Vocês sabiam que há duas espécies de sardinha? Eu tenho notado isso, desde que começou a falar-se em pescar ou não pescar a sardinha, como se fazia antigamente. Ela ora tem escamas, ora não tem. E ultimamente calham-me sempre sardinhas que têm espinhas tão duras que parecem arames. Devem ser marroquinas, penso eu.
Estão a ver essa sardinha que aparece na imagem em primeiro plano? Não tem uma única escama, tem a pele lisinha como a de uma faneca. Há outras (que me têm caído no prato) que têm tantas escamas que tenho que lhe tirar a pele para as poder comer. Quem souber explicar o fenómeno que dê um passo em frente e diga alguma coisa.
Tenho um amigo que vive da pesca da sardinha. Ontem, encontrei-o no Café e perguntei-lhe:
- Quim, como vai ser a nossa vida sem sardinhas?
- Não te preocupes - disse-me ele - segunda-feira vai a Matosinhos que não faltará lá sardinha.
- Como, vem de Espanha?
- Claro, chegam camiões frigoríficos cheiinhos até à porta.
- E lá não é proibido pescá-la?
- Se é não parece. E aqui é proibido pescar, mas não comercializar.
- Vida madrasta! E tu, de que vais viver até voltar a pesca?
- Do subsídio de desemprego e das economias.
- E porque não mudas de profissão?
- Eu nasci em Matosinhos, não sei fazer mais nada. Toda a minha família vive e sempre viveu da pesca.
Abaixo a notícia que li e me fez escrever estas linhas. Nunca tinha ouvido chamar juvenis à sardinha miúda, mas sempre ouvi dizer que é proibido pescá-la. Aliás, a malhagem da rede de pesca tem o tamanho certo para a deixar fugir, antes de alar a rede.
Todos os anos tem ocorrido a suspensão da pesca da sardinha e implementadas medidas deproteção dos juvenis e impostos limites anuais às possibilidades de captura.
No entanto, Ana Paula Vitorino traçou um cenário positivo para o próximo ano, antevendo um aumento de sardinhas em águas portuguesas.
“Os dados que nós temos são animadores. As indicações dos cruzeiros científicos do IPMA(Instituto Português do Mar e da Atmosfera) é que há mais sardinhas e mais juvenis. A presença de juvenis significa que para o ano poderá ter um aumento maior da espécie, pois existe renovação”, perspetivou Ana Paula Vitorino.