sexta-feira, 29 de março de 2019

Manhattan no Niassa!


Para quem conhece bem Metangula, esta porção de terreno, cuja imagem recortei do Google Earth, fica logo à entrada de Metangula para quem desce na estrada que vem de Maniamba e corresponde, exactamente, à da imagem abaixo. E é dessa imagem que vos vou falar.


Encontrei numa publicação qualquer (de que não me lembro o nome) este plano de urbanização que algum louco se lembrou de propor para a Vila de Metangula. Numa paisagem de habitações que ainda só usam capim e chapa de zinco para cobrir as suas casas feitas de matope ou, mais raramente, de tijolo, não imagino como ficaria o panorama com este agregado super moderno de habitações à beira do lago.
Ou há grandes interesses escondidos, quero dizer, alguém vai vender a bom dinheiro terrenos que até agora sempre foram públicos, ou vai nascer uma grande campanha para arrastar para aquele local mais uns milhares de pessoas que pouco benefício trarão para as gentes de Metangula. Os naturais de Metangula pouco mais têm que a agricultura para sobreviverem. Sem uma machamba ao pé da porta para plantar uns pés de mandioca ou semear algum milho, criar umas galinhas e algum cabrito, coisa que não parece possível com tantas casas encostadas umas ás outras, como e de que vão viver aquelas pessoas que para ali forem morar.
Há cidades na Europa (infelizmente poucas) que não autorizam a construção de prédios em altura e obrigam a um mínimo de 50 metros de distância para a casa do vizinho. Para não estragarem Metangula, era assim que as autoridades municipais deveriam decidir. E casa no meio de muito terreno, pois isso é o que não falta no Niassa. E as cidades, como Lichinga ou Metangula começam a ficar saturadas e mostrar problemas muito sérios de poluição que é provocada pelo excesso de população e sem as necessárias condições sanitárias.
Por isso, eu voto contra este aldeamento moderno na "minha" Vila!

1 comentário:

  1. O teu voto não conta para impedir essa, por alguém imaginada construção de se concretizar. Porque nem o mais devastador ciclone consegue vencer a força do dinheiro. Se disso tens duvidas pois eu não as tenho. Os endinheirados à conta dos explorados não olham a meios para atingirem os fins. Eles querem agora lá saber do bem estar das populações. O que eles querem são lucros fáceis para o seu bem estar na vida. E por agora mais não digo. Um abraço.

    ResponderEliminar