarde, em Famalicão.

2 - Comemora-se, hoje, o 21º aniversário do ataque às torres gémeas de Nova Iorque.

Bom domingo e divirtam-se que esta vida são 3 dias e este já vai quase a meio!


sábado, 10 de setembro de 2022

Dia da pica!

 

Hoje, foi dia de tirar sangue para as análises rotineiras!

Antes de sair de casa, dei uma pica no dedo para medir a glicemia e deu um resultado mais alto do que eu esperava. Talvez seja por eu ter suspendido a toma de um medicamento que me estava a dar problemas, ou talvez não, veremos o que diz o relatório que vou receber daqui a dois ou três dias.

A diabetes tipo II não me mete medo, com a minha idade terei de morrer de qualquer coisa e para não ser eu a escolher o destino se encarregará de o fazer por mim. Agora, o que está na moda são os câncros e os AVC's, qualquer deles não é pera doce, se puder não escolho ir por esse caminho.

Se eu durar até aos 90, como o meu pai, serão mais de 4 mil dias e quero que cada um seja mais alegre que o outro. Andar a correr para os médicos dá cabo do nosso moral, prefiro viver na sombra do destino e quando a malvada vier, cá estou eu de mala feita para a última viagem.

Haja alegria que hoje joga o Benfica!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Se eu fosse o Primeiro Ministro de Portugal!

 Tomaria a decisão que eu considero mais acertada, isto é, fixaria o valor do IVA a pagar nas energias - combustíveis, gás e elctricidade - em euros e não em percentagem. Isso deveria constar do OE para cada ano civil e ser válido para 12 meses consecutivos. Assim, os preços podiam flutuar à vontade que tanto as Finanças como os cidadãos saberiam com o que contar. O valor de referência seria 6% sobre o preço que vigorasse em 30 de Setembro (mês anterior à apresentação do OE no Parlamento). E depois deixava o mercado funcionar, mantendo sob controlo apertado as margens de comercialização dos intermediários.

Este gráfico é antigo, mas a tendência de subida manteve-se

Esta sexta-feira vai realizar-se uma reunião dos cabeças-grandes da UE para discutir este assunto. Esperemos que encontrem uma solução para calar o Putin que ameaça "congelar a Europa", durante o próximo inverno.

Vejam o que se escreve, sobre este assunto:

“Não há tempo a perder, temos que agir nos próximos dias ou semanas, e não meses, para encontrar soluções antes do inverno”, declarou Zajicek. Após a reunião da próxima sexta-feira, onde se espera que os ministros cheguem a acordo, será a vez de a Comissão transformar essas ideias em propostas concretas. Devido à urgência da situação, a Comissão poderá invocar o artigo 122 do Tratado de Funcionamento da União, que permite que medidas de emergência não tenham que ser aprovadas pelo Parlamento Europeu. É este o nível de gravidade com que é entendida neste momento a crise energética.

Num documento de preparação para a reunião, refere-se que é preciso ir mais longe nas medidas, uma vez que a situação dos mercados de eletricidade está a deteriorar-se: “Os parceiros sociais estão a exigir soluções a nível de toda a UE.” O documento sugere que se “limite temporariamente o preço do gás usado para a produção de eletricidade”.

No entanto, a possibilidade já foi alvo de ameaças de Putin, que prometeu interromper todo o fornecimento, aumentando o risco de racionamento em alguns dos países da União Europeia. Os contratos de fornecimento poderiam ser cancelados, revelou o presidente russo, e o Ocidente congelaria “como a cauda de um lobo”. “Haverá alguma decisão política que contradiga os contratos? Se sim, nós simplesmente não os cumpriremos. Não forneceremos nada se isso contradizer nossos interesses”, frisou Putin. “Não forneceremos gás, petróleo, carvão, óleo para aquecimento – não forneceremos nada”, finalizou o líder russo.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

God save the king!

 


D. Carlos III vai, finalmente, ser coroado.

E a Camila vai ser aquilo que a Diana nunca conseguiu ser!

E o mundo pula e avança!

A Praça Vermelha!


 Fica na freguesia da Amora, concelho do Seixal, e enche-se de seguidores de Marx e Lenine uma vez por ano, no primeiro fim de semana de Setembro. É uma espécie de peregrinação a Fátima para os comunistas, mas não apareceu lá, que eu saiba, nenhuma senhora, só o Jerónimo (encarquilhado) continua a aparecer, desde que inventaram essa festa.

Ai, se a PIDE ainda existisse! Havia de ser bonito!

P.S. - Gosto tanto deles que não consigo ficar calado!

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Dinheiro no saco!

 


O Benfica viu-se e desejou-se para chegar à baliza dos judeus. Nem quero pensar como é que vai ser contra a Juventus ou o PSG! No fim ganhámos e metemos os quase 3 milhões no saco, o que dá para pagar o salário anual de um jogador (dos que não ganham muito), falta o dos outros todos (e são muitos).

Não sei dizer porquê, mas o jogo do Benfica parece um pouco cansativo com tantos toques na bola sem qualquer sentido. Os passes entre jogadores devem servir para levar a bola até à área adversária e não para fazer correr o tempo e ganhar na posse de bola. O que adianta ter 60% de posse de bola e não fazer remates à baliza ou golos? Não adianta nada e a mim cansa-me!

Estava á espera que o treinador metesse o Draxler aos 75 minutos, se estivesse a ganhar, para ver como ele se encaixava na equipa, mas não o fez. Será que está a guardá-lo para os jogos mais complicados, como será com os dois tubarões que nos calharam no grupo? Os comentadores da nossa praça dizem que ele é um verdadeiro craque e eu estou curioso para ver o que ele é capaz de fazer. Os nossos avançados, Rafa, Gonçalo e Musa dão tudo o que têm, mas estão longe de ser craques. Se temos um verdadeiro génio em casa, o melhor será pô-lo a render, desde já, e justificar o alto salário que leva para casa todos os meses.

