quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

É uma chatice, mas ...!

 Hoje foi dia de ir ao controlo do pacemaker. Não me tenho sentido muito bem, ultimamente, e soube, hoje, a razão para tal. O aparelhito que me meteram debaixo da pele do ombro vai tentando aguentar a máquina, mas não é todo poderoso. Da última vez pedi para aumentarem o ritmo de 50 para 60 BPM, pois mal conseguia respirar. Hoje, teve que passar para 70 BPM para tentar reduzir os falhanços que acontecem com alguma frequência e passam abaixo dos 50 BPM.

As duas técnicas que me atenderam bem tentaram meter juízo na maquineta, mas tiveram que desistir, pois não foram capazes de alterar os parâmetros que controla essa coisa. À laia de despedida a médica disse: ele não aceitou a alteração a bem, vai ser a mal. Segundo ela, a capacidade de variação do aparelho que anda à volta de 5% manterá o ritmo entre 65 e 75 BPM que será suficiente para eu não apagar de repente.

Espero que elas saibam da poda e tenham razão no que afirmam, eu é que frequentei essa escola e, por conseguinte, não tenho direito a opinião. Temos que aceitar isto, pois a segunda opção é chamar o cangalheiro e encomendar o sobretudo de madeira para não raparmos muito frio no cemitério. Eu tinha-me proposto ultrapassar a longevidade do meu velhote que se aguentou até aos 90, mas começo a ter algumas dúvidas se consigo aguentar os 8 anos que me faltam para atingir essa meta.

Como diz um amigo meu que não é de grandes teorias, o nosso objectivo imediato é acordar vivo todos os dias e o resto logo se vê! Por falar nisso, um vizinho meu vai ser internado no sábado para uma intervenção ao coração, na próxima segunda feira e, a esta hora está reunido com a sua mulher e mais um casal amigo que lhe tem dado algum apoio na doença, num restaurante para um almoço que, diz ele, pode não se repetir. Ele está com medo de não sair vivo do bloco operatório!

Eu bem lhe tentei incutir ânimo dizendo que a medicina está muito avançada e para os especialistas isso é como tirar um dente. Pois é, respondeu-me, pimenta no cu dos outros para mim é refresco!

A mecânica do bicho!

Sem comentários:

Enviar um comentário