sábado, 31 de outubro de 2020

Soltar os cães!

 Esta é uma velha expressão portuguesa que quer dizer, mais ou menos, isto: vou atrás de ti, vou perseguir-te, vou fazer-te a vida num inferno!


Eu pensei que vivia num país de gente inteligente, mas, pelo que vi ontem, estava redondamente enganado. O governo resolveu "soltar os cães" aos portugueses e as autoridades, a começar pela GNR que tem saudades dos tempos do Tio António de Santa Comba, em que batiam em todos e cada um com o máximo apoio legal, foi a primeira a mostrar o que vale.

A operação stop montada na Ponte Vasco da Gama (em hora de ponta) é o melhor exemplo das cabecinhas que não foram feitas para pensar. Dentro das ordens generalizadas que lhes foram passadas, havia necessidade de seleccionar aquilo que era possível fazer e aquilo que era proibido levar a cabo. E havia horas do dia em que a coisa seria aceitável, mas não à hora que escolheram. Foi uma barraca total, prejudicaram a vida a centenas, ou milhares, de pessoas, fizeram-nas perder horas sem uma razão válida.

A Ponte do Infante, no Porto, foi outro exemplo daquilo que se não pode fazer. No extremo sul da ponte estamos em Gaia, enquanto que no extremo norte estamos nas Fontaínhas, conhecido bairro tripeiro. Fechar a ponte e questionar as pessoas porque andavam de um lado para o outro é de bradar aos céus. Então as pessoas que ali vivem, de um e outro lado do rio Douro, não vivem em função umas das outras? Seja em trabalho, às compras, ou em visitas - por vezes obrigatórias - a familiares, as pessoas atravessam aquela ponte como quem vai da cozinha para a sala de jantar. E então, só a PSP é que não sabe disso? Não tem ninguém no comando que tenha dois neurónios que funcionem como deve ser?

A Rua de S. Brás, cheiinha de casas de um e outro lado, separa os concelhos da Póvoa e Vila do Conde. Ainda vou ver a PSP montar lá uma barreira, deslocar para lá um ou dois carros-patrulha e uma dúzia de polícias para evitar que as pessoas atravessem de um passeio para o outro. Tem lá uma capela que fica no passeio da Vila e um Café que fica no passeio da Póvoa. Estou aqui a magicar como decidirão fazer com os que, amanhã, vão à missa naquela capela. Onde vai? À missa. Onde mora? Na Póvoa. Não pode, volte para casa. E no Café vai ser um filme ao contrário, quem for da Póvoa pode entrar e tomar um café e um bagaço, enquanto que os vileiros vão ficar a chuchar no dedo.

Oh, Costa, diz à polícia que a ideia não era essa! Só pretendias fazer psicologia aplicada! Mas falar em multas de 100 a 500 euros não tem nada a ver com Psicologia, tem mais a ver com os 4.000 milhões de euros que inscreveste no OE para 2021 em "Taxas e Multas" e esse é o objectivo que persegues. Estás a borrifar-te para o vírus e os velhinhos que morrem nos lares, cada um que morre é uma despesa a menos que o Estado tem que cobrir. E a Segurança Social agradece, pois poupa nas reformas e torna-se mais sustentável.

Afinal, soltar os cães tem uma razão de ser. Eu é que sou parvo e ando a dormir na forma! 

Rir para desopilar o fígado!

 Talvez acabe a chorar, na próxima segunda-feira, mas hoje apetece-me rir!


Aquilo, na Capital do Móvel, foi uma vergonha à moda antiga. Anular golos a pedido e marcar penalties que não existem faz-nos lembrar os melhores tempos do «Apito Dourado». Aqueles tempos em que a tropa fandanga que vivia no Porto e dominava o mundo do futebol fazia o que queria e sobrava-lhe tempo.

Infelizmente para eles, nem assim conseguiram levar os 3 pontos e conseguiram pôr os comentadores de futebol todos contra eles, não houve um que fosse capaz de dizer que o árbitro e o VAR estiveram bem. Também era o que faltava, aselhas desses nem para tomar conta de porcos no Alentejo servem!

O Pepa, treinador do Paços, tinha levado um cartão vermelho, ainda na primeira parte, o Sérgio Conceição não lhe quis ficar atrás e foi refilar com o árbitro, no fim do jogo, acabando também por ver o vermelho. Um autêntico filme de terror, mesmo a condizer com esta época de Haloween em que vivemos.

Para o Benfica é ouro sobre azul, melhor não podia ter corrido !!! 

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Temos que ganhar!


 Lembram-se do Carcella? Ele fez uma perninha no Benfica e não era mau de todo. Houve alturas (e foram bastantes) em que o Salvio estava fora de serviço e era o Carcella o escolhido para fazer de avançado pelo lado direito. Eu gostava dele.

Ontem apareceu na Luz, incorporado na equipa do Standarda de Liége (o que eu me lembro de Liége e da feira aos sábados que era tomada de assalto pelos emigrantes portugueses) e ainda meteu medo ao nosso guardião que teve que se pôr fino para não ser enganado. E no fim, disse que o Benfica era uma espécie de Barcelona - com mais de 70% de posse de bola - o que fez logo soltar a língua do JJ. Talvez do antigo Barcelona, pois com este não se compara (é muito melhor, queria ele dizer, mas não disse).

Vou dizer, oooooutra veeeeeeez que não gostei do modo de jogar do Benfica. Ganhou 3 a 0, mas podia ter perdido, teve a sorte do seu lado. A incapacidade de penetração na área adversária dá que pensar. Se não fossem os dois golos de penalty, saíamos de campo com um resultado magrinho e apenas com os três pontos (o que já não é mau). Estava a pensar em soltar-lhes os cães por não conseguirem meter um golo de bola corrida, quando o Pizzi (continua a ser ele o jogador que vale milhões, mais que os que foram pagos pelos novos craques) puxou a culatra atrás e enfiou um balázio na baliza dos belgas que ainda hoje devem estar a pensar de onde veio aquela bola.

O segredo está na velocidade de transporte da bola até à área adversária e o Nuno Tavares foi o único que lá conseguiu chegar, várias vezes e com perigo. Os outros todos entretiveram-se a passear a bola pelo meio campo, num avança e recua que faz lembrar um jogo treino. O Jesus, dizem que é o mestre da táctica, vai ter que estudar uma que permita aos jogadores penetrarem na defesa adversária e a grande velocidade para não terem tempo de pensar no que lhes está a acontecer.

