https://youtu.be/DvamkxP-iRE?si=Vyrfk2bwnlRkMNy5
O endereço que podem ver acima é de um video do canal NOW em que o moderador fala com a jornalista Felícia Cabrita sobre o recente caso de Sócrates & Santos Silva, na compra de imóveis para fazer girar o dinheiro trazido da Suíça, há alguns anos. Não consegui importar o video para aqui, mas quem tiver curiosidade pode copiar este link para a barra de endereços e ver do que se trata.
Propriedades que passaram de um político angolano para o primo de Sócrates e agora foram comprados pelo Santos Silva para movimentar a massa que faz falta ao Zé Pinóquio para pagar aos advogados, além das suas despesas do dia a dia. O primo recebe o dinheiro e vai alimentando o Zé que tem um filão escondido, mas não pode usar, pois isso confirmaria as suspeitas de corrupção que pendem sobre ele.
O juiz Ivo Rosa (grande amigo) bem que lhe tentou limpar a folha, mas não o conseguiu a 100%. Na minha humilde opinião, ele tanto há-de abusar que acabará por se enterrar. Se ele fosse humilde, poderia viver, escondido do grande público, em qualquer canto escondido de Portugal, com os dois mil e trezentos e tal euros (talvez já tenha sido aumentado) que lhe foram atribuidos como pensão vitalícia. Mas ele é vaidoso demais e vai sempre querer mostrar a sua superioridade.
As frequentes visitas ao Dubai, fazem-me desconfiar de duas coisas. Em primeiro lugar quis abrir uma conta naquele país para fugir ao controlo das autoridades financeiras, tanto portugueses como europeias. Em segundo lugar para sacar uns "cobres" à Isabel dos Santos que ali fixou residência e deve ter o rabo preso nos mil e um negócios que fez, em Portugal. Não me custa nada acreditar que ela lhe dê uma boa gorjeta para criar o lastro inicial dessa nova conta.
E o primo que continua a viver em Angola pode muito bem depositar o dinheiro dessas novas transações na nova conta do Dubai. Ele pode movimentar essa conta via internet, mas talvez o não faça para evitar deixar um rasto que a nossa PJ poderá seguir. Assim, de vez em quando, tem que lá ir e dar instruções para espalhar o dinheiro por uns quantos "amigos" que depois lho entregarão em notas limpinhas de qualquer rasto.
Isto sou eu a especular, seria o que eu faria se estivesse na sua pele. Eu, assim como outro meio mundo, bem gostaria de saber como vive ele há tantos anos e leva a vida que leva, hoje menos exuberante que nos tempos de Paris, sem ter uma mina de ouro onde ir buscar o que precisa. Ele tem lutado com todas as armas possíveis para que a acusação prescreva. Se o vai conseguir ou não depende da nossa Justiça que já devia ter vergonha daquilo a que vamos assistindo, há mais de dez anos!

Estou farta deste processo e também o do BES!
ResponderEliminarBeijos e um bom dia de sol!