Hoje foi dia de churrasco para festejar o aniversário da neta.
Não houve tempo para blogar.
Mas, pela freguesia que tenho, não será um grande problema.
E não se esqueçam de rasgar a folha do calendário, antes de ir para a cama, pois amanhã já será Outubro.
Não tarda, temos aí o Natal à porta!
Comecem a poupar para as prendas!
domingo, 30 de setembro de 2018
sábado, 29 de setembro de 2018
A bola dá-te cabo da tola!
O Sérgio, ontem à noite, viu a sua vida em risco e quando o Tiquinho meteu o golo que lhe salvou a pele ... quase tinha um ataque!
O Peseiro anda às turras com o Nani e achou por bem deixá-lo de fora no jogo de hoje, frente ao Marítimo. Para a festa ser em grande, só falta que venha a perder o jogo.
O Bayern de Munique é uma nação, mas, ontem, foi a Berlim perder por 2 a 0 com o Hertha, um clube humilde que nunca anda pelos lugares cimeiros. E com o Renato em campo, dizem os comentadores apoucando o benfiquista.
O Zé Mourinho, so called melhor treinador do mundo, voltou hoje a perder, frente ao Westham, por 3 a 1. Esta semana foi negra para o Happy One, tendo começado com aquela bronca do Paul Pogba e já há quem diga que tem os dias contados em Manchester. Inclusivé, já há quem indique o Zidade como seu substituto.
O Ronaldo começa a jogar daqui a um quarto de hora. Tenho que preparar-me para o espectáculo que, espero eu, nos ofereça, a mim e a quem gosta dele e dos golos que marca ... quando marca.
Para descontrair, não sei se beba um copo de água com açucar e limão ou se opte por um tinto alentejano!
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
Meteu água!
O Benfica afogou-se em Chaves!
Faltava meia hora para começar o jogo e o nosso querido S. Pedro decidiu abrir as torneiras todas de uma vez e em pouco mais de nada o campo de futebol parecia uma piscina.
Isto foi só o princípio daquilo que viria a correr mal. O Benfica não perdeu, mas bem podia ter perdido, tendo em vista tudo o que correu mal, desde lesões a expulsões, ineficácia dos escolhidos e muitas dúvidas quanto a essas mesmas escolhas.
Acabou num empate a 2 golos, com um Rui Vitória muito zangado e, para minha grande surpresa, acabei ouvindo que pensam em ir buscar o Luisão para substituir o lesionado Jardel. Abrir a boca e deixar sair as palavras não custa nada!
Surpresa foi o Rafa ter metido os dois golos, coisa nunca imaginada por aqueles que se fartam de dizer mal dele (eu incluído).
Cereais da nossa vida!
Pobres de nós que, até agora, só tínhamos ouvido falar de arroz, milho, trigo, centeio e cevada. Agora o que está na moda é a QUINOA ou o SÉSAMO. E já nem falo no SORGO que é mais para os pássaros ou para rações animais. Se paga 1€ por um kilo de arroz e acha caro, prepara-se para desembolsar 4 ou 5 vezes mais por um de quinoa. Está na moda, os "chefs" gostam e aí está o caminho do sucesso. Logo que comece o cultivo intensivo as coisas devem mudar.
Entretanto vão olhando para as imagens e memorizando esta informação que vos pode vir a fazer falta. Eu não duro sempre!
Sorghum bicolor é uma espécie de planta com flor pertencente à família Poaceae. O seu nome comum é sorgo, e é também chamado milho-zaburro no Brasil, mapira em Moçambique e massambala em Angola.Wikipédia
Nome científico: Sorghum bicolor
Classificação: Espécie
Família: Poaceae
Espécie: S. bicolor
O gergelim (português brasileiro) ou sésamo (português europeu) (Sesamum indicum), é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas, com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas.
A quinoa é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano, embora existam registros arqueológicos de uso de sementes não domesticadas para uso pastoril há cerca de 5.200 a 7.000 anos. Wikipédia
Nome científico: Chenopodium quinoa
Classificação: Espécie
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Aviso!