O próximo jogo, salvo erro, é com o Boavista que ainda não ganhou jogo nenhum esta época. Espero que não escolha este jogo para começar a ganhar, caso contrário apaga-se a estrelinha que tem alumiado o nosso treinador. Não me posso esquecer que ele falha sempre nos momentos cruciais, como aconteceu na Grécia, há bem pouco tempo. Nós queremos preservar os 5 pontos de avanço sobre o FCP, a todo o custo, e para isso temos que ganhar.

Temos que ganhar, ouviram bem (ou tenho que ir buscar o megafone?

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Agora sim, sei quem ganhou!

 Isto, hoje, está complicado! O Blogger não me deixa carregar uma foto que escolhi para ilustrar a minha publicação!


Finalmente, à décima tentativa consegui! Como sói dizer-se, uma imagem vale por mil palavras e se for uma muito boa imagem, como esta (fanei-a num dos blogs amigos) vale muito mais que mil. E assim não preciso de perder tempo, nem gastar o pouco latim que aprendi, para vos levar a minha mensagem.

Quero só acrescentar, da minha autoria, que não gostaria de estar na pele daqueles que deram tudo o que tinham para correr com o LFVieira. Com que cara acordaram hoje e que comentários farão durante os próximos 4 anos?

Afinal, quem ganhou?


 

Já passa da meia noite e nada de resultados. Eu não queria ir para a caminha sem saber o resultado, mas não vou ficar aqui até de manhã. A hora estabelecida para o encerramento das urnas era às 22.00 horas, mas as bichas dos que ainda não votaram são ainda muito longas. O Nuno Gomes está na bicha de Algueirão e diz que fica lá até chegar a sua vez, nem que tenha que esperar até nascer o sol.

Parece que a perspectiva é, agora, é para encerrar às 01.00 horas, uma vez que não deixaram entrar mais ninguém na bicha, depois das 23.00 horas. É demais para mim, vou dormir sossegadinho e quando acordar verei quem se ficou a rir e quem rasgou as vestes de desespero. Para mim qualquer candidato serve, todos têm virtudes e defeitos. E em democracia quem tiver mais votos é quem ganha. Só falta contá-los!

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Daqui fala o benfiquista!

 

O olho fino da águia

Não seria um bom benfiquista se, hoje, ficasse calado como qualquer cobarde que se esconde na sombra para não correr o risco de enfrentar os inimigos que se acirram contra o grande Benfica. Todos se sentem mais ou menos necessitados de uma mudança, mas também pouco confiantes nas capacidades dos candidatos que se perfilam para suceder à direcção de Luís Filipe Vieira.

 Talvez eu devesse começar por declarar a minha intenção de voto, mas não me sinto capaz disso. Não vejo grande competência em qualquer dos 3 candidatos que hoje serão sufragados pelos sócios do Glorioso e dar um salto no desconhecido não é o meu forte.

O Rui Gomes da Silva (RGS) começou por ser o candidato mais forte, aquele em que os benfiquistas mais conhecidos todos apostavam. Hoje, à boda das urnas, colocam-no em último lugar e atribuem-lhe uma percentagem dos votos abaixo de 10.

João Noronha Lopes (JNL) foi olhado sempre com desconfiança, considerado um incompetente e ligado a interesses obscuros fora do Benfica. Isto é o mesmo que dizer, ao serviço de Pinto da Costa para dinamitar o seu maior rival de Lisboa. Hoje, é-lhe dado o segundo lugar e considerado como o único adversário capaz de discutir a eleição com o actual presidente.

Bruno Costa Carvalho (BCC) desistiu da corrida por, alegadamente, não estar em condições de concorrer. Dizem os estatutos que só podem concorrer às eleições quem tiver 25 anos de sócio que ele não tinha. Se isso for verdade, ele nunca foi um candidato a sério e a Mesa da Assembleia Geral deveria ter recusado a sua candidatura. Ontem, comunicou ao público a sua desistência da corrida.

Luís Filipe Vieira (LFV) é o actual presidente e deixei-o para o último lugar, de propósito. Dizem que «os últimos são os primeiros», assim rezam os evangelhos, e eu não quero contradizer quem fez essa afirmação. O LFV pode ter muitos defeitos, mas foi o único presidente que eu conheci que tirou o Benfica da sargeta, onde estava enterrado desde que o FCP (e os seus comparsas) assumiu a liderança do futebol nacional. Lembro-me de ouvir o Vale e Azevedo falar na criação do centro de treinos no Seixal, aliás, foi ele quem fez a permuta daqueles terrenos por uma parte da área da propriedade dos terrenos da Luz. Mas foi este presidente que pegou na ideia e a transformou no sucesso que hoje se lhe reconhece.

Acusam o LFV de estar enterrado em processos na Justiça e eu digo, em sua defesa, que o que fez foi necessário para combater o inimigo que se vangloriava de ganhar todas as batalhas que o Benfica movia contra ele. Já ninguém se lembra do caso em que amigos bem colocados (na Judiciária) o avisaram para se pôr ao fresco, pois ia a caminho uma brigada com um mandato de prisão. Isto é só um exemplo dos esquemas fraudulentos que o LFV tinha que combater para conseguir levar o Benfica a algum lado. Pelo caminho não evitou algumas escorregadelas que o inimigo, sempre atento, foi aproveitando.

Eu, pessoalmente, também gostaria que não fosse necessário recorrer à falcatrua para chegar ao sucesso, mas o que fazer se o nosso adversário directo e mestre nesse tipo a actuação e a ele recorre sempre que necessário. E por isso, eu ilibo o meu presidente de todas as culpas que lhe são imputadas no campo da corrupção desportiva. E chegado aqui, lembro o velho ditado que diz: "ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão".

E assim sendo, eu sinto-me obrigado a dizer sim à continuação do actual presidente à frente dos destinos do maior clube de futebol da nação portuguesa, o BENFICA. 

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Deu para os gastos!

 


Estou a tornar-me repetitivo, mas não gostei particularmente do jogo de hoje. Gostei apenas do resultado e de uma ou duas jogadas mais bem conseguidas. Uma coisa que me deixa a pulga atrás da orelha é ser o Esferovite a marcar aquele golo, depois da quantidade de craques contratados e dos milhões gastos para ter um plantel à imagem de Jesus (o de Lisboa e não o filho de Deus incarnado homem). Então onde andam esses craques que não me deslumbram com jogadas de encher o olho, nem metem golos de levantar as bancadas do nosso estádio?

