Nesta foto podemos ver da esquerda para a direita, O Valter (16451), o Elvas (16297), o Barbosa (15591) e o Silveira (15730). Pelos números de matrícula se percebe que 2 são da escola de Setembro/61 e os outros 2 da escola de Março/62.
Apenas um está vivo, o Elvas, e como curiosidade foi ele o poratador da notícia da morte do Barbosa, o último dos 3 a partir, neste ano de 2022. O Valter e o Silveira partiram com cerca de um ano de intervalo, num passado recente. tenho as datas exactas, mas teria que sair daqui para ir à procura e não vale o esforço. Se houver alguém muito interessado pode perguntar que eu respondo.
O Valter era o mais novo de todos e o Silveira o mais velho. Todos eles tiveram as suas histórias, mais ou menos atribuladas, que já aqui contei e no capítulo da saúde tiveram também a sua conta. O Valter e o Barbosa ambos com cancro, um operado e o outro não, este preferiu aguentar o que a sorte lhe reservasse. Aguentou até aos 75 anos, tratou muito mal a vida e ela pagou-lhe na mesma moeda. O Barbosa que preferiu ser operado e lhe garantiram que viveria pelo menos 10 anos, aguentou 30 e morreu em Agosto passado. Resistiu até onde pôde, os rins, o fígado e o estômago estavam já uma lástima e adivinhava-se que o fim não tardaria. Quanto ao Silveira, um AVC inutilizou-o por completo, há muitos anos, e a morte libertou-o da escravidão moral e física em que vivia.
O Elvas e eu estamos cá para durar e contar o que vai acontecendo aos outros. Eu sou mais velho que ele e, em teoria, estou em primeiro lugar na fila, mas (nestes casos) ninguém sabe, a ordem á arbitrária!
Para os mortos, que descansem em paz. Recordo todos que bem conheci, e com o Silveira da anterior escola à nossa, tinhamos em comum o nº de matrícula na Armada com a diferença do milhar, em que ele detinha o nº 15730 e eu o 16730.
ResponderEliminarApenas par informar que o Anónimo tem Nome: Joaquim R. Silva
Eliminar