Não se admirem de não me ver por aqui, estou em Metangula!
A Frelimo desatou aos tiros contra a LFP Castor e eu, mais um pelotão de fuzileiros, fui mobilizado para reforçar a guarnição do Posto de Rádio de Metangula.
O dia 26 de Setembro foi o meu primeiro dia no Niassa!
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Se fosse comigo ...!
... havia de ser o bom e o bonito!
Se fizessem comigo o que fizeram com o Ronaldo, eu tossia e espirrava que os gajos da FIFA haviam de se constipar pela certa. O nosso CR7 deve ter tido um "espírito santo de orelha" que o avisou do que estava a ser cozinhado e não compareceu à festa. Fez ele muito bem, eu faria o mesmo (ou pior). Um dos comentadores disse, e eu concordo, que o Modric ganhou por estar no Real Madrid, enquanto que o Ronaldo não ganhou por já não estar no Real Madrid. A continuar assim, mais vale acabar com o prémio.
Os comentadores anti-Benfica estavam, ontem, muito acirrados contra o Ruben Dias e também contra o árbitro que o não expulsou por ter dado uma cotovelada na cara do Derley, depois de este lhe ter dado um tremendo pontapé na cara que o deixou com um olho à Belenenses. Dizem que a cotovelada foi a vingança pelo pontapé. Até pode ter sido, embora a mim não me tenha parecido uma cotovelada daquelas que abrem sobrolhos. Pareceu-me mais um chega p'ra lá que já me estás a chatear. Se eu estivesse no lugar do Rui Vitória teria uma conversinha com ele, pois a continuar assim pode ser mais prejudicial para a equipa que uma verdadeira ajuda. Eu nunca gostei de jogadores violentos, usar o físico para travar os adversários sim, mas dentro das regras.
Ainda, ontem, no jogo Braga-Sporting estive prestar atenção aos jogadores que têm propensão para ir ao osso do adversário, caso do Acuña, Battaglia e outros, e estava a rezar aos santos para o Sporting perder, por causa desse comportamento. Felizmente, os santos ouviram-me. Espero que os jogadores violentos entendam que o "crime" não compensa.
Quando era criança, puseram-me a guardar ovelhas nos tempos livres, aqueles que eu achava que eram para eu brincar com os amigos. Por isso ganhei uma certa aversão ás ovelhas e quero-me longe delas. Eu até nem gosto de queijo, nem nada!
Nas notícias de hoje, diz-se que o governo vai atribuir um subsídio para protecção da "ovelha bordaleira", raça autóctone da Serra da Estrela. E juntaram à notícia esta foto que me fez pensar que tenho sido injusto com as ovelhas. Então não é que ela é uma belezura? Parece a candidata a Miss Ovelha 2018!
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
O Jonas e o puto!
Finalmente, o treinador resolveu meter o Jonas na equipa. Mas foram apenas 20 ou 25 minutos e não deu para ele molhar a sopa. Há quem afirme que o Jonas nunca esteve lesionado e que o Rui Vitória o mantinha fora da equipa como castigo por ele querer ir para a China. Veremos se no próximo jogo ele volta a entrar ou continua no banco. A mim tanto se me dá que seja o Jonas a marcar os golos, ou que os marque outro jogador qualquer, é preciso é que entrem.
Quem foi, hoje, titular na equipa do Benfica foi o puto. O tal que dizem está fadado para ser um craque de craveira internacional e vai render uns chorudos milhões ao Benfica, o João Félix. E foi ele o primeiro a furar as redes do adversário e tudo. É como eu digo, bons são aqueles que enfiam a bola na baliza e conquistam as vitórias que fazem o Glorioso ir na frente.
Amanhã, estarão Braga e Sporting frente a frente. Se um deles ganhar, ficará em 1º lugar com o Benfica, ex-aequo. Caso empatem ficará o Benfica isolado na frente da classificação. E espero que assim continue por muitas jornadas, de preferência até ao fim para irmos festejar ao Marquês.
