Brilha o sol na Póvoa de Varzim!
Como começo a ficar farto de estar encolhido no buraco, escondido do frio e da chuva, vou imitar os grilos e sair para a rua. Tenho que fazer umas compras, aproveito a saída para passar no Pingo Doce (passe a publicidade) e pegar no que me falta. E já agora, porque não dar uma folga à minha cozinheira e almoçar em qualquer lado que sirva um petisco que me agrade?
Como já aqui escrevi várias vezes, é costume haver veraneantes na praia da Póvoa, na segunda quinzena de Fevereiro, mas este ano parece que vai ser diferente, sol e algum calor só depois de entrarmos em Março. E depois diz-se que "Fevereiro Quente traz o diabo no ventre" e Deus me livre de diabos!
"Fevereiro quente, traz o diabo no ventre" é um provérbio popular português que alerta para os perigos de temperaturas elevadas (dias de sol e calor, ou secura) durante o mês de fevereiro. Indica que um inverno seco antecipa secas graves, prejudicando a agricultura e provocando fome ou más colheitas, agindo como um castigo.
Contexto: O provérbio valoriza o frio e a chuva nesta época, desconfiando de um calor prematuro que engana as plantas (fazendo-as brotar precocemente) antes de geadas tardias.
E é assim a vida, hoje reunirá o Parlamento com o PM para ver (discutir e decidir) como ajudar aqueles que foram prejudicados pelos temporais das últimas semanas. Ventos ciclónicos, chuva a potes e outras intempéries deram prejuízo de muitos milhões a muitos portugueses. Como e quando serão ajudados, logo veremos. O país não é rico, as reservas são poucas ou nenhumas e os PRR's não são eternos nem sequer são de graça, é um empréstimo em condições vantajosas, mas nada mais que isso.

Sem comentários:
Enviar um comentário