Talvez o Jesus os tenha escondido para o Standard de Liége não perceber o que lhe vai acontecer na próxima quinta-feira. Só temos que esperar até lá para saber se foi essa a razão, ou se há outra mais esquisita que nem conseguimos vislumbrar. O Sérgio Conceição fez isso na passada sexta-feira e a coisa ia-lhe custando caro. Acho que o Jesus não tentou fazer a mesma coisa, ele anda é muito confuso e não sabe se é o Pizzi, o Rafa e o Tarabt que fazem um grande Benfica, ou se é melhor sentá-los a todos no banco e optar por outra escolha. Mas qual? Com os rapazes do Seixal ele não quer nada e os brasileiros do Flamengo já percebemos que não vêm. Então como é que vai ser? Será o Lucas Veríssimo (o próximo craque) que se pensa chegará antes do Natal, que vai transformar o Benfica num verdadeiro campeão europeu? Eu já não percebo nada!

Na última parte do jogo, por alturas do segundo golo, o jogo acelerou um pouco e comecei a gostar da coisa, mas foi sol de pouca dura, o apito final estava quase a soar. O Darwin, mais uma vez, começou (ou continuou) a pagar o investimento feito na sua aquisição, marcando um belo golo. E outro golo que ele marcou e foi invalidado e, se calhar, nem estava em fora de jogo, há muitas dúvidas com aquelas linhas de fora de jogo que são desenhadas ninguém entende como. Ou mudam as regras do fora de jogo, ou isto perde toda a piada. Se fosse eu a decidir, só seria fora de jogo quando o atacante está claramente destacado, mais de metade do corpo, atrás do defesa. Foras de jogo por um pé, ou até só o dedo grande do pé, parece-me um grande exagero e dão cabo do espectáculo.

O jogo valeu pelo resultado e pelos 3 pontos conquistados, o resto é conversa. Cinco jornadas, cinco vitórias e 15 pontos que garantem o primeiro lugar na classificação geral. Essa é que é essa. Força Benfica, no próximo jogo queremos ganhar de novo!

Andei à deriva!

 


A minha publicação de hoje foi no blog Escola de Fuzileiros, a qual também transcrevi para o Facebook. Depois perdi-me por lá e agora tenho que ir cuidar de outra vida.

Logo, à noite, volto cá para falar do Benfica e do mais que me aprouver!

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Será que faz doer?

 

Será que faz doer se der uma martelada na cabeça?

Quem quiser saber a resposta só tem que experimentar!

E digo isto porque ouço a DGS queixar-se de que os casos de COVID-19 têm aumentado muito, especialmente no norte. E eu pergunto: porque fazem tantos testes? Se deixarem de testar tanta gente já deixarão de aparecer tantos infectados.

Há um dito que se aplica neste caso: Isso é ir buscar sarna para se coçar!

Bom fim de semana e escondam-se em casa!

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Este já está!

 


Por pouco chegava atrasado para a minha crónica desta noite. Fui até ao Café da esquina ver o Braga e, no regresso, entretive-me na conversa com uns amigos mais vizinhos que amigos) e depois de chegar a casa e ligar a televisão vi um programa que me interessava e fiquei de olhos fitos no televisor. Nada de mais, também não tenho grande coisa a escrever sobre o jogo de hoje.

Acho que o JJ e, se calhar, toda a equipa já davam o jogo por ganho antes de ele começar e quase iam sendo surpreendidos. Por várias vezes apanharam um grande susto com os polacos a entrarem pela grande área adentro e porem a nossa baliza em risco. E por duas vezes meteram mesmo a bola lá dentro. Foi um jogo difícil, vi a equipa a tremer na segunda parte, e respirei de alívio quando o árbitro apitou para o final do jogo.

O caso mais relevante deste jogo foi o Hat-trick do Darwin. O rapaz custou uns bons milhões e os benfiquistas já começavam a ver ali outro RDT, mas, finalmente, ale abriu o livro e mostrou o que sabe fazer e o porquê dos milhões que nos custou. Deus o ajude a continuar assim nos próximos jogos, bem precisamos disso.

Surpreenderem-me um pouco as substituições e ainda mais a entrega da braçadeira de capitão ao Otamendi que chegou anteontem ao Benfica. Assim como a entrada do Jardel que se supunha lesionado e a última escolha a título de defesas centrais. O Tarabt não fez um grande jogo e aceito a sua saída, quanto às restantes não as entendi muito bem. Talvez o treinador esteja já preocupado com o jogo da próxima segunda-feira. Melhor ele que eu, pois não percebo nada disso.

E por aqui me fico, ganhámos e isso é que importa, na próxima quinta-feira voltaremos a tentar a nossa sorte, com sempre, esperamos ganhar de novo.

Carrega Benfica !!! 

Nuestro Hermanos de Madrid!

 

É um dos maiores clubes da Europa, mas não se livrou
de apanhar um desgosto que veio da Ucrânia.
Ficar a perder por 3 a 0 durante uma quantidade de tempo
vai demorar a esquecer. Vá lá que ainda conseguiram
marcar dois golos para não ser tanta a vergonha, mas
pode acontecer que esta derrota os tire da Liga dos
Campeões e disso nunca mais se esquecerão.

Também a outra (grande) equipa de Madrid averbou uma derrota
que não vai esquecer tão cedo. Todos sabemos quem é o Bayern
de Munique, mas ninguém leva 4 sem lhe fazer mossa.
O pobre do João Félix continua a não dar uma para a caixa,
mas eu ainda penso que a culpa é do treinador. Quem gasta
tanto dinheiro numa estrela é obrigado a ajustar a sua equipa
para jogar ao jeito dela e não o contrário. Assim pode considerar
que foram 126 milhões deitados no contentor do lixo.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Portugueses em alta!

 


Durante o dia foi o João Almeida a defender, de novo, as cores da nossa bandeira, ganhando alguns segundos mais e mantendo a camisola rosa. Diz ele que é mais mental que físico, pois já não sabe onde vai buscar as forças para continuar a dar ao pedal.
Força João, já falta pouco, a meta está à vista!


E o Bruno? Desse nem se fala, foi promovido a capitão da esquipa, marcou um golo, de penalty como só ele sabe marcar, e o Manchester United arrancou uma preciosa vitória em casa do adversário, onde pontuam grandes nomes, como Neymar ou Mbapé. O próximo confronto será em casa e mal corre que não consigam arrumar com os franceses que, aliás, são uns azarados neste prova, nunca passam da cepa torta!

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Mais um jogo, mais uma vitória!

