domingo, 13 de outubro de 2019

Pedofilia marítima!

Vocês sabiam que há duas espécies de sardinha? Eu tenho notado isso, desde que começou a falar-se em pescar ou não pescar a sardinha, como se fazia antigamente. Ela ora tem escamas, ora não tem. E ultimamente calham-me sempre sardinhas que têm espinhas tão duras que parecem arames. Devem ser marroquinas, penso eu.
Estão a ver essa sardinha que aparece na imagem em primeiro plano? Não tem uma única escama, tem a pele lisinha como a de uma faneca. Há outras (que me têm caído no prato) que têm tantas escamas que tenho que lhe tirar a pele para as poder comer. Quem souber explicar o fenómeno que dê um passo em frente e diga alguma coisa.
Tenho um amigo que vive da pesca da sardinha. Ontem, encontrei-o no Café e perguntei-lhe:
- Quim, como vai ser a nossa vida sem sardinhas?
- Não te preocupes - disse-me ele - segunda-feira vai a Matosinhos que não faltará lá sardinha.
- Como, vem de Espanha?
- Claro, chegam camiões frigoríficos cheiinhos até à porta.
- E lá não é proibido pescá-la?
- Se é não parece. E aqui é proibido pescar, mas não comercializar.
- Vida madrasta! E tu, de que vais viver até voltar a pesca?
- Do subsídio de desemprego e das economias.
- E porque não mudas de profissão?
- Eu nasci em Matosinhos, não sei fazer mais nada. Toda a minha família vive e sempre viveu da pesca.
Abaixo a notícia que li e me fez escrever estas linhas. Nunca tinha ouvido chamar juvenis à sardinha miúda, mas sempre ouvi dizer que é proibido pescá-la. Aliás, a malhagem da rede de pesca tem o tamanho certo para a deixar fugir, antes de alar a rede.


Todos os anos tem ocorrido a suspensão da pesca da sardinha e implementadas medidas deproteção dos juvenis e impostos limites anuais às possibilidades de captura.
No entanto, Ana Paula Vitorino traçou um cenário positivo para o próximo ano, antevendo um aumento de sardinhas em águas portuguesas.
“Os dados que nós temos são animadores. As indicações dos cruzeiros científicos do IPMA(Instituto Português do Mar e da Atmosfera) é que há mais sardinhas e mais juvenis. A presença de juvenis significa que para o ano poderá ter um aumento maior da espécie, pois existe renovação”, perspetivou Ana Paula Vitorino.

2 comentários:

  1. Bom dia
    Também gostava de saber o porquê de umas ter mais escama que outras .

    JAFR

    ResponderEliminar
  2. É provável que haja mais do que uma qualidade de sardinhas. Como há mais do que uma raça de porcos, de bois, de ovelhas, de cabras, de carneiros, de cães, de macacos e de cavalos, sem esquecer a raça humanas!

    Bom Domingo e bom apetite ao almoço, sejam sardinhas ou não!

    ResponderEliminar