sábado, 19 de outubro de 2019

Debaixo de água!


Ali à frente, cerca de 500 metros há um restaurante especializado em bacalhau. Se tivesse decidido ir lá almoçar hoje não me safava. A zona do Gerês é a mais pluviosa de Portugal e Braga fica muito perto desse maciço montanhoso. Quando a chuva é persistente, como foi nas últimas 12 horas, rapidamente as ribeiras se transformam em rios que submergem tudo por onde passam.
O rio Este não passa de um rego de água que atravessa a cidade de Braga pelo lado nascente. Mas é a única linha de água, entre a cidade e as encostas do monte do Bom Jesus e do Sameiro. Em poucas horas sobe de nível e transborda rapidamente se continuar a chover durante algumas horas. E foi o que aconteceu esta noite. O povo deitou-se com a chuva a cair e quando acordou estava tudo debaixo de água nas margens do pequeno rio.
O rio Ave recebe toda esta água, pouco antes de desaguar, em Vila do Conde. Se continuar a chover assim vai haver cheia na cidade vizinha da Póvoa. E se isso acontecer vou até lá tirar umas fotos para vos mostrar. Alguma desta água podia cair em Beja, pois faria lá mais jeito que aqui.
Porca miséria! Uns com tanto e outros com tão pouco !!!

1 comentário:

  1. Só quem quer acredita,
    a água é como a riqueza
    está muito mal dividida
    disse eu tenho a certeza!

    ResponderEliminar