 Até agora a coisa tem funcionado. O efeito do regresso de Jesus e das alti-sonantes contratações do Benfica tem dado o resultado esperado. Veremos até quando durará isso. Segundo alguns especialistas na matéria (isso é o que mais há por aí) foi melhor o jogo que o resultado. E muito criticada também a actuação do VAR que, tal como fez ontem no jogo de Alvalade, meteu água por todos os lados. Aquele sistema de marcar os foras-de-jogo não convence ninguém e, do mesmo modo, os penalties que, por decisão de alguém que está na cidade do futebol, de repente, deixam de o ser. Tudo cheira a uma palhaçada que tira toda a beleza ao futebol.

O que eu vi gostei. O Benfica mandou no jogo, do princípio ao fim, embora o meio campo tenha deixado fugir os avançados do Rio Ave um par de vezes. Aquele trio da frente, Darwin, Cebolinha e Lucas, agrada-me. Eles tratam a bola por tu e envergonham a concorrência. A defesa também não apresentou falhas, muito embora o Grimaldo continue a ser o cromo do costume, sempre muito afoito no ataque e muito esquecido quando se trata de defender. Por sorte a equipa de Vila do Conde era mais forte a atacar pelo flanco contrário, onde estava o Otamendi, o que nos poupou a algumas dores de cabeça.

Esta semana começa a participação na Liga Europa com uma deslocação à Polónia, na quinta-feira. No jogo de hoje tivemos uma baixa de peso, lesionou-se o André Almeida. Veremos como o JJ vai organizar a equipa para fazer frente aos polacos. Espero que se dê melhor com eles do que se deu com os gregos do PAOC de Abel Ferreira, ou estaremos feitos ao bife. Depois da eliminação da Liga dos Milhões, falhar na Liga Europa seria o pior que poderia acontecer ao Mister Jesus, o famosíssimo campeão da América do Sul que deixou meio Brasil a chorar por ele, quando decidiu regressar ao Benfica que antes tinha atraiçoado para se juntar aos lagartos. Uma carreira de altos e baixos que precisa ainda de uma afirmação categórica. Tem aqui uma oportunidade de ouro para o fazer. E os benfiquistas agradecem se o conseguir fazer, vencendo a Liga Europa.

Cá estaremos na quinta-feira para ler o resultado e fazer os comentários que se impuserem. Depois jogaremos na segunda-feira e de novo na quinta, vai ser um Outubro de se lhe tirar o chapéu. Esperemos que os rapazes estejam à altura das exigências e que não haja mais lesões que isso complica tudo.

Et Pluribus Unum. Força Benfica !!!

Clicar para mais fácil leitura


domingo, 18 de outubro de 2020

De Joaquim Agostinho a João Almeida!

 


Enquanto espero pelos artistas da bola venho falar-vos dos artistas da roda-pedaleira. João Almeida foi das Caldas até Itália mostrar como se dá ao pedal. Com enorme sofrimento na etapa de hoje, perdeu grande parte do tempo que tinha de vantagem, mas sobraram-lhe ainda 12 segundos que lhe dão direito a alinhas de novo, na terça-feira, com a camisola rosa (amanhã não se corre, é dia de descanso).

A Estremadura, agora pomposamente chamada a «Zona Oeste», não dá apenas boas maçãs e peras-rocha, mas também grandes ciclistas. Era de lá o famoso Joaquim Agostinho e é também a «Pantera Rosa» que está a fazer furor na Itália. Falta apenas uma semana para o fim do "Giro" e vale a pena acompanharmos o nosso concidadão que tem uma hipótese soberana de sair vencedor da prova. 

sábado, 17 de outubro de 2020

Os empatas!

 


O Sporting e o Porto empataram  a 2 bolas. Cada um perdeu dois pontos, mas para isso resultar em algo positivo para o Benfica é preciso que ele ganhe o jogo, amanhã, em Vila do Conde. O jogo vai desenrolar-se a meia dúzia de passos da minha casa, mas não penso ir vê-lo. Primeiro, porque talvez não me deixassem entrar e segundo, porque dou um azar do caraças, basta eu aparecer por lá para correrem o risco de perderem o jogo. Por isso, vou ficar em casa sossegadinho e deixar o Jesus comandar as tropas e rezar para que ganhem.

Mas disso falaremos amanhã, hoje a crítica vai para o clássico (como agora resolveram chamar-lhe) entre leões e dragões. Começo por dizer que não gostei muito da arbitragem. E não é apenas por causa do penalty e cartão vermelho que marcou e depois decidiu anular. Esse traz água no bico, parece que houve intervenção de alguém de fora, pois não é suposto o VAR intervir nessas situações. O futebol é um jogo de contacto, mas isso não foi o que se viu em campo. Empurrões e encontrões, rasteiras e puxões nas camisolas, para além de alguns lances perigosos de pitons em riste foi o que eu vi ao dos 90 minutos. E daí não viria mal ao mundo se o árbitro ajuizasse bem e castigasse o infractor do mesmo modo, mas não foi isso que aconteceu.

Há uns jogadores piores que outros nesse aspecto e o FCP tem um par deles que são bem conhecidos. Não vale a pena voltar a nomeá-los, pois já o fiz mais que uma vez e nem resolvo nada ao fazê-lo. Quando os jogadores são craques do drible não precisam de recorrer a esse tipo de jogo, evitam o choque com o adversário e seguem em frente tentando chegar à baliza do adversário. Espero ver isso no meu Benfica, amanhã e em todos os outros jogos, pois é desse tipo de futebol que eu gosto.

Viva o Benfica !!!

Quentinhas e boas!

 O Fonseca era o grumete mais marreta da CF8, ou seja, entre os cerca de 150 militares que a compunham ele tinha sempre a última palavra. A Língua Portuguesa é muito traiçoeira, ele tinha sempre a última palavra, porque era o último que tinha direito a usá-la e chegada a vez dele falar, não havia já ninguém interessado em ouvir o que ele tinha a dizer. Ser o mais marreta é isso mesmo, um zero à esquerda.


Veio-me isso à ideia ao pensar em castanhas, vem aí o S. Martinho e tenho que descobrir onde arranjar uma arroba de boas castanhas para fazer a festa com a família, provar o vinho novo e ainda guardar algumas para juntar aos rojões que tão bem sabem no inverno. Haja quem os saiba cozinhar a preceito.

Por isso me lembrei do Fonseca, ele vive, literalmente, cercado por castanheiros, na encosta nascente da Serra da Estrela, e castanhas é com ele. Anda cá, mas tens que apanhá-las, disse-me ele. Ele vende-as baratas a quem quiser apanhá-las, pois já não tem idade para o fazer ele mesmo e custa caro arranjar quem o faça.


