quarta-feira, 6 de abril de 2016

O Panamá!

Até entrar na Marinha, só conhecia a palavra como nome de um país da América Central. Depois do dia 10 de Março de 1962, estava proibido de andar em cabelo e era o panamá que me servia de chapéu. Na farda de combate ou de licença podia usar-se outro tipo de chapéu, mas no dia-a-dia, logo após as abluções matinais, cobria-se a cabeça com o famoso panamá e ali ficava ele até ir para a caminha. Um companheiro, portanto, a não esquecer.
Acredito que metade dos portugueses nunca ouviram falar no panamá. Nem aquele que fica na América Central, nem o que cobre os cabelos da marujada. Uma terrível falta de cultura geral! Aqueles que nasceram depois do 25 de Abril, se tivessem estado mais atentos nas aulas, deviam saber, mas por aquilo que me tem sido dado a ver e ouvir no Big Brother, Casa dos Segredos e afins, não sabem a ponta de um corno. Problema deles!
Com as notícias bombásticas desta semana, sobre os «Panama Papers» a palavra ganhou outra importância e todos já sabem que aquilo é um paraíso fiscal, onde foram criadas muitas empresas Offshore que gerem biliões de dólares, com o fito de não pagar os impostos devidos nos respectivos países onde moram os donos da massa. Parece que também há muitos portugueses entre eles, mas informo-vos já que não sou um deles. Não me importava de ser, pois isso quereria dizer que eu andava a nadar em massa e embora tivesse, agora, que repartir o bolo com o Ministro das Finanças ainda devia sobrar o suficiente para me ficar a rir desta tropa fandanga (políticos) que faz as leis e se diverte a fugir delas quanto e quando pode.
Infelizmente só conto com o dinheiro da reforma e Deus queira que nunca me falte, senão fico condenado a passar fome! 

4 comentários:

  1. O panamá dos marinheiros nunca foi perigoso, porque nunca os encheram de dólares, o que podiam ter dentro era a imagem duma gaja nua! Eu nem acredito nas notícias que oiço sobre isso, nem digo nada contra essa gente poderosa e perigosa!

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo. Os países ficam em crise porque os pobres gastaram mais do que o que podiam. Não por causa deles e dos paraísos fiscais.
    Vamos a ver no que isto dá. Mas para mim vai ver que no fim de tudo, a montanha pariu um rato.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que o Panamá, além de ser um destino turístico é igualmente um destino de fortunas & supostas contribuições que nos pertencem a todos... Realmente, para quem vive sómente do Canal, estranhei ver a cidade do Panamá com tantos arranha-céus (?!)... Bom, agora já sei de onde veio o kakau!

    ResponderEliminar
  4. Nesse panamá de colocar na cabeça. Se já ouvi falar não me lembro. O que eu conheço bem é o bivaque. Quanto ao Panamá, país, nesse tenho ouvido falar algumas vezes! Pelas recentes notícias que nos chegam através dos jornais, rádios e televisões, trata-se dum paraíso, para onde os fugitivos dos imposto levam o dinheiro proveniente de negócios fraudulentos! Por isso é que talvez não sejam muito conhecido, por quem paga os seus imposto!

    ResponderEliminar