Ainda é muito cedo para pensar nisso, mas não pude evitar falar no assunto que está sempre no pensamento de qualquer benfiquista. É aproveitar enquanto dá!
sábado, 22 de setembro de 2018
Eu penso assim!
Nunca vi gente tão teimosa como os ingleses! E não me refiro aos pobres ingleses que lutam dia-a-dia para ganhar o que comem, mas sim àqueles que se julgam ainda ao leme do velho império britânico e vêem o resto do mundo como seu escravo.
Esta imagem é um espelho daquilo que pensam os europeus - e eu em primeiro lugar - da importância que tem o Reino Unido para a Europa. Sentes-te bem sozinha? Então continua sozinha e faz o que quiseres da tua vida. Por esta é que a Theresa May não esperava!
Os líderes europeus reuniram-se, esta semana, em Salzburgo, e reservaram uns minutos para saber em que ponto vão os planos da Primeira Ministra britânica, quanto ao Brexit. Como ela insistiu na sua velha exigência de sair da União, mas manter os privilégios, eles viraram-lhe as costas e continuaram com o seu trabalho.
Um dos maiores imbróglios do Brexit é a fronteira da Irlanda que nunca mais ficará como dantes, a menos que o Brexit caia pela base. A solução mais simples seria entregar à República da Irlanda a parte norte da ilha, a que o Reino Unido teima em chamar sua. A ilha mais pequena seria a Irlanda e a maior a Inglaterra - como quase todo o mundo reconhece - e acabavam as paneleirices todas, incluindo a Escócia e Gales.
Isso é que eu gostava de ver!
E já agora, devolviam Gibraltar aos espanhóis e estes entregavam Ceuta aos marroquinos!
Tenho ou não tenho razão?
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Sem gaguejar p.f.!
A nomeação já foi confirmada pela Presidência da República no seu site. Na nota, Marcelo Rebelo de Sousa justifica a nomeação, sob proposta do Governo, por duas "razões determinantes".
A primeira, com o facto de sempre ter defendido "a limitação de mandatos, em homenagem à vitalidade da Democracia, à afirmação da credibilidade das instituições e à renovação de pessoas e estilos, ao serviço dos mesmos valores e princípios".
A segunda razão prende-se com o facto de considerar que a futura procuradora-geral da República, Lucília Gago, "garante, pela sua pertença ao Ministério Público, pela sua carreira e pela sua atual integração na Procuradoria-Geral da República - isto é, no centro da magistratura - a continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos, sem condescendências ou favoritismos para com ninguém, tão dedicada e inteligentemente prosseguida pela senhora dr.ª Joana Marques Vidal".
Lucília Gago - A ela cabe impor a Justiça, agora!
O que nós todos, os portugueses, esperamos é que ela não gagueje quando chegar a hora de confrontar os poderosos, os ditos "donos disto tudo", que estão habituados a que toda a gente dobre a coluna quando eles passam. De maus procuradores já vimos o suficiente e só espero que a recomendação do António Costa tenha sido feita pelos melhores motivos.
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Não houve reportagem!
Então, ontem, estava todo o mundo à espera que eu viesse relatar o sucedido na Catedral da Luz?
O facto mais relevante foi o golo marcado pelo Renato, um rapaz da casa. Eu sei que agora são os alemães que lhe pagam o salário e, por conseguinte, é bom que faça por merecê-lo. Mas nós, os benfiquistas a sério, podemos sempre bater palmas a um rapaz que vimos crescer e que deixou uns largos milhões nos cofres do Benfica, quando bateu asas.
De resto, já toda a gente contava que o Bayern ganhasse e só tínhamos que esperar pelo apito final para saber por quantos. De facto, os jogadores do nosso adversário nem sequer estiveram com a pontaria muito afinada, senão teriam sido 4 ou 5 a zero.
Veremos o que se consegue contra os outros dois adversários do nosso grupo. No fim contam-se os milhões, se os houver, e ficamos à espera da próxima época. Na Liga dos Campeões é assim, os tubarões abocanham tudo!
quarta-feira, 19 de setembro de 2018
Os juros!