Como se pode ver nesta imagem, já há processos modernos para apanhar a castanha, mas para isso é necessário preparar o terreno, limpá-lo de todos os obstáculos, para que as máquinas possam trabalhar em segurança e garantir o resultado. Com os castanheiros do meu camarada Fonseca duvido que isso seja possível. Espalhados ao acaso pela encosta de serra e rodeados de mato de toda a espécie, não acredito que haja outro modo de apanhar as castanhas a não ser à moda antiga, à unha.


 Estou para aqui a pensar se vale a pena uma viagem até à serra mais alta de Portugal, só para ir buscar as castanhas. Claro que gostaria de ver e dar um abraço ao Fonseca que ainda não consegui rever, desde que regressámos de Moçambique, em 1968. E isso sim, já seria uma boa razão para me fazer ao caminho e percorrer os cerca de 500 Kms, ida e volta, que nos separam.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A Europa, o Loiro, o burro e o cigano!

 


A cara dele diz tudo! Ele está pronto a soltar a bomba e quem quiser que se cuide!

O dia 31 de Dezembro está aí ao virar da esquina e o acordo está tão longe como esteve no tempo da Theresa May. E ele não parece nada preocupado com isso, aliás, aposto que está à espera que tudo falhe para ele ter a desculpa que precisa para impor a sua vontade. Sem qualquer acordo, a partir de 1 de Janeiro terão que ser negociados caso a caso todo o tipo de assuntos, desde o trânsito de pessoas e bens até às pescas ou política externa.

A Irlanda do Norte - e a República da Irlanda também - e a Escócia serão os mais prejudicados, pois são autênticas ilhas isoladas da Europa, no caso da Inglaterra e País de Gales optarem por viver de costas voltadas para a Europa comunitária. É um facto que a União Europeia não tem sido um grande sucesso, mas está por provar que seria melhor estar fora dela. Para os países sem recursos, como Portugal, não seria com certeza. Mas o loiro, com cara de parvo que a imagem mostra, está convencido que fará muito melhor se ficar sozinho.

Segundo o velho ditado, a união faz a força e, por consequência, a desunião faz exactamente o contrário, mas quem sou eu para discordar de um gajo que foi legalmente eleito para governar um país com mais de 60 milhões de almas. A responsabilidade é deles que o elegeram e também serão deles as consequências do que ele, lá do alto da sua arrogância, decidir fazer.

Hoje, vai haver reunião dos «cabeças-grandes» da Europa e esse será um dos assuntos em cima da mesa. Entre outros, como a luta contra a pandemia, o esforço comum na obtenção de uma vacina e o apoio a dar aos parceiros mais afectados pela doença. Como sempre, serão os bancos e as grandes empresas, a começar pelas de transportes, que apresentarão maiores prejuízos e quererão levar a maior fatia do bolo que a União puser em cima da mesa. Nós só temos que ficar de olho para ver se não saímos de mãos a abanar.

De repente, veio-me a lembrança daquele dito popular que afirma que temos que «ter um olho no burro e outro no cigano»!

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Quanto custa um abraço?

 


O preço de um abraço pode ser a contaminação com o vírus da moda. No fim do jogo França-Portugal, Mbapé foi ter com o Ronaldo e deu-lhe um abraço daqueles que deixam um homem sem ar nos pulmões. Dizem os comentadores que ele um fã incondicional do nosso craque e quando era mais jovem tinha o seu quarto forrado com posters do Cristiano Ronaldo.

Nem compreendo como deixaram o Mbapé jogar - já tinha ficado de fora no jogo com a Croácia - uma vez que ainda estava dentro do período de risco. O Ronaldo foi testado antes de partir para a França e deu negativo. Foi testado de novo, depois do seu regresso e deu positivo. Tenho direito de pensar que foi o jogador francês que lhe pegou a doença. Ou não?

Para encontrar um criminoso contrata-se um detective. E para descobrir de onde veio o vírus que infectou o Ronaldo e lhe vai pôr a vida em pantanas nos próximos dias, contrata-se quem? Um médico? Ou um gajo como eu que está sempre atento e não deixa escapar nada?

Pois é verdade, estou convencido que foi o abraço do Mbapé que lixou a vida ao Ronaldo. Ele deveria ter sido avisado que durante um largo período seria aconselhável afastar-se das pessoas e tomar alguns cuidados. Se ele foi proibido de jogar com a Croácia, na quarta-feira da semana passada, é porque ainda estava dentro do período de risco. E a duração desse período não é conhecida com exactidão, ninguém sabe quando começa ou acaba o risco de transmissão da doença.

Entretanto, se descobrirem outro culpado ... avisem-me!

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Quem faz um cesto faz um cento!

 

Este ditado é muito antigo e é a melhor definição para um grande mentiroso. O maluco da Coreia do Norte deve ser o maior mentiroso do mundo, diz que não há um único infectado com a nova doença, na Coreia do Norte e que tem um novo míssil capaz de chegar ao outro lado do mundo.

Gostaria muito de saber o que ganha ele com este tipo de afirmações. Se há Covid-19 na Coreia do Sul, será impossível que ele não tenha chegado também ao norte, pelo menos eu não acredito nisso. Quanto ao novo míssil, o mais provável é que sirva apenas para mostrar nos desfiles militares que ele gosta de organizar para mostrar ao mundo a sua força. Por uma ou outra razão esses mísseis nunca serão utilizados, portanto, é conversa fiada!

domingo, 11 de outubro de 2020

O que é bom para a tosse!

1 - A cloroquina e a hidroxicloroquina têm também sido apontadas como potenciais terapêuticas na COVID-19. Ambas estão indicadas na prevenção e tratamento da malária e de doenças autoimunes como poliartrites crónicas – artrite reumatoide e artrite idiopática juvenil e lúpus eritematoso. 

2 - Remdesivir é um antiviral desenvolvido pela companhia biofarmacêutica Gilead Sciences.[1] Desde 2020, o remdesivir vem sendo testado nos Estados Unidos de forma experimental para o tratamento da COVID-19, tendo sido autorizado pela Food and Drug Administration para pacientes hospitalizados em estado grave pela doença. 

3 - Na passada semana foi anunciado pela Universidade de Oxford o primeiro medicamente clinicamente testado que consegue tratar casos graves da Covid-19. A dexametasona, um corticoesteroide utilizado em inflamações relacionadas com a artrite reumatoide e a asma, consegue reduzir em cerca de um terço as mortes de pacientes com o novo coronavírus em estado grave. 

