terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

A solução à moda do Tintinaine!

 O Tintinaine já foi muitas coisas na vida! Durante muitos anos foi ele quem ditou as regras e fazia-se obedecer sem pisar nos direitos de terceiros. Tem no seu âmbito familiar a maior resistente. Em mim não mandas tu, refila a minha cara metade, a cada passo!

Armado em Trump, agora, eu diria ao Netanyahu para mudar a cerca de arame farpado (ou coisa que o valha) para a fronteira norte de Israel, encostadinha à fronteira norte da Cisjordânia. Essa faixa de terreno substituiria a Faixa de Gaza que vai encerrar para obras.

Não sou bom a pintar, mas foi o que se arranjou!
A zona pintada a vermelho seria a Nova Gaza 

Assim ficaria uma Cisjordânia maiorzinha, onde coubessem os ditos 2 milhões de palestinos, idos de Gaza, com possibilidade de se esticarem para sul, de modo a não ficarem uns em cima dos outros e formando uma comunidade mais unida. Em contrapartida, o governo de Israel mandaria retirar os seus colonos da Cisjordânia, deixando os palestinos sozinhos e abandonados à sua sorte.

Disse abandonados e disse bem, pois os palestinos precisam de Israel para lhe dar emprego e pagar um salário para comprar os comes e bebes do dia-a-dia. Se preferem ficar sozinhos e continuar a ser inimigos do Povo de Deus, pois que fiquem e ... boa sorte!

A solução de 2 povos 2 estados não me agrada muito, ao contrário do que disse, ontem, o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o assunto. A Cisjordânia poderia ser um estado satélite de Israel. E seria muito bem tratado se a coisa fosse recíproca, com cada um a viver em função do outro e com muito respeitinho pela liberdade (relativa) do seu vizinho.

A zona (já não faixa) de Gaza poderia ser um motor de desenvolvimento e, por consequência, criador de emprego e riqueza, o que seria bom para todos. E ser propriedade de Trump, de Kushner, de árabes ou quataris, ou até de turcos, isso é assunto sem importância. Está dentro do Estado de Israel e sujeito às suas leis e impostos, como é internacionalmente (e bem) aceite.

Só é pena eu não ter a importância (influência) de Trump, senão a mudança da cerca começaria hoje mesmo!

1 comentário:

  1. «««««««««««« O N C »»»»»»»»»»»»
    1 E e 1 PD comadarem o M
    A seule note positive : 1 J = 61 A

    ResponderEliminar