Quem paga juros numa situação de inflação, acaba sempre por ficar a ganhar. O contrário acontece, quando vivemos numa situação de deflação que é o nosso caso presente. Não é, portanto, de admirar que os juros da dívida pública tenham crescido mais que aquilo que o governo esperava. Se esperava outra coisa é porque anda distraído, diria eu. E isso não é bom sinal para os zés-pagantes, entre os quais me incluo.
Vejo o Teixeira dos Santos a coçar a cabeça. Talvez porque reconheça que vivemos uma situação financeira da qual não vai ser fácil sair. E até é capaz de ter razão, com um governo socialista em funções, um orçamento (eleitoralista) que tem que estar pronto em menos de 30 dias, as perspectivas não são nada animadoras. O mais provável é que continuemos a escorregar pela ladeira abaixo.
Não me lembro de o ter visto a coçar na cabeça, quando era ministro das finanças do governo de Sócrates e o deixou afundar o país na desgraça que todos conhecemos. Nessa altura é que devia ter dado um murro na mesa e fazer parar a loucura do Zé. Talvez ainda tivesse ido a tempo de evitar a falência do BPN.
Agora é tarde, não acredito numa palavra que lhe sai pela boca fora!
Até tu ...!
Até tu, Brutus, disse Júlio César, enquanto morria apunhalado no Senado Romano!
Lembrei-me destas palavras ao ler que também os bancos portugueses se vão meter na alhada de criar uma moeda virtual para resolver um problema que eles próprios criaram, para mal dos nossos pecados, o câmbio.
Faltam 45 dias para entrar em circulação!
Suponho que a BITCOIN, quando foi lançada, valia um dólar. e depois ultrapassou os 20 mil dólares. Agora vale cerca de 6.350 dólares. Quem ficou a ganhar com a especulação? E quem viu o seu dinheirinho ir pela sarjeta abaixo? Muita gente, acho eu. É assim que funciona este mundo cão.
E quem o regula? Quer saber alguma coisa a esse respeito? Não, claro que não, quanto mais rebaldadaria ... maior é a expectativa de lucro. Então, porque embarca o povo nessa loucura? Tentando ser mais esperto que os espertos e lucrando com isso. O azar é que, na maior parte das vezes, espeta-se e fica a perder. O gajo que faz andar o carrocel sabe o momento justo em que deve saltar fora para não bater com o focinho no chão. Mas só ele sabe e não conta a ninguém.
Por isso meus amigos, deixem-se de Bitcoins ou Bestkoins, guardem o vosso dinheiro em notas de euro que, por enquanto, são garantidas pelo BCE.
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Perdido!
Não se admirem de eu aparecer pouco por aqui, ando perdido pelo Facebook. Mas não deve demorar muito a mudar de ares, de novo. É que isto de criar grupos e ficar como administrador dá muito trabalho. Só para mandar parabéns no dia dos aniversários já é tarefa de respeito. Depois é preciso responder às perguntas que nos fazem e deixar uns likes aqui e ali.
O grupo dos Nyanjas já vai em velocidade de cruzeiro, mas ainda me dá algum trabalho. O grupo de familiares que criei a pedido de alguns primos - que são tantos que nem se conhecem uns aos outros - é que ainda está a começar e dá-me mais trabalho. Mas em breve terminará a montagem e depois é só marcar a reunião anual e publicar as fotos dos encontros realizados.
Depois volto ao vosso convívio!
sábado, 15 de setembro de 2018
Quem gostar que coma!
Eu não gostei. A meio da semana que aí vem, teremos que haver-nos com o Bayern, o tal, o poderoso, aquele que assusta meio mundo e então é que vão ser elas. A jogar como jogou hoje com o Rio Ave, o Benfica vai levar que contar.
Os destaques do jogo de hoje, para além da vitória conseguida, são o golo marcado por Rafa, pelo lado positivo, e a vergonha de jogo, pelo lado negativo, do Samaris. Os rapazes do Rio Ave esforçaram-se ao máximo, tiveram alguns pormenores de que gostei bastante e marcaram um belíssimo golo. O Svillar nem que tivesse asas lá chegaria.