4 - A Regeneron Pharmaceuticals, empresa americana de biotecnologia, disse esta quarta-feira que espera apresentar dados de biomarcadores (indicadores de estado de doença) para o seu ‘cocktail’ de anticorpos contra a covid-19 até ao final do corrente mês de setembro. 
O fabricante de medicamentos estabeleceu, no mês passado, uma parceria com a farmacêutica francesa Roche para fazer e fornecer o cocktail de anticorpos para a covid-19, que está a ser testado em centenas de doentes, depois de ter prevenido e tratado a doença respiratória em animais. 
A Regeneron já assinou um acordo de 450 milhões de dólares para o cocktail com o governo dos Estados Unidos, ao abrigo do programa “Operation Warp Speed”, uma iniciativa da administração Trump que visa a distribuição mais rápida de vacinas e tratamentos para combater o novo coronavírus.


Nos últimos dias tem aumentado, sem parar, o número de infectados, portanto o melhor é irmos-nos habituando ao nome dos remédios que nos podem curar. Isto no caso de o médico ter uma opinião diferente da nossa, ou a coisa cheirara a esturro, como no caso de Trump que já há quem acredite que a sua passagem pelo hospital foi um golpe para promover a Regeneron, onde parece ter interesses obscuros.
Eu não queria falar no vírus, especialmente em dia de futebol da nossa selecção nacional e do confronto com os franceses que sofrem de azia, desde 2016, mas as notícias (em todos os canais de TV) são cada vez mais alarmantes e, como diz o ditado, homem prevenido vale por dois.
Em primeiro lugar, reze para não apanhar o vírus. Em segundo lugar, vá escolhendo o medicamento que lhe parece mais apropriado para o caso de o apanhar. E outra coisa muito importante, se tiver idade para se candidatar a um Lar de 3ª Idade, tire isso da cabeça, pois é nesses lugares que o vírus campeia à vontade. Escolha outro lugar qualquer, nem que seja viver debaixo da ponte, mas para o Lar ... nunca.
Isto foi o que encontrei para matar o tempo, nesta tarde de domingo, enquanto espero que os artistas se equipem e apareçam no relvado. Espero que mais nenhum apareça com o vírus, ou se aparecer que não faça muita falta à equipa. O Engenheiro fica cheio de tiques, quando a pressão nervosa aumenta, contem quantas vezes ele vai fazer aquele trejeito esticando os tendões do pescoço e atirando com o queixo para a frente.
Todos esperamos repetir a vitória de 2016, mesmo sem o Éder. Força Portugal !!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Sol & Moscas!

 


Hoje não tenho tempo para conversas, decidi que era tempo de dar uma de trolha. Eu sou assim, posso ter a profissão que quiser, quando quiser. Anteontem fui pintor, ontem serralheiro e hoje, como afirmei há pouco, vou dedicar-me à trolhice. Sabem o que é? Misturar areia e cimento e atirá-lo contra a parede. Com alguma sorte e uma boa dose de pontaria pode ser que fique lá pendurado. E se não ficar é só apanhar a massa e tentar de novo. Tenho o dia todo para treinar.

Entretanto deixo-vos com o meu boletim meteorológico para o fim de semana. Sol todos os dias, nada mau, pois não?

Vou indo, inté!

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

A bola europeia!


De um lado Rúben, do outro Sérgio! Houve um tempo do jogo em que estavam 3 Rúbens do nosso lado e 2 Sérgios do lado deles. Os relatadores pareciam gagos sem atinar qual o Rúben que estava a mexer na bola!

Não gostei muito da forma como Portugal jogou na primeira parte, parecia um baile mandado com os portugueses a fazer de matraquilhos. Na segunda parte correu melhor e quase ganhávamos o jogo com dois tiros na trave que quase a faziam cair de costas. Nos últimos segundos foi o João Félix que por um triz não enfiou a bola na baliza. Os espanhóis remataram mais, mas sempre contra a figura do nosso guarda-redes. Continuem assim que a gente gosta.

Espero que, no domingo, em Paris, o jogo seja mais apelativo. Os franceses também jogaram ontem e conseguiram uma vitória gorda, talvez para nos avisarem que seremos os próximos a levar uma abada daquelas. Eles ainda não esqueceram aquele golo do Éder que lhes roubou o Campeonato da Europa e estão à espera de uma oportunidade de se vingarem. Espero que não seja desta!

O Lucas, novo ponta de lança das águias também jogou ontem e marcou um golo, embora a Alemanha não tenha conseguido melhor que um empate. É bom que ele vá mostrando o que vale e afinando a pontaria, pois precisamos que ele meta muitos golos aqui no nosso campeonato. Se não for assim temos que empandeirar o Jesus e devolvê-lo aos brasileiros. Desde que ele saiu de lá aquilo só tem andado para trás. E é mais fácil ir ele para lá do que trazer os brasileiros do Flamengo todos para cá, fica mais barato!

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Precisamos de um novo partido!

 


O Ramalho Eanes tentou, mas a ideia durou pouco. A renovação democrática era necessária na altura e mais é agora. O marasmo em que caiu a política portuguesa, em que o PS tende a fazer aquilo que quer e não há forma de o contrariar e em que o PSD anda pelas ruas da amargura, só poderá ser solucionado por uma nova força política que reúna os descontentes do PS e PSD, ou seja os verdadeiros democratos do centro.

O PRD de Ramalho Eanes e Hermínio Martinho foi apagado do mapa, no ano 2000, mas a ideia continua viva, falta apenas uma figura que lhe dê uma face visível. Eu não posso nem quero, não tenho idade para isso e faltam-me ambições políticas, mas não devem faltar por aí personagens que, como eu, não vão à bola com o Costa ou o Rui Rio.

O lema da campanha poderia ser:

Com Rio ou Costa Portugal é uma bosta!

Está lançada a ideia, não se esqueçam de mim, quando forem comemorar a vitória. Uma nomeação para comendador ficava-me bem. Mesmo que seja a título póstumo eu aceito, mando um dos filhos ou netos ir receber a comenda, fazer uma foto e publicar nas redes sociais. Já que o não consegui em vida, serei famoso depois de morto.

Viva a democracia! Viva o PRD!

terça-feira, 6 de outubro de 2020

A prenda de Jesus!

 


Ele cismou que tinha que ter mais um central e lá conseguiu. Veio emprestado do Barcelona, não tem um currículo muito apelativo, está longe de valer os 20 milhões que os catalães pedem por ele, mas foi o que se pôde arranjar, à pressa, no último dia do mercado. É francês, já jogou em França, Alemanha e Espanha, mas ainda não convenceu nenhum treinador dos clubes por onde passou. Será que vai ser Jesus o mestre que fará emergir o génio que há dentro de TODIBO (lê-se tôdibô), este é o nome do rapaz.