Os defesas todos lesionados começam a ser uma séria preocupação. Por pouco, hoje, íamos perdendo o Otamendi e só nos restava o recém-contratado Brooks para preencher o lugar. Ou então recorrer ao André Almeida que continuaria a ser o tapa-buracos que tem sido, nos últimos anos. Não é uma situação muito confortável! Vá lá que o jovem Toino Silva tem dado boa conta do recado, como aconteceu com u Rúben Dias, há uns anos!

O resto da rapaziada está a cumprir e merece os meus parabéns. Já não me lembrava de ver o Benfica a brincar com a bola como eles o fazem. É assim que gosto de os ver jogar, mostrando alegria no trabalho que realizam, pois é de trabalho que se trata, não é nenhuma brincadeira. Eles têm que ganhar para as sopas, deles e de toda a corja de mamões que vive pendurada no nosso clube e são muitos!

Carrega, BENFICA !!!

A esmola do Costa!

 Uns dizem-se satisfeitos, o PS é o único partido que tem dado alguma coisa!

Outros sentem-se revoltados, pois acham que o PS os tem roubado, sem a mínima vergonha, através de impostos pornográficos, seja no tabaco, nas bebidas alcoólicas, nos combustíveis, nas portagens, no IVA ou IMI.

A maior parte que recebe a reforma mínima ou trabalha pelo salário mínimo nem opinião tem, é a massa anónima que vota sempre no PS, porque foi quem lhes trouxe a liberdade no 25 de Abril.

Os partidos da oposição, como o Chega, o Bloco ou o PCP só dão tiros nos pés e já ninguém os leva a sério.

O CDS evaporou-se, enquanto que os Verdes e os Liberais que deviam marcar a diferença, ainda não encontraram o seu caminho na cabeça dos portugueses.

Assim não vamos a lado nenhum !!!



domingo, 4 de setembro de 2022

O «Bombo da Festa»!

 O FCP precisava de ganhar para lavar a alma!



E o pobre do Gil, o meu clube, foi o bombo da festa. Os rapazes do galo até jogaram bem, muito melhor do que contra o AZ Alkmar, na prova da Conference League, mas o Porto tem jogadores, bastantes, de um nível superior. Mesmo assim, viu-se atrapalhado para marcar o primeiro golo válido, depois de já ter marcado 2 invalidados por fora de jogo do cromo espanhol que joga sempre na "red line". Depois de marcar o segundo - que a mim pareceu irregular por ter sido precedido de uma falta que o senhor árbitro não assinalou - eles descansaram e voltaram a dar uma imagem de equipa cansada de correr às ordens do "aziado" Sérgio.

Até agora, era apenas simpatizante do Gil Vicente, mas fiz-me sócio para poder defender as nossas cores com mais propriedade. Calhou-me o número 4722 (por pouco voltava a ser o 29 do tempo da tropa) e fiquei admirado de serem tão poucos os sócios, no maior concelho de Portugal. Assim, quando o Benfica vier jogar a Barcelos posso ir ver o jogo ao estádio, sem saber por quem torcer. Mas isso é outra coisa que agora não interessa nada.

Todos os 4 da frente, os ditos grandes, ganharam os seus jogos e a classificação começa a tomar a forma com que terminará o campeonato, lá para o mês de Maio. E com o Glorioso SLB no primeiro lugar que é o que mais me interessa.

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Aguenta coração!

Hoje, foi dos dias em que me apeteceu desligar a TV e esperar que o jogo acabasse para ir ver o resultado final. Depois do sucesso dos últimos jogos, todos com vitórias, não era de esperar que fosse um pequenote como o Vizela a bater o pé e dar um desgosto ao Glorioso. Mas depois lembrei-me do trabalho que o Porto teve para lhes ganhar e do susto que o Benfica apanhou com o Casa Pia e já acredito em tudo.

O Vizela fechou-se bem na defesa e fez meia dúzia de contra-ataques, num dos quais marcou um golo, e os nossos jogadores não tiveram a sorte do seu lado, senão poderiam ter marcado 3 ou 4 golos, tomando em consideração a qualidade do jogo que desenvolveram. Sem esquecer que o guarda-redes, ao contrário do nosso que foi batido no único remate digno desse nome feito à sua baliza, teve a estrelinha da sorte sempre a brilhar, pois de um ou outro modo a bola ia sempre parar-lhe às mãos.

E depois, a arbitragem não ajudou nada. Dois cartões amarelos ao G. Ramos sem qualquer justificação e um penalty por marcar a seu favor. Em vez disso, deu-lhe um cartão vermelho e mandou-o para a rua. E mais umas quantas coisas de que nem vale a pena falar. O Rafa foi massacrado, do princípio ao fim do jogo, deve ter saído do campo todo dorido e amolgado. Esperemos que esteja em forma para receber os "judeus" na próxima semana.

No próximo jogo para o campeonato não teremos o Gonçalo nem o J. Mário, ambos castigados, veremos se o treinador arranja alternativas com o mesmo valor. O mais provável será o Musa e o Aurnes a ocupar esses lugares, mas o Herr Schmidt pode ter outras ideias.

Se os jogos se mostrarem tão complicados como o de hoje, pensarei a sério em deixar de ver os jogos. Não que o meu coração já não tem qualidade para aguentar o esforço. E se tiver que morrer, espero que seja por algo melhor que um jogo de futebol!!!

P.S. - Entretanto, o Sporting vai com meia hora de jogo e já ganha por 2.