Quando é assim, não há muito a dizer. Que se trata de uma prova secundária, ou que é preciso gerir o plantel por causa da Liga dos Campeões, não é o tipo de desculpa que me agrada. Os jogadores que o Benfica contrata devem estar todos a um nível muito próximo e não haver jogadores que são os melhores do nosso campeonato e outros que são piores que os do Rio Ave. Isso não pode ser, mas, no entanto, foi mais ou menos o que se viu em campo. Por vezes, o super-Gedson foi pior que os seus opositores vilacondenses.
Por isso, não comi, deixei na borda do prato!
Não ganhei nada!
Aliás, já é costume!
Posso comprar todo tipo de rifas e sorteios que não maneira de acertar uma. Imagino que todos dizem o mesmo, mas no meu caso é mesmo verdade, nunca ganhei uma caixa de fósforos!
Sorteio da APVG, a roda andou no passado dia 4. Quem ganhou que vá a Braga reclamar o prémio. A mim saíram-me 20€ ... do bolso!
quinta-feira, 13 de setembro de 2018
Ah, grande espantalho!
Bem à frente dos meus olhos
Tenho um belo espantalho
Toma-me conta da figueira
Corre com bandos de melros
Manda-os a todos pró ***
Essa não digo que é asneira
E assim tenho figos aos molhos
Tantos que nem os consigo comer
Como os que posso e que quero
E mais não vos posso dizer!
P.S - Trabalha 24 horas por dia
não ganha ordenado
não tem segurança social
e nem direito à reforma
foi um verdadeiro achado !
foi um verdadeiro achado !
quarta-feira, 12 de setembro de 2018
Ah, mulheres!
Que me fazeis ferver o sangue nas veias!
Vocês sabem quem são estas belezas?
Concentrem-se nisso que eu já volto!
terça-feira, 11 de setembro de 2018
Mais um que já era!
Sempre com o telemóvel na mão, quem precisa de relógio?
Imagino que a indústria de relojoaria deve estar a ver-se à nora com esta realidade. Um bom relógio é caro e a juventude prefere investir nos telelés que, além das horas lhes dão muitas outras coisas, o céu é o limite.
Quando estou a ler as notícias e me saltam anúncios, à frente dos olhos, a recomendar a compra de relógios - e alguns bem caros, como este que vêem na imagem que ultrapassa os 1.500€ - começo a pensar que bem difícil deve estar a vida dos relojoeiros suíços que, no passado, viviam à grande e à francesa.
De mim não levam nada, desde que me reformei que não tenho horas para nada, vivo de apetites. Faço o que me apetece, à hora que me apetece e ... o resto são cantigas!
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
O meu ... é melhor que o teu!
Refiro-me ao meu espantalho, claro!
Há quem diga que os espantalhos já deram o que tinham a dar, que não são eficazes, que é melhor utilizar materiais brilhantes que projectem os reflexos do sol em todas as direcções, etc.. Velhos CD's de músicas que já ninguém quer ouvir, ou que estão riscados de tanto girar a reproduzi-las, são uma das opções mais badaladas por aqui. Eu já experimentei e não fiquei satisfeito com o resultado, prefiro, de longe, o meu velho espantalho.
Feito à pressa, sem pescoço e sem piada nenhuma, a verdade é que não há um único estorninho que entre nos limites do meu quintal. Vêem-no, ao longe, e mudam logo o seu plano de voo.
Às primeiras horas da manhã, era vê-los chegar, todos esfomeados, e levarem-me os figos no papo sem o menor respeito. Eu passava aqui o ano inteiro a rezar para eles amadurecerem e eles, mal os apanhavam inchados e, para mim, incomestíveis, vinham em bandos e depenicavam até só restar o pezinho.
A seguir aos meus figos iam os diospiros da minha vizinha aqui do lado e só depois partiam para outras paragens, até ao próximo mês de Junho, data em que apareciam á procura dos figos de S. João.
Quando não há figos nem diospiros que raio comem eles, pergunto-me eu?