Entre compras e empréstimos o Benfica já estourou perto de 100 milhões, vai ser preciso descobrir uma mina de ouro, no Seixal, para contentar o treinador. E a qualidade de jogo está longe de convencer a massa adepta. Acabam por aparecer sempre as mesmas caras, os golos saem dos pés de Pizzi ou Seferovic e até o Chiquinho dá uma perninha na segunda parte. Não sei se o meu olfacto andará afectado pela COVID-19, mas começa a cheirar-me muito a Bruno Lage.

Falando de novo na mina do Seixal, onde aparecem, de vez em quando, algumas valiosas pepitas, todos os comentadores desportivos ficaram de boca aberta ao saber da transferência do Tiago Dantas para o Bayern de Munique. Se o campeão europeu o quis levar é porque vê nele alguma qualidade. E o JJ não viu nada? Temos que marcar-lhe uma consulta de oftalmologia no Hospital da Luz!

Outra das descobertas da escola benfiquista que ameaçou ser um segundo João Félix e deixar a abarrotar os cofres da Luz, também tirou bilhete para Valladolid, ali para os lados da fronteira de Vilar Formoso para não ficar muito longe de casa. Se o rapaz tiver a qualidade que muitos comentadores lhe atribuíam, talvez consiga tirar o seu novo clube do último lugar em que se encontra e com isso veja os seus créditos aumentar. Se assim não for, o Jota será uma espécie de cometa que apareceu e desapareceu tão rápido que não deixou qualquer memória. O Rui Vitória acreditou no puto que viu jogar nas camadas jovens, o Bruno Lage nem por isso e o Jesus nem para ele olhou.

O Benfica teve que ceder alguns jogadores para as selecções, veremos se não voltam de lá lesionados. É o preço a pagar por querer sempre jogadores famosos. Entretanto, durante esta semana e a próxima, restam ao Jesus aqueles que não servem para as selecções dos seus países, os jogadores dos escalões inferiores e os alunos da Academia do Seixal para levar a cabo os treinos necessários para manter o plantel em forma. O último jogo, contra o Farense, recém-promovido da 2ª Liga, foi um fracasso, todos esperamos que o próximo seja bem melhor.

Para os lados do Porto vai uma trovoada de meter respeito. O Sérgio Conceição não gostou das saídas e dá pouco valor às entradas. Ele aponta o dedo à SAD portista por ter investido tão pouco no seu plantel e não sabe como atacar a Liga dos Campeões e o Campeonato Nacional com uns "jogadorzitos" pescados nos clubes de segunda linha da Liga Portugal. Problema dele, com o mal dos portistas posso eu bem!

Carrega Benfica !!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A República!

 


Esta respeitável senhora atinge, hoje, a bonita idade de 110 anos e merece o nosso respeito. Eu não me sinto muito republicano, mas também não me corre sangue azul nas veias, portanto não acompanho a festa que alguns políticos vão fazer em Lisboa.

Em 1908, mataram o rei de Portugal e o seu herdeiro e pensaram os republicanos que a monarquia tinha terminado ali. Mas não, ainda durou dois anos e foi preciso muita bulha para ela se afirmar. O Povo estava cheio do rei, das suas caçadas na Tapada de Mafra e das infindáveis comezainas no Palácio da Pena, enquanto morria à fome e por isso viu chegar com alegria a mudança do regime.

O Ceptro e a Coroa

Os símbolos reais foram relegados para o museu, onde ainda continuam hoje e são olhados por alguns com saudade. A realeza nunca conseguiu resolver o grande problema do Povo, a pobreza, mas os republicanos não fizeram muito melhor e continuam, ainda hoje, às voltas com o problema. País pobre e que vive de esmolas fabrica, no entanto, muitos milionários que vivem à volta da política e dela se servem como uma escada para chegarem lá acima. Por isso e tudo o resto, parece-me não haver grandes razões para fazer grande festa. Vou ficar aqui quietinho no meu canto!

domingo, 4 de outubro de 2020

Ora cá estou eu de volta!

 


Aí está a classificação geral ao fim de 3 jornadas. Felizmente, é o Benfica que está lá em cima, mas ao SCP falta um jogo e pode também chegar lá, o que não acontece com nenhum outro.

A festa, hoje, não foi muito animada, houve portanto pouco foguetório e poucas canas para eu apanhar. Os rapazes do Farense meteram alguns sustos ao Benfica e valeu o Odysseas defender aquele penalti, senão seria uma estreia aziaga para o defesa Otamendi que até levou um amarelo e começou já a sua colecção pessoal de cartões. Como defesa central é um grande candidato a esse tipo de prémios e não admira, portanto, que tenha já começado a recebê-los.

O Benfica jogou mal com os jogadores muitas vezes fora das suas posições e muito desastrados no controlo de bola, especialmente nas transições ofensivas (como agora se diz). Achei estranho o Jesus ter escolhido o Jardel para fazer par com o Otamendi, uma vez que é o pior central do Benfica. Só ganha aos outros em altura. Não ser ter sido mérito do Ferro que entrou a substituir Jardel (que saiu com um dói-dói na face), mas a equipa começou a jogar melhor desde que ele entrou. Corrigiram-se algumas posições, em especial do lado esquerdo do ataque, e os dois golos conseguidos são a prova disso.

O segundo golo do Farense que ensombrou um pouco a vitória do Benfica, foi uma tremenda escorregadela do recém-chegado Otamendi, estava escrito que alguma coisa lhe teria que correr mal na sua estreia com as cores do Benfica. Espero que lhe sirva de lição e não facilite tanto da próxima vez.

O Seferovic foi mais uma vez a arma secreta usada para desbloquear o jogo e por esse andar o Jesus ainda acaba por ficar com ele no plantel. E não fica mal servido, digo eu. O mercado está quase a fechar e não acredito que aconteçam grandes novidades para os lados da Luz. Muito movimento houve para o lado das Antas, tanto de entradas como de saídas. Foi-se o Danilo e o Alex Teles, veremos como o Sérgio remenda a equipa, mas era imperativo fazer algumas receitas para equilibrar as contas.

Agora, paramos para os jogos da Selecção, quando regressarmos logo veremos se os treinos desse período tiveram algum efeito positivo nos plantéis, ou se, pelo contrário, as ausências de alguns craques pioraram tudo.

