sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Futebol é arte de difícil análise!

Ao ver jogar o Sporting, ontem, em Alverca, veio-me à ideia o jogo da Ucrânia com Portugal. Nós somos melhores, campeões da Europa, vencedores da Liga das Nações, não há ninguém que nos bata. Isto pensava a equipa portuguesa antes de entrar em campo, em Kiev, na passada segunda-feira, e depois foi o que se viu.


Tal e qual como aconteceu, ontem, com o Sporting. O rugido do leão não encobre as fraquezas deste Sporting que vai mal em todos os aspectos, desde o financeiro até ao desportivo, desde a direcção do clube, ou da SAD, até aos adeptos e claques. Dentro do campo foi o que viu, fora do campo ainda é pior com as claques a querer dominar a direcção do clube e obrigá-la a fazer aquilo que eles querem.
Por outro lado o Alverca só tinha um problema e concentrou todas as suas forças em resolvê-lo. Queria ganhar o jogo e jogou o suficiente para fazê-lo. O resultado ficou em 2 a 0, mas se aquele pontapé de bicicleta - muito bem executado - tivesse dado o 3º golo não era escândalo algum e a derrota do Sporting ficaria mais feia ainda e entraria para a História.
O Sporting foi mau a atacar e pior a defender e jogou mal do princípio ao fim. Não vale a pena comparar as duas partes ou o porquê de o jogo não ter melhorado após a entrada dos craques internacionais. O segredo está na equipa do Alverca, eles queriam ganhar o jogo a todo o risco e fizeram por isso, jogaram os 95 minutos todinhos melhor que o seu adversário.
O Silas bem pode esperar que a equipa melhore com o seu sistema de treino, mas eu tenho as minhas dúvidas, pois vejo muita desunião entre todos, direcção, atletas e adeptos. Ninguém está contente e esse clima negativo vai influenciar o rendimento da equipa. Mais uma ou duas derrotas e o Silas vai ser posto na rua, podendo isso matar as suas aspirações futuras a um lugar no pódio dos melhores treinadores portugueses.
O futebol é uma arte, ou uma ciência, de muito difícil compreensão, senão vejamos o que se passou com o Jorge Jesus nos últimos 10 anos. Chegou ao Benfica ávido de títulos e ganhou alguns, mas acabou na rua com a paciência dos adeptos esgotada pelos (também) muitos falhanços que aconteceram. Mudou-se para o Sporting e foi o que se viu, não deu uma para a caixa. Passou pelo mundo árabe sem grandes provas dadas e foi acabar no Brasil, onde subiu aos píncaros da glória. Pelo menos por agora e enquanto os resultados o ajudarem a permanecer lá em cima.
E agora digam-me, é ele que é bom, ou é o clube e os jogadores com quem trabalha agora que fazem a diferença?

4 comentários:

  1. O mais-que-tudo começou a ver o jogo, mas ao fim de 15 minutos largou o jogo e foi ver o open de Inglaterra em Snooker. E eu perguntei:
    Não vês o Sporting?
    Para quê? Para os ver levar três ou quatro do Alverca? Prefiro ver o Snooker.
    O pior foi que o jogador que ele mais admira, o Roni O'Sullivan nº 2 do ranking mundial, foi eliminado por um chinês de 3ª categoria nº 70 no ranking mundial
    Abraço e bom fds

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que o futebol não é complicado. As pessoas é que complicam o futebol. As culpas pelas derrotas de uma equipa, normalmente, recaem sobre o treinador? Quantos treinadores após o reinado de Bruno de Carvalho já passaram pelo Sporting. Será que nenhum desses treinadores tem sido competente? O que se sabe, é que o Leão não venceu em Alvercagar!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Neste mundo do futebol é assim mesmo .
    De bestial passa-se a besta e vice versa de um dia para o outro .
    já tenho ouvido dirigentes dizerem que o treinador está de pedra e cal e no outro dia está no olho da rua .
    BFS

    JAFR

    ResponderEliminar
  4. O futebol sempre foi como era um Destacamento de Fuzileiros nos anos da Guerra. Se tivessem um líder que soubesse incrementar a moral e incutir a confiança nos seus homens, os mesmos faziam trinta-por-uma-linha com o IN... Aliás é exactamente o que se passa com Portugal: Não temos um líder como o Salazar, não temos moral nem incentivo para reclamar nem fazer NADA . Os criminosos socialistas podem fazer o que lhes dá na gana porque sabem que de Oposição só tem uma jornalista… e mesmo essa foi silenciada antes das eleições sem grandes problemas.

    ResponderEliminar