Se morressem todos de fome era um alívio para mim, escusava de todos os anos ter que trepar á figueira para montar o dito!
domingo, 9 de setembro de 2018
Os «Casacas Vermelhas»!
Alguém me explica o porquê das casacas vermelhas que estes senhores envergam, como se fosse o uniforme de uma religião qualquer?
Lembro-me que o Hugo Chavez usava uma igual e mergulhou o seu país numa desgraça infernal. O seu afilhado e seguidor, Nicolas Maduro, usa-a também e meteu-se num buraco, donde só sairá com um tiro na caixa dos pirolitos. Digo isto, porque depois do que ele tem feito, nos poucos anos em que está à frente do regime, na Venezuela, não haverá quem lhe perdoe e poupe a vida. Eu não perdoaria.
Em Angola, a situação não é dramática, mas se os angolanos decidirem pedir contas pelos 43 anos já decorridos, depois da descolonização, e pela miséria em que mergulharam o país, além da guerra civil e dos muitos milhares de mortos por ela provocados, não sei que destino levarão os casacas-vermelhas. Não merecem muito melhor que o Nicolas Maduro!
sábado, 8 de setembro de 2018
My way!
O Frank Sinatra cantava uma música que ficou famosa e perdurará no tempo durante muitos anos, depois de ele ter desaparecido. Essa música chama-se "My way" que em portugu~es significa "à minha maneira". Creio que não há, entre gente da nossa idade, quem não conheça esta música.
Hoje, encontrei esta foto do Donald Trump a ilustrar uma qualquer notícia e lembrei-me desta música, pois o presidente americano também faz tudo à sua maneira e quer que o resto do mundo se vá f****. É um privilégio de quem nasceu rico, nada em dinheiro e não precisa da ajuda de ninguém para levar a vida.
O trejeito da sua boca parece estar a pronunciar a palavra FUCK YOU e o dedo indicador levantado quer dizer que ainda lhe resta um pingo de vergonha, senão teria levantado o do meio!
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
Vamos à feira?
Quinta-feira é dia de feira na minha terra.
Gosto (ou gostava, visto que agora é raro fazê-lo) de ir até lá e passear-me por entre as barracas dos feirantes. Não os que vendem roupa que isso só interessa ás mulheres e só por castigo me deixo para lá arrastar. Mas todos os outros, desde os que vendem azeitonas e bacalhau, passando pelos enchidos, pão, fruta e bolos, até aos que arrastam para a feira os produtos da terra, prontos a usar, a comer e a plantar. Vende-se e compra-se tudo, ferramentas e alfaias, flores e árvores de fruto, pintos, frangos, galinhas, patos e perus. E como não podia deixar de ser, fazem-se engates, arranjam-se namoradas e combinam-se casamentos. No campo dos touros (era este o antigo nome do espaço onde hoje se faz a feira semanal) acontece tudo. E tudo isso me enche de satisfação.
O Facebook faz-me lembrar esta feira da minha terra. Vê-se lá de tudo um pouco, coisas boas e bonitas e coisas feias que bem podiam deixar de aparecer por lá. Mas isso já depende das pessoas que por lá andam e algumas nem o nome de pessoas merecem. O Facebook, assim como a internet em geral, é o repositório de muita coisa boa, mas também é uma enorme lixeira, onde despejam todo o tipo de merda que não serve para nada nem para ninguém.
Também aí se arranjam namoros e casamentos, mas nada que se compare àquilo que se passa na feira da minha terra, é tudo muito virtual e impessoal, faz-me lembrar os lenços de papel que se usam e deitam fora de seguida.
Olhem bem para as fotografias que vos deixei acima e digam-me se não tenho razão.
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
Futebolices!
O Benfica, o Vieira e o Paulo Gonçalves, entre outros, estão hoje a contas com a Justiça e eu, por mais vermelho que seja, só quero é que a Justiça prevaleça. Se alguém fez asneira que pague, mas não entendo que as instituições tenham que pagar também pelos erros dos seus dirigentes.
É o Vieira o culpado? Que pague o Vieira.
É o Paulo Gonçalves culpado? Que pague ele as suas culpas e deixem o Benfica em paz.
Condenar o Benfica a ficar fora das competições durante 3 anos? Não me façam rir, não vejo um juíz, seja ele doente da bola ou não, a ir por esse caminho. O Benfica é uma IUP (Instituição de Utilidade Pública) e qualquer sentença condenatória recairia sobre o público em geral e isso não pode ser.
Se fosse eu o Juíz condenava os presidentes dos 3 grandes e os respectivos directores de informação, a uma pena severa, pois foram eles os responsáveis verdadeiros pela onda anti-desportiva que foi criada durante a última época.
E quando digo severa, quero dizer mesmo severa. Qualquer coisa como a proibição de tocarem em assuntos de futebol, em público, assim como de exercerem qualquer cargo, remunerado ou não, em qualquer clube de futebol profissional, durante meia dúzia de anos.
Tenho dito!
segunda-feira, 3 de setembro de 2018
A política e os políticos!
A vida em harmonia só pode ser benéfica para os povos. Há cerca de mil anos, os diversos povos existentes na Europa lutavam entre si, disputando entre si os melhores terrenos para a agricultura e caça. Outros havia que pretendiam apenas pilhar e fazer escravos para seu uso ou venda. Mas esses tempos vão longe, hoje a Europa está condenada, pelas leis internacionais, a viver em paz e satisfazer-se com aquilo que tem ou é capaz de produzir dentro das suas fronteiras. Há países mais ricos e outros mais pobres, mas isso já não está em discussão, ficou definido nas últimas guerras do Século XIX e é impensável reverter essa situação. O Hitler ainda tentou, mas vejam no que essa tentativa deu.
Vem esta conversa a respeito do Brexit, a malfadada encrenca em que os súbditos de Sua Majestade a Rainha Isabel II se meteram, enganados por alguns políticos que hão-de ficar na História pelos piores motivos. Pensando mais em si que no bem-estar do seu povo, esses políticos (um deles Nigel Farage que vêem na imagem aqui ao lado) desencadearam um processo que só pode ser prejudicial para os britânicos, em primeiro lugar, e para todos os europeus, em geral. E o porquê dessa situação é bem fácil de perceber, não há melhor solução de que viver em harmonia, ou seja, encontrar o caminho que seja mais vantajoso para as duas partes.
A fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte que é um dos quatro países que formam o Reino Unido, assim como o uso de duas moedas diferentes, vai ser um dos maiores desafios para os políticos que se meteram nesta embrulhada. Além das quezílias religiosas que já os separam, acresce agora a implementação de todo o tipo de barreiras entre os dois países, a começar pelas alfandegárias. Se o assunto for levado até às últimas consequências, será uma grande dor de cabeça para toda a gente.
Teimosos e arrogantes como eles são, temo que voltar atrás no Brexit seja a última coisa em que estão a pensar agora, mas o tempo urge e só têm mais 6 meses para pensar nisso. Seria bom para todos que fossem capazes de dar esse passo e acabar com a situação criada e que já custou uns bons milhões (mal gastos) a uns e outros. Os muitos portugueses que foram até lá procurar trabalho que aqui não tinham ou era muito mal pago, seriam os primeiros a ficar felizes da vida.
domingo, 2 de setembro de 2018
E o Ferreyra?
O Ferreyra, coitado, falhou aquele penalty e passou à história. Já ninguém lhe sente a falta, outros artistas apareceram, marcam os golos que fazem as vitórias de que o Benfica precisa para não ficar para trás nesta corrida que dura até Maio do próximo ano. É assim a vida, uns passam para a frente e outros ficam para trás e depressa são esquecidos. Quem ficou a ganhar foi o "Esferovite" que tomou o seu lugar, não desiludiu e conseguiu até marcar um golo. De dispensável passou a herói.
Hoje, até o Rafa, o jogador proscrito que ninguém percebe como foi parar ao Benfica a troco de 16 milhões de euros (que segredos terá o Salvador e o Vieira que valem tanto dinheiro), marcou um golo e engordou a vitória que já estava garantida a poucos minutos do fim.
O Fejsa levou um toque nas canetas e queira Deus que não vá também para o estaleiro fazer companhia aos muitos que já lá estão. Para o lugar dele entrou o Alfa, de quem os comentadores dizem maravilhas, mas que ainda não provou o valor que tem. O tempo que é um grande mestre nos dirá se é conversa de interesseiros, ou o rapaz vale o que pesa em ouro.
O Odisseyas (tenho que me habituar a este nome, pois é assim que ele quer que o tratem) fez um par de defesas que fez os adeptos arregalar os olhos de admiração e encher o coração de esperança que ele venha a ser ainda melhor que os seus antecessores que tantas saudades deixaram na Catedral da Luz. O Sálvio brilhou em todo o seu esplendor, o Cervi voltou a ser aquela formiguinha trabalhadora a que já estamos habituados e o Pizzi não deixou os seus créditos por mãos alheias.
E assim chegamos ao fim da 4ª jornada com 10 pontos, os mesmos que o Sporting e o Braga, mas em primeiro lugar, graças aos 4 golos que hoje marcámos. E siga o baile!
Força Benfica!!!
Pobre CR7!
Depois de mais uma jornada da Liga Italiana e com o nosso "melhor do mundo" sem conseguir fazer sair o ketchup do malfadado frasco, já os adeptos do contra começam a ironizar que ele serve apenas para vender camisolas. Eu queria ver outro da mesma idade e nas mesmas condições fazer melhor que ele. Compará-lo com jovens, pagos a bom preço, não me parece justo. Como dizia aquele cromo que bem conhecemos, as contas só se fazem no fim e é melhor esperarmos para ver.
Estive a dar uma vista de olhos pela imprensa transalpina e, entre muitas bocas contra e a favor, encontrei isto que vos deixo aqui e que, mesmo em italiano, é fácil perceber. Quem quiser saber o detalhe pode sempre recorrer ao tradutor Google que não deve ter dificuldade em pôr isto em português que se entenda.
»»»
TORINO - Cristiano Ronaldo non ha fatto una figura proprio impeccabile snobbando la premiazione di Monte Carlo, tuttavia non è stato un trionfo neppure per l’Uefa che, dopo aver assegnato un premio sostanzialmente immeritato a Luka Modric, si arrampica spericolata sugli specchi per giustificarlo. A fronte di un CR7 nettamente migliore del croato in Champions League, infatti, viene incluso il Mondiale nelle competizioni in cui guadagnare consensi. E così, il premio intitolato “Miglior giocatore Uefa” viene assegnato sulla base di una competizione Fifa. In passato si era sempre tenuto conto delle competizioni strettamente europee e in particolare della Champions, forse il più prestigioso dei tornei Uefa. E se il criterio fosse stato quello, Ronaldo era stato oggettivamente più determinante del compagno: date 12 partite giocate da CR7 e 11 da Modric; il primo ha segnato 15 gol, il secondo 1; il primo ha firmato 3 assist, il secondo 1; il primo è stato valutato per 4 volte il migliore in campo, il secondo zero. E se non bastassero i numeri, pensate ai momenti emozionanti o cruciali della scorsa Champions, partendo dall’ormai iconica rovesciata all’Allianz Stadium, premiata come più bel gol della stagione, o del rigore al 93’ nella gara di ritorno contro la Juventus: quando CR7 ha inventato l’azione conclusasi con il fischio del penalty e ha avuto i nervi d’acciaio per batterlo in maniera mostruosa. In quel momento, Modric era in panchina, dopo essere stato surclassato da Khedira e Matuidi.
«««
Isto tem a ver com o prémio que foi entregue a Luca Modric, por influ~encia da FIFA e do Real Madrid que, como sempre, mexem os cordelinhos a seu bel-prazer. Os números aqui apresentados pelo jornalista do TuttoSport não deixam qualquer dúvida a respeito de quem deveria ser o vencedor do prémio. E nós, como conterrâneos e admiradores do craque, não poderíamos estar mais de acordo. E por isso nos manifestamos, pois quem não se sente, não é filho de boa gente!
Subscrever:
Mensagens (Atom)