Esta vida de treinador!

 


A estrela de Mourinho começou a empalidecer há muito, já raras vezes é referido como melhor treinador do mundo. A de Guardiola vai empalidecendo aos poucos, desde que o alemão Klopp aterrou em Liverpool e começou a tirar a equipa da terra dos Beatles do marasmo em que caíra. As grandes equipas da Europa têm treinadores com pouca fama ou com créditos ainda mal firmados. E por cá?

O Jesus é o grande pretendente a Nº 1, do Carvalhal também se fala, do Sérgio ninguém gosta, o Rúben deu que falar, em Braga, e muito tem desiludido à frente do Sporting, mas o craque do momento é o Lito Vidigal. As hostes portistas estão em choque com aquilo que lhes aconteceu ontem, enquanto que aos benfiquistas lhes apetece fazer uma vaquinha para erigir uma estátua ao Lito que lhes deu a maior alegria da época. O treinador do Marítimo pôs um banquinho para o Jesus subir ao pódio, hoje, veremos se ele não se desequilibra e perde a oportunidade tão gentilmente oferecida. É que o JJ é um craque a falhar, quando menos se espera, não me posso esquecer disso.

Eu não pretendia falar disto, mas não arranjei melhor tema para a minha publicação deste domingo. O FCP perdeu, o regozijo entre os adeptos da águia é enorme, podem subir à primeira posição na classificação geral e Deus queira que lá fiquem até à última jornada. Para além disso, o jogo de ontem envergonhou o Sérgio Conceição e deveria envergonhar muita mais gente, pois foi uma roubalheira pegada do princípio ao fim. Penalties marcados ao contrário, golos irregulares e a corroboração dos erros de arbitragem pelo VAR. Como dizia um comentador, ontem, na TV, eu não ponho em dúvida a honorabilidade de Rui Costa (o árbitro), mas então é burro que nem um tamanco, de arbitragem não percebe a ponta de um corno. Sendo assim, como é que a Liga lhe permite apitar jogos desta importância?

Isto é o início da festa, a procissão ainda não saiu para a rua, mais logo ouvir-se-ão os foguetes. Eu voltarei logo à noite para apanhar as canas!

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O destino marca a hora!

 


Hoje é dia de falar de bola. Ontem o destino ofereceu ao Rio Ave, meu vizinho de Vila do Cone, a oportunidade de fazer história, eliminando o MILAN da Liga Europa, mas ele não soube aproveitá-la. Por quatro vezes esse destino entregou a bola a um jogador dos vilacondenses dizendo: - Só tens que metê-la na baliza e terás o futuro aberto à tua frente. E por quatro vezes o jogador a quem foi entregue a bola, sentindo o peso da responsabilidade falhou. E claro, o destino perdeu a paciência e decidiu beneficiar o outro.

Outro exemplo que prova que o destino não dorme em serviço foi a escolha do Barcelona e Juventus para o mesmo grupo da Champions. Messi e Ronaldo em confronto. Só um deles poderá sair vencedor, subindo mais um patamar na pirâmide da fama, o outro fica para trás á espera de uma nova oportunidade que poderá nunca mais aparecer. Aliás, isso é o mais provável na vida do nosso craque que está prestes a atingir o limite do seu prazo de validade.

E o Benfica? O Benfica lá continua na sua caminhada ziguezaguiante conduzido por Vieira e Jesus. As contas foram aprovadas (com louvor para os "artistas" que conseguiram fabricar o resultado) com um lucro de quarenta e tal milhões. E o plantel nunca mais fica estabilizado com jogadores na porta de entrada ou de saída, conforme a inspiração do grande Jesus que afirmam ser o melhor treinador português da actualidade.

Entretando, alheio a tudo isso, o COVI continua fazendo o seu caminho levando os mais velhos para a cova. Segundo as últimas notícias também apanhou o TRUMP, será que vai levá-lo à sua última morada e ajudar os americanos a livrar-se dele?

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

É dinheiro outra vez, pá!

Genebra anunciou, esta quarta-feira, que o salário mínimo naquele cantão será de 4.086 francos suíços, 3.783 euros.
A subida foi aprovada após 58% dos eleitores terem votado a favor da medida num referendo realizado no domingo.
A proposta tinha sido rejeitada por duas vezes, em 2011 e 2014, mas relatos sobre o crescimento da pobreza na cidade, uma das mais caras do mundo, devido à crise provocada pela covid-19 terá levado os eleitores a alterarem o sentido de voto.
O valor está a ser avançado pelos media suíços como o mais elevado do mundo e deverá entrar em vigor a 17 de outubro.


Não é tanto o que se ganha, mas mais o que se gasta que nos interessa. Ou melhor dizendo, a diferença entre um e outro é que nos mostra quem vive às largas e quem se farta de apertar o cinto para não chegar ao fim do mês a comer fiado.
O Jerónimo de Sousa e o seu partido bem se esfalfam para tentar convencer o Costa a planear um aumento do SMN para o ano de 2021, mas se estivermos a falar de 7.50€ eu vou ali e já volto. Para isso mais vale ficarem quedos e mudos que assim me poupam os tímpanos. O segredo está em controlar a subida do custo de vida e isso dará mais resultado que um aumento do SMN. Aliviar um pouco os impostos que fazem encarecer os bens que consumimos, a começar pela água, electricidade, gás e gasolina, pode representar mais que 7.50€ por mês.
Fiscalizar o funcionamento das creches e impor limites aos preços praticados seria outra boa medida. E de seguida fazer o mesmo aos lares de terceira idade. Há lares onde cada utente paga mais de 1.000€ por mês. Expliquem-me lá como se podem pagar estes preços com os salários praticados neste país. E se vos disser que a Santa Casa da Misericórdia - fundada em 1498 pela rainha D. Leonor - é a que mais explora os nossos velhinhos, vocês nem vão acreditar. Não é culpa da Santa Casa, mas sim dos "homens" que a dirigem e alguns já têm sido levados à Justiça por isso. Mas isso agora não interessa nada, não é o assunto desta publicação.
O que está em causa é a discussão do OE para o ano que vem e não há quem convença o Costa a aumentar os salários e diminuir os impostos. É que o dinheiro faz falta, lá em Lisboa, para mostrar obra feita e distribuir pelos amigos que são muito pobrezinhos e vivem com muitas dificuldades. Pelo que afirmam os comentadores da nossa praça, estamos nas mãos da Catarina (BE) e do Jerónimo (PCP) e só me resta desejar-lhes o maior sucesso